Nas últimas décadas, perdemos gradualmente a forte ligação que outrora partilhávamos com a natureza. À medida que as cidades se desenvolveram, as casas foram substituídas por edifícios altos e blocos de apartamentos e a vegetação perdeu terreno. No entanto, isso não significa que cortamos totalmente a conexão. Na verdade, estamos constantemente nos esforçando para trazer a natureza para dentro de nossas casas. Há toda uma selva urbana por aí e estes projetos podem provar isso.
Um terraço vivo da J.Roc Design
Este é o telhado de um dos edifícios de Boston. Quando a maioria das estruturas tem telhados áridos, esta é um verdadeiro oásis urbano. Esta incrível transformação foi um projeto da J.Roc Design. Concluído em 2016, o projeto traz a natureza para dentro da cidade de uma forma muito inspiradora. A cobertura é revestida em madeira, com bancos e diversas plataformas escultóricas que imitam o formato do terreno.
Toda a instalação foi realizada sem a utilização de parafusos ou fixadores. Pode ser desmontado em seções de 3 pés de comprimento para que o cliente que o solicitou possa levá-lo consigo quando se mudar para uma futura casa. O projeto também é muito inspirador porque é uma adição a um edifício histórico.
Uma casa de família com quintal totalmente paisagístico
Para esta remodelação de uma casa familiar em São Francisco, a Yamamar Design Architects trabalhou em estreita colaboração com Terremoto, o estúdio de paisagismo que transformou o quintal num maravilhoso oásis dividido em várias secções, incluindo uma área de jantar ao ar livre e um espaço lounge com fogueira. Um longo banco de madeira percorre quase toda a extensão do quintal. Um caminho de madeira atravessa diagonalmente o pátio, garantindo um ambiente intimista e uma aparência moderna.
Um quintal com terraço com vista de cima
Ter uma casa num terreno íngreme e inclinado tem as suas desvantagens, mas muitas vezes vale a pena pela vista. No caso deste sobrado em São Francisco, há mais um motivo para amar morar aqui: o incrível quintal. A casa foi originalmente construída em 1964, mas o seu quintal só foi redesenhado recentemente. A remodelação foi feita pela Mary Barensfeld Architecture.
O quintal é terraço, com lindas jardineiras angulares que foram escolhidas como uma alternativa muito mais fresca e adequada a uma escada convencional. Eles levam a um pátio superior que oferece vistas de São Francisco. Cada nível é um plantador que contém vegetação local, algumas das quais seguem em direção às seções inferiores.
Os vasos mais baixos se expandem em bancos de madeira que envolvem uma área de jantar central emoldurada de um lado por um pequeno espelho d'água. O pátio é envolvido por telas estampadas feitas de aço envelhecido. Servem tanto como plantadores de bambu quanto como cercas/divisórias, garantindo privacidade dos quintais vizinhos.
Um projeto premiado de jardim de meditação
Em 2015, o Melbourne International Flower and Garden Show revelou muitas inscrições bonitas. O vencedor foi este incrível projeto de jardim de mediação chamado Pipe Dream. Foi criado por Alison Douglas, que usou uma série de tubos de concreto de diferentes dimensões para criar três características incríveis.
Uma das características é um sofá-cama com iluminação de realce embutida. Foi concebido como um local de meditação e relaxamento. Outro tubo de concreto foi usado para fazer um recurso de água e um terceiro tornou-se uma fogueira. Juntos, eles complementam um jardim para todas as estações que permanece lindo durante todo o ano.
Uma casa com um grande jardim com terraço no telhado
Encontrar um local grande o suficiente para acomodar uma casa de família e um quintal espaçoso pode ser um grande desafio em algumas áreas, mas isso não significa necessariamente que você não consiga encontrar uma solução alternativa. Com isto queremos dizer que quando não há espaço suficiente para uma casa e um jardim, pode-se transformar o telhado num quintal. Foi o que Vo Trong Nghia Architects e ICADA fizeram quando projetaram esta casa no Vietnã.
O cliente queria uma casa com um grande jardim e foi exatamente isso que conseguiu, embora não no sentido tradicional. O jardim assenta numa cobertura em terraço, com um vazio no centro que desce para dentro da casa, criando uma espécie de pátio central que deixa entrar luz e infunde vegetação e frescura nos espaços habitacionais.
Jardim na cobertura de Nova York com vista para o horizonte
Um dos prédios de apartamentos de Nova York tem um oásis urbano secreto no telhado. O jardim da cobertura é bastante grande, medindo mais de 500 metros quadrados de diâmetro. Está dividido em várias seções, cada uma com seus bancos e áreas de estar confortáveis. No centro encontra-se a zona de refeições e o acesso à escada está escondido dentro de uma caixa espelhada que reflecte a vista e o próprio jardim. Daqui de cima pode-se desfrutar de vistas da Ponte do Brooklyn e do horizonte de Manhattan. O projeto foi feito por James Corner Field Operations.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook