O estilo do telhado de duas águas é um clássico atemporal na arquitetura doméstica e um favorito mundial na Era Moderna. Hoje, o telhado de duas águas é tão popular como sempre foi e, desde então, recebeu mais do que algumas atualizações modernas.
Você pode não estar familiarizado com o quão popular é o estilo de telhado em todo o mundo, mas com os exemplos a seguir que compartilharemos com você aqui, você verá como o telhado de duas águas é um dos favoritos do design doméstico internacional.
Os telhados de duas águas são a característica mais popular da arquitetura moderna. Os arquitetos encontraram maneiras de transformar certas desvantagens do telhado de duas águas em atributos positivos.
Os exemplos a seguir capturam a essência da posição do telhado de duas águas na arquitetura contemporânea.
O que é um telhado de duas águas?
Um telhado de duas águas inclui dois lados inclinados e pelo menos uma empena. Um parapeito feito de uma série de curvas ou degraus horizontais pode esconder as linhas diagonais do telhado. Os telhados de duas águas tornaram-se populares graças ao clássico best-seller de Lucy Maud Montgomery, “Anne of Green Gables”.
Telhado de quadril vs telhado de duas águas
Um telhado de duas águas tem dois lados que se inclinam para baixo em direção às paredes, enquanto os outros lados incluem paredes que se estendem da parte inferior do beiral até o topo da cumeeira.
Um telhado de quadril tem lados que se inclinam para baixo em direção às paredes. Além disso, as paredes ficam sob os beirais em ambos os lados do telhado. Você deve saber que um telhado de quadril não tem extremidades verticais, pois é inclinado em todos os lados. As encostas encontram-se num telhado pontiagudo.
Além disso, os telhados de quatro águas são mais caros de construir do que os telhados de duas águas.
Telhado de mansarda
Um telhado de mansarda é um estilo de telhado de quadril onde cada lado inclui diferentes ângulos de inclinação, sendo o ângulo inferior mais íngreme do que o ângulo superior.
Telhados de duas águas modernos de todo o mundo
Vamos explorar o mundo do design residencial contemporâneo e ver como o telhado de duas águas está impactando os lares internacionais. Os exemplos a seguir mostram os mais recentes designs de telhados de duas águas.
Casa minimalista com telhado de duas águas
Esta é uma casa de campo situada em uma clareira na floresta à beira de um lago em Saint-Élie-de-Caxton, Canadá. A estrutura foi projetada por YH2 em 2017. Com foco no minimalismo e na elegância, o estilo do telhado de duas águas parece um ajuste natural ao ambiente.
O telhado de duas águas simétrico termina exatamente onde as paredes começam e a transição é perfeita. Esta elegante casa de férias aproveita ao máximo sua arquitetura simples, concentrando-se nas vistas.
Guarnição de empena de telhado de metal
O projeto do telhado metálico é de Omar Gandhi, que batizou este projeto de Black Gables. Localizada em Louisdale, Canadá, uma estrutura é uma casa e o espaço adicional é um estúdio, pois ambos apresentam telhados de duas águas atraentes e exteriores em preto azeviche.
Estrutura de telhado de duas águas
Ao projetar esta casa unifamiliar em Hejnice, na República Tcheca, os arquitetos da Prodesi encontraram inspiração no entorno imediato da estrutura e no vernáculo local.
Foi assim que optaram por moldar a casa como uma casa tradicional com telhado de duas águas, semelhante às estruturas encontradas em toda a região. A casa fica sobre um pedestal de pedra, parcialmente em balanço de um lado, parecendo ter sido movida por uma avalanche.
Seção de telhado inclinado
A Fallahogey House é da McGarry-Moon Architects e lembra os pequenos galpões agrícolas de metal da região. O exterior revestido de corten faz parecer que o telhado de duas águas está pingando pelas laterais.
Tipo de telhado de duas águas
A direção de design apresentada aqui por Jager Janssen Architecten é na verdade muito popular atualmente. A cobertura de duas águas funciona como concha, conectando-se com chapas metálicas onduladas que contrastam com o revestimento de madeira.
Em vez das janelas clássicas, as claraboias fornecem luz natural sem expor o interior.
Telhado Pirâmide
Aqui está outra versão do clássico estilo de telhado de duas águas na Caríntia, na Áustria. Este projeto é da Spado Architects. Estruturalmente, a casa está organizada em dois níveis, sendo que o piso superior apresenta uma cobertura inclinada que se inclina para os lados formando uma moldura de madeira sobreposta, servindo de concha ao volume. No interior, os tetos abobadados e o piso térreo de concreto conferem um toque moderno.
Forma de telhado de duas águas
A Gable House foi projetada por Sheri Gaby Architects e está localizada em Sandringham, Austrália. A estrutura de madeira e os tetos abobadados assumem o estilo holandês do telhado de duas águas, embora pareçam inacabados. A mesa exterior surge na continuação do espaço habitacional e a moldura estende-se para além da zona, delineando a construção do telhado de duas águas.
Telhado de duas águas
Partindo das linhas clássicas e simples do telhado de duas águas, Maas Architecten conseguiu criar um híbrido único entre uma casa de campo e uma estufa no interior da Holanda. A Modern Countryside Villa possui um design que combina elementos inspirados no vernáculo local com detalhes da arquitetura contemporânea.
A planta em forma de H divide a estrutura em duas alas com visuais contrastantes. Um é um volume escuro revestido de madeira e o outro é um volume de vidro transparente. As características revelam por que os estilos de telhado de duas águas têm dificuldade em aderir aos códigos de construção. Os projetos do telhado são complicados, ainda mais na hora de criar paredes finais.
Telhado de duas águas inclinado
Conforme mostrado aqui, as vantagens do telhado de duas águas incluem proteção contra pressões do vento e oferecem resistência ao vento. Esta estrutura, na Jutlândia, Dinamarca, é a sede da Associação Dinamarquesa de Caçadores. Ao contrário dos outros projetos, este apresenta um telhado de duas águas que se estende para fora, formando duas coberturas de sombra em cada lado das duas longas seções do telhado.
As estruturas foram projetadas pela Arkitema Architects e abrigam a área administrativa da associação, laboratório, instalações educacionais, restaurante e pavilhão de caça.
Cobertura metálica de empena
Voltando à versão moderna e minimalista do clássico estilo de telhado de duas águas, daremos uma olhada em uma linda cabana de montanha projetada por Reiulf Ramstad Arkitekter para uma família de cinco pessoas. A cabana está situada acima da aldeia chamada Ål, na Noruega. Os designers foram forçados a escolher entre um sótão ou tetos abobadados e escolheram o último.
O seu design reflete o desejo de integração na natureza, imitando o seu entorno. O telhado de duas águas ajuda a se assemelhar aos picos das montanhas que o cercam.
Telhado de duas águas
A Casa VH6 possui duas seções de telhado de duas águas. A equipe da Idee Architects projetou esta moderna casa de família com sótão e tetos abobadados. Os arquitetos criaram um projeto que mescla espaços internos e externos.
Telhado de duas águas de madeira
O Hunter's Hall em Duved, na Suécia, é uma estrutura que serve como espaço de encontro para jantares e festas. O salão foi projetado por Bergersen Arkitekter AS e possui um espaço onde se cozinhava caça.
O telhado de duas águas transita perfeitamente para as paredes, emoldurando a fachada envidraçada. O salão de banquetes apresenta estrutura de madeira e é revestido com cerne de pinho.
Ventiladores de frontão
Toda a estrutura lembra aberturas de empena. Localizado em Egg, na Áustria, o projeto é de Innauer-Matt Architekten. O terreno é inclinado e isso fez com que a entrada da casa ficasse no primeiro andar.
A casa é alta e projetada para caber no pequeno terreno entre as duas árvores e a inclinação do telhado faz com que pareça ainda mais alta.
Duas seções de telhado de duas águas
Em 2010, Cadaval
Ao transformar a parte superior com tectos abobadados num espaço aberto e luminoso, os designers tiraram partido das vistas envolventes. O telhado de duas águas assimétrico estende-se até ao solo de um lado. Os materiais de cobertura pretos combinam com o exterior.
Telhado de duas águas em caixa
A Mirror House apresenta uma maneira totalmente nova de aproveitar ao máximo o design do telhado de duas águas. Este pavilhão de playground fica em Copenhague, na Dinamarca. Foi projetado pela MLRP e envolve os visitantes com seus materiais de cobertura.
Os espelhos Funhouse são montados nas extremidades triangulares. Eles refletem o entorno em estilo carnavalesco, tornando até as paredes externas do pavilhão uma atração circense.
Telhados de duas águas frontais
A estrutura é uma das seis moradias isoladas das Casas MiniCO2. Cada casa ilustra aspectos das emissões de CO2. O foco está em como reduzir as emissões de carbono abordando a manutenção geral de uma casa.
A estrutura tem entrada perpendicular e cobertura inclinada de 40 graus com extremidades de duas águas que incorporam pequenos decks. O projeto é da Arkitema Architects.
Telhado de duas águas holandês
A inclinação de um telhado de duas águas pode variar muito, como você provavelmente já percebeu. A Anzac Bay House, por exemplo, é única.
A casa foi projetada por Vaughn McQuarrie e a ideia principal era criar um grande espaço central rodeado por vários espaços menores.
Inclinação do telhado do celeiro
Esta conversão de celeiro irlandês é da McGarry-Moon Architects e está localizada em Broughshane, Reino Unido. A aparência estranha da casa é resultado do equilíbrio entre luz natural e espaços. A característica mais notável é o telhado de duas águas. Uma parede e o piso da seção superior em balanço formam uma concha de vidro fluida.
Telhado de duas águas alto
É a localização e a topografia do local que determinam os projetos complexos de uma casa. Neste caso, por exemplo, a casa fica na encosta de uma colina. Abre-se para a baía de um lado e está enterrado na colina do outro.
Empenas altas estendem-se em direção à rua criando um. pátio coberto e deck para estacionamento de carros. A parte de trás da propriedade é mais dramática e imponente. Este projeto é do arquiteto James Russell.
Telhado de duas águas com pico único
Alta como uma torre e com um telhado inclinado como uma flecha, esta casa em Rotterdam oferece vistas deslumbrantes. À distância, o telhado de duas águas parece velho e desatualizado. Olhando mais de perto, você verá que é uma estrutura elegante e contemporânea.
A empena parece uma continuação das paredes exteriores, conferindo à estrutura um aspecto suave e minimalista. Este design é da Personal Architecture.
Perguntas frequentes (FAQ)FAQ
Como posso saber se meu telhado é de duas águas?
Um telhado de duas águas é um tipo de projeto de telhado em que dois lados se inclinam para baixo em direção às paredes e os outros dois lados incluem paredes que se estendem da parte inferior do beiral até o pico da cumeeira.
Onde os telhados de duas águas são mais comuns geograficamente?
Os telhados de duas águas são mais comuns em climas frios. Eles são o estilo de telhado tradicional da Nova Inglaterra e do leste do Canadá.
O que são extremidades do frontão?
As extremidades da empena são paredes triangulares verticais entre as extremidades inclinadas de um telhado de duas águas.
Quais são as desvantagens de um telhado de duas águas?
Embora este estilo de telhado seja ideal para áreas com fortes chuvas e neve, os empreiteiros não recomendam telhados de duas águas para áreas que sofrem ventos fortes ou furacões. Os telhados de duas águas tendem a ter uma ligeira saliência em relação à face da casa que, em áreas com ventos fortes, pode fazer com que o telhado descasque.
Projetos de telhados de duas águas apresentam problemas em ambientes com ventos fortes. Áreas propensas a furacões ou tornados. As estruturas devem ser construídas com suportes adequados, ou o telhado pode desabar. Os ventos fortes irão arrancar os materiais do telhado do topo da empena e podem passar por baixo dos telhados com saliências profundas.
Quanto tempo duram os telhados de duas águas?
Embora existam fatores que ajudam a determinar a vida útil de uma empena, quando a cobertura for instalada corretamente, ela durará em média 40 anos. Às vezes, os telhados duram mais se tiverem uma estrutura de suporte.
Conclusão do telhado de duas águas
Existem muitas opções de escolha ao considerar um telhado de duas águas. A razão pela qual eles permaneceram populares é devido à funcionalidade e ao estilo. Esteja você projetando uma extensão triangular ou um telhado de duas águas cruzado, ou queira menos espaço no sótão ou mais espaço no sótão, você descobrirá que o estilo de telhado de duas águas pode atender às suas necessidades.
Temos o telhado de duas águas graças às tradições de construção holandesas. De todos os tipos de telhado, a empena oferece o maior apelo estético. Com seu melhor sistema de ventilação, recursos de túnel de vento e reforço diagonal, é difícil encontrar uma opção de cobertura melhor.
O telhado de duas águas é reconhecido mundialmente como um formato de telhado comum. Isso diz muito quando você considera como o design do telhado se tornou popular na costa leste da América, alguns séculos atrás.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook