Desde os dias das casas de toras rudimentares até as modernas casas de madeira de hoje, a madeira tem sido um material de construção residencial preferido durante séculos. Seu apelo terroso, aparência natural e sensação calorosa são características ideais para elevar a fachada de uma casa minimalista.
O perfil destas casas modernas é tipicamente angular e por vezes severo, pelo que o seu revestimento em madeira aquece a sensação geral e ajuda-as a misturar-se com a paisagem de uma forma mais natural. Existem diferentes formas de incorporar a madeira, mas, em última análise, todas conduzem a uma casa atraente e acolhedora.
Casa Roprachtice com empena
Situada entre as montanhas Jizera, na República Tcheca, esta casa revestida com tábuas verticais de madeira é ideal para observar o prado adjacente e a vista além. As linhas do telhado de inclinação acentuada acompanham os contornos do terreno, o que é comum nas residências desta área. O telhado de duas águas é unificado com o resto da estrutura graças às longas tábuas que cobrem o ângulo acentuado. No segundo nível, uma mansarda única, superdimensionada em todos os sentidos, faz das montanhas um ponto focal de dentro da casa. E, no interior, a madeira é utilizada para suavizar os espaços angulares com vigas inacabadas e móveis rústicos.
Casa tcheca construída em pedra
Construída com os mesmos materiais utilizados no tradicional chalé da região, esta estrutura despojada é revestida em madeira naturalmente desgastada. A casa, situada perto de Hejnice, na República Checa, é única porque está situada sobre pedestais, suspensa sobre a borda, como se tivesse sido empurrada para fora da borda. O exterior da casa é coberto por tábuas verticais de lariço, realçadas por modernas esquadrias cinzentas e também por um telhado metálico. As altas janelas que percorrem toda a extensão da casa oferecem vistas panorâmicas do vale além. Tanto a madeira como a pedra ajudam a integração da casa porque o terreno é bastante rochoso. O interior da casa também utiliza generosamente a madeira para dar personalidade aos quartos, com piso de madeira polida, acabamentos em madeira e vigas de madeira natural no teto.
Cabana Islandesa Inclinada
Revestida com os mesmos tons de cinza que muitas vezes obscurecem a paisagem circundante, esta cabana islandesa no norte do país é uma maravilha moderna de três picos projetada pelo Studio Arkis. Localizada do outro lado da baía de Akureyri, a Villa Lola também tem três apartamentos com vista para o mar. As paredes e o telhado têm acabamento em madeira de lariço pré-temperada até à sua cor cinzenta natural. A casa fica em meio às mudanças naturais do terreno, onde é sazonalmente realçada por gramíneas, ervas daninhas e bosques que foram em grande parte deixados intactos. Construída com materiais sustentáveis, toda a estrutura é construída em madeira, com exceção de uma parede de concreto que confere maior estabilidade à casa. No interior, o piso de madeira clara mantém o interior luminoso e acrescenta calor aos espaços modernos.
Refúgio compacto e moderno na montanha
Com um toque de inspiração escandinava, a Villa Boréale é uma cabana minimalista em Charlevoix, em Quebec, Canadá. Conhecida por suas vistas, florestas e esqui, a área é o local ideal para uma casa de férias em madeira. Com a silhueta limpa de uma estrutura moderna de celeiro, a casa, projetada pela Cargo Architecture, apresenta madeira natural clara aplicada verticalmente. Contrastes dramáticos são proporcionados pelo revestimento de metal preto feito de aço com acabamento fosco. As janelas estão estrategicamente localizadas para aproveitar ao máximo as vistas e a luz natural. No interior, a casa mantém a sensação minimalista nas áreas de estar com móveis simples e design elegante de cozinha. A casa de madeira combina perfeitamente com o ambiente arborizado e oferece tudo o que uma família precisa durante uma escapadela na montanha.
Vista para o mar no topo da colina
Situada no topo de uma colina com vista para o oceano em Hvaler, Noruega, esta casa triangular fica num terreno sem adornos, enfatizando a sua natureza saliente. Com acabamento em madeira natural que vai envelhecendo até uma pátina cinza natural, as cores lembram o mar e o céu da região. A silhueta inusitada, projetada por Reiulf Ramstad Architects, inclui janelas apenas no centro, circundando um pátio externo que fica precisamente no meio da casa. A aparência severa e geométrica é suavizada pelo exterior de madeira. No interior, o espaço é feito em madeira do chão ao teto, envolvendo os moradores de aconchego e natureza em todos os cômodos angulares da casa.
Retiro no Fim do Mundo
O extremo sul da Ilha de Skye, na Escócia, parece um pouco o fim do mundo, o que agrada aos proprietários. Eles trabalharam com Dualchas Architects para criar esta estrutura de um único andar orientada horizontalmente. A casa tem acesso à costa e vistas extraordinárias de Knoydart, Morar, Ardnamurchan e da costa até a ilha de Eigg. Apesar do fato de que a maioria dos edifícios locais são de empena, este projeto minimalista apresenta um perfil retangular de múltiplos edifícios interligados, revestidos por painéis de madeira de lariço orientados horizontalmente. O desenho geral enquadra-se na paisagem e inclui uma sala mais baixa que o resto da casa, seguindo o contorno natural do declive. Grandes janelas e alcovas profundas permitem muitas vistas e áreas protegidas para sentar ao ar livre em todos os tipos de clima. O interior é decididamente minimalista, concentrando todas as atenções nas vistas exteriores.
Cabana de montanha o ano todo
Esta cabana norueguesa não está apenas situada na floresta, mas também está totalmente focada na madeira como material tanto por dentro quanto por fora. Situada nas montanhas acima da vila de Ål, a casa de formato simples projetada por Reiulf Ramstad Architects apresenta dois edifícios separados, um com todos os espaços comuns e o segundo dedicado aos espaços de dormir. Cada edifício está implantado em um nível diferente, seguindo a topografia do terreno. O interior simples é feito em compensado inacabado, enquanto os outros elementos principais – a lareira e a ilha da cozinha – são feitos de concreto derramado no local. Grandes janelas pontuam as laterais e o edifício principal é coberto em cada extremidade por uma parede inteira de vidro ininterrupto, fazendo parecer que o interior faz parte do exterior. A natureza bruta de toda a madeira utilizada ecoa o ambiente natural da floresta.
Casa de verão austríaca
Um cubo pontiagudo situado no sul da Áustria serve como um retiro minimalista, situado discretamente na paisagem. O exterior da casa é maioritariamente trabalhado em madeira e foi desenhado por Judith Benzer Architektur, inspirado nas casas de vinho da região. As tábuas horizontais de lariço complementam a paisagem, principalmente no inverno frio, quando a casa não é utilizada e o exterior foi pensado para fechar totalmente as janelas com as venezianas dobráveis que ficam niveladas quando fechadas. Eles também podem ser usados no verão para proteger da luz e do calor. O único pátio de madeira, em forma de sombra do edifício, acrescenta um elemento de madeira ao espaço exterior. No interior, muito concreto aparente e aço são utilizados em seu estado bruto e sem adornos, mantendo a estética minimalista.
Cabine Polar Pré-fabricada Rústica
Parecendo um pouco uma criatura com uma concha facetada, esta cabana de madeira, chamada Varden, ostenta uma estrutura pré-fabricada. Situada na montanha Storfjellet, na Noruega, a cabine foi projetada para ecoar o ambiente rigoroso e ao mesmo tempo ser capaz de resistir ao inverno ártico. Projetada pela Spinn Arkitekter, a estrutura tem impacto mínimo ao meio ambiente e é construída com materiais sustentáveis. A cabana, de 15 metros quadrados, é construída com 77 painéis de madeira que se encaixam como um quebra-cabeça. Uma espessa laje de concreto serve como base estável e uma pequena rampa leva ao deck em frente à casa. No interior, a estrutura de madeira e os móveis de madeira criam “um ambiente acolhedor e convidativo”, aquecido e iluminado apenas por um pequeno fogão a lenha e velas.
Uma imponente casa de família
O exterior de madeira escura desta casa é imponente e desmente o que está dentro: um interior luminoso e cheio de madeira natural. A parte externa desta casa alta com tábuas verticais é revestida de cedro vermelho pintado. Projetada pelo arquiteto Katsutoshi Sasaki para sua própria família, a casa em Toyota, província de Aichi, no Japão, é chamada de T Noie por seu formato em T. A casa alta e estreita parece principalmente uma extensão ininterrupta de tábuas de madeira porque todas as janelas estão no topo das paredes, exceto a porta de vidro deslizante de um lado. O interior luminoso e em plano aberto é revestido com compensado natural Falcata e tem um teto imponente de oito metros de altura. Uma escada em caracol sobe do chão ao teto com quartos dispostos em plataformas de várias alturas, sendo as principais áreas de estar no piso térreo.
Obra-prima holandesa alta e escura
Com inclinação íngreme e revestida de madeira enegrecida, esta casa em Amsterdã tem um telhado inesperado e janelas abundantes. Situada numa antiga zona industrial, a casa, criada pelo arquitecto holandês Chris Collaris, ocupa uma área de apenas 60 metros quadrados. A casa tem, na verdade, três andares por dentro, graças a um pequeno estúdio sob o telhado pontiagudo, revestido com o mesmo pinheiro preto encerado. Ao exagerar a saliência do telhado de um lado, aumenta o volume e acrescenta altura e espaço à casa. Molduras de janelas pretas minimalistas e pequenas calhas incorporadas nas bordas do telhado mantêm a aparência limpa e elegante. No interior, a estética tem um enfoque mais recuperado, com piso de concreto e muitos móveis criados com materiais reciclados.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook