As bancadas de concreto são vantajosas sob vários pontos de vista, mas o detalhe que hoje nos interessa é o seu apelo estético. Queríamos ver como vários designers de interiores trabalharam com bancadas de cimento e encontrar inspiração nas suas escolhas. Então aqui está nossa seleção de cozinhas com bancada de cimento e outras lindas características que esperamos que possam inspirar você também.
Em algum lugar perto da costa oeste do Golfo da Tailândia existe um lindo resort chamado Casas del Sol. É um conjunto de cinco moradias, cada uma com piscina própria, dois quartos, duas casas de banho e amplas áreas de estar que incluem esta cozinha em plano aberto com pavimento em betão polido e ilha a condizer e bancada de cimento.
Ao projetar a Casa nel Bosco, residência localizada em Morciano di Leuca, Itália, o arquiteto Luca Zanaroli quis que ela complementasse o seu entorno, em particular as oliveiras presentes no local. Para isso, foram utilizados materiais simples e tradicionais em toda a casa, sendo o concreto e a madeira dois deles.
Em 2010, a LENS°ASS Architects concluiu o projeto The Rabbit Hole, uma conversão de uma antiga fazenda em uma casa contemporânea com uma seção funcionando também como clínica veterinária. O projeto teve lugar em Gaasbeek, uma aldeia na Bélgica. O novo design é uma bela mistura do antigo e do novo, como você pode ver aqui.
Há algo de muito charmoso em uma bancada de cimento, apesar de sua robustez estrutural. Foi essa dualidade que inspirou a SJB Architects a usar esse material no projeto da Shoreham House, uma residência unifamiliar em Melbourne, na Austrália.
Parece que o artista Ângelo Fernandes preferiu o concreto ao projetar a casa deste escritor e por boas razões. O cliente, um escritor (obviamente) queria que esta fosse uma casa minimalista onde pudesse passar o tempo lendo e escrevendo. Não precisava ser acolhedor, pois o entretenimento não estava na lista de atividades favoritas do cliente e não precisava de detalhes extravagantes e desnecessários.
Costumava ser um antigo celeiro, mas agora é uma casa contemporânea com um interior eclético que combina grandes vigas de madeira no teto, concreto polido no chão e lustres de cristal. A ilha da cozinha parece crescer do chão. A designer de interiores Joséphine Gintzburger optou por usar o mesmo material para os dois.
Com um nome como Concrete House, esperávamos encontrar mais concreto nesta residência de Piemonte, Califórnia. A casa foi remodelada por Ogrydziak e Prillinger Architects e apresenta uma mistura de materiais bonita e muito bem equilibrada. Na cozinha, por exemplo, o piso e os armários de madeira são complementados por bancadas de cimento e teto combinando.
Esta pequena e surpreendentemente simples cozinha foi projetada por BAK Arquitectos para uma casa de verão localizada em Buenos Aires, Argentina. Possui bancada grossa de cimento, pia dupla e prateleiras abertas.
A ilha de concreto pode parecer um pouco áspera nas bordas, mas os arquitetos da Plataforma 5 sabiam o que estavam fazendo quando a adicionaram a esta linda casa em Londres, Inglaterra. Eles projetaram a Book Tower House com paredes brancas, tetos altos e grandes janelas para garantir um interior claro e aberto, onde os detalhes industriais ocasionais não seriam extremamente frios e austeros.
As bancadas de cimento cabem perfeitamente nesta cozinha, principalmente por causa da natureza da casa. Esta é uma casa de praia projetada em 2009 por Olson Kundig Architects. Foi construída com paredes de taipa e é uma versão moderna de uma tradicional cabana de surf, pelo que materiais e texturas puras e simples combinam muito bem com ela.
Concreto exposto e materiais e superfícies robustas e inacabadas são bastante populares no design de interiores contemporâneo. Muitas cozinhas possuem bancadas de cimento e em muitos casos o piso de concreto polido é escolhido como alternativa aos habituais pisos de madeira. Há algum tempo, a Shift Architecture Urbanism redesenhou e transformou o que antes era uma residência em ruínas em Rotterdam, na Holanda, e este é o resultado.
A escolha dos materiais também é interessante no caso desta casa de família que o arquiteto Davor Popadich criou para si em Auckland. O design lembra casas de praia e galpões modestos, apresentando elementos como esta pesada ilha de cozinha de concreto, a porta deslizante do celeiro e ocasionais detalhes em madeira recuperada.
Conseguir construir sua própria casa do zero é muito especial. Ainda assim, remodelar uma casa existente também é emocionante. A situação no caso desta residência em Bruxelas, na Bélgica, era um pouco diferente. Quando os atuais proprietários adquiriram o terreno o projeto já estava iniciado e a laje de fundação já havia sido concretada. O novo design teve que manter esse tamanho, mas a L'Escaut Architectures viu isso como um desafio interessante. Eles optaram por dar à casa um forte toque contemporâneo com toques de beleza robusta, daí a ilha de cimento, balcão e escada e o piso de concreto polido.
A Flower House tem um design interior surpreendentemente rústico, considerando seu delicado nome. Muito concreto está envolvido no projeto, o que torna o layout deste espaço bastante permanente. Este é um projeto concluído em 2013 pela EZZO no Porto, Portugal.
A Concrete House foi projetada por Matt Gibson Architecture em 2015. É uma residência localizada em Melbourne, na Austrália e seu interior é lindo e intrigante. Apaixonámo-nos pela cozinha e pelo facto de ter madeira no tecto e betão no chão. Também gostamos da ilha/barra de concreto e de como ela parece surpreendentemente leve e delicada, dado o quão pesada e robusta ela realmente é.
As reformas são sempre emocionantes, especialmente quando há uma grande mudança de estilo. Esta casa na Riviera Francesa passou do rústico ao moderno e minimalista. Agora é um espaço mais aberto e fresco, com uma cozinha com bancadas grossas de cimento e prateleiras abertas complementadas por armários brancos. O design foi feito por Simonsen e Czechura.
Esta casa projetada por Jane Cameron Architects também é definida por uma decoração simples. Seu interior é centrado em uma paleta de preto e branco com detalhes quentes em madeira e toques ocasionais de cor. Os designers combinaram superfícies duras como concreto e mármore com materiais mais suaves e cores vivas e alegres e o resultado é uma composição harmoniosa.
Os projetos que cobrimos até agora mostraram a dupla natureza da bancada de cimento. Por um lado é robusto, forte, pesado e um pouco áspero, mas por outro é também surpreendentemente versátil e maleável, capaz de se adaptar a vários ambientes e decorações diferentes e até de se tornar a ponte entre estilos.
O design de interiores exclusivo e personalizado criado pela Corben Architects para esta casa é inspirador de uma forma bastante inesperada. Uma das principais características do projeto é uma bancada de concreto polido de 9 metros de comprimento que se curva ao atingir o chão. Esta inesperada fluidez das linhas transforma este simples elemento de design num ponto focal para toda a casa.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook