Nem sempre é fácil pensar em tudo. Mas manter a sua família segura é sempre fácil de lembrar porque é a principal prioridade. Então, quando se trata da sua casa, também será nisso que você pensará primeiro.
Você pode ter removido o amianto do isolamento do teto, mas já pensou em tinta com chumbo? Muitas casas antigas têm paredes pintadas com tinta com chumbo que começou a lascar e pode causar graves problemas de saúde.
O que é tinta com chumbo?
A tinta com chumbo existe desde 1600. Foi usado pela primeira vez porque as pessoas aprenderam que adicionar chumbo à tinta a tornava muito durável. Tudo isso é bom e bom, mas hoje sabemos muito melhor. Portanto, não permitimos a fabricação de tinta com chumbo.
Quando chegou a década de 1900, as autoridades de saúde perceberam que a tinta com chumbo pode estar causando alguns problemas. Então, em meados do século, eles aprenderam exatamente o quão perigosa a tinta com chumbo poderia ser para os humanos.
Não só poderia causar problemas menores, mas também poderia levar a danos cerebrais e falência de órgãos. Finalmente, em 1978, a tinta com chumbo foi proibida e não pôde mais ser vendida ao público. O que foi incrível.
No entanto, muitas casas ainda tinham tinta com chumbo, deixando muitos preocupados com suas famílias. As pessoas começaram a testar a presença de chumbo na tinta logo depois, para saber se a tinta deveria ser removida ou se era segura.
Quando a tinta com chumbo é perigosa?
Embora a tinta com chumbo seja conhecida por ser perigosa, a maioria das pessoas não entende que ter tinta com chumbo em sua casa não significa necessariamente que sua família esteja em perigo. É mais complicado do que isso.
Se a tinta estiver em bom estado, se estiver selada e não descascando, provavelmente não causará problemas. O problema ocorre quando a tinta começa a descascar, formando lascas que viram pó. A poeira é então inalada e ocorre envenenamento por chumbo.
É sempre uma boa ideia testar se há chumbo na tinta se ela tiver sido aplicada antes de 1978. No entanto, às vezes, é simplesmente melhor pintar sobre a tinta com chumbo em vez de removê-la. Como removê-lo representa seu próprio risco se for feito de maneira inadequada.
Sua melhor aposta é contratar um serviço de remoção de tinta com chumbo certificado pela EPA. Eles removerão a tinta de uma forma muito segura. no entanto, isso tem um custo. Se você não puder pagar, removê-lo sozinho pode funcionar. Apenas tenha muito cuidado.
Sinais de envenenamento por chumbo
Existem muitos sinais de envenenamento por chumbo que podem ser atribuídos a outra coisa. Mas se você teme ter sido exposto, aqui estão alguns sinais que você mesmo pode observar para saber se deve consultar um médico.
Sinais leves de envenenamento por chumbo
Dor Fraqueza muscular Parestesia (sensação de “alfinetes” e “agulhas”) Dor abdominal Náuseas Vômitos Diarréia Prisão de ventre Falta de apetite Perda de peso
Sinais graves de envenenamento por chumbo
Perda de memória ou concentração de curto prazo Depressão Dor abdominal Perda de coordenação Dormência e formigamento nas extremidades Fadiga Problemas de sono Dor de cabeça Estupor Fala arrastada Anemia “Matiz de chumbo” da pele com palidez Uma linha azul ao longo da gengiva, com bordas pretas azuladas para os dentes, conhecidos como linha de Burton Pressão alta Declínio no funcionamento mental Perda de memória Transtornos de humor
Como remover tinta com chumbo
A remoção da tinta com chumbo não é tão difícil quanto pode parecer. A parte mais importante é fazer as coisas com segurança. Caso contrário, é apenas um trabalho que qualquer um pode realizar. Dito isto, nunca deixe crianças ajudarem na remoção de tinta com chumbo.
Passo 1: Remover Móveis
Antes de começar a remover a tinta com chumbo, é importante limpar o ambiente. Tire os móveis, os tapetes e tudo mais. Se as lascas de tinta caírem nos móveis, você não se livrará do problema.
Depois de retirar tudo, estenda uma folha de plástico grossa ou, melhor ainda, coloque um pano no chão. Panos são simplesmente melhores do que lençóis de plástico porque há menos acidentes envolvidos com um pano.
Etapa 2: Ventilar e “Desventilar”
Desligue os sistemas de aquecimento e resfriamento para que as lascas de tinta com chumbo não se espalhem. Em seguida, cubra todas as aberturas com plástico ou fita adesiva que estão no telhado. Você também pode fechar a porta e colocar uma toalha embaixo dela.
Por fim, é uma boa ideia abrir uma janela e colocar um ventilador apontando para fora dela. Isso ajudará a evitar que você fique preso dentro da área com toda a tinta com chumbo, ao mesmo tempo que oferece circulação de ar. Mas não é necessário se você limpar depois.
Etapa 3: prepare-se
Proteger-se é provavelmente ainda mais importante do que proteger o ambiente. Portanto, use uma máscara respiratória com classificação de chumbo, não uma máscara de construção ou máscara médica. Precisa ser equipado e com filtro HEPA.
Você também deve usar óculos de proteção e luvas de borracha. Usar roupas velhas que você possa jogar fora também é uma boa ideia. Por fim, pegue um balde com água morna e sabão para ter por perto em caso de acidentes.
Etapa 4: tinta úmida
Como no verbo molhar em vez do adjetivo. Pulverize a tinta que está lascando ou descascando com um borrifador de água. Trabalhe em áreas muito pequenas de cada vez e trabalhe apenas com tinta úmida. Pulverize e depois trabalhe.
Trabalhar a seco pode ser melhor, mas deixar o HVAC ligado também será. Mas também não é uma boa ideia. Proteja-se trabalhando com a parede molhada para manter as coisas contidas e evitar que o pó de chumbo flutue.
Etapa 5: raspar e pintar com areia
Agora, depois de molhar uma área, raspe a tinta com um raspador manual. Basta raspar qualquer tinta que possa descascar quando molhada. Você não precisa pegar tudo porque a tinta com chumbo não fará mal a menos que seja solta.
Depois de raspar uma área, borrife novamente e lixe com uma esponja de lixa. Isso levará mais tempo do que se você estivesse lixando a seco, mas o lixamento a seco pode ser perigoso com tinta com chumbo. Portanto, siga este método.
Etapa 6: limpar a área
Conforme você avança, pegue aquele balde de água morna e lave a área depois de lixar. Você deseja repetir o processo de raspagem e lixamento até que a tinta não descasque mais sem esforço. Então você pode seguir em frente.
Ao fazer isso, limpe a área com água morna e um pano limpo ou esponja. Tenha alguém por perto para substituir o balde de água regularmente, descartando-o de maneira adequada e usando máscara e equipamento de proteção.
Etapa 7: limpe a sala
Depois de terminar, deixe o equipamento ligado e aspire com um aspirador HEPA certificado. Mesmo que pareça bobo, você deseja usar este aspirador especial, não aquele com o qual aspira sua casa.
Também pode parecer bobagem dizer que você deve aspirar o pano. Mas aspirar o pano ou o lençol deve ser feito para conter o máximo possível de lascas de tinta com chumbo, mesmo depois.
Etapa 8: Concluir
Remova o pano e a fita adesiva e coloque-os imediatamente em um saco de lixo. Antes de descartar tudo, pergunte como você deve fazer isso. Alguns lixões não permitem o descarte de tinta com chumbo.
Talvez seja necessário contratar uma equipe especializada para removê-lo para você. Se isso for irritante, lembre-se de que provavelmente é o melhor. Você se protege ao remover a tinta, então faça a sua parte e proteja os outros também.
Pintura sobre tinta com chumbo
Às vezes, pintar sobre tinta com chumbo é melhor do que remover a tinta com chumbo. O que você quer fazer é a opção mais segura. Mas saber o que é isso nem sempre é fácil. Vamos conversar sobre quando remover a tinta e quando pintar por cima.
Sempre teste a presença de chumbo na tinta antes de fazer qualquer coisa com ela. Você pode pedir a alguém para testá-lo ou testá-lo você mesmo com um kit DIY que pode ser adquirido na loja de ferragens. Se você tomar cuidado, qualquer uma das opções funciona.
Quando você decidir que pintar é a melhor opção, use equipamento de proteção como se estivesse removendo-o. Além disso, nunca lasque ou descasque a tinta com chumbo. É isso que o perturba e causa problemas.
Se a tinta já estiver lascada ou descascada, não pinte. Contrate uma empresa para removê-lo ou remova-o você mesmo seguindo as etapas fornecidas acima. Você deseja que todos os pedaços soltos sejam removidos o mais rápido possível para evitar problemas de saúde.
Se você tem filhos, peça-lhes que fiquem na casa de um amigo quando estiver trabalhando com tinta com chumbo, mesmo que esteja pintando por cima. Como o envenenamento por chumbo é muito mais perigoso para as crianças do que para os adultos, mantenha as crianças afastadas.
Serviço de remoção de tinta com chumbo
Já falamos sobre os serviços de remoção de tinta certificados pela EPA que você pode contratar, mas eles realmente precisam ser mencionados novamente. Esta é de longe a melhor opção porque é a opção mais segura e a segurança sempre vale a pena.
Você pode pensar que sabe como remover tinta com chumbo com segurança, mas nunca será capaz de fazê-lo tão bem quanto aqueles que possuem o equipamento adequado e foram treinados para o trabalho. Portanto, nunca os cancele.
Na maioria das vezes, você não pagará mais do que algumas centenas de dólares pela remoção da tinta com chumbo, mas algumas empresas cobram mais por causa dos riscos à saúde. Portanto, faça uma cotação antes de decidir se vale a pena ou não.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook