Você ficaria surpreso com o quanto um tapete pode mudar a decoração e o ambiente de uma sala. A mesma coisa vale para um tapete. Mas simplesmente ter qualquer um desses recursos de destaque não é suficiente. É importante saber coordenar o tapete ou carpete com o restante da decoração, os materiais, texturas e cores utilizadas no ambiente.
Diferentes tipos de tapetes
Existem muitos tipos diferentes de tapetes à sua escolha. Por exemplo, os tapetes dhurrie são feitos na Índia e são tapetes de algodão de tecido plano que vêm em uma variedade de cores e combinações diferentes. Os tons pastéis são os mais populares e os designs costumam apresentar imagens de animais, flores ou pessoas.
Os tapetes orientais são um grande investimento. Eles sempre foram caros e seu valor nunca diminui. Existem diversas variedades de tapetes orientais, portanto, pesquise o assunto antes de fazer uma compra. Os Orientais de Seda, por exemplo, costumam ser tecidos com fios de ouro e são mais caros que os Orientais de Lã.{encontrados no local}.
Os tapetes com bordas são simples e apresentam uma cor base no centro e uma borda nas bordas que podem apresentar uma variedade de estilos, cores e designs. Pode ser uma simples tira de uma única cor ou várias tiras de cores diferentes e contrastantes. Esses tapetes são realmente versáteis.
Os tapetes embutidos podem apresentar uma grande variedade de designs e também podem ser personalizados com iniciais ou até mesmo algo que você mesmo rabiscou em um pedaço de papel. Não há regras neste caso. O preço varia dependendo da complexidade do design.
Algumas dicas
O tapete ou carpete que você escolher deve ser adequado ao espaço que você tem em mente e, para fazer a escolha certa, há alguns aspectos a serem considerados. Em primeiro lugar, considere o tipo de estilo de vida que você leva. Se, por exemplo, você tem filhos ou animais de estimação, compre um tapete que possa ser facilmente limpo ou que esconda bem as manchas.{encontrado no mercado mundial}.
Além disso, pense em onde o tapete ou carpete ficará localizado. Se for uma área de tráfego intenso, você vai querer algo durável e resistente. Se for uma sala de estar formal, você pode querer algo elegante e simples. Para o quarto, escolha um que seja macio e agradável aos pés.
O estilo também é importante. O tapete deve complementar perfeitamente o ambiente, portanto, se você o decorou com móveis minimalistas e contemporâneos, um tapete oriental ficaria deslocado. Dê uma olhada em todas as cores, texturas e materiais usados na sala antes de tomar uma decisão.
Leve em consideração a facilidade com que pode ser limpo. Alguns tipos de tapetes e carpetes necessitam de cuidados especiais e precisam ser levados a um profissional pelo menos uma vez por ano. Decida se vale ou não a pena o esforço e o dinheiro ou se você prefere algo que seja mais fácil de cuidar.
Se você se movimenta muito, não vai querer carregar um tapete grande e pesado sempre que mudar de local. Então, talvez um tapete pequeno seja melhor que um grande ou que um tapete. Desta forma, você saberá que caberá facilmente em seu novo ambiente, independentemente do tamanho do ambiente.
Além disso, se gosta de mudar a decoração de acordo com as estações, decida se quer que o tapete tenha um design intemporal que complemente uma variedade de designs ou se prefere ter vários tapetes e alterá-los com a decoração.
Existem vários tipos de materiais para escolher e também uma variedade de técnicas diferentes usadas na confecção de tapetes. Os tapetes naturais são feitos de fibras extraídas de plantas como sisal, juta, ervas marinhas ou cânhamo.
Claro, também há o custo a considerar. Se você quer algo que dure anos sem apresentar sinais de desgaste, invista em um tapete de alta qualidade. Os mais baratos não são tão duráveis e você descobrirá que não são um bom negócio. Mas se você gosta de mudar muito as coisas, esta pode ser uma opção melhor.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook