Existem basicamente três ingredientes que você precisa para cultivar suculentas bonitas e saudáveis em sua casa: solo, água e luz solar. Parece muito fácil quando você coloca desta forma e é realmente simples.
Plantas suculentas em miniatura
Suculentas não requerem muita manutenção. Eles praticamente cuidam de si mesmos e você tem mais tempo para pensar em como fazer lindos arranjos suculentos.
Tipos de plantas suculentas PARA arranjos
Você sabia que existem milhares de suculentas diferentes no mundo? Embora alguns deles compartilhem algumas características físicas com outros, certas espécies são completamente diferentes da aparência que consideramos uma suculenta, então vamos revisar alguns dos tipos mais comuns que costumam ser cultivados como plantas domésticas.
Enomiun
Aeoniums são suculentas com cores vibrantes. Embora variem em cor e tamanho, a maioria deles apresenta folhas grossas e cerosas que lembram rosetas de cata-vento.
Agave
As folhas afiladas, rígidas e grossas dos agaves os tornam claramente identificáveis. Embora a maioria seja monocárpica, eles produzirão numerosos “filhotes” antes que a planta-mãe morra.
Babosa
Aloés é mais conhecido como resultado dos benefícios médicos e do apelo do Aloe vera. No entanto, este grupo suculento é bastante diferente em termos de tamanho e textura. Você descobrirá híbridos vibrantes e variedades gigantescas capazes de viver 100 anos ou mais.
Crassula
Crassulas são algumas das suculentas mais claramente reconhecíveis, com centenas de espécies. Eles ocorrem em uma ampla variedade de tamanhos, cores e rosetas, sendo os mais conhecidos os tipos Crassula ovata.
Echeveria
As echeverias produzem rosetas impressionantes em uma variedade de formas e tons. Eles são frequentemente usados como alternativa aos buquês de casamento e arranjos suculentos.
Euforbia
As euforbias são frequentemente confundidas com cactos devido à sua aparência. As euforbias produzem uma seiva branca relacionada ao látex e pode induzir reações alérgicas na pele. Além disso, eles têm flores menores, geralmente amarelas ou brancas.
Gasteria
Devido à forma e robustez das suas folhas, estas suculentas verde-escuras são frequentemente confundidas com Aloés. Numerosas espécies têm folhas largas e grossas e podem estar cobertas de “verrugas” (também chamadas de saliências).
Graptopetalum Hybris
Graptopetalums são um gênero de híbridos suculentos que inclui os gêneros Graptoveria, Graptosedum, Graptophytum e Graptopetalum. Cada híbrido possui uma variedade de características e tonalidades distintas, mas todos devem criar rosetas e são fáceis de espalhar.
Haworthia
As espécies de Haworthia (incluindo Haworthiopsis) são tipicamente pequenas suculentas de cor verde. Alguns tipos de Haworthiopsis têm folhas com janelas, enquanto outros têm folhas mais robustas que lembram Aloes.
Kalanchoe
Kalanchoes são frequentemente vistos em arranjos suculentos, mas também são ótimos presentes para os amantes de plantas. Eles têm lindas flores em uma variedade de tons. Por serem propagadores prolíficos, é fácil obter mais gratuitamente. Por serem potencialmente prejudiciais, mantenha-os fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Mammillaria
Mammillarias são facilmente identificáveis pela sua forma redonda e flores espetaculares. Além disso, eles são conhecidos como almofada de alfinetes e cacto globo. Embora não atinjam grandes alturas, eles se aglomeram e se acumulam.
Opuntia
Os braços em forma de remo dos Opuntias os tornam facilmente identificáveis. Eles podem tolerar extremos de calor e frio e produzir frutos comestíveis.
Sedum
Este gênero contém suculentas resistentes ao frio e macias (não resistentes ao frio). Certos tipos fornecem excelente cobertura do solo e podem substituir a grama no xeriscape.
Sempervivum
Também chamados de “galinhas e pintinhos”, os sempervivums são monocárpicos, mas produzirão um grande número de compensações, ou “pintinhos”, antes de morrer. Eles são tolerantes ao frio e exibem cores vibrantes em temperaturas adversas.
Senécio
Senecios vêm em uma variedade de formas e matizes. Alguns, como o “Colar de Pérolas”, têm hastes longas que se estendem além do recipiente em que são colocados. Outras, como a “Planta Casulo”, têm hastes ramificadas ascendentes. Numerosos Senecios são perigosos para humanos e animais.
Como você cuida de uma planta suculenta?
As plantas suculentas, embora de aparência diferente, têm rotinas de cuidados bastante semelhantes, por isso reunimos algumas dicas que vão te ensinar como garantir que suas suculentas estejam saudáveis e felizes.
1. Preferências de temperatura
Embora as suculentas normalmente possam suportar mais chuvas do que em seu habitat natural, suas raízes podem apodrecer se o solo permanecer úmido. Apenas algumas suculentas vivem ao ar livre, onde as temperaturas caem regularmente abaixo de zero. Os tipos resistentes ao frio incluem plantações de pedras perenes de folhas finas e galinhas e pintinhos; gêneros que também lutam em temperaturas acima de 80 graus.
2. Requisitos do solo
As suculentas prosperam em solos arenosos e de drenagem rápida, seja no solo ou em recipientes. Você pode comprar mistura de cactos embalada, mas fazer a sua própria é mais barata.
Diminua a quantidade de composto e substitua-o por areia pontiaguda, como granito decomposto ou areia de construção, se você estiver cultivando predominantemente suculentas do deserto. Se o seu solo natural drena mal (como acontece com a argila), plante sobre a argila em canteiros elevados ou em solo amontoado para minimizar as raízes que ficam na água.
Para recipientes, combine metade de qualquer solo comercial para vasos com pedra-pomes. Adicione mais pedra-pomes no solo para eufórbias rotundas ou cactos e diminua no solo para suculentas de folhas finas.
3. Controle de pragas
Fornece excelente circulação de ar para as suculentas para evitar infecções. Pulgões e tripes preferem botões de flores; escala prefere caules; e cochonilhas (que se assemelham a partículas de fiapos) rastejam nas axilas das folhas.
Pulverize insetos com álcool isopropílico 70% misturado com 50% de água. A incrustação pode ser raspada, mas se persistir, trate-a com sabão e óleo de horticultura (não sabão em pó). Isole e limpe completamente todas as plantas afetadas imediatamente para evitar a propagação das pragas.
Em locais úmidos, o mofo pode ser um problema, portanto, certifique-se de que suas suculentas estejam o mais secas possível.
Se parecer que as pragas estão vencendo, corte algumas mudas do crescimento não afetado e replante-as em solo novo. Remova completamente a planta infectada, incluindo o solo, e limpe bem o vaso antes de reutilizá-lo.
As suculentas gostam de sol ou sombra?
Ao pensar em suculentas e cactos, as pessoas normalmente veem plantas desérticas que prosperam em altas temperaturas e luz solar direta. Ao contrário da opinião popular, a maioria das suculentas não floresce bem sob a luz solar direta e em temperaturas excessivamente altas.
Isso ocorre porque a maioria das suculentas são encontradas em habitats semidesérticos, que são comparáveis aos verdadeiros desertos, mas são mais ricos em precipitação. Além disso, a maioria das suculentas prospera em locais baixos que são sombreados por outras plantas mais altas em seus ambientes nativos. Eles também crescem na natureza em fissuras que fornecem sombra do sol ou em topos de colinas sombreados por pedregulhos ou rochas.
As suculentas, em geral, requerem pelo menos quatro a seis horas de luz solar todos os dias para prosperar. Eles prosperam em ambientes claros e ensolarados. As suculentas que não recebem luz solar suficiente sofrerão estiolamento ou alongamento, no qual as plantas se esticam em busca de luz adicional.
Este mecanismo resulta em caules quebradiços e crescimento atrofiado. Sem luz suficiente, as suculentas perdem sua coloração brilhante e tornam-se pálidas ou voltam a uma cor verde monótona. Quando as plantas recebem luz solar suficiente, elas exibem sua beleza inerente, exibindo seu espectro completo de tons brilhantes.
Os danos causados pelo sol são mais prováveis de ocorrer em espécies que adoram sombra, bem como em plantas extremamente pequenas e em plantas recém-produzidas. A luz solar direta beneficia as plantas que são azuis, cinza, vermelhas ou com espinhos grossos.
Espécies resistentes ao sol que foram cultivadas em ambientes fechados também são propensas a queimaduras solares ou danos causados pelo sol quando levadas ao ar livre pela primeira vez, por isso é melhor fazê-lo gradualmente para aclimatar a planta ao calor mais intenso.
Sob a luz solar direta, as mudas ou plantas recém-propagadas morrerão. Você deve esperar que elas amadureçam e se tornem plantas mais maduras antes de deixá-las desprotegidas.
Com que frequência você rega suculentas?
As suculentas, como os humanos, requerem energia adicional durante os períodos de crescimento. Durante as estações mais quentes, as plantas prosperam e consomem significativamente mais água do que durante o outono e o inverno, quando descansam.
É mais fácil usar o dedo para testar o solo. Quando os 1,25 centímetros superiores do solo estiverem secos, você poderá adicionar água. A rega excessiva pode ser fatal para a sua suculenta, por isso deixe o solo secar entre as regas.
Ao regar as suculentas, molhe o solo completamente até que a água escoe pelos poros de drenagem. Se o seu recipiente não tiver furos de drenagem, reduza a quantidade de água utilizada.
Evite borrifar suas suculentas com um borrifador – a nebulização pode resultar em raízes quebradiças e folhas podres. Além disso, você pode submergir os potes em uma panela com água e deixar o excesso de água escorrer pelo orifício de drenagem. Remova a terra da panela quando a camada superior estiver úmida.
Lindos arranjos de suculentas
Lembre-se de que as suculentas adoram solo bem drenado. Guarde-os em recipientes sem furos de drenagem, como potes de vidro, xícaras de chá, etc. e cubra o fundo com seixos ou adicione um pouco de areia ao solo.
E embora todo mundo continue dizendo que as suculentas não precisam de muita água, ignore-as. Embora seja verdade que eles podem sobreviver por longos períodos sem água, isso não significa que eles a amem. Mas certifique-se de não regar demais suas suculentas.
No que diz respeito à luz solar, as suculentas se dão melhor com luz forte, mas indireta, portanto, mantenha-as em um local onde possam obter muita sombra, mas ainda recebam luz solar suficiente.
Agora você tem todas as informações básicas de que precisa e pode começar seu próprio jardim de suculentas. Até que você tenha experiência suficiente para ter seu próprio estilo, talvez essas ideias possam ajudar.
Centros de mesa suculentos.
As suculentas são fantásticas para criar peças centrais para todos os tipos de ocasiões bonitas. Por exemplo, você pode fazer algo realmente charmoso para um casamento usando fatias de madeira, cascas de árvore e suculentas.
Fileiras de suculentas e votivas alternadas formam um design de peça central simples, mas muito bonito, que também pode ser personalizado com números de mesa.
Faça um mini jardim de suculentas em uma tigela de vidro transparente. As flores dos cactos são realmente fofas e vibrantes e tornam todo o arranjo muito mais atraente.
Faça uma caixa de plantio para as suculentas de madeira. Encha-o com seixos e terra e crie um novo jardim. Coloque-o no centro da mesa para que todos possam desfrutar.{encontrado em sugarandcharm}.
Com um pouco de talento e inspiração, você pode transformar suas suculentas peças centrais em obras de arte. Combine, misture e combine cores, texturas e materiais para obter o efeito desejado.
Use madeira flutuante e suculentas para fazer centros de mesa com números de mesa. Você também pode adicionar alguns outros acessórios e detalhes como conchas, por exemplo, se for um casamento na praia.
Arranjos de mesa de centro.
Para suculentas pequenas, você pode usar conchas em vez de vasos. Coloque um pouco de terra ou pedrinhas dentro e adicione a pequena planta suculenta. Ficaria perfeito em uma casa de praia.
Faça uma pequena bandeja suculenta para a mesa de centro. Combine duas ou três espécies de suculentas só para obter um visual diversificado e use pedrinhas e pedrinhas na decoração.
Já mencionamos que você pode usar xícaras de chá como vasos para suculentas e é assim que elas ficariam. Realmente adorável, não é? Eu adoraria um pouco de verde na minha mesa de centro. {encontrado em uma tarde dourada}.
Se quiser algo um pouco mais complexo, fique à vontade para fazer um jardim em miniatura e combinar quantas espécies, cores e formas quiser.
Arte de parede suculenta.
As suculentas são muito versáteis e tão fofas que você pode usá-las em vários projetos diferentes. Por exemplo, você pode até transformá-los em arte de parede. Faça um jardim vertical emoldurado e exiba-o na parede.{encontrado em instructables}.
Imãs de geladeira.
Eu adoro essa ideia. Você pode fazer pequenos vasos de cortiça para pequenas suculentas e prender ímãs neles para colá-los na geladeira. Você absolutamente deve tentar isso.{encontrado no snapguide}.
Plantadores suspensos.
Para fazer um plantador suculento suspenso como este, você precisa de musgo, terra para vasos, lama de argila e barbante ou fita. Misture solo com argila e musgo seco e enrole nas raízes expostas. Enrole o musgo verde e depois enrole o barbante em volta da bola de musgo várias vezes.{encontrado em brit}.
Jardins verticais ao ar livre.
Claro, as suculentas são muito fofas quando são minúsculas e colocadas em recipientes pequenos, mas você também pode usar muitas dessas pequenas coisas para criar grandes arranjos, como jardins verticais para suas áreas externas. {encontrado em bluegreenlandscape}.
Pendure as floreiras dos jardins verticais na cerca ou nas paredes externas da casa e elas darão às suas áreas externas um visual ainda mais lindo e charmoso.{encontrado em ecom mindedsolutions}.
Paisagismo de quintal.
E não nos esqueçamos dos antigos jardins horizontais. Use suculentas para criar projetos paisagísticos interessantes e atraentes para o seu quintal.
Plantadores incomuns.
Você também pode adicionar interesse visual às suas suculentas com uma plantadeira realmente incomum. Você pode tentar reaproveitar uma gaiola, por exemplo, e pendurá-la em uma árvore do lado de fora.
Você também pode colocar pequenas suculentas em um pequeno caminhão de brinquedo. Uma ótima ideia se você tem filhos e eles já não têm mais brinquedos ou estão entediados com eles.
Ou que tal um pequeno baú cheio de suculentas frescas e lindas. Ficaria incrível em um terrário, em uma mesa ou lareira.
Faça um plantador exclusivo para suas suculentas com livros antigos. Faça um buraco no livro, coloque um pouco de terra e remende com suculentas e musgo.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook