12 Ideias para Decorar um Espaço Pequeno com Estilo e Individualidade

12 Ideas for Decorating a Small Space With Style and Individuality

Decorar um espaço pequeno apresenta um desafio e uma oportunidade. É a oportunidade de encontrar um equilíbrio entre funcionalidade e estética dentro de um espaço limitado, garantindo que cada centímetro do cômodo conte.

12 Ideas for Decorating a Small Space With Style and Individuality

Uso cuidadoso de cores, arranjo estratégico de móveis e uso cuidadoso de decoração são algumas ideias que você pode usar para melhorar seus pequenos espaços e fazê-los parecer mais espaçosos, mas também aconchegantes e convidativos. Seja qual for sua abordagem exata, a ideia principal é abraçar a criatividade no design do cômodo e usar as limitações de um pequeno espaço para criar algo verdadeiramente único.

Não importa se você tem um apartamento estúdio ou apenas quer renovar seu quarto pequeno, essas ideias para decorar cômodos pequenos podem ajudar você a aproveitar ao máximo o espaço que tem.

Entenda como a cor afeta a sensação do ambiente

Green accent decor

A maioria dos artigos de decoração aconselhará você a pintar seu cômodo pequeno de branco ou outras cores claras para maximizar a sensação arejada do espaço. Este método funciona bem se esse for o visual que você deseja alcançar, porque cores claras refletem mais luz e aumentam a sensação de abertura e amplitude em seu cômodo pequeno.

Cores escuras, como azuis profundos, verdes e cinzas, podem, no entanto, funcionar bem em salas pequenas para adicionar profundidade e aconchego. Embora as cores escuras possam fazer com que uma sala pareça menor, elas também fornecem um efeito dramático e envolvente que adiciona calor e personalidade. A chave é entender a atmosfera que você deseja criar antes de escolher uma paleta de cores para sua sala pequena.

Maximize o uso do espaço vertical

Vertical spaces storage

Maximizar o espaço vertical da parede é um elemento essencial de design para aproveitar ao máximo espaços pequenos. Você pode usar esse espaço vertical para armazenamento instalando unidades de prateleiras altas, armários ou armazenamento montado na parede para liberar espaço valioso no chão.

Armazene livros, plantas e decoração que adicionarão textura, cor e profundidade ao seu espaço, ou instale ganchos funcionais para casacos e bolsas para mantê-los acessíveis e organizados. Mesmo que você não precise do armazenamento, opções como essa, assim como arte de parede grande ou paredes de galeria, podem atrair o olhar para cima e fazer o espaço parecer maior.

Escolha móveis multifuncionais

Teenage multifunctional furniture

Selecionar móveis multifuncionais permitirá que você use menos peças no geral. Opções como um sofá que se transforma em cama ou uma mesa de jantar que se torna sua escrivaninha podem ajudar você a tornar até mesmo os menores cômodos mais funcionais. Isso não significa que você tenha que abrir mão do estilo.

Há muitas opções excelentes para móveis de dupla função, como sofás-cama, pufes de armazenamento, mesas de jantar extensíveis, camas Murphy, mesas de centro de armazenamento, combos de escrivaninha/estante e banquetas/mesas laterais. Ao comprar móveis multifuncionais, é melhor escolher peças de alta qualidade que durem muitos anos em suas capacidades duplas.

Utilize móveis flutuantes quando possível

Float Like Bathtub

Opções de móveis flutuantes, como escrivaninhas, mesas de jantar, criados-mudos e consoles, não têm pernas e são montados diretamente na parede. Assim como o armazenamento vertical, os móveis flutuantes liberam espaço no chão, dando a você mais espaço para se movimentar pelo cômodo. Como há mais espaço visível no chão, os móveis montados acima do chão enganam os olhos, dando a impressão de que o cômodo é maior. Essas peças têm os benefícios adicionais de ajudar o cômodo a parecer menos desorganizado e ser mais fácil de limpar.

Mesmo que você não queira usar móveis fixados nas paredes, utilizar peças que tenham espaço visível abaixo pode fazer com que o ambiente pareça menos pesado e mais espaçoso.

Instalar espelhos

Mirrors to decorate the walls

Espelhos são lindos em qualquer ambiente, mas são especialmente úteis em salas pequenas porque fazem espaços apertados parecerem maiores. Espelhos refletem a área ao redor e a luz, iluminando uma sala e refletindo vistas que adicionam profundidade a um espaço pequeno.

Espelhos, em particular, colocados ao lado ou em frente a uma janela aumentarão significativamente a quantidade de luz e criarão uma sensação de espaço aberto. Escolher um espelho que se assemelhe a uma obra de arte não só realçará o estilo de uma sala pequena, mas também desviará a atenção de seu tamanho. Embora possa parecer contraintuitivo, espelhos grandes podem ser impressionantes e dramáticos em salas pequenas.

Crie zonas distintas

Create distinctive zones

Pode parecer mais natural projetar uma sala pequena como uma área aberta completa, mas geralmente é mais eficaz criar zonas distintas, particularmente em áreas multifuncionais. Ao definir zonas para várias atividades, como trabalhar, descansar e comer, você pode fazer com que a sala inteira pareça mais proposital. Além disso, pode ajudar a organizar o layout da sala e garantir que cada tarefa tenha uma área designada para desempenho ideal.

Você pode criar zonas distintas de cômodos por meio de posicionamento estratégico de móveis, tapetes e design de iluminação bem pensado. Por exemplo, colocar um pequeno tapete sob uma mesa pode defini-la do espaço maior da sala de estar, enquanto uma luminária sobre uma cadeira criará a aparência de um aconchegante recanto de leitura.

Otimize os recantos subutilizados

Kitchen corner storage

Pequenos recantos e cantos são frequentemente negligenciados em projetos de cômodos porque não parecem grandes o suficiente para serem úteis, mas em cômodos pequenos, esse espaço é especialmente valioso. Com um pouco de imaginação, você pode transformar esses recantos e fendas subutilizados em espaços funcionais. Desafie-se a pensar criativamente e a ver cada pequeno espaço sob uma nova luz para que você possa adaptá-lo para atender melhor às suas necessidades.

Por exemplo, uma pequena alcova pode ser convertida em um pequeno espaço de escritório, ou um canto pode ser transformado em um recanto de leitura. Até mesmo um peitoril de janela pode ser usado para armazenar livros, plantas ou outros pequenos itens decorativos.

Mantenha o layout flexível

Keep the layout flexible

Flexibilidade é essencial em salas pequenas porque o espaço frequentemente tem que servir a várias pessoas e propósitos. Com isso em mente, organize seus móveis de uma forma que permita que eles sejam facilmente movidos para outras atividades ou funções.

Além de suas peças grandes e básicas, selecione algumas opções leves e modulares que você pode mover se convidados chegarem ou se você precisar reconfigurar a sala para outro evento. Mesas dobráveis e cadeiras dobráveis podem ser armazenadas quando não estiverem em uso. Bancos ou pufes que podem ser armazenados abaixo de uma mesa de centro podem ser puxados para fora para fornecer assentos adicionais na sala.

Priorize a iluminação montada na parede e no teto

Prioritize Wall and Ceiling Mounted Lighting

Em espaços pequenos, o espaço no chão é limitado, então usar luzes de parede e de teto para liberar espaço é uma estratégia eficaz. Em contraste com luminárias de chão, arandelas, luzes pendentes, lustres e iluminação embutida fornecem iluminação ampla enquanto ocupam pouco espaço no chão.

Essa ideia não só maximiza o espaço no chão, mas também contribui para uma aparência mais limpa e menos desorganizada. O uso de luzes montadas na parede ou no teto também resulta em menos luminárias de mesa, liberando espaço na mesa para outros itens essenciais do cômodo.

Mantenha as superfícies limpas

Keep surface clear

Manter superfícies limpas é uma boa prática em todos os cômodos, mas é especialmente vital em espaços pequenos. Superfícies lotadas como bancadas, mesas de centro, escrivaninhas, criados-mudos e cômodas podem fazer com que um cômodo pequeno pareça caótico e visualmente opressivo.

Faça do minimalismo uma prioridade exibindo apenas itens essenciais ou significativos em suas superfícies. Use soluções de armazenamento convenientes, como cestos, caixas, bandejas e gavetas para manter seus outros itens organizados e fora do caminho, mas ainda facilmente acessíveis. Destralhar regularmente é essencial para manter suas superfícies limpas.

Use tapetes grandes

Rugs and bold accents

Ao contrário da crença popular, tapetes grandes farão com que um cômodo pequeno pareça maior e mais coeso do que um tapete menor. Um tapete grande pode ancorar uma determinada área e criar uma sensação de unidade. Escolha um tapete que se estenda abaixo das pernas do móvel em uma área específica, em vez de um que exponha o chão. Isso não impede o uso de tapetes menores para definir áreas específicas; em vez disso, significa simplesmente que cada área deve receber um tamanho de tapete apropriado.

Varie o tamanho dos seus móveis

Minimalist soaking tub

Alguns conselhos de design para salas pequenas podem incluir o uso de móveis de pequena escala para garantir que haja espaço aberto suficiente na sala. Embora seja essencial deixar espaços abertos para o olho descansar, isso não significa que você nunca deve usar peças grandes em uma sala pequena. Usar peças grandes e marcantes pode ajudar o espaço a parecer mais fundamentado, dinâmico e cuidadosamente projetado.

Por exemplo, combinar uma mesa de centro fina com um sofá substancial evitará que o ambiente pareça chato ou mal decorado. Escolha suas peças com cuidado, mantendo seu espaço em mente. Certifique-se de medir o ambiente para garantir que todos os móveis desejados caibam. Desenhar um modelo físico do seu ambiente e dispor diferentes opções de móveis pode ajudar você a planejar os melhores arranjos de peças grandes e pequenas antes de comprá-las.

Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook