O estilo rústico definido é uma ênfase de design na beleza natural e robusta. Abrange texturas inspiradas na natureza, cores simples e terrosas e, em última análise, um calor orgânico e despretensioso. Embora o estilo rústico em seu sentido mais tradicional possa parecer pesado e sombrio hoje, um estilo rústico contemporâneo surgiu nos últimos anos que parece fresco e real, leve e fundamentado.
Se isso lhe agrada, aqui estão os 35 principais elementos de estilo rústico para uma casa linda, mas genuína, repleta de natureza. Algumas delas podem não ser possíveis de implementar na sua casa atual; não se preocupe com o que você não pode mudar. Concentre-se no que é possível para criar o espaço charmoso e rústico onde você vai adorar morar.
Coisas para incluir em uma decoração rústica
1. Ambiente rústico.
Um ambiente próximo da natureza torna a transição do exterior para o interior (e vice-versa) muito mais fácil. Quer esteja situado entre os pinheiros da montanha ou à beira de um lago, o estilo rústico faz sentido num ambiente rústico.
Mesmo que você não esteja bem no meio de um local rústico, mas tenha uma vista da janela que o qualifique, você certamente pode optar por um interior rústico. Entre a vista e a decoração, você vai pelo menos se sentir em um local rústico.
2. Elementos naturais brutos.
Provavelmente o componente mais importante do estilo rústico são as matérias-primas naturais utilizadas tanto na arquitetura quanto na decoração. Quanto mais naturais estes elementos parecerem, mais fácil será encontrar e manter um estilo rústico contemporâneo coeso em todo o espaço.
Adicionar elementos naturais brutos a um espaço – até mesmo a cozinha – pode dar a vibração rústica que você deseja. Aqui, além da parede ser revestida em madeira tosca, o rack para acessórios de cozinha é feito com um verdadeiro galho de árvore. Juntos, os elementos naturais contrariam o visual retro moderno dos utensílios de cozinha.
3. Pisos de tábuas largas de madeira.
Pela sua aparência simples e sólida, as largas tábuas de madeira nos pisos proporcionam uma base automática e intuitiva para a decoração em estilo rústico.
Pisos de tábuas largas, curtos ou longos, dão o tom certo para um espaço rústico. O acabamento pode ser um pouco mais polido como este, ou ter uma aparência mais áspera e recuperada. Qualquer um deles é uma boa escolha e o acabamento pode ajudar a elevar ainda mais a sensação da decoração no espectro rústico, se é isso que você procura.
4. Lareira acolhedora.
Assim como acampar não fica completo sem uma fogueira, uma casa de estilo rústico também não fica completa sem uma lareira aconchegante e convidativa. A moldura da lareira feita de elementos naturais visualmente pesados (rocha, pedra ou tijolo) e uma cornija de lareira espessa e robusta são ideais para uma sala de estar rústica ou sala de família. (Já mencionamos que o estilo rústico é tão fabuloso ao ar livre quanto dentro de casa?)
Não é necessário ter uma grande lareira de pedra para ter uma lareira rústica e acolhedora em sua casa. Esta lareira independente tem um toque moderno porque não se parece em nada com o estilo antigo e barrigudo que pode estar associado aos interiores rústicos. No entanto, quando combinado com outros elementos rústicos numa sala ou quarto familiar, criava a atmosfera certa.
5. Paredes apaineladas.
Este toque arquitetônico proporciona um ambiente aconchegante para você desfrutar do seu estilo rústico.
Este não é o painel de madeira dos seus avós! As paredes rústicas com painéis de hoje têm uma vibração totalmente diferente. Podem ser leves, caiados de branco ou montados com madeira recuperada. A parede de destaque deste quarto é revestida com Stickwood, que é um produto de madeira de fácil instalação que atinge a nota certa.
6. Paredes brancas.
Se você não consegue incorporar paredes com painéis em seu interior rústico, não se preocupe. As paredes brancas são uma excelente “tela em branco” para você fazer a mágica da decoração rústica. As paredes brancas são brilhantes, alegres e incrivelmente versáteis para ajudar a criar uma sensação rústica fresca.
Imagem daqui.
Para que você não pense que a decoração rústica é escura e com aspecto muito “amadeirado”, aqui vai um espaço claro e arejado que mostra como as paredes brancas podem ser a base perfeita para uma decoração em estilo rústico. A madeira caiada – em inúmeras formas – cria um interior muito rústico mas leve para um aspecto muito atraente.
7. Tetos com vigas de madeira.
Não é exatamente uma copa de galhos de árvores, mas as vigas de madeira no teto evocam o que há de melhor na natureza. Freqüentemente, as vigas do teto são vigas grandes e robustas que são uma excelente lembrança da vida ao ar livre.
Quer você exponha as vigas existentes ou as instale, elas são um destaque muito adequado em uma casa de estilo rústico. Embora as vigas rústicas sejam tradicionalmente robustas e ásperas, agora existem mais opções de cores mais claras e naturais como esta sala de estar. Além disso, nem todos os quartos precisam ter teto alto para usar tetos com vigas expostas, como demonstra este lindo espaço.
8. Paleta de cores neutras e naturais.
Embora a natureza tenha seu quinhão de lindos tons vibrantes, o estilo rústico típico é melhor servido com os tons mais suaves da natureza. Pense em móveis cor de areia, paredes ricas em marrom-lama ou detalhes em verde pinheiro – essas cores são suaves e evocam as obras-primas mais terrenas da Mãe Natureza.
Imagem de Kevin Carpenter Interiors
Um elemento importante da decoração em estilo rústico é uma paleta de cores naturais neutras. A combinação de madeira, pedra, metais e materiais botânicos é uma coleção de tons naturalmente neutros. Combinar características como lareira de pedra, paredes ou tetos de madeira e muitas janelas para a paisagem natural são elementos-chave na decoração de estilo rústico.
9. Pedaços grandes e grossos.
O estilo rústico tende a favorecer o lado masculino e saudável da decoração. Peças delicadas e femininas vão se perder ou, pelo menos, ficar muito deslocadas em um espaço de estilo rústico. Opte por detalhes inspirados na natureza que proporcionam presença e drama distintos.
Peças robustas e grossas combinam perfeitamente com uma decoração de estilo rústico. Têm um peso visual que se adapta a este tipo de interior. Grandes ou pequenas, este tipo de peças ancoram o espaço e ligam-no à terra, que é a inspiração e a razão de ser deste estilo.
10. Peles de animais (falsas).
É claro que pele de cobra e protuberâncias de crocodilo são animalescas, mas não são a melhor escolha para um ambiente rústico. Consideremos as peles que seriam naturalmente encontradas, digamos, num formulário. Como tapetes de zebra ou couro de vaca e mantas de pele de carneiro.{encontrados em adlsf}.
O couro se sente em casa e é um elemento comum do estilo rústico, mas os móveis e acessórios com peles também o são. Este tipo de couro – couro bovino – inclui o cabelo e as cores e padrões naturais da pele do animal. Esses tipos de peças são feitos de peles de animais, subproduto da indústria da carne bovina.
11. Branco equilibrado
Embora a madeira seja um componente lindo da decoração rústica, ela pareceria bastante sombria e pesada se não fosse equilibrada com alguma leveza. Móveis, pinturas ou acessórios brancos são importantes para criar aquele equilíbrio agradável e iluminar as coisas.
Imagem da Denman Construction
A maioria dos interiores rústicos se esforça para equilibrar materiais naturais e neutros e branco. Este quarto em particular é um ótimo exemplo porque tem bastante off white nas paredes, tapetes e lençóis, o que compensa o teto bem rústico, as vigas e os acabamentos em madeira recuperada. Este tipo de equilíbrio cria um espaço rústico e casual, mas sofisticado.
12. Madeira não pintada.
O estilo rústico abraça o estado natural das coisas, e a oportunidade de ver e sentir os nós da madeira, seus veios e seus tons naturais é muito importante. Isso ajuda a manter as texturas de uma variedade de madeiras (pinho, carvalho, nogueira, bétula, para citar apenas algumas) separadas, individuais e interessantes.
Deixar a madeira natural brilhar – incluindo todas as suas falhas – é a. elemento chave na decoração rústica. Este gabinete em particular destaca a borda viva e irregular das peças de madeira, chegando ao ponto de tornar a lacuna na frente uma característica importante.
13. Tecidos naturais e sólidos.
Os melhores tecidos para a base do estilo rústico são os sem estampa e os texturizados. Linho, lã, estopa e lona são escolhas automáticas.
14. Metal sem brilho.
O estilo rústico não tem a ver com brilho e brilho; trata-se da verdadeira coragem da natureza. Pense em ferragens industriais de metal enferrujado (peças de tratores antigos?) Ou abajures de estanho perfurados. Eles adicionam uma sensação antiga a um ambiente rústico.
O metal é um elemento comum do estilo rústico, mas não será o tipo brilhante que você encontra em outros tipos de decoração. Fosco, suave e envelhecido, os tipos de metal usados na decoração rústica são distintos e podem variar de metal galvanizado a metal enferrujado e pintado.
15. As peças proporcionam peso visual.
Você deseja que cada elemento da decoração rústica contribua para o efeito geral, então não se intimide com peças maiores. Considere aquela mesa de jantar para 10 pessoas ou uma grande seção de couro porque o estilo rústico pode, até mesmo querer, acomodar essas coisas. {encontrado em lisagutowdesign}.
A maioria das principais peças de mobiliário em estilo rústico não são leves, com babados ou femininas. Eles têm um peso visual que chama a atenção e faz com que o ambiente pareça sólido e substancial. Esta mesa country é pesada por si só, mas quando adornada com um enorme vaso vintage de flores e folhas secas, atinge um nível totalmente novo de domínio.
16. Estado natural.
Mantenha as coisas o mais próximo possível de seu estado natural para obter o estilo rústico definitivo.
Imagem do Brilhante! Iluminação
A madeira deixada em seu estado ou forma natural é um elemento distintivo do estilo rústico. Em vez de utilizar o tipo padrão de colunas de sustentação interior que você encontra em muitas casas, esta cozinha apresenta troncos de árvores, com alguns galhos, que tiveram a casca removida para que se coordenem com os demais elementos de madeira.
17. Cestos tecidos.
As cestas são uma excelente maneira de conter itens diversos (ou feios), organizar itens ou definir um esquema de design. Na decoração rústica, os cestos trançados fazem tudo isso. Você pode manter uma cesta de lenha na lareira, ou cestas de pequenas miscelâneas nas prateleiras, ou mesmo uma cesta na mesinha de centro para esconder os controles remotos. (Observe que os puxadores de gaveta contemporâneos aqui mantêm uma vibração contemporânea em meio aos componentes rústicos.)
Os cestos são onipresentes na maioria das casas porque são muito úteis para armazenamento, por isso certamente devem desempenhar um papel na decoração de estilo rústico. Claro que você pode seguir o caminho totalmente natural, mas para um pouco mais de elegância, experimente incluir uma cesta de tecido com algum padrão ou enfeites.
18. Objetos encontrados.
Um dos atrativos do estilo rústico é que ele pode ser excepcionalmente verde – objetos encontrados com uma estética usada e desgastada costumam ser acessórios importantes em uma casa de estilo rústico. Considere barris de madeira vintage ou até mesmo um galho interessante para criar a sensação de uma vida prática e de volta às raízes.
Os objetos encontrados são acessórios perfeitos para ambientes de estilo rústico, mas você também pode adicionar peças maiores. Uma mesa velha e desgastada é ótima como aparador ou console. os acessórios na parte superior são detalhes ideais para qualquer mobiliário, antigo ou novo.
19. Ênfase textural.
Texturas ásperas, como juta, sisal ou tapetes trançados, mantas de pele de animal (falsas), até mesmo bancadas de açougueiro e luminárias de madeira flutuante, são escolhas perfeitas para decoração rústica.
A decoração rústica normalmente apresenta muita textura e esse ambiente tem muito. O sofá confortável tem uma moldura de madeira e os elementos circundantes variam do vime à serapilheira e ao metal. A mistura é interessante e muito acolhedora.
20. Assentos discretos.
Embora os assentos certamente não precisem ser confinados a um toco ou pedra dura (o epítome dos assentos “naturais”, não?), é melhor mantê-los neutros e discretos em um espaço rústico. Linhas limpas, tecidos simples e conforto são considerações primordiais para móveis de assento rústicos.
Os assentos da mesa de jantar em uma casa rústica são normalmente discretos, mas isso não significa que sejam feitos de materiais de menor qualidade. Esta cadeira é feita à mão em madeira e couro, dando o toque certo e tendo potencial para ser uma herança de família.
21. Acentos que imitam a natureza.
Para pequenas mudanças que fazem uma grande diferença no esquema geral de decoração, você pode selecionar peças de destaque que imitem a natureza. Pense em uma luminária de casca de bétula ou puxadores de gaveta de latão em forma de galhos para obter alguns detalhes inspirados na natureza. {encontrados em tamaramackdesign}.
Adicionar detalhes que imitem a natureza são ótimos para qualquer espaço, mas principalmente para casas rústicas. Esta peça de madeira natural foi transformada em plantador para suculentas e seria ideal para estilizar uma mesa de centro.
22. Madeira recuperada de celeiro.
Há algo de inspirador e reconfortante num pedaço de madeira que foi tornado áspero ao longo dos anos pelos elementos naturais – chuva, vento, sol, neve. A madeira do celeiro, em particular, tende a mostrar a sua idade de uma forma humilde e chique. Considere encontrar uma maneira de incorporar madeira recuperada de celeiro (ou madeira flutuante ou similar) em seu espaço.
A madeira reaproveitada ou recuperada tem lugar na decoração de estilo rústico que vai além do arquitetônico. Móveis construídos com madeira recuperada são outra forma de adicionar um elemento de estilo rústico. Este tipo de peças pode ser utilizado para transformar um espaço normal em rústico, principalmente se este ainda não tiver um toque rústico forte.
23. Padrões simples e ousados.
A maioria dos interiores de estilo rústico evita os padrões com babados e exigentes (pense em florais e toile). Em vez disso, de acordo com a simplicidade da natureza, o estilo rústico se beneficiará de padrões ousados, estáveis e simples, como xadrez de búfalo e listras de colchão.
Padrões rústicos, como xadrez de búfalo, são fáceis de incorporar de várias maneiras, inclusive no quarto. Cabeceiras estofadas, saias de cama e almofadas são opções.
24. Têxteis tecidos.
Nada diz “rústico” como uma peça feita à mão. (Ou, pelo menos, a aparência perfeitamente imperfeita de terem sido feitos à mão.) Cobertores tecidos em um padrão do sudoeste, por exemplo, ficariam ótimos dobrados e empilhados ordenadamente em uma prateleira de madeira.
Como a textura é tão importante, os tecidos são um elemento-chave da decoração de estilo rústico. Na maioria das vezes os têxteis são neutros e terrosos, mas é possível incorporar algumas cores mais ousadas na forma de tecidos étnicos. Eles podem tender um pouco para o boho, mas usados criteriosamente, eles se encaixam perfeitamente.
25. Combinação moderno-rústico.
Combinar os elementos terrosos do estilo rústico com um design moderno e limpo é como casar o melhor dos dois mundos. Mantenha uma planta aberta, mantenha a arquitetura natural exposta e coloque alguns móveis modernos para começar. Grandes janelas são essenciais para criar uma transição perfeita do exterior para o interior.
Imagem da Center Sky Architecture Ltd
Curiosamente, a combinação do rústico com o moderno funciona muito bem. Uma localização rústica, paredes, teto e piso de madeira combinam-se com um moderno conjunto de jantar e um lindo lustre para criar um espaço espetacular.
26. Placas decorativas rústicas.
Pendurar placas nas paredes é uma maneira simples e agradável de adicionar personalidade a um espaço. Uma placa rústica feita de madeira com uma mensagem bonita pode ajudar a fazer com que seus convidados se sintam mais bem-vindos em sua casa ou pode ajudar a preencher um espaço vazio na parede. Este é um design muito bom com tema de outono que você pode fazer facilmente usando tinta branca.
Alguns podem considerar a word art ultrapassada, mas as placas vintage certas ainda têm um lugar como elementos de estilo rústico. Antigos ou reproduções, letreiros que remontam a outra época – mesmo aqueles que incluem néon – são acessórios interessantes para estes espaços.
27. Acessórios artesanais.
A entrada é um ótimo local para uma variedade de diferentes artesanatos e projetos DIY. Por exemplo, algo útil que você pode fazer é um cabide suspenso. Para manter as coisas simples, experimente um design rústico. Você pode usar apenas uma tira fina de madeira ou um pedaço de tábua para o painel traseiro e alguns ganchos de arame. Pinte ou manche a madeira se quiser ou deixe transparecer sua cor natural.
Os acessórios artesanais ficam perfeitos em qualquer estilo de decoração, mas quando se trata de estilo rústico, são indispensáveis. O cuidado e a habilidade colocados nessas peças fazem parte da alma do estilo de decoração rústica.
28. Casca exposta.
Outra ótima maneira de incluir alguns detalhes rústicos sutis na decoração da sua casa é incorporar madeira em alguns projetos e deixar a casca entrar. Isso pode funcionar para coisas como mesas laterais de toras ou itens menores, como este suporte para bolo de madeira, que é perfeito para cupcakes e outras guloseimas. A casca realmente ajuda muito a dar personalidade a esta peça.
Você pode não querer grandes pedaços de casca de árvore em sua casa rústica, mas toques aqui e ali combinam muito com esse estilo de decoração específico. Um acessório como este plantador coberto de banco é muito versátil e adiciona casca suficiente como destaque.
29. Decorações de fatias de madeira.
Fatias de madeira, especialmente aquelas que têm casca nas bordas, são excelentes para todos os tipos de artesanatos e projetos interessantes e bonitos. Se você quiser algo bonito para exibir pela casa, talvez queira fazer uma guirlanda rústica para pendurar na frente de uma janela, como uma espécie de sino de vento.
Claro, você pode usar detalhes decorativos em fatias de madeira, mas por que não elevar esse pequeno elemento a um papel maior em seu espaço? Este console da Global Views é revestido com fatias de madeira, o que lhe confere uma aparência muito terrosa e natural.
30. Uma árvore de Natal de madeira.
Esta árvore ficaria ótima se fosse feita de restos de madeira, troncos ou tábuas recuperadas, porque teria uma aparência rústica mais forte. No entanto, uma árvore de Natal moderna em madeira com um design limpo e simples como este também pode parecer magnífica como decoração para a lareira ou prateleira. É fácil de montar depois que todas as peças são cortadas no tamanho certo.
Outra versão de árvore de Natal de madeira é essa rústica, mas feita em um estilo totalmente diferente. Em qualquer caso, uma árvore de madeira, independentemente da sua construção, é um óptimo complemento no Natal. Alguns podem até ser usados além da temporada de férias.
31. Abóboras de Halloween de madeira.
Também há muitos projetos legais que você pode fazer com madeira na época do Halloween, como essas abóboras rústicas, por exemplo. Eles são bastante… abstratos e não têm o formato de abóboras, mas com certeza se parecem. Está tudo nos detalhes como o caule e as folhinhas de estopa. A cor laranja também ajuda muito.
32. Uma mesa com tocos de árvore.
Esta é provavelmente uma das peças de mobiliário mais fáceis que você mesmo pode fazer em casa. Você pode tornar todo esse projeto ainda mais fácil se deixar a casca no toco em vez de retirá-la e limpar e lixar toda a superfície. De qualquer forma, o importante para isso é encontrar um tronco e tentar deixá-lo o mais plano possível. Você nem precisa adicionar rodízios na parte inferior, embora isso realmente ajude na mobilidade, dado o peso desta mesa de toco.
Os tocos de árvores são peças ideais para bancos e mesas. Este da Sawkille é grande e substancial, mas particularmente distinto é a sua coloração clara. A característica mais atraente podem ser os anéis da madeira, veios e imperfeições naturais.
33. Acessórios rústicos com um toque moderno.
Esta é uma versão mais moderna da barraca de bolo rústica que mencionamos anteriormente. Como você pode ver, o design é mais simples e limpo e a madeira é cuidadosamente lixada e não tem casca exposta nas bordas. Claro, se você preferir um clima rústico mais forte, pode trocá-lo por uma fatia de madeira com aspecto mais áspero e ainda usar a tigela reaproveitada como base.
Alguns acessórios rústicos podem ser um pouco modernos, como essas peças escuras e dramáticas de Jim Szemanski. As formas orgânicas e o acabamento fosco os tornam perfeitos para uma casa rústica.
34. Pernas em gancho.
Pernas em gancho são muito versáteis e ficam ótimas em muitos tipos diferentes de móveis de estilos diferentes. Eles realmente combinam com muitas peças de mobiliário DIY, incluindo aquelas com design rústico, como uma mesa lateral de laje de madeira, por exemplo. É mais leve e esbelta do que uma mesa de toco de árvore, mas semelhante a uma em mais de um aspecto.
Pernas em gancho se encaixam perfeitamente como um elemento de estilo rústico. Este banquinho não tem apenas a textura da pele, mas também as pernas em forma de gancho que combinam com vários estilos de decoração, inclusive o rústico. As curvas do metal leve são suaves e complementam algumas das peças pesadas típicas da decoração rústica.
Os detalhes florais funcionam em qualquer ambiente, e os arranjos naturais e casuais funcionam melhor em um ambiente rústico. O cacho solto colocado em uma jarra básica ou recipiente simples faz um elemento adequado a esse tipo de estilo. Apenas fique longe dos arranjos excessivamente afetados e meticulosamente estilizados que se encaixam em ambientes mais formais.
35. Acentos florais
A decoração com flores combina com todos os estilos, por isso é mais sobre os tipos de flores que você escolhe e como você as exibe. Este é um lindo display rústico, um vaso feito com rodelas grossas de madeira com casca e isopor. É uma decoração de mesa de 4 de julho, mas é claro que o tema pode ser adaptado conforme necessário.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook