As tendências de limpeza normalmente não são consideradas um tema interessante, mas são essenciais para criar uma base saudável e convidativa para sua casa. Algumas tendências de limpeza ganham popularidade como resultado de vídeos virais do TikTok, enquanto outras surgem como resultado de práticas de longa data, mas a sua eficácia pode ser difícil de avaliar.
Devido às atitudes modernas em relação à sustentabilidade e à criação de ambientes seguros, técnicas de limpeza mais eficientes, amigas do ambiente e conscientes da saúde substituíram estes modismos de limpeza ultrapassados ou modernos. Abraçar estas mudanças permitir-lhe-á viver num mundo limpo, saudável e sustentável.
Tendências de limpeza desatualizadas
Certos métodos de limpeza tornam-se obsoletos à medida que surgem novos produtos e ideias. Afastar-nos destas ideias obsoletas permite-nos adotar práticas de limpeza mais eficientes, sustentáveis e conscientes da saúde.
Usando produtos de limpeza químicos agressivos
Agentes de limpeza tradicionais, como alvejante, amônia e compostos de amônia, há muito tempo são produtos básicos em produtos de limpeza comuns. Eles são valorizados por suas potentes habilidades desinfetantes e de limpeza. No entanto, esses produtos químicos agressivos podem ser perigosos para a sua saúde e a de outros membros da família, agindo como irritantes respiratórios e cutâneos. Eles também podem causar danos ambientais significativos.
Alternativa: À medida que as pessoas se tornam mais conscientes destes efeitos secundários negativos, recorrem a produtos de limpeza naturais que afirmam ser não tóxicos e ecológicos. Como esperado, nem todos os produtos de limpeza naturais são iguais. Alguns demonstram ser eficazes, enquanto outros não. Procure produtos com o rótulo EPA Safer Choice para garantir que sejam seguros para você, sua família e o meio ambiente. Procure ingredientes específicos como ácido cítrico, peróxido de hidrogênio e ácido hipocloroso, que comprovadamente matam bactérias como a salmonela sem prejudicar a saúde.
Uso excessivo de água
Os métodos de limpeza mais antigos frequentemente dependiam de uma grande quantidade de água para enxaguar e remover a sujeira e os detritos. Hoje, usar quantidades excessivas de água para limpeza parece um desperdício e desnecessário, especialmente em áreas onde a conservação da água é vital.
Alternativa: Procure maneiras de economizar água e limpar usando menos água. Fechar a torneira enquanto lava a louça ajuda a economizar água. Use ferramentas de limpeza que ajudem a minimizar o uso de água, como esfregões e panos de microfibra que são altamente absorventes e requerem menos água do que as opções convencionais. Se você não gosta de microfibra por causa dos microplásticos, existem alternativas feitas de algodão, bambu ou celulose.
Limpe derramamentos e manchas imediatamente para reduzir a quantidade de água que precisa ser usada para uma limpeza profunda. Use métodos de limpeza a seco, como aspirar e varrer, sempre que possível.
Produtos de limpeza descartáveis
Produtos de limpeza descartáveis, como produtos de limpeza em garrafas plásticas, bem como produtos de papel, como lenços desinfetantes e toalhas de papel, estão amplamente disponíveis e são convenientes para o uso diário. No entanto, têm um impacto ambiental significativo, contribuindo para a utilização de aterros e para o esgotamento não sustentável dos recursos.
Alternativa: Muitas empresas estão trabalhando para tornar obsoletos os produtos de limpeza descartáveis. Essas empresas fabricam produtos de limpeza que você pode comprar a granel, permitindo substituir recipientes de plástico descartáveis por alternativas de metal, composto, plástico pesado ou vidro. Quando terminar de usar o conteúdo do seu recipiente, basta reabastecê-lo com o estoque maior. Além disso, escolha panos de limpeza que você possa reutilizar após a lavagem.
Esfrega Abrasiva
A limpeza tradicional freqüentemente envolve esfregação pesada com esponjas e produtos químicos abrasivos e ásperos. Eles podem riscar superfícies delicadas, desgastá-las e reduzir sua vida útil.
Alternativa: Limpar regularmente é preferível a limpar somente quando sua casa estiver extremamente suja e você precisar usar materiais resistentes. Você também pode usar soluções de limpeza naturais com acidez, como vinagre ou suco de limão, ou outros ingredientes de limpeza comprovados, como peróxido de hidrogênio, para remover sujeira e fuligem com uma esfrega vigorosa. Os limpadores de fluxo também são eficazes para limpezas delicadas e profundas. Sempre pesquise o material que você está limpando para garantir que os produtos de limpeza que você usa são seguros para sua superfície.
Ignorando os avanços tecnológicos
Muitos métodos de limpeza tradicionais não aproveitam os avanços tecnológicos que tornam a limpeza mais fácil e eficiente.
Alternativa: Procure uma tecnologia de limpeza que seja eficaz e que lhe dê mais tempo para fazer outras coisas. Existem aspiradores e esfregões inteligentes que usam sensores e algoritmos para mapear e limpar o chão com eficiência. Os purificadores de ar limpam o ar, de modo que menos sujeira e detritos se depositam no chão e nos móveis. Latas de lixo e máquinas de lavar inteligentes tornam essas tarefas mundanas mais eficientes e convenientes. Certifique-se de pesquisar os produtos que deseja para ter certeza de que funcionam bem e não são apenas um artifício.
Usando muitos produtos diferentes
As empresas de produtos de limpeza prosperam porque vendem muitos produtos diferentes para cada tarefa em nossa casa. Os produtos de limpeza especializados para janelas e aço inoxidável estão sendo vendidos mais para seu benefício do que para o nosso.
Alternativa: você pode fazer seus próprios produtos de limpeza com produtos domésticos como vinagre, bicarbonato de sódio, suco de limão e sabão em pó para limpar vários elementos da sua casa, incluindo janelas, geladeira, balcões, estofados e outras superfícies. Esta estratégia não só lhe poupará dinheiro, mas também reduzirá o desperdício produzido quando você compra tantos produtos de limpeza descartáveis em recipientes de plástico.
Uma rotina de limpeza sem customização
Seguir uma rotina de limpeza rígida sem personalizá-la para seu local e circunstâncias específicas resultará na negligência dos requisitos de diferentes superfícies, materiais e níveis de sujeira. Essa abordagem pode ser ineficaz e potencialmente prejudicial aos acabamentos e móveis da sua casa.
Alternativa: É uma estratégia melhor a longo prazo considerar a sua casa e os seus materiais específicos e adaptar os seus métodos e produtos de limpeza a eles. Você também pode se concentrar em áreas de tráfego intenso de sua casa e passar menos tempo em cômodos que raramente são usados. Isso permitirá que você limpe com mais eficiência, preservando ao mesmo tempo a integridade das superfícies e materiais da sua casa.
Uso excessivo de detergente para a roupa
A maioria das pessoas usa sabão em excesso porque não mede a quantidade com cuidado ou pode acreditar erroneamente que mais sabão em pó equivale a roupas mais limpas. No entanto, o excesso de detergente para a roupa pode resultar em muitas consequências negativas. Pode resultar em resíduos que se acumulam nas roupas, causar irritações na pele e contribuir para a poluição ambiental, o que pode prejudicar a vida aquática.
Alternativa: Siga sempre as instruções do fabricante para medir a quantidade adequada de sabão em pó. Muitos produtos são concentrados, então muitas vezes você precisará de menos do que pensa. Trate previamente as manchas antes de lavar para evitar lavá-las várias vezes. Escolha detergentes ecológicos que tenham menor impacto ambiental.
Ignorando a qualidade do ar
Há uma consciência crescente de como a qualidade do ar nas nossas casas afecta tanto a nossa saúde como a limpeza das nossas casas. Poeira, pêlos de animais, esporos de mofo, bactérias e pólen são comuns em casa. Eles flutuam no ar que respiramos em nossos corpos e se acumulam nas superfícies, necessitando de limpeza mais frequente.
Alternativa: Purificadores de ar e outros métodos de purificação de ar reduzem poeira e alérgenos, COVs e odores, ao mesmo tempo que evitam a propagação de mofo e bactérias. Outros métodos de purificação do ar incluem manter sua casa bem ventilada, usar produtos de limpeza não perigosos, manter a unidade HVAC em boas condições de funcionamento, limpar regularmente e evitar fumar em ambientes fechados.
Uso excessivo de produtos antibacterianos
Os produtos antibacterianos destinam-se a eliminar bactérias nocivas. No entanto, o uso excessivo destes produtos pode promover o desenvolvimento de bactérias resistentes, ao mesmo tempo que elimina bactérias benéficas, perturbando o delicado equilíbrio das comunidades microbianas.
Alternativa: em vez de usar produtos antibacterianos sempre que limpar algo, a maioria das tarefas de limpeza pode ser concluída com água e sabão comum. Reserve os produtos antibacterianos para superfícies específicas e de alto risco.
Ignorando a limpeza profunda
A limpeza regular da superfície é importante, mas muitas vezes negligencia sujeira escondida, fuligem e alérgenos que se acumulam em locais menos óbvios, como no carpete, embaixo das almofadas dos móveis e nos sistemas de ventilação. Negligenciar áreas escondidas pode levar a um aumento de alérgenos no ar e nas superfícies, necessitando de métodos de limpeza rigorosos para remover a sujeira e a fuligem que se acumulam com o tempo.
Alternativa: Uma melhor estratégia de limpeza seria incluir sessões regulares de limpeza profunda para abordar minuciosamente estas áreas. Você não precisa adicionar todas as áreas toda semana, mas é fundamental que você crie um plano para incluir essas áreas ocultas em sua rotina de limpeza de forma consistente.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook