
Os fabricantes de isolamento estão produzindo produtos mais ecológicos porque os consumidores os exigem. O isolamento é chamado de verde porque utiliza recursos renováveis. Ou economiza energia quando fabricado. Para ser viável, também deve fornecer um bom valor R de isolamento para o dinheiro investido.
O que torna o isolamento ecológico?
Para serem classificados como ecológicos, os produtos de isolamento devem atender a quatro critérios importantes.
Seguro. Não é perigoso para as pessoas que o fabricam, instalam ou convivem com ele. Sustentável. As matérias-primas devem ser renováveis ou recicladas. Reciclável. Pode ser reutilizado, reciclado ou compostado no final de sua vida. Energia baixa. Baixo consumo de energia incorporada quando fabricado. Por exemplo, a fabricação de fibra de vidro requer 10 vezes mais energia para ser produzida do que a celulose.
Benefícios do isolamento ecológico
Além de deixar uma pegada de carbono menor e fornecer valores R bons a muito bons, os benefícios do isolamento sustentável incluem:
Retardante de fogo. Liberação insignificante de gases de produtos químicos tóxicos. Seguro para manusear sem equipamento especial. Zero uso de aterro – normalmente. Chance mínima de riscos à saúde ao longo de sua vida útil. Bom a muito bom isolamento acústico.
7 opções de isolamento verde
O isolamento ecológico é usado na maioria dos mesmos locais que o isolamento tradicional – paredes, telhados, sótãos e pisos. Nem todo produto é adequado para todas as aplicações. Todos eles podem ser utilizados para novas construções ou reformas que destruam completamente o edifício. Alguns não podem ser usados para retrofits.
1. Isolamento de lã de ovelha
As mantas de isolamento de lã de ovelha comprimida contêm inúmeras bolsas de ar morto. Tornando-o um excelente isolante. Pode ser o isolamento mais natural disponível. A lã de ovelha é um retardador natural de fogo, mas não é resistente a insetos.
Prós:
R-3,6 por polegada. Mantas fáceis de instalar. Seguro. Retardante natural de fogo.
Contras:
Deve ser tratado para repelir insetos – geralmente com ácido bórico, que também atua como retardador de fogo. Dispendioso. Falta de disponibilidade.
2. Isolamento de Celulose
O isolamento de celulose é fabricado com até 85% de papel e papelão reciclados. É o isolamento reciclado mais utilizado e versátil. As pequenas partículas preenchem rachaduras e lacunas e fluem facilmente em torno de obstruções como canos e fiação.
Prós:
Aproximadamente R-3,5 por polegada. Versátil. Pode ser soprado úmido ou seco nas cavidades das vigas da parede – construção nova ou reforma. Preenchimento solto explodido em sótãos. Disponível em forma de manta, mas não popular. DIY ou empreiteiro instalado. Relativamente barato. O ácido bórico é adicionado como retardador de fogo e controle de pragas. Denso. Bloqueia vazamentos de ar.
Contras:
Empoeirado quando instalado.
3. Isolamento de jeans
O isolamento de jeans é feito de jeans reciclados, roupas de algodão e sobras. Quase todos os insumos são reciclados. O ácido bórico é adicionado como retardador de fogo e inibidor de pragas. Disponível em mantas de parede e como preenchimento solto para soprar em sótãos. O cultivo e a fabricação de algodão têm uma enorme pegada de carbono. A reciclagem ajuda a compensar parte disso.
Prós:
R-3,5 por polegada. Retardante de fogo. Resistente a insetos.
Contras:
Caro. Difícil fazer cortes exatos. Nem sempre prontamente disponível.
4. Isolamento de cortiça
O isolamento de cortiça tem um valor R de até R-4,0 por polegada. Está disponível em chapas semirrígidas de diversas espessuras. O isolamento de cortiça é feito a partir de resíduos dos fabricantes de rolhas de vinho. A matéria-prima provém da casca dos sobreiros. A casca se regenera a cada 10 anos.
Prós:
Valor R até R-4.2. Fácil de instalar. Prontamente disponível. Sem produtos químicos extras. Excelentes propriedades acústicas.
Contras:
Não disponível como mantas ou preenchimento solto. Pode inchar em áreas quentes ou úmidas. Suscetível ao crescimento de mofo e bolor.
5. Isolamento de Icineno
O isolamento Icynene é uma espuma em spray feita de óleo de mamona. Ele se expande até 100 vezes seu tamanho. Ele preenche todas as lacunas e cavidades e se molda em torno de obstruções como caixas elétricas e canos. O icynene não suporta o crescimento de fungos e não é fonte de alimento para insetos ou roedores.
Prós:
Até R-3,7. O valor R não se degrada. Sela todos os vazamentos de ar. Excelente produto para climas úmidos. Muito boas qualidades de isolamento acústico.
Contras:
A casa pode ser vedada o suficiente para exigir um sistema HVAC. Mais caro que as espumas convencionais em spray. Não é um projeto DIY. Não há kits disponíveis.
6. Isolamento de aerogel
O isolamento de aerogel é fabricado substituindo a umidade da sílica por mais de 90% de ar. Tem o melhor valor R de quase todos os isolamentos e é o mais caro. O processo de produção é muito eficiente em termos energéticos. Disponível em folhas ou como material pegajoso.
Prós:
Valor R de R-10,3 por polegada. Resistente a mofo e bolor. Quase tão leve quanto o ar. Não se degradará ao longo de décadas de uso. Pode ser removido e reutilizado.
Contras:
Extremamente caro. Disponível apenas em folhas ou adesivos. Não está prontamente disponível.
7. Isolamento de cânhamo
O isolamento de cânhamo é feito quase inteiramente de plantas de cânhamo. Disponível em forma de manta. Pode ser instalado em qualquer lugar onde sejam utilizadas mantas tradicionais. O isolamento de cânhamo tem um valor R de R-3,5 por polegada. É um dos poucos produtos que não perde valor R quando comprimido.
Prós:
R-3,5 por polegada. Compressível sem perder o valor R. Naturalmente repelente de pragas. Fácil de instalar sem EPI especial.
Contras:
Requer uma barreira de vapor em locais úmidos. Disponibilidade restrita devido a regulamentações governamentais. Bastante caro.
Mais isolamentos ecológicos
A procura por materiais de isolamento alternativos continua a crescer. Alguns dos seguintes produtos chegaram ao mercado, mas até o momento têm distribuição limitada.
Isolamento de micélio. R-3.0. Folhas e tijolos são fabricados permitindo que fungos do tipo cogumelo se transformem em lascas de madeira e serragem. Quase impossível de encontrar. Isolamento de fibra de madeira. Desenvolvido na Alemanha. Amplamente utilizado na Europa e na Grã-Bretanha. Disponível em forma de manta ou placas. Mantas de isolamento de plástico. Feito de garrafas plásticas recicladas. Popularidade crescente na União Europeia e na Grã-Bretanha, mas muito difícil de encontrar na América do Norte. Isolamento de lã de vidro. Utiliza até 80% de vidro reciclado. Disponível na América do Norte, Europa e Grã-Bretanha, mas não é comum. Não é o mesmo produto que fibra de vidro.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook