A cabeceira é um dos elementos que, além de prático e funcional, também pode servir como elemento decorativo para o quarto. Esta dupla função permite personalizar o seu design das mais diversas formas, dependendo da função que prevalece em cada caso. Se funcionalidade é o que você procura em uma cabeceira, uma que tenha armazenamento embutido pode ser ideal.
As cabeceiras de estante são populares por seus designs práticos e eficientes em termos de espaço. Mas encontrar o equilíbrio perfeito entre armazenamento útil e simplicidade pode ser um verdadeiro desafio e é aí que entra a alternativa: uma cabeceira DIY. Esta opção permite-lhe decidir quantas prateleiras ou cubículos necessita, como devem ser colocados, bem como a forma e tamanho geral da cabeceira.
Uma estante de verdade pode ser transformada em cabeceira e a transformação seria bem simples. Às vezes, pode ser tão simples quanto colocar a estante atrás da cama e continuar a usá-la normalmente. Porém, tome cuidado com o que você expõe nas prateleiras, evite vasos, copos e outras coisas semelhantes que podem cair acidentalmente e causar transtornos.
Se preferir um visual mais simples, em vez de uma estante você deve considerar prateleiras flutuantes. Duas ou três prateleiras podem ser montadas na parede atrás da cama e você pode usá-las como superfícies de exibição para fotos emolduradas, obras de arte e outros itens decorativos. Serão práticos, mas ocuparão pouco espaço e manterão a decoração leve e aberta.
Há casos em que você definitivamente poderia usar algum armazenamento extra no quarto, mas não quer que ele fique visível e totalmente exposto. Em casos como esses, uma estante transformada em cabeceira ou um conjunto de prateleiras abertas simplesmente não servem. Portanto, considere uma cabeceira acolchoada que ofereça muito espaço de armazenamento, mas a mantenha escondida atrás de painéis coloridos.
Mencionamos bastante as cabeceiras das estantes até agora e, por mais simples que essa transformação possa parecer, há algumas coisas que você precisa considerar antes de escolher esta opção. Por exemplo, decida se uma única estante é suficiente ou se você precisa de duas ou três. Além disso, qual deveria ser a altura deles? O que você vai armazenar lá? Etc.
A cama não precisa necessariamente ser empurrada contra a parede. Pode assumir uma posição mais central no quarto, caso em que a cabeceira pode ser acessada pela parte traseira. Isso significa que pode ser semelhante a uma cômoda ou até mesmo ser uma.
O que acontece quando um quarto tem duas camas? Cada um deles tem uma cabeceira separada ou estão ligados por uma grande? Ambas as opções são igualmente válidas. Se for usada uma única cabeceira, isso dará ao quarto uma aparência coesa. Além disso, isso pode ser enfatizado usando uma única mesa de cabeceira entre as duas camas.
Às vezes, a cabeceira não é uma estrutura separada, mas sim parte de uma grande unidade ou da própria parede. Esta estratégia de design funciona para quartos modernos e contemporâneos, geralmente minimalistas. Enfatize essa simplicidade com uma cama de plataforma elegante.
Uma forma de maximizar a capacidade de armazenamento do quarto é combinar uma cabeceira com um móvel de parede. Isso pode ser feito de várias maneiras diferentes. Por exemplo, você pode optar por uma cabeceira baixa acolchoada e acima dela, em sua continuação, você pode ocupar a parede com um armário raso.
A própria cabeceira pode funcionar como unidade de armazenamento, especialmente se a cama não estiver encostada na parede. A cabeceira pode incluir compartimentos abertos na frente e gavetas ou prateleiras na parte traseira ou mesmo nas laterais.
Uma ideia diferente é ter a cama embutida em um grande móvel de parede. A unidade pode incluir mesinhas de cabeceira, prateleiras de arrumação e compartimentos e a cama cabe perfeitamente. Em casos como este, a unidade também inclui iluminação de realce integrada.
Uma unidade de parede pode ser modificada para fazer com que a cama e a cabeceira se encaixem em seu design ou pode ser feita sob medida como um conjunto. Este tipo de combinação funciona bem em quartos modernos onde a simplicidade define a decoração e o foco é manter o espaço aberto e livre de desordem.
Obviamente, muitas combinações e estilos diferentes são possíveis. Além disso, alguns deles são bastante versáteis e podem ficar igualmente bonitos em um ambiente moderno ou tradicional. Às vezes até um visual rústico pode ficar muito charmoso.
Muitas camas possuem cabeceira incluída em seu design e estrutura. Isso torna as coisas mais fáceis, mas também limita as possibilidades de design e decoração. Ainda assim, existem muitas maneiras de usar uma cama padrão em combinação com prateleiras ou unidades extras.
Prateleiras embutidas e unidades de parede economizam espaço e funcionam bem em combinação com praticamente qualquer tipo de cama. Uma cabeceira acolchoada pode ser complementada por um conjunto de prateleiras na parte superior da parede e, ao mesmo tempo, pode ser empurrada contra a parede.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook