
Existem muitos tipos diferentes de madeira, mas nem todos são iguais quando se trata de projetos de construção ou marcenaria. As madeiras nobres são mais duráveis e menos propensas a arranhões, enquanto as madeiras macias são mais flexíveis e fáceis de trabalhar. Antes de ir à loja de materiais de construção, aprenda o melhor tipo de madeira para o seu projeto.
Principais tipos de madeira nobre para projetos de construção e marcenaria
As árvores de madeira dura crescem muito mais lentamente do que as madeiras macias, tornando a madeira mais densa e pesada. Eles vêm de árvores decíduas com folhas que mudam de cor no outono.
Variedades de madeira nobre são comuns em pisos e móveis, pois são duráveis, podem resistir a arranhões e amassados e têm alguma resistência ao fogo. Embora mais caras do que as madeiras macias, as madeiras nobres também são adequadas para marcenaria e marcenaria.
Carvalho
O carvalho é um dos tipos de madeira mais populares do mundo, usado em pisos, armários, móveis, painéis de parede, fabricação de barcos e marcenaria. É naturalmente resistente ao apodrecimento e à água.
Existem dois tipos de carvalho: carvalho vermelho e branco – ambos são de cor clara, mas o carvalho vermelho tem uma tonalidade avermelhada. O carvalho apresenta grão reto e aceita bem manchas. Uma de suas desvantagens mais significativas é a capacidade de pintura – o grão tende a aparecer mesmo após várias demãos.
Noz
A nogueira é uma madeira nobre de alta qualidade conhecida por sua rica cor marrom e grãos retos e grossos. Pode durar décadas em aplicações internas e é a melhor escolha para pisos e armários. Mesmo quando não tratada e exposta às intempéries, a madeira de nogueira pode durar até vinte anos.
A noz é naturalmente escura, mas você pode tingi-la mais escura, se desejar. Você não pode, entretanto, tingir a madeira de nogueira com uma cor mais clara. Também não aceita bem tinta devido aos nós e grãos.
Teca
A teca é uma madeira de granulação reta que vem em tons que variam do amarelo claro ao marrom dourado escuro. Seu alto teor de óleo natural o torna resistente à umidade, podridão e pragas. Muitos construtores usam teca para pisos, fabricação de barcos e marcenaria, mas também é a melhor escolha para móveis e decks externos, graças à sua resistência natural às intempéries.
A teca possui três graus: A, B e C. A teca grau A é a de melhor qualidade, proveniente do centro da árvore, que possui a maior concentração de óleo.
Nogueira
Hickory é uma madeira densa e rígida, resistente a choques. É a escolha padrão para golpear cabos de ferramentas como martelos, machados e marretas. É também um material de construção comum em escadas, rodas de vagões e painéis.
A nogueira tem grãos entrelaçados e é de cor creme com listras roxas ou vermelhas. Seu visual marcante o torna adequado para pisos e armários de madeira, principalmente em casas rústicas. Uma das desvantagens é que a Hickory é tão densa que é difícil de cortar e modelar.
Bordo
Existem duas variedades de bordo: bordo duro, que vem das árvores Sugar Maple ou Black Maple, e Soft Maple, que vem das árvores Red Maple, Silver Maple, Boxelder e Big Leaf Maple. As variedades de bordo duro são ideais para móveis, pisos e armários, enquanto o bordo macio é padrão para folheados de madeira.
O bordo duro é muito durável e apresenta grão fino e cor clara. Dependendo da variedade, geralmente é de cor creme, mas pode apresentar tonalidade avermelhada ou listras escuras.
Amieiro
O amieiro é uma madeira fácil de trabalhar que não racha quando aparafusada ou pregada. É uma boa escolha para móveis, marcenaria, portas e armários. Embora de alta qualidade, o amieiro é mais barato do que muitos tipos de madeira nobre.
A maior parte da madeira de amieiro é de cor mel, mas às vezes apresenta uma tonalidade vermelha. Tem grão fino e uniforme e aceita bem manchas.
bétula
O vidoeiro é um tipo versátil de madeira para projetos domésticos. É pesado, forte e resistente a choques. Os fabricantes o utilizam em muitas aplicações, incluindo brinquedos infantis, cabos de vassoura, móveis, marcenaria, venezianas, pisos e peças decorativas.
O vidoeiro é uma madeira fechada, de granulação reta, que às vezes apresenta um padrão ondulado. Pode ser branco claro, amarelo ou marrom avermelhado.
Cereja
A cereja é uma madeira nobre de alta qualidade com resistência média, flexibilidade e resistência natural ao choque. É um tipo comum de madeira para pisos, armários, móveis e marcenaria. Um aspecto que o torna tão popular é a sua trabalhabilidade – seja usando ferramentas manuais ou máquinas, é fácil de moldar.
A madeira de cerejeira tem uma tonalidade vermelho quente natural na parte do cerne e uma tonalidade amarelo claro no alburno. Não aceita bem manchas, por isso é melhor deixar transparecer os tons naturais.
Cinzas
Ash é uma madeira densa, viável e resistente a choques. Os fabricantes o utilizam como alças para ferramentas de golpe, pisos, armários, móveis, tacos de beisebol e recipientes de alimentos. Embora seja um tipo de madeira fácil de trabalhar, há uma escassez devido à disseminação da Emerald Ash Borer, uma praga invasora, na América do Norte.
O freixo varia de bege a marrom claro com aparência semelhante ao carvalho. Possui grão reto e aberto. Ao contrário do carvalho, o freixo não apodrece nem é resistente a insetos, o que o torna ideal apenas para uso interno.
Mogno
O mogno é uma madeira nobre e cara. Alguns de seus usos incluem fabricação de móveis, pisos, fabricação de barcos, marcenaria e instrumentos musicais. É um tipo de madeira durável e pesado que pode durar a vida toda com os devidos cuidados.
O mogno tem um padrão de granulação reta com poucos nós. Começa com uma tonalidade avermelhada ou rosa e escurece para um marrom avermelhado com o tempo.
Principais tipos de madeira macia para projetos de construção e marcenaria
As madeiras macias vêm de árvores coníferas, que produzem cones com agulhas ou folhas pontiagudas que permanecem intactas o ano todo. As árvores de madeira macia crescem muito mais rápido do que as madeiras nobres e, portanto, a madeira que produzem é mais barata.
Em geral, as madeiras macias são menos densas do que as madeiras nobres, o que as torna mais suscetíveis a marcas, arranhões e danos causados pela água. Mas também são muito mais leves, uma vantagem em muitas aplicações. Os usos típicos de madeira macia incluem compensado, decks, painéis de parede, móveis e estantes.
Pinho
O pinho é um dos tipos de madeira mais utilizados na construção e nos produtos de papel. As aplicações típicas incluem pisos, armários, estruturas, decks e compensados.
Existem três tipos de pinheiro: branco, amarelo e vermelho. A cor varia do amarelo claro ao amarelo quente com um grão ondulado distinto. Às vezes, fica marrom com o tempo e aceita bem manchas e tintas.
Cedro
O cedro é naturalmente resistente ao apodrecimento, aos insetos e à umidade, o que o torna uma excelente madeira para projetos externos. Os fabricantes usam o cedro como telhas e decks para barcos, canoas, móveis de exterior e revestimentos. Também é adequado para pisos internos, painéis de parede e móveis.
O cedro tem uma tonalidade natural de rosa a vermelho ou roxo que desbota para um cinza prateado quando não selado. Tem uma fibra reta, muitas vezes com nós por toda parte.
Abeto
O abeto, também conhecido como Douglas Fir, é uma madeira macia durável com algumas propriedades resistentes a insetos e ao apodrecimento, embora não na mesma medida que o cedro. É uma madeira de alta qualidade, mais barata do que muitas espécies comparáveis. As aplicações típicas incluem pisos, portas, acabamentos, armários, fabricação de barcos e móveis. Tem a melhor relação peso-resistência de qualquer madeira serrada.
O abeto é marrom claro, mas pode apresentar tons de amarelo ou vermelho. O padrão de grão pode parecer reto e uniforme ou ondulado, dependendo do corte e da árvore.
Abeto
O abeto é uma madeira de peso médio que partilha características comuns com o pinho. Os fabricantes o utilizam para construir barcos, aeronaves, estruturas e instrumentos musicais. É fácil de trabalhar, mas sujeito a amassados e arranhões, por isso não é um material padrão para móveis ou pisos.
O abeto é uma madeira clara, mas pode ser creme, amarelo ou vermelho. Possui grão reto e uniforme, facilitando o trabalho.
Álamo
O choupo é uma madeira leve, mas forte. Tem boa trabalhabilidade e é barato, sendo adequado para aplicações em móveis, compensados, brinquedos de madeira e marcenaria. É adequado para ferramentas manuais ou mecânicas e aceita bem a pintura. Uma de suas desvantagens mais significativas é que ele amassa e arranha facilmente.
O choupo é branco a amarelo claro e pode apresentar listras verdes ou roxas. Possui grão reto, baixo brilho e toque sedoso.
sequoia
A madeira de sequóia vem de sequoias ou sequóias gigantes. É um tipo de madeira leve, mas forte, o que a torna versátil. Os usos comuns incluem acabamentos, painéis e janelas. Por ser naturalmente resistente ao apodrecimento e a insetos, tem várias aplicações externas, como cercas, decks, postes, pilares e móveis ou decoração de exterior.
Como o nome sugere, a sequóia tem uma tonalidade rosa pálido a vermelho e é grossa com grãos retos. Por ser uma madeira mais escura, não será possível tingi-la com uma cor clara, mas aceita bem tinta.
Outros tipos de madeira
Às vezes, o material que você precisa para um projeto doméstico não se enquadra na categoria de madeira macia ou dura – como bambu, madeira projetada ou madeira tratada sob pressão.
Bambu
O bambu é um tipo de grama com estrutura semelhante à madeira. Como continua a crescer mesmo depois de cortado pelas colheitadeiras, é um dos materiais de construção mais ecológicos. Tem muitos usos, incluindo pisos, móveis, painéis de parede e andaimes. Ele vem em postes, folheados e tábuas que você pode usar para construir.
O bambu é de cor clara, variando do âmbar ao louro. Possui três tipos de grãos diferentes, incluindo tecido trançado, horizontal ou vertical.
Madeira projetada
A madeira projetada é um produto manufaturado que combina materiais por meio de calor ou pressão. Os materiais em madeira projetada podem incluir fibras de madeira, restos de madeira, adesivos ou serragem. O produto final parece madeira, mas é mais robusto e durável.
Como existem tantos tipos de madeira projetada, os usos variam e podem incluir construção de móveis, painéis de parede, vigas, portas internas, revestimentos, pisos e muito mais.
Aqui está uma olhada nos tipos de madeira projetada:
Placa de fibra de alta densidade (HDF) – Os fabricantes fabricam HDF comprimindo fibras de madeira, às vezes adicionando cera e resina. O HDF vem em folhas como compensado e é mais resistente que o MDF. As aplicações incluem pisos, armários, móveis e bancadas. Placa de fibra de média densidade (MDF) – MDF é a versão menos densa do HDF, composta por fibras de madeira, cera e resina. Você pode usá-lo para móveis, armários, estantes e rodapés. Oriented Strand Board (OSB) – OSB é uma alternativa artificial ao compensado. Os fios de madeira são misturados com resina impermeável e tratados com calor e pressão. Você pode usar OSB para revestimento de telhados e casas e muitos dos mesmos projetos para os quais usaria madeira compensada. Madeira laminada cruzada (CLT) – CLT é uma madeira resistente que os construtores usam para telhados, revestimentos e pisos. O processo de fabricação consiste na colagem de madeira seca em direções alternadas.
Madeira tratada com pressão
Madeira tratada com pressão é madeira normal que os fabricantes injetam com um conservante químico para proteger contra insetos e umidade. Você deve usar madeira tratada com pressão em projetos externos onde a umidade é um problema. A maioria dos construtores não o recomenda para uso interno devido ao conteúdo de pesticidas.
Os três tipos mais comuns de madeira tratada com pressão são pinho, cedro e abeto.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook