Uma escada não é apenas uma estrutura prática que nos permite deslocar-nos entre pisos. É também um importante elemento de design de interiores e, como tal, merece toda a nossa atenção.
Hoje estamos nos concentrando em corrimãos de escadas, especificamente em alguns projetos de reforma muito impressionantes e inspiradores. Eles mostram como é fácil a transformação e quão grande impacto ela pode ter na decoração e no ambiente de uma casa.
Materiais de corrimão comuns
Como você provavelmente sabe por experiência própria, corrimãos e grades podem ser de vários tipos diferentes e feitos de vários materiais diferentes. Cada tipo tem seus próprios prós e contras. Vejamos alguns dos mais comuns.
Aço
Este é normalmente o material de escolha quando se trata de escadas industriais e também é um material normalmente associado à durabilidade e resistência. O aço também é um dos materiais mais seguros para corrimãos e grades por causa disso. Eles requerem muito pouca manutenção e podem ser facilmente limpos. Além disso, as grades de aço são resistentes às intempéries e adequadas para espaços internos e externos.
Alguns dos contras associados às grades de aço incluem o aumento do custo em comparação com outros materiais mais acessíveis, como a madeira, por exemplo, bem como o aumento do peso que pode dificultar as instalações DIY.
Alumínio
O alumínio é a segunda melhor opção se você deseja grades de metal, mas não quer aço porque é muito áspero, muito pesado ou por outros motivos. Os corrimãos e grades de alumínio são leves, mas ainda fortes e duráveis, o que aumenta sua segurança. Eles também são resistentes às intempéries, o que é uma grande vantagem se estiverem expostos aos elementos.
Como o alumínio é mais leve que o aço, é mais adequado para projetos DIY e também mais fácil de cortar e instalar. No entanto, é mais caro que o aço, o que é uma grande desvantagem. Além disso, o alumínio risca e amassa mais facilmente do que o aço, portanto, tenha isso em mente.
Ferro forjado
Você provavelmente já viu esse material sendo usado em grades e deve ter pensado que parecia clássico e elegante. O ferro forjado adiciona um visual sofisticado às escadas e é realmente ótimo se você deseja um design mais retrô. É claro que é muito versátil e também pode ficar bem em um contexto moderno. Como outros metais, é forte e durável, mas também bastante caro.
Corrimãos e grades de ferro forjado também são pesados, o que torna a instalação mais difícil e aumenta o custo geral. Ao contrário do aço ou do alumínio, porém, requer mais manutenção porque pode enferrujar.
Madeira
Claro que não podemos falar de escada sem falar de madeira. É um material clássico e tradicional usado não apenas nas escadas, mas também
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook