Salas de estar são áreas movimentadas da casa e, se você não tomar cuidado, elas podem se tornar um refúgio para desordem de todos os tipos. Limpar sua sala de estar de itens desnecessários a tornará mais funcional para todas as suas atividades diárias, ao mesmo tempo em que a tornará mais atraente visualmente. O objetivo final de desobstruir sua sala de estar de itens desnecessários é criar um espaço que pareça aberto, calmo e convidativo, ao mesmo tempo em que incentiva o relaxamento e a liberdade de movimento.
Concentre-se em se livrar de itens que não servem mais para nada, são raramente usados ou que prejudicam o conforto e a estética geral do cômodo. Você também pode priorizar a remoção de decorações desnecessárias, móveis sem uso e qualquer coisa que tenha se acumulado por hábito em vez de intenção.
1. Muitos itens decorativos
Algumas velas, vasos e fotos de família podem fazer um cômodo parecer mais pessoal e convidativo, mas se essas peças não forem cuidadosamente selecionadas, elas podem fazer seu cômodo parecer desorganizado. Remover o excesso de decoração pode ajudar as peças que você quer exibir a se destacarem mais.
Uma maneira de fazer isso é manter mesas e outras superfícies planas minimamente decoradas, deixando espaço suficiente para uma bebida ou um livro quando não estiverem em uso. Em vez de usar um grande número de peças pequenas e baratas, opte por peças maiores e de maior qualidade. Isso também simplificará sua manutenção, pois bugigangas acumulam poeira facilmente, e um grande número de itens pequenos torna a limpeza mais demorada e desafiadora.
2. Tecnologia desatualizada
A tecnologia está sempre melhorando e, antes que você perceba, seus DVD players, consoles de jogos e sistemas de entretenimento estão desatualizados. Não estamos dizendo que você deve sempre comprar os sistemas de tecnologia mais atualizados, mas quando fizer isso, reserve um tempo para considerar a substituição do antigo. Esses sistemas antigos ocupam espaço valioso e acumulam poeira.
Reserve um tempo para analisar sua tecnologia, consolidá-la e simplificá-la para que sua área de tecnologia não apenas tenha uma aparência melhor, mas também seja mais fácil de manter no futuro.
3. Jogos não utilizados
Tirar da sala de estar jogos que não são jogados com frequência ou que são grandes e volumosos pode liberar espaço para outros itens que você usa com mais frequência. Se sua sala de estar é o centro da atividade de jogos, não remova sua coleção inteira, mas sim classifique seus jogos para escolher aqueles que você mais joga e mantenha-os em um local conveniente. Além disso, remova quaisquer jogos com peças faltando que não sejam mais jogáveis.
4. Brinquedos ultrapassados e em excesso
Retirar os brinquedos que seus filhos não usam mais ou o excesso de brinquedos que dificultam a concentração deles é uma maneira ideal de otimizar o espaço da sua sala de estar. Comece a classificar a coleção deles considerando cada brinquedo por vez.
Pense na idade da criança, estágio e com que frequência ela brinca com um item específico. Considere também quais brinquedos funcionam melhor no seu espaço de sala de estar. (Dica: brinquedos com várias peças pequenas de reposição são difíceis de manter juntos e representam um risco de tropeço em áreas públicas.) Mova, guarde ou doe quaisquer brinquedos que você não queira mais manter na sala de estar. Mantenha apenas uma coleção selecionada de brinquedos bem usados e apropriados para a idade que funcionam bem em espaços públicos.
5. Móveis quebrados ou sem uso
Muitas pessoas são culpadas de se agarrar a um pufe com uma perna quebrada ou a uma cadeira irregular que ninguém usa. Muitas vezes guardamos esses itens "para o caso" de precisarmos deles mais tarde. No entanto, peças danificadas ou desconfortáveis ocupam um espaço valioso que poderia ser usado para itens mais úteis ou para abrir caminho para um melhor fluxo de tráfego.
Avalie cada item em questão para determinar sua utilidade e condição. Se você gosta de uma peça por seu estilo ou significado e quer mantê-la, faça planos concretos para consertá-la ou integrá-la melhor ao arranjo da sua sala de estar para que seja mais útil. Itens que não podem ser consertados ou que você simplesmente não quer usar devem ser doados ou descartados, dependendo de sua condição.
6. Revistas velhas e correspondência indesejada
Itens de papel ocupam uma quantidade surpreendentemente grande de espaço em mesas de centro, mesas laterais, pufes e balcões. Mais do que o espaço físico, eles podem nos fazer sentir pesados por causa da desordem que eles criam. Em vez de deixar esses itens se acumularem, separe-os regularmente e descarte correspondências inúteis e recicle revistas e catálogos antigos para manter seu espaço de vida mais organizado e liberar espaço para publicações mais atuais.
Se revistas ou catálogos antigos tiverem valor sentimental, crie uma área de armazenamento dedicada, como caixas de arquivo de pé que você pode colocar em estantes para guardar seus itens especiais.
7. Excesso de almofadas decorativas
Livrar-se do excesso de almofadas decorativas refrescará instantaneamente seu espaço e o deixará com uma aparência mais moderna e organizada. Almofadas decorativas são uma maneira fácil de adicionar cor e padrão à sala de estar, mas muitas farão seus sofás e cadeiras parecerem superlotados. A tendência atual é tornar as almofadas mais econômicas. Selecione duas ou três almofadas para o sofá e uma ou nenhuma para as cadeiras. Se você tiver muitas almofadas que você ama, gire-as em vez de empilhá-las todas de uma vez.
8. Itens de trabalho
Com o aumento do trabalho em casa, as linhas entre trabalho e relaxamento se tornam cada vez mais tênues. Mesmo que você não tenha um espaço de trabalho na sala de estar, ela pode se tornar um local de armazenamento para colocar seu laptop e arquivos quando não estiver em uso. Embora isso seja conveniente, pode dificultar o relaxamento, bem como ocupar um espaço valioso no cômodo.
Considere realocar seus itens de trabalho para uma área designada que esteja fora de vista ou pelo menos organizada e limpa. O ritual de guardar seus pertences todos os dias permitirá que você se desconecte mentalmente do trabalho e comece a relaxar no final do dia.
9. Roupas e Sapatos
Ninguém guarda roupas ou sapatos propositalmente na sala de estar, mas eles frequentemente se acumulam mesmo assim. Se sua entrada, foyer ou mudroom se misturam à sala de estar, isso é particularmente desafiador.
Designe um item de armazenamento específico, como um cabideiro, prateleira ou conjunto de ganchos para armazenar esses itens, para que você possa mantê-los mais organizados. Passe por esses itens sazonalmente para remover itens que não são relevantes ou não são mais usados para criar mais espaço para peças que você usa todos os dias.
10. Equipamento de exercício
A maioria dos equipamentos de exercícios é notoriamente volumosa, e tirá-los da sua sala de estar pode liberar espaço e melhorar sua estética. Manter-se ativo é uma boa prática, e às vezes armazenar equipamentos de exercícios na sala de estar é necessário, mas se você não os usa ou se eles podem ser movidos, você deve removê-los.
Reserve um tempo para avaliar qual equipamento você usa e como você o usa. Designe uma área de armazenamento para itens pequenos, como tapetes de ioga, pesos e faixas de resistência. Mova peças maiores que não podem ser removidas para uma área onde elas não interfiram com os padrões normais de tráfego de pedestres.
11. Artigos para animais de estimação
Os suprimentos que você usa para seu animal de estimação podem se acumular rapidamente na sala de estar, desde coleiras e brinquedos até tigelas de comida e ferramentas de higiene. Examine seus itens e qualquer coisa que você possa armazenar, coloque em um recipiente que você possa localizar facilmente para os itens que você precisa. Os brinquedos e coleiras favoritos atuais precisarão ser mais acessíveis, então considere cestas abertas que podem ser armazenadas em um local visível na sua sala de estar. Para evitar derramamentos sujos, realoque itens como tigelas de comida para uma área de cozinha ou despensa.
12. Itens que você não ama
Nós nos acostumamos tanto com os itens da nossa sala de estar que esquecemos de nos perguntar se eles nos trazem alguma alegria. Muitas vezes, guardamos itens porque os ganhamos em promoção, como presente ou por um senso de obrigação, o que pode levar a uma sala de estar desanimada e desorganizada.
Tire um tempo para avaliar cada peça na sua sala de estar. Se ela não despertar amor ou alegria, considere doar, reciclar ou vender. Mesmo que você não consiga se livrar dela imediatamente, pense em como a sala de estar ficará depois que você a substituir ou liberar espaço visual.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook