Se sua casa tem tetos inerentemente baixos (como em um porão), ou se seus tetos têm altura média, mas você deseja que pareçam mais altos, você pode estar procurando maneiras de dar a aparência de altura.
Existem tantas maneiras diferentes de ajudar nessa alusão quanto diferentes espaços com teto baixo. Às vezes, as estratégias são completamente opostas, o que pode ser frustrante. Mas se você continuar lendo, tendo em mente o seu próprio espaço, achamos que você será capaz de descobrir algumas dicas que funcionarão para você.
Tipos de teto comuns
Teto suspenso/rebaixado
Este é um tipo de teto que fica pendurado em uma grade de metal abaixo do teto existente, como uma espécie de segunda camada. É mais comumente usado em edifícios de escritórios e espaços comerciais onde se destinam a ocultar encanamentos ou fios. Eles também costumam ser combinados com placas acústicas.
Teto em caixotões
Este tipo de teto tem um aspecto clássico e elegante e é frequentemente associado a espaços como bibliotecas ou hotéis. Também pode ser instalado em residências onde agrega um toque sofisticado e luxuoso ao espaço. Um teto em caixotões é feito de uma grade de painéis invertidos e molduras e geralmente é feito de madeira.
Teto da bandeja
Um teto de bandeja tem camadas e é chamado assim porque na verdade se parece com uma bandeja invertida. Neste caso, o centro do tecto é mais alto e desce em torno dos lados que estão posicionados num nível mais baixo. Isso adiciona profundidade ao ambiente e também pode ajudar a fazer o teto parecer mais alto. Também faz com que os espaços pareçam um pouco mais dramáticos e interessantes.
Catedral/teto abobadado
Talvez o tipo mais dramático de todos, o teto da catedral é adequado para espaços grandes, mas também pode ser adaptado para áreas menores. Eles são altos e dramáticos e têm formato de V invertido com laterais inclinadas para baixo. Eles são lindos, atraentes e definitivamente causam uma forte impressão.
Teto abobadado
Um teto abobadado tem uma espécie de formato de cúpula. É côncavo e possui bordas curvas em vez de ângulos retos ou agudos, o que cria uma transição suave entre o teto e as paredes. O teto abobadado torna o espaço mais convidativo e aconchegante por causa de suas linhas suaves.
Teto de galpão
Isso também é conhecido como teto de inclinação única e é fácil entender o porquê. Começa no ponto alto de uma das paredes e desce em direção à parede oposta, criando um declive. Ele só vai em uma direção, então é um pouco como a metade de um telhado inclinado clássico nesse sentido.
Teto com vigas
Este é talvez o tipo de teto mais tradicional. Você pode reconhecê-lo pelas vigas expostas que chamam a atenção para o teto. Estas vigas podem ser portantes ou simplesmente decorativas, dependendo do estilo e estrutura da divisão.
Teto liso e convencional
Claro, devemos mencionar também o tipo de forro convencional que é o mais comum de todos nas residências e espaços residenciais em geral. É econômico e versátil e é simples e plano. Ainda assim, isso não significa que deva parecer chato. Há muitas maneiras de decorar um teto convencional para torná-lo mais alto ou mais interessante.
DICAS DE ARQUITETURA PARA FAZER O TETO PARECER MAIS ALTO.
1. Descubra o esqueleto arquitetônico do teto.
Especialmente se você é um fã do estilo industrial, ou se canos e dutos expostos fazem seu coração palpitar, um teto “bruto” não apenas melhorará essa aparência, mas provavelmente também lhe dará mais espaço físico.
2. Use iluminação embutida (enlatada).
Qualquer coisa que se destaque de um teto já baixo, como algumas luminárias de teto, fará com que todo o teto pareça mais baixo e, consequentemente, o ambiente menor. São centímetros preciosos perdidos. Em vez disso, instale luzes embutidas que ocupem espaço no próprio teto. Ou você pode esquecer as luzes de teto e optar pela iluminação de parede.
3. Remova a moldura da coroa (ou mantenha-a bem fina).
A proporção é a chave aqui. Moldagem e acabamento têm a aparência de se projetar do teto; quando o teto é baixo, para começar, isso não é beneficiário. Você também pode pintar a moldura da mesma cor do teto, dando a alusão de altura adicional.
DICAS DE PINTURA PARA FAZER O TETO PARECER MAIS ALTO.
4. Pinte o teto de branco.
Esta é muitas vezes a escolha padrão para tetos, e por uma boa razão – o branco na decoração realça e ilumina. No teto, isso aumenta visualmente a altura do próprio teto. Se você não quiser usar o branco puro, é recomendável escolher pelo menos uma cor mais clara que as paredes.
5. Pinte a cor do teto nas paredes.
Esta fachada é uma ótima maneira de mudar a percepção dos limites do teto e imediatamente acrescenta vários centímetros psicologicamente.
6. Use um acabamento de alto brilho para o teto.
O reflexo da luz e dos próprios objetos aumentará e iluminará toda a sala. Ou, se você for muito dramático e escolher um brilho tipo espelho para o teto, todo o seu ambiente parecerá nunca ter fim, refletindo todo o espaço sobre si mesmo.
7. Use um acabamento fosco no teto.
Outra escola de pensamento é que um acabamento fosco é melhor para fazer o teto “desaparecer”, escondendo falhas e defeitos do próprio teto e, ao mesmo tempo, colocando ênfase no próprio ambiente.
8. Pinte listras verticais nas paredes.
Qualquer coisa que atraia o olhar para cima, que é o que as listras verticais fazem inerentemente, fará com que o teto pareça mais alto e todo o espaço pareça maior. Quanto maior o contraste entre as listras, mais dramático será esse efeito.
DICAS DE DECORAÇÃO PARA DEIXAR O TETO PARECER MAIS ALTO.
9. Escolha móveis baixos.
Quando as linhas horizontais dos móveis dos assentos estão abaixo da média, isso engana os olhos, fazendo-os pensar que o resto da sala é mais alto do que realmente é. Um bônus dessa estratégia é que ela também maximiza as excelentes vistas da janela, porque os móveis não bloqueiam o vidro.
10. Exiba os itens verticalmente.
Seja em uma estante do chão ao teto ou como itens emoldurados na parede, optar por criar algum tipo de exibição visual com linhas verticais ajudará seu ambiente a parecer mais alto, pois atrai o olhar para cima.
11. Levante a suspensão das cortinas.
Quando vemos cortinas, nossos olhos automaticamente igualam seu tamanho e posição com a própria janela. Ao pendurar as cortinas logo abaixo do teto (que pode ser 30 ou 60 centímetros mais alto do que o topo da janela), você atrai o olhar para cima e engana o cérebro fazendo-o pensar que a janela é maior do que realmente é. Esta é uma ótima maneira de realçar e iluminar.
12. Opte por não usar tratamentos de janela.
Revelar o máximo possível de suas janelas (e, portanto, deixar entrar o máximo de luz natural) fará com que todo o ambiente pareça mais claro e maior… semelhante à sensação de espaço que os tetos abobadados evocam, mesmo quando a metragem quadrada não é maior. As janelas expandem a aparência de qualquer espaço, portanto, omitir todas as cortinas ou cortinas aumentará a sensação de espaço.
13. Use espelhos.
Novamente, ao estilizar seu espaço, você deseja incorporar itens que sejam eles mesmos ou que reflitam a luz. Os espelhos são ideais para aumentar não apenas a luz, mas também a metragem quadrada percebida. Pendure-os na parede ou encoste-os na parede para obter o efeito máximo.
14. Dê ênfase à iluminação
É sempre importante escolher cuidadosamente o posicionamento, o estilo e a altura em que você instala as luminárias. Em alguns casos, um lustre baixo ou luminária pendente pode chamar a atenção para o teto e fazê-lo parecer mais alto. Isso pode funcionar particularmente bem para escadas, mas também para outros espaços.
15. Estenda a borda da lareira totalmente para cima
Outro truque bacana que você pode usar na hora de projetar e planejar um espaço como a sala por exemplo é usar estrategicamente a lareira para destacar a altura do ambiente e chamar mais atenção para o teto. Isso funciona particularmente bem quando a borda da lareira sobe totalmente. Não precisa se destacar realmente. Pode combinar com as paredes e apenas adicionar profundidade ao ambiente.
16. Combine as paredes, o teto e os móveis
Se o teto, as paredes e os móveis anexados a eles combinam e têm a mesma cor e aparência, isso cria uma transição uniforme e contínua e, como resultado, a sala parece maior e mais arejada e o teto também pode parecer mais alto, especialmente quando se trata de um telhado inclinado, por exemplo. É uma estratégia de design que pode funcionar particularmente bem com interiores modernos e contemporâneos.
17. Tenha uma área com pé direito duplo
Nem é preciso dizer, mas se você tem um loft ou uma casa de vários andares, deixar de lado um espaço que pode ter pé-direito duplo cria um ambiente maravilhosamente aberto, arejado e claro e impacta toda a casa. Estes espaços são normalmente dedicados às secções sociais como a sala de estar. O espaço não precisa ocupar muito espaço para se destacar e adicionar outra camada de janelas pode abri-lo ainda mais.{encontrado no blue-ocean-design}.
18. Estenda as janelas totalmente para cima
As janelas do chão ao teto são cada vez mais integradas em muitos designs, especialmente aqueles com um toque contemporâneo ou moderno. Eles são mais fáceis de instalar quando o teto é plano, mas também podem funcionar com telhados inclinados e outros formatos. Eles ajudam a aumentar o teto e abrem os ambientes para o exterior. {encontrado em rkdarch}.
19. Exponha as vigas
Isto está ligado à primeira ideia que mencionamos, a de expor o esqueleto arquitetônico do espaço. Tornar as vigas mais visíveis ajuda a chamar a atenção para o teto, o que em muitos casos é positivo. Embora isso seja praticamente o oposto de manter as coisas simples, é uma estratégia que rende ótimos resultados.{encontrada em dfletcherarch}.
20. Adicione janelas de clerestório
Uma janela de clerestório é colocada ao longo do topo de uma parede, na linha do telhado ou muito perto dela. Na verdade, não expõe a vista, mas ajuda a trazer mais luz natural para o ambiente. Também pode ajudar a destacar mais o teto e fazer com que a parede e, por extensão, o teto pareçam mais altos.
21. Adicione mais janelas
As janelas contribuem muito para adicionar luz a um ambiente e fazê-lo parecer maior, mais espaçoso e mais aberto. Existem muitas maneiras diferentes de integrar uma ou mais janelas em uma parede, incluindo a opção de criar uma grade inteira de janelas que ocupa toda a superfície. Esta estratégia específica também pode incluir uma fileira de janelas de clerestório que podem ser colocadas de maneira inteligente e perfeita no topo.{encontrado em mjamesarchitecture}.
22. Instale claraboias
As claraboias são muito práticas e úteis para trazer mais luz natural para um espaço quando não há espaço suficiente nas paredes para janelas normais ou quando o teto é baixo. É claro que existem muitas estratégias de design distintas que podem ser desenvolvidas em torno deles e que podem focar em vários elementos diferentes da decoração ou enfatizar aspectos específicos do espaço.
Projetos inspiradores de teto DIY
Instale pranchas de madeira no teto
A madeira é um material lindo com um calor natural que você realmente não consegue replicar. Pode ser utilizado de diversas maneiras no design de interiores e uma opção particularmente interessante é cobrir o teto ou parte do teto com tábuas de madeira. Você pode fazer isso para uma área pequena, como o espaço ao redor da ilha da cozinha, ou para um cômodo inteiro. Confira o tutorial completo sobre Construction2style se estiver interessado em experimentar.
Crie um teto de madeira compensada
O compensado é uma alternativa à madeira natural em muitos casos. É apreciado pelo seu caráter leve e acessível e pela sua versatilidade. No caso deste projeto da Woodshopdiaries o compensado foi utilizado para rebaixar e nivelar o teto deste grande open space. Ajuda a simplificar a decoração e também torna todo o ambiente acolhedor e convidativo.
Instale um teto shiplap
Outra ideia linda é instalar shiplap no teto. Isso ficaria especialmente ótimo se você estiver procurando por uma vibração arejada de casa de praia ou por uma decoração inspirada em uma casa de fazenda. O teto shiplap pode ser pintado de branco e pode apresentar iluminação embutida para um ambiente limpo e arejado. Para um visual equilibrado mantenha as paredes planas e pinte-as com uma cor interessante, como este azul escuro que aparece na confecção de manzanita.
Experimente um padrão geométrico legal
Se você deseja criar um ponto focal ou chamar a atenção para uma determinada seção do seu teto, talvez valha a pena experimentar alguns padrões geométricos interessantes. Um exemplo legal nesse sentido pode ser encontrado em queenbeeofhoneydos. Este teto de tábuas chevron se destaca e também é bastante barato de fazer graças às tábuas de compensado que são perfeitas para um projeto como este.
Considere um padrão de teto em espinha
Você provavelmente está familiarizado com pisos em espinha de peixe. Bem, isso é quase a mesma coisa, mas para o teto. Por isso, o efeito que um teto em espinha de peixe tem pode ser surpreendente. Na verdade, esta é uma ótima maneira de adicionar calor a um ambiente sem depender de pisos de madeira. Pela primeira vez, é hora do teto se destacar. Acesse frugalfamilytimes para obter um tutorial sobre como projetar e instalar esse teto.
Instale vigas falsas
Realmente não importa se o seu teto não precisa de vigas de suporte. Você ainda pode aproveitar esse estilo. A instalação de vigas de madeira falsa pode dar um ar mais aconchegante a um ambiente e pode ser uma desculpa perfeita para usar mais madeira no projeto sem depender apenas de móveis e outros elementos usuais. Confira notinggrace para aprender como instalar vigas falsas você mesmo.
Faça seu próprio teto em caixotões
Quando se trata de qualquer um dos tipos de teto menos convencionais, geralmente é melhor deixar para os profissionais, mas isso não significa que seja impossível fazer nada disso sozinho. Instalar um teto em caixotões é algo que você pode fazer sozinho. Para facilitar você pode simplificar um pouco o desenho ou optar por uma grade mais rasa para preservar a altura do espaço. Você pode encontrar mais dicas e informações úteis sobre isso em remodelandolacasa.
Use madeira recuperada
Como você deve ter notado, muitos desses projetos de teto DIY envolvem madeira. Tendo isso em mente, pode ser uma boa ideia usar madeira recuperada se quiser dar mais personalidade ao seu design, torná-lo mais autêntico ou se pretende um estilo particular como retro, quinta ou rústico. Acesse a imperfeição doméstica para obter mais detalhes sobre tetos de madeira recuperada e como fazê-los.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook