O design de interiores mediterrâneo vem de países como Espanha, Grécia, Itália e Marrocos, que fazem fronteira com o mar Mediterrâneo. Design de interiores mediterrâneo é um estilo de design icônico conhecido pelo uso de materiais naturais, aparência arejada e paleta de cores leves, mas quentes.
O design de interiores mediterrâneo é comum em casas costeiras sofisticadas, mas você pode levá-lo para qualquer espaço.
A história do design de interiores mediterrâneo
Vinte e um países fazem fronteira com o mar Mediterrâneo, e o design de interiores mediterrâneo empresta características de todos eles. O estilo mediterrâneo teve origem nestes países, com os residentes a utilizar materiais naturais locais para construir as suas casas e decoração.
Em essência, o design mediterrâneo cria uma atmosfera romântica e arejada com paredes de pedra, vigas expostas, terracota, argila vitrificada, estuque e cores claras e quentes. Mas, dependendo da região, existem variações desse estilo.
Por exemplo, existem versões modernas do design de interiores mediterrâneo que incorporam móveis mais simples e o uso de materiais mais elegantes. Há também uma brincadeira com o estilo chamado Riviera Francesa, popular na região francesa que margeia o mar Mediterrâneo, oferecendo um visual mais glamoroso.
Na Espanha, uma marca registrada do estilo mediterrâneo são os pisos de terracota, enquanto no Marrocos você encontrará mais padrões e trabalhos em madeira complexos.
O design de interiores e a arquitetura mediterrâneos chegaram aos Estados Unidos na década de 1920. Simbolizou riqueza, e os arquitetos estrearam-se em resorts à beira-mar. Posteriormente, espalhou-se pelas residências e é mais comum em estados ensolarados e quentes, como Califórnia, Texas e Flórida.
Elementos do design de interiores mediterrâneo
O design de interiores mediterrâneo concentra-se em espaços internos/externos com um toque do velho mundo. É também um estilo familiar, incorporando muitos lugares para sentar e reunir.
Aqui estão os principais elementos do design de interiores mediterrâneo.
Pano de fundo neutro
Embora o design mediterrâneo geralmente apresente toques de cores em tecidos ou azulejos estampados, o pano de fundo é neutro. Paredes de gesso branco ou estuque são comuns, assim como paredes pintadas em bege quente.
Muita luz natural
As casas mediterrâneas tradicionais apresentam janelas em arco, portas e espaços internos/externos. Maximizar a quantidade de luz natural em sua casa pode ajudar a conectar o interior da sua casa com o exterior e criar uma sensação arejada.
Pisos de pedra, terracota ou madeira
O design de interiores em estilo mediterrâneo engloba materiais naturais abundantes e os pisos não são exceção. Pedra e terracota são as mais comuns, mas madeiras leves ou quentes também funcionam.
Cores de destaque terrosas ou inspiradas no mar
A paleta de cores mediterrânica presta homenagem ao mar e ao ambiente envolvente. Considere cores acentuadas de azul, verde, castanho, laranja, amarelo e vermelho.
Azulejos estampados
As telhas de terracota e cimento são populares no estilo mediterrâneo porque permanecem frescas em climas quentes ao redor do mar Mediterrâneo. Você encontrará azulejos pintados ou estampados na maioria das casas mediterrâneas, mas os padrões variam dependendo da região.
Vigas expostas do teto e paredes de pedra
Vigas de madeira expostas no teto são uma característica comum em casas de estilo mediterrâneo. Muitas casas mediterrânicas originais também apresentam paredes de pedra.
Móveis Feitos de Material Natural
Materiais naturais como madeira, juta, sisal, bambu e vime adicionam textura e calor. Opte por uma grande mesa de jantar em madeira e opte por acabamentos naturais sempre que possível.
Design de interiores toscano vs. mediterrâneo
O design de interiores toscano é um subconjunto do estilo mediterrâneo. É originário da Toscana, Itália, que faz fronteira com o mar Mediterrâneo. A diferença entre os dois é que o design de interiores toscano incorpora apenas influências locais, enquanto o design de interiores mediterrânico combina estilos de todos os países ribeirinhos do mar.
O que é design de interiores mediterrâneo moderno?
O design interior mediterrâneo moderno apresenta itens básicos do Mediterrâneo, incluindo vigas de madeira, piso natural, detalhes em pedra e paredes neutras, mas incorpora móveis simplificados e decoração minimalista. Como o design de interiores mediterrâneo é rico em matérias-primas, ele cria o cenário perfeito para um espaço minimalista e sofisticado.
Exemplos de design de interiores em estilo mediterrâneo
Se precisar de alguns exemplos, dê uma olhada nessas fotos de design de interiores mediterrâneo.
Cozinha estilo mediterrâneo
Godden Sudik Architects Inc.
O uso de tijolo e madeira nesta cozinha mediterrânea adiciona muita textura ao mesmo tempo que cria um cenário neutro. Embora esta cozinha tenha conveniências modernas, como uma TV, ela tem um toque do velho mundo e uma aparência brilhante.
Quarto Mediterrâneo
Giffin
Se você precisa de um quarto mediterrâneo com um toque romântico, este é um ótimo exemplo. Um piso de brownstone neutro, paredes quentes e um tapete texturizado criam o cenário para roupas de cama brancas puras. Os móveis estampados florais e as plantas rosa dão um toque feminino ao espaço.
Sala de estar mediterrânea moderna
Paul Brant Williger Arquiteto
A melhor maneira de criar um estilo mediterrâneo moderno é manter naturais os principais elementos do ambiente, como teto, piso, portas e paredes, e depois adicionar móveis modernos. O mobiliário de linha limpa acrescenta um toque contemporâneo às características tradicionais do Mediterrâneo, que são mais rústicas.
Banheiros mediterrâneos
Godden Sudik Architects Inc.
Os banheiros mediterrâneos são rústicos, geralmente com vigas de madeira, penteadeiras de madeira, piso de cerâmica e detalhes em pedra. A maioria dos banheiros mediterrâneos tem um ambiente aconchegante e convidativo.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook