Os interiores tradicionais são fáceis de detectar porque têm uma aparência muito específica. Eles tendem a focar na elegância e em uma decoração geral contínua onde tudo combina com todo o resto. As cores mais utilizadas são o bege e o marrom com pequenas variações. Um elemento específico da decoração tradicional, mais propriamente das salas, é o tapete. Os tapetes tradicionais têm um padrão facilmente distinguível e apresentam uma mistura de cores quentes e padrões complexos.
Uma sala de estar surpreendentemente colorida com obras de arte ousadas
Os tapetes, independentemente do seu estilo, são um detalhe que se tornou desnecessário na maioria das decorações modernas. No entanto, possuem uma suavidade que lhes permite trazer calor a um ambiente e criar um ambiente aconchegante e mais intimista. As salas de estar tradicionais também costumam ter lareiras. É um detalhe muito bonito que destaca todo o ambiente.
Uma paleta de cores suaves, mas escuras, com detalhes neutros
Móveis clássicos e linhas curvas com detalhes esculpidos
Acentos florais também são vistos em móveis tradicionais
Uma sala de estar limpa, elegante e clássica com detalhes em turquesa
Uma paleta de cores terrosas acentuada por um tapete tradicional
O equilíbrio de cores é importante no caso de qualquer decoração
Há um certo tipo de padrões e texturas encontrados em decorações tradicionais
As salas de estar tradicionais são geralmente complementadas por elegantes móveis de madeira
Na maioria das vezes, as cores de destaque não são marcantes e a ênfase recai no design
Muitas vezes também são definidos pelo uso de móveis robustos, como sofás e poltronas estofadas. São peças de mobiliário particularmente confortáveis e outro elemento que contribui para a atmosfera geral íntima e convidativa. Além dos detalhes arquitectónicos típicos como as molduras e rosáceas do tecto que ainda possuem algumas casas tradicionais, os seus interiores caracterizam-se também por decorações e acessórios elegantes, incluindo candeeiros suspensos ou mesmo lustres, obras de arte nas paredes e flores decorativas na mesa. Claro, existem variações nessas decorações e diferentes influências.
O uso de pedra na sala é uma ótima maneira de criar um design inspirado na natureza e introduzir texturas fortes na decoração. Neste quarto projetado por Virginia Tupker Interiors as paredes de pedra são complementadas por uma variedade de diferentes texturas e acabamentos em cores suaves e terrosas. Isso criou diversidade sem complicar excessivamente o espaço.
Uma sala de estar tradicional é frequentemente definida por um tipo específico de layout. Em primeiro lugar, é uma sala separada e não faz parte de uma planta aberta. Além disso, você pode esperar ver um ou dois sofás e algumas poltronas combinando dispostas em torno de uma mesa de centro. Aqui o arranjo criado pelo Duet Design Group também é emoldurado por uma lareira tradicional.
Embora os pisos de madeira e as vigas expostas do teto não sejam características apenas dos designs de interiores tradicionais, eles conferem a esta sala uma aparência muito autêntica e equilibrada. A lareira tradicional com TV montada na parede diretamente acima também é uma combinação frequentemente vista em ambientes semelhantes. A equipe de designers do Markalunas Architecture Group fez questão de criar uma transição perfeita entre todos esses elementos.
O Studio Historical Concepts deu a esta sala de estar tradicional uma paleta de cores muito suaves e terrosas que, por sua vez, criam um ambiente muito relaxante e confortável. As janelas não são grandes como as de muitos espaços modernos e contemporâneos e, em vez de se destacarem, apresentam cortinas e persianas elegantes que lhes permitem misturar-se com o mobiliário e a decoração envolvente.
O interior desta sala é muito luminoso e arejado como uma casa de praia deveria ser. Possui paredes de tijolos caiados e teto de madeira clara com vigas de suporte brancas. O piso de parquet em espinha adiciona uma vibração retrô sutil ao espaço, apresentando um design bastante colorido específico para superfícies de madeira recuperada. As janelas são grandes para maximizar as vistas arejadas e os móveis e decorações têm um forte caráter tradicional com um clima chique de meados do século.
Aqui você pode ver muitas texturas diferentes sendo combinadas e em camadas para dar a esta sala um visual ainda mais aconchegante e convidativo. É uma estratégia maravilhosa empregada pelo estúdio BDHM design, que também pode ser adaptada para se adequar a interiores modernos ou de inspiração nórdica. Elementos como o tapete, as almofadas e o estofamento dos móveis são complementados por detalhes verdes frescos, uma cor suave da parede e uma paleta de materiais aconchegantes e naturais.
Cada casa é diferente e única e isso precisa refletir-se na forma como os espaços são planeados e decorados. Reinventar um espaço e ao mesmo tempo fazê-lo parecer habitado e atemporal é muitas vezes um desafio. A designer de interiores Alison Kist mostra aqui como seria uma sala de estar em uma casa tradicional. A paleta de cores é baseada em tons neutros quentes complementados por detalhes em verde e há muitas texturas e acabamentos diferentes aqui que se complementam e se unem para dar a esta sala um toque de personalidade e fazer com que esta casa pareça um lar para sempre. .
A simplicidade também pode deixar uma sala incrível, principalmente em um ambiente predominantemente moderno ou contemporâneo. Misture alguns detalhes rústicos ou tradicionais na decoração e todo o espaço se transforma num espaço maravilhosamente convidativo e agradável, muito parecido com esta elegante sala de estar criada pelo estúdio AP Design House. A chave aqui foi equilibrar os detalhes em branco e cores claras com texturas suaves e detalhes ocasionais que chamam a atenção.
É claro que o oposto também pode funcionar. Adicionar muitos detalhes e infundir vários pequenos detalhes, diferentes cores, texturas e acabamentos pode adicionar mais personalidade ao seu design e fazer com que se sinta mais em casa. Nesses espaços a cor das paredes costuma ser um tom neutro e claro de bege ou um tom semelhante que acrescenta calor ao ambiente sem se destacar ou ser ousado de forma alguma. Isso, por sua vez, permite que toda a atenção recaia sobre os móveis e a decoração. Este espaço projetado pelo estúdio Ambiance Interior Design é um belo exemplo.
Há também muitos detalhes distintos que fazem com que esta sala de estar em particular se destaque e, quando reunidos, eles realmente fazem com que esta pareça uma casa muito acolhedora e convidativa. Para simplificar, a sala é a sua coleção típica de sofás combinando, cadeiras, módulos de armazenamento e várias decorações, como luminárias, um tapete e arte de parede, mas cada um desses elementos tem uma história para contar e muitos pequenos detalhes para mostrar. Este é um projeto do estúdio Harding
Os tratamentos das janelas dizem muito sobre um espaço. São muitos os detalhes presentes numa sala de estar tradicional que foram totalmente eliminados nos interiores modernos e contemporâneos. Embora sejam puramente decorativos, eles desempenham um papel importante no esquema geral das coisas, sendo, em última análise, os detalhes que dão vida ao ambiente. As luminárias, móveis e tapetes têm efeito semelhante.
Embora as salas de estar tradicionais normalmente não tenham janelas grandes, isso não torna um espaço como este menos autêntico. O interior desta casa desenhado por Mary Cook apresenta uma bela mistura de elementos modernos e tradicionais com ênfase nestes últimos, apresentando muitos pequenos detalhes elegantes, mas também aproveitando ao máximo o belo panorama que pode ser admirado através das enormes janelas.
Salas de estar pequenas costumam ser as mais charmosas, como mostrado aqui pelo estúdio de design de interiores Pinney Designs. Este lindo espaço gira em torno de uma lareira e consegue incorporar dois pequenos sofás frente a frente e duas poltronas confortáveis. O design do espaço é bastante simétrico, contando com mesinhas laterais, luminárias e prateleiras abertas de cada lado, um tapete felpudo no centro e uma TV logo acima da lareira.
A lareira nem sempre está posicionada no centro da sala e embora a sua localização por vezes não seja a ideal, ainda existem muitas formas de aproveitar ao máximo a sua presença. Simplesmente colocando algumas cadeiras confortáveis na frente ou ao lado, você pode criar uma área de estar aconchegante e um local perfeito para leitura. No caso desta casa projetada pelo estúdio Period Architecture Ltd., este recanto da lareira faz uma transição perfeita para a área da sala de estar principal.
{fontes das imagens: 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 10}.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook