Cadeiras sofisticadas, às vezes discretas e sempre elegantes, melhoram imediatamente a decoração de um quarto. Adicionar um assento diferenciado à sala ou outro espaço cria interesse e muda a percepção da sua decoração. Esses tipos de cadeiras são feitos de materiais de qualidade com um trabalho manual preciso, muitas vezes por designers conhecidos. Mais do que um móvel, uma cadeira de alto padrão é um investimento. Basta olhar para os preços das versões vintage de cadeiras icónicas de décadas atrás e fica claro que elas mantêm o valor – se não aumentam!
Encontramos duas dúzias de cadeiras de todos os tipos no The Salon Art Design que elevariam a decoração de qualquer casa. Veja quais lhe agradam e pense em investir em uma peça de qualidade na hora de redecorar.
A cadeira de Stephenson é exibida na Galeria Maria Wettergren.
Seria um crime esconder a cadeira Bloom de Hannes Stephensen debaixo de uma mesa de jantar. A cadeira de madeira finamente trabalhada tem um design incrível de assento de madeira incrustada. É o terceiro assento que Stephenson projetou em colaboração com a oficina Egeværk em Hundested, Dinamarca, uma antiga cidade pesqueira na costa norte da Zelândia. Diz-se que incorpora uma série de contrastes: luz e sombra, características florais femininas e masculinas e experimentação.
Esta cadeira é feita de madeira de freixo.
Esta segunda cadeira de Stephensen é chamada A Touch of Mac. Também foi desenhado por Stephensen na oficina de Egeværk. É inspirado no arquiteto escocês Charles Rennie Mackintosh, que foi um representante da Art Nouveau na Grã-Bretanha nos anos 1900. Ele era conhecido por móveis bonitos, mas impossíveis de sentar. A cadeira de Stephensen é uma tentativa de cadeira formal para ambientes de museu onde você realmente pode sentar.
A forma e a cor desta cadeira Eddie Harlis contribuem para a sua natureza divertida.
Uma cadeira muito moderna do designer alemão Eddie Harlis da década de 1950 foi apresentada pela Galerie Hervouet de Paris e parece tão atual agora quanto naquela época. O estofamento roxo peludo combinado com as pernas brancas modernas de meados do século é um estilo maravilhoso que funcionará em muitas das casas de hoje. É peculiar o suficiente para ser especial sem sobrecarregar. Adoraríamos adicioná-lo a uma sala de estar moderna.
O acabamento em mosaico brilhante contribui para a sensação majestosa desta cadeira.
Este assento brilhante em forma de trono é a Poltrona Poltrona White Gold projetada por Alessandro Mendini. A superfície é uma vasta cobertura de mosaico Bisazza dourado com folha de ouro branco. Produzido e apresentado pela Galerie kreo, apenas uma edição limitada de oito foi produzida juntamente com dois protótipos e duas provas de artistas. Uma peça tão deslumbrante realmente chamará a atenção como nenhuma outra em uma sala.
O amplo design de madeira é muito dramático.
Peça arrebatadora que domina o espaço, a cadeira L'Infini de Gildas Berthelot é uma obra-prima esculpida à mão. Grão lindo e uma dobra inacreditável de madeira formam o assento, que apresenta uma curva dramática para o lado. O assento é esculpido em bordo branqueado e também está disponível em bordo ebonizado ou nogueira branqueada. Para quem tem preocupações de espaço, ele vem em três tamanhos, todos em edições limitadas de três. Eles foram exibidos pela Galerie BSL.
As formas arredondadas da Bonetti são confortáveis e visualmente atraentes.
Estas poltronas fluidas da Galeria David Gill são de Mattia Bonetti. O artista e designer radicado em Paris criou estas poltronas Ball em 2012. Confeccionadas em estrutura de fibra de vidro, são revestidas com estofamento em tecido e couro. O formato é lindo, principalmente com os braços opostos. Em dupla, o design estimula um sentimento de conexão entre quem está sentado nele e é ideal para conversar.
Os apoios de braços de madeira são um belo destaque nesta poltrona.
Também da Galerie Hervouet de Paris, esta poltrona confortável tem uma sensibilidade de meados do século, mas ainda é muito fresca para os espaços contemporâneos de hoje. O estofamento versátil e neutro é acentuado com detalhes em madeira brilhante nos apoios de braços. Este tipo sofisticado de cadeira seria um complemento perfeito para uma sala de estar, escritório ou quarto.
Algumas cadeiras vintage são achados raros.
Cadeiras vintage em perfeito estado como esta da Demisch Danant são uma excelente forma de adicionar estilo à sua sala de estar. A Cadeira Baixa foi criada por Jacques Dumond em 1954. Dumond foi considerado um designer muito influente do movimento modernista francês. Este estilo – e suas obras – são caracterizados pelo funcionalismo, pelo minimalismo e por uma perspectiva redutiva da ornamentação. A cadeira tem estrutura de madeira, assento estofado em espuma e pernas em cerejeira.
Este design do século XX nunca sairá de moda.
Da mesma forma, esta cadeira da Galerie Chastal-Marechal, especializada em importantes designers franceses do século XX, tem um design requintado. Desenhada por Eugène Printz (1879-1948), faz parte de um par criado por volta de 1930. Feita em jacarandá maciço, o encosto reto e angular da cadeira contrasta com os apoios de braços arqueados que são sustentados por pernas anguladas. Tanto as pernas quanto a madeira nas laterais das costas são esculpidas na moda. O estofamento é uma mistura de linho e lã marfim de Pierre Frey.
Uma peça assimétrica de metal aumenta o caráter distintivo desta cadeira.
Outra beleza arredondada de Mattia Bonetti é a poltrona Ontario da Twenty-First Gallery. Produzida em 2015, a cadeira possui estofamento em veludo de lã de seda cobrindo uma moldura de madeira estampada. O destaque metálico na parte inferior é um trio de formas suaves e arredondadas com acabamento em folha de ouro. A cadeira foi confeccionada em edição limitada de 24 peças. Mais uma vez, a cor neutra e o estilo suave e sofisticado são ideais para elevar a decoração de qualquer ambiente.
O leve toque alado dessas cadeiras é muito atraente.
Quando o design e a estrutura são bons, as cadeiras vintage podem ter uma vida longa. Estas poltronas e banquinho foram criados por um designer sueco anônimo por volta de 1940. É feito de madeira de bétula e apresenta estofamento novo. Disponível na galeria Hostler Burrows, a cadeira tem um design atemporal, confortável e fresco para qualquer espaço. O banquinho em formato de hemisfério alongado é uma adição especialmente agradável, essencialmente transformando-o em um maravilhoso assento de descanso.
Peças vintage Art Déco adicionam glamour imediato a um ambiente.
As peças vintage Art Déco são móveis realmente espetaculares, assim como esta glamorosa poltrona de René Drouet. Parte de um conjunto que inclui um sofá, foi desenhado pelo artista visual francês cujo início de carreira incluiu trabalhar como aprendiz do mestre designer da Galeries Lafayette, Maurice Dufrene. Fabricado em 1938, o formato rechonchudo e as linhas curvas são clássicos do art déco e o formato dos apoios de braços é surpreendentemente atraente. Oferecido pelas antiguidades Karl Kemp, é um tipo de cadeira realmente especial.
As peças modernas italianas são versáteis e estão sempre na moda.
Este par de cadeiras também é da Karl Kemp Antiques, mas com um estilo decididamente diferente. As cadeiras modernistas italianas apresentam uma silhueta limpa e minimalista. Os assentos modernos de meados do século apresentam pernas de metal escuro e um assento arredondado estofado em tecido cinza masculino. Essas cadeiras maravilhosas realmente funcionariam em praticamente qualquer espaço.
Designs escandinavos de décadas atrás como esses são bastante especiais e ainda elegantes.
Uma sala de estar da Modernity Gallery apresenta várias cadeiras maravilhosas. À esquerda estão dois assentos com um banquinho correspondente projetado por Kaare Klint para Rud Rasmussen. Fabricados em 1933, são feitos de mogno cubano e couro original do Níger. Klint é considerado o pai do design dinamarquês moderno e foi inspirado no sofá rococó francês para criar estes assentos. Na verdade, esse design é considerado um corte moderno, mas no mundo de hoje, achamos que eles se parecem mais com cadeiras generosas sem braços.
Estas cadeiras brasileiras têm um estilo modernista europeu.
À direita está um conjunto de poltronas e banquinho que foram originalmente chamados de U-56, mas foram renomeados como Elizabeth depois que a Rainha Elizabeth II comprou um par em 1958. As cadeiras de teca e couro foram projetadas por Ib Kofod Larsen para Christensen
O encosto da cadeira tem um estilo de encosto bem diferente.
Um par único de poltronas raras de Joaquim Tenreiro, um dos principais designers de mobiliário brasileiros de meados do século XX. É um design muito diferente que tem as linhas modernas clássicas de meados do século, mas também apresenta uma parte traseira intrigante. As linhas de ferro preto não apenas formam o suporte para o estofamento, mas também adicionam um recurso de design incomum. Tenreiro foi um dos primeiros designers do Brasil a trabalhar no estilo modernista europeu.
Características animalescas tornam essas cadeiras extravagantes.
Quem disse que cadeiras de jantar não podem ser divertidas? Estas cadeiras de jantar de frango da década de 1970 foram esculpidas em bordo pelo artista Tim Mackaness, de Oregon. Combinam com a mesa de jantar Frog, também criada pela Mackaness. É feito com um tampo incrustado de carvalho esculpido, nogueira preta e madeira koa, com uma base extravagante em pés de rã. Mesmo apenas um destes tipos de cadeiras animaria uma área de jantar graças aos pés inspirados nas aves!
O design escandinavo clássico e o estofamento em pele de carneiro formam uma cadeira muito atraente.
Da década de 1940, a cadeira Clam de Philip Arctander é uma peça maravilhosa do design moderno escandinavo. A moldura de bétula é estofada em pele de carneiro nova, acentuada com botões de couro marrom no tufo. É mais uma peça vintage com ossos fabulosos e um design intemporal que se tornou uma verdadeira peça de colecionador.
Embora seja uma peça totalmente nova, esta cadeira tem um toque vintage.
Com algumas das mesmas sensibilidades escandinavas num design moderno, a cadeira Mad de Pierre Yovanovitch é uma peça nova que certamente se tornará um clássico. A cadeira e o banquinho esculpidos à mão são de carvalho e o estofamento é do Ateliers Jouffre de Lyon. Yovanovitch teve uma carreira anterior como designer de moda masculina para Pierre Cardin antes de abrir seu próprio ateliê de design de móveis. Seu estilo de alta costura é conhecido por combinar alta arte, elementos arquitetônicos e móveis vintage. Ele está disponível através de R e Company.
Angular e moderna, esta cadeira utiliza peças de celulares antigos.
Definitivamente uma peça da era moderna, esta cadeira combina uma silhueta minimalista com materiais que só estão disponíveis para a sociedade atual: componentes de celulares. A cadeira Ore Streams da Formafantasma é austera e angular e é feita de alumínio com acabamento em pintura automotiva metalizada e alumínio banhado a ouro. A cadeira de edição limitada foi concebida e criada pelos designers italianos Andrea Trimarchi e Simone Farresin do Studio Formafantasma com sede em Amsterdã.
Os irmãos Campana do Brasil criam cadeiras com características inesperadas.
Uma adorável tigela de penugem, esta cadeira convida você a se sentar e se aconchegar. Projetada pelos lendários irmãos Campana, a poltrona Abbraccio é feita de lã mohair e perspex. O design de edição limitada está disponível na Giustini/Staggeti em seis cores diferentes de mohair. Entre os principais designers contemporâneos do Brasil, Humberto e Fernando Campana são conhecidos por sua ampla gama de designs intrigantes.
As cadeiras de Sanguino são pequenas em tamanho, mas grandes em estilo abstrato.
Este conjunto de cadeiras de cerâmica abstratas e brilhantes é do designer venezuelano Reinaldo Sanguino, que agora mora em Nova York. Sanguino é conhecido por suas peças ricamente estampadas, cada uma única e formada livremente. O uso da argila é inovador e serve tanto como estrutura do assento quanto como superfície para embelezamento. São assentos versáteis e altamente decorativos que serão um tema de conversa instantânea em qualquer ambiente.
A cadeira de Roskin também possui características animalescas.
Alumínio polido e nogueira são fundidos nesta cadeira levemente animalesca de Alex Roskin, oferecida pelo Todd Merrill Studio. Chamada de Tusk Chair III, ela reflete seu gosto por esse tipo de forma. Seu formato esculpido à mão tem uma vibração orgânica e mamífera que é incomum. As pernas dianteiras são de alumínio fundido, mas as traseiras são feitas de madeira esculpida à mão. O assento e o encosto são revestidos por um pônei branco. Seja em torno de uma mesa de jantar como conjunto ou individualmente como cadeira de destaque, a Tusk acaba sendo um tipo de cadeira bastante versátil.
Estas cadeiras Rorschach são especiais demais para serem escondidas debaixo de uma mesa de jantar.
Estas cadeiras Rorschach da Galeria Wexler têm um nome apropriado porque as costas e os assentos lembram poças ou manchas. Gregory Nangle, metalúrgico e artista de vidro, projetou esses assentos que também apresentam espirais que parecem a seção transversal de uma árvore. Nangle é conhecido por usar frequentemente elementos naturais como madeira, pedras e folhas. Embora tenham o tamanho certo para serem usadas como cadeiras de jantar, odiaríamos vê-las escondidas debaixo de uma mesa, com suas formas irregulares e pernas de galhos de árvores.
De achados vintage especiais a designs modernos que quebram os moldes do que às vezes é considerado uma cadeira, assentos sofisticados podem transformar totalmente um espaço. Quer isso signifique um conjunto completo de cadeiras de jantar ou apenas um achado vintage para destacar a sala de estar, esses tipos de designs podem trazer uma nova vida a um espaço.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook