Com vista para uma praça tradicional e para a paisagem montanhosa, este apartamento italiano é um contraste estilístico com o seu design moderno e elementos angulares. Recentemente renovado, o espaço pretende servir como um pied-à-terre, flexível em termos de alojamento e dedicado à fruição da cidade piemontesa. Na verdade, o plano aberto e o design elegante criam uma excelente base para uma escapadela relaxante.
Propriedade de um jovem empresário de Cuneo, o apartamento de 55 metros quadrados tem uma localização invejável, com vista para a Piazza San Paolo em Alba. Estar perto da zona histórica da cidade, conhecida pela sua comida e vinho, significa que o apartamento é muito conveniente para inúmeras discotecas e restaurantes. Ao longe, a área montanhosa de Langhe, a sudeste do rio Tanaro, cria uma silhueta paisagística relaxante. Ao projetar a reforma, a tIPS Architects concebeu um plano aberto que dedicou o máximo possível da área ao espaço habitacional. A área de estar única e multifuncional está orientada para a vista da praça, com a loggia fora da sala de estar.
Na verdade, metade da superfície de todo o apartamento é dedicada ao conceito open space, que aproveita ao máximo o espaço disponível incorporando mobiliário e armários desenhados especificamente para o apartamento. À medida que os arquitetos desenhavam o projeto de cada cômodo, eles também desenhavam os móveis. A cozinha é constituída por um único elemento de grande dimensão que se estende até à entrada. Todas as portas desta unidade se abrem para revelar o amplo espaço de armazenamento, mesmo nos cantos da cozinha. A divisão clara do apartamento faz com que a entrada seja articulada e faça parte do corredor e do banheiro.
A sala segue uma paleta neutra, ideal para este estilo de apartamento em plano aberto. O armário embutido flutua ao longo da parede e uma televisão de tela plana é o elemento principal da grande parede. Obras de arte menores estão penduradas na parede oposta. Acima da mesa de jantar, grandes pingentes de arame acrescentam silhuetas arredondadas ao ambiente e lançam sombras muito interessantes no teto. Acessórios como esses às vezes podem ser um desafio porque precisam se misturar com todas as partes do espaço. Aqui, os pingentes têm um visual rechonchudo, quase inflado, que combina tanto com a cozinha e área de jantar quanto com a sala de estar.
Quando há uma vista para ser vista, é importante organizar os assentos de uma forma que permita apreciá-la. Neste apartamento, a reforma foi pensada para que o sofá pudesse ser posicionado de forma a ter vista pela janela, mantendo o fluxo de trânsito aberto no espaço.
Uma das portas daquele móvel de cozinha preto é na verdade a porta do quarto, um pouco como uma passagem secreta que os designers chamam de “obra-prima do design de interiores”. A forma como preserva a privacidade da zona de dormir realça a divisão entre os dois tipos de zonas da casa. O espaço do quarto é particularmente minimalista e modesto precisamente porque o foco estava na criação do máximo de espaço possível dentro dos limites do apartamento. Além da cama e das portas espelhadas do armário, uma luminária de cabeceira suspensa exclusiva – a Neuro de Davide Groppi para Flos – fornece luz para leitura e a mesa de cabeceira anexa é suficiente apenas para o necessário.
Seguindo os temas da descoberta e da ilusão perceptiva, o design parece um espaço expositivo graças à iluminação que utiliza projetores e difusores nos trilhos ao longo do teto rebaixado. Tanto no quarto quanto no banheiro, as luminárias Flos foram customizadas para proporcionar o tipo de iluminação adequado para cada ambiente sem serem intrusivas.
O design do banheiro foi inspirado em uma tradição que acompanha a propriedade: uma antiga pia genovesa feita de mármore de Carrara. A bacia fazia parte da cozinha original do apartamento e não estava em bom estado. Uma oficina de mármore local limpou e restaurou meticulosamente a bacia para uso no novo banheiro. Em vez de uma penteadeira de banheiro tradicional, os designers criaram uma peça de mobiliário que se adapta ao formato da pia, lembrando os suportes antigos que provavelmente foram usados para segurar a pedra pelo artesão que a criou. As ferragens montadas na parede realmente destacam o estilo antigo, mas a aparência geral é excepcionalmente moderna.
Acima da pia, um enorme espelho de cinco metros de comprimento faz com que o banheiro pareça duas vezes maior do que realmente é. Isso é especialmente aprimorado porque reflete a parede de vidro do chuveiro próxima a ele.
Este apartamento italiano é um exemplo maravilhoso de como um design fabuloso pode fundir o tradicional com o moderno de uma forma super elegante e atraente.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook