Tinta de leite vs. Tinta de giz: qual é a diferença?

Milk Paint Vs. Chalk Paint: What Is The Difference?

A pintura é uma parte tão importante da remodelação e reaproveitamento que todos deveriam conhecer os fundamentos da pintura. Mas quando se trata de escolher tintas, a maioria das pessoas não sabe que nem todas as fórmulas de tintas são iguais.

Milk Paint Vs. Chalk Paint: What Is The Difference?

Duas tintas bastante populares hoje em dia são a tinta láctea e a tinta giz. Essas duas tintas são frequentemente confundidas entre si por vários motivos, dos quais falaremos mais adiante. Por enquanto, vamos decompô-los.

O que é tinta láctea?

A verdadeira tinta láctea é feita com proteína do leite, também conhecida como caseína, além de cal, cientificamente carbonato de cálcio. Em seguida, são adicionados pigmentos, bem como um conservante natural como o bórax, para prolongar a vida útil.

Ao começar a aplicar tinta láctea, você pode se desviar do cheiro leitoso, pois se trata realmente de uma tinta à base de leite, mas não se preocupe, ela seca sem cheiro. O cheiro leitoso compensa a falta de produtos químicos e elementos tóxicos.

No entanto, ao contrário da maioria das tintas vendidas em latas, a tinta láctea é normalmente vendida em pó em pacotes. Geralmente você precisa adicionar água. Isso só prova que a mistura é natural, pois vendê-la misturada pode estragá-la.

A tinta láctea tem pouco brilho e dá uma aparência desgastada, muito parecida com a cal, só que mais rica. Ao terminar a pintura, os móveis pintados com leite durarão muito tempo e a aparência desgastada não ficará mais desgastada.

O que é tinta de giz?

What Is Chalk Paint

A tinta de giz é semelhante à tinta de leite. Mas é uma tinta muito específica, até mesmo de marca, criada em 1990 por uma mulher chamada Annie Sloan. A marca Annie Sloan Chalk Paint é a tinta de giz oficial com marca registrada.

Quando você ouve o termo tinta de giz, geralmente se refere à tinta de quadro-negro, que cria uma superfície que pode ser escrita com giz e se parece com um quadro-negro. Esta também é uma pintura muito interessante.

Mas quando se trata de Chalk Paint, que chamaremos de tinta de giz, existe um acabamento fosco que pode vir em qualquer cor e geralmente é finalizado com cera. Os ingredientes são únicos e provavelmente uma receita especial de Annie Sloan.

Tinta de leite vs. Pintura de giz

Milk Paint Vs. Chalk Paint

A tinta láctea e o quadro-negro têm aparência muito semelhante, mas também têm suas diferenças. Ambas as tintas secam rapidamente e são ecologicamente corretas. Mas esta não é a maior semelhança entre eles.

As tintas à base de leite e de giz funcionam melhor em madeira, mas podem ser usadas em uma variedade de superfícies. Eles fornecem um acabamento bastante vintage e ficam incríveis em móveis que você deseja encaixar em uma casa de fazenda ou em um ambiente surrado.

Diferenças entre tinta láctea vs. Pintura de giz

A tinta láctea é muito, muito mais antiga que a tinta giz. Na verdade, a tinta láctea é quase tão antiga quanto o leite. Como o limão e a proteína do leite, os únicos dois ingredientes necessários, são antigos, a tinta láctea também o é, remontando pelo menos aos tempos coloniais.

Por não ser marca registrada nem estar em latas grandes, a tinta láctea costuma ser um pouco mais barata do que a tinta giz. Provavelmente, isso ocorre porque a tinta láctea pode ser copiada, enquanto a tinta giz é exclusiva de Annie Sloan e sua equipe.

Quanto à textura, a tinta de giz é um pouco mais espessa, embora tanto a tinta de leite quanto a de giz sejam finas em comparação com outras tintas. Às vezes, isso é preferido para que os tons dos móveis brilhem, dando uma textura única.

Se você quiser uma aparência ainda mais desgastada que ocorra naturalmente, a tinta láctea é uma aposta melhor. Ele racha, lasca e se desgasta para formar aquela mobília perfeita em estilo de casa de fazenda. Não conte com a adição de várias camadas para cobertura total.

Quando se trata de tinta com giz, você pode realmente controlar o incômodo. Se você quiser um visual ainda mais desgastado para os móveis com tinta de giz, terá que lixá-los, o que lhe dará controle total sobre a aparência vintage do item.

Usando tinta láctea

Use of milk paint

A tinta láctea funciona muito melhor em madeira do que outros materiais, especialmente madeira crua que é um pouco porosa. A tinta láctea não precisa de primer antes de pintar, e o primer irá realmente destruir o processo de desgaste.

O que você pode precisar adicionar é um agente de ligação que ajudará a tinta láctea a aderir a superfícies não porosas, como vidro, metal e plástico. A tinta láctea não aderida não adere bem a nada além de madeira porosa.

Depois de misturar a tinta láctea, você deve usá-la em um dia. Não é recomendado para uso em paredes e funciona melhor em móveis. Isso não é uma coisa ruim porque um item especial pode fazer maravilhas por sua especialidade.

Passo 1: Preparar a Superfície

Felizmente, você não precisa fazer muito além de limpar e secar a superfície que está pintando. No entanto, pode ajudar se você lixar a madeira com uma lixa de grão 150 a 220. Faça isso se quiser uma aparência mais desgastada.

Etapa 2: misture a tinta

Combine quantidades iguais de pó e água e, em seguida, adicione um agente de ligação se estiver pintando em algo que não seja madeira sem acabamento. É melhor usar um misturador acoplado a uma furadeira para misturar a tinta, pois você não quer grumos.

Etapa 3: deixe sentar

Deixe a tinta láctea descansar por 15 a 30 minutos. Isso permite que os pigmentos se dissolvam adequadamente e que a textura se estabeleça e esteja no seu auge. Após esse período, use a tinta o mais rápido possível, pois ela pode estragar.

Etapa 4: aplique a primeira demão

usando um pincel de cerdas naturais, aplique a primeira demão da mesma forma que faria com tinta ou cal. Ele seca em uma hora, então você não precisa esperar muito antes de aplicar outra demão se quiser um efeito mais pesado.

Etapa 5: alisar e selar

Se quiser um aspecto mais liso e uniforme, remova os flocos com uma espátula. Eles ocorrerão naturalmente e descascarão naturalmente, por isso é melhor remover os pedaços soltos agora, antes que façam bagunça no chão.

Agora você pode lixar levemente a área e optar por selar ou não. A vedação é opcional e pode adicionar uma camada protetora. A tinta é durável, mas adicionar um selante é sempre uma boa ideia, principalmente se quiser um acabamento brilhante.

Como usar tinta de giz

How To Use Chalk Paint

Ao contrário da tinta láctea, a tinta giz também pode ser usada nas paredes. Pode funcionar como qualquer tipo de tinta para interiores, mas tem um visual fosco e levemente vintage. É uma escolha segura para uso em quase todos os materiais.

O melhor é que você pode usar sobre qualquer outra tinta, não precisa ser uma superfície porosa e a outra tinta não precisa ser removida. Você pode simplesmente pintar sobre qualquer superfície limpa como mágica e vai adorar o visual.

Passo 1: Prepare a área

Ao contrário de outras tintas que emitem vapores tóxicos que são melhor liberados ao ar livre, a tinta de giz seca melhor em ambientes fechados. Portanto, use-o dentro de casa. Apenas lembre-se de colocar um pano no chão, sob os móveis ou paredes.

Em seguida, remova todas as ferragens dos móveis ou acabamentos das paredes. Você deseja ter apenas o que deseja que seja pintado na superfície. Isso inclui interruptores de luz e tampas de tomadas que muitas vezes são pintadas involuntariamente.

Etapa 2: lixar (opcional)

Geralmente você pode pular o primer e o lixamento, mas se quiser uma aparência mais desgastada, você precisará lixar a superfície. Se você estiver pintando sobre tinta brilhante ou laminado, é recomendável lixá-lo.

Ao lixar, use uma lixa de grão 150 ou algo ainda mais fino. Você não quer desbaste demais, apenas dê à tinta algo para segurar. Lembre-se, você sempre pode tentar renunciar ao lixamento.

Etapa 3: limpar

Utilize um pano macio bem umedecido com água e sabão para limpar todo o móvel ou a parede. Depois disso, use um pano novo úmido para enxaguar. Em seguida, seque bem com um pano seco ou deixe secar ao ar para obter resultados ainda melhores.

 

 

Etapa 4: comece a pintar

A maioria das pessoas opta por usar uma escova macia para móveis e um rolo para paredes. Se você estiver trabalhando ao ar livre, um pulverizador também pode funcionar. A tinta de giz é fina o suficiente para um pulverizador e espessa o suficiente para um rolo.

Ao usar um pincel, o que é mais comum, mergulhe-o na tinta e bata-o na borda da lata. Você pode fazer o mesmo mesmo se mover a tinta para outro recipiente para carregá-la com você. Mergulhe e toque.

Etapa 5: finalizar a pintura

Você quer trabalhar com casacos uniformes começando de uma ponta e indo até a outra. Dessa forma, sempre que você decidir optar por outra demão, poderá facilmente começar pelas partes mais secas. Dessa forma, você pode ter casacos uniformes.

A maioria das pessoas aplica apenas uma camada de tinta de giz, mas você pode passar com duas ou mais se preferir a aparência mais espessa. No entanto, sempre será fosco, a menos que você adicione uma camada de cera ou selante, o que nos leva ao próximo ponto.

Etapa 6: personalizar

Embora a vedação não seja necessária, muitas vezes é recomendada. Isso garantirá que os móveis durem muito mais tempo. Apenas certifique-se de que se você gosta do visual fosco, use um selante que proteja e não brilhe com brilho.

Fora isso, depende de você. Se quiser um visual ainda mais desgastado, você pode lixar levemente os móveis. Quer uma cor diferente por baixo da angústia? Pinte com uma cor de giz e depois com outra. Lixe a camada superior e pronto!

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook