Há momentos em que temos que trabalhar com o que nos é dado e isso pode significar ficar preso a um layout ou configuração realmente difícil. Então, o que você faz quando tem um apartamento com uma planta realmente estranha e de formato quase triangular? A melhor resposta seria contratar um arquiteto ou um estúdio de design capaz de personalizar tudo.
O apartamento de que estamos a falar está situado em Zagreb, num edifício residencial com 20 anos e foi recentemente redesenhado pela SODAarhitekti. Durante esse processo, todas as paredes foram removidas e uma nova organização foi planejada.
A planta de formato incomum inspirou a equipe a projetar uma espécie de estrutura envolvente que integra inúmeras funções e elementos e envolve o espaço, oferecendo ao apartamento uma aparência contínua e coesa.
Dada a planta irregular, tudo teve que ser projetado sob medida para caber no espaço. Perguntamos à equipe qual foi o maior desafio e como nasceu o conceito do mobiliário e de todo o resto. Esta é a resposta deles:
O maior desafio foi encontrar a melhor solução possível para colmatar a irregularidade específica existente, e resolver todos os detalhes nos desenhos da oficina para que fosse possível e lógico.
A cozinha e a área de jantar partilham a mesma zona. O design interior é simples e prático, integrando uma grande estante box, numerosos armários superiores e muita arrumação. A paleta de cores é neutra e simples. A maior parte dos móveis é branca, garantindo um visual arejado e espaçoso.
Um detalhe particularmente interessante é o facto dos radiadores não serem diretamente visíveis, estando integrados no móvel personalizado. É assim que o designer explica isso:
Os radiadores ficam ocultos, mas sua funcionalidade completa é garantida com o fluxo de ar através de furos longitudinais nas superfícies frontais e também na prateleira horizontal.
Como você pode ver, as portas do gabinete que se abrem para revelar os radiadores apresentam dois módulos móveis. Estávamos curiosos sobre a função deles, então perguntamos à equipe qual era a função deles:
Os dois módulos móveis da cozinha/sala de jantar parecem estar fixados nas portas. Esses módulos são versáteis ou expansíveis? Qual é exatamente o seu papel em toda a decoração interior?
Esses módulos são versáteis. Eles podem ser facilmente retirados do “envelope”, pois estão sobre rodas. Podem funcionar como secretárias de trabalho, bancadas de cozinha, gavetas ou qualquer outra coisa necessária ao utilizador.
A área adjacente à cozinha e zona de refeições funciona como espaço de convivência. Um sofá pequeno e confortável, uma cadeira chique e um conjunto de mesas de centro aninhadas estão dispostos sobre um tapete cor de areia. O móvel de parede também envolve este espaço, continuando seu design fluido. A janela é emoldurada por armários e a plataforma estreita abaixo serve como área de exibição da TV.
O sofá fica de frente para uma unidade intrigante construída no ponto onde as paredes se encontram para formar um recanto. As grandes portas dobráveis abrem-se para revelar uma área de dormir. É aqui que a cama fica escondida junto com um móvel de canto e dois conjuntos de pequenas prateleiras de canto.
Como você pode ver, toda a configuração é incomum e desafiadora. É por isso que tudo teve que ser projetado e cuidadosamente planejado.
Importante é que a decoração interior seja feita pelo usuário. Queríamos fazer a moldura “universal” e deixar ao usuário a oportunidade de mobiliar o apartamento por conta própria, de acordo com seus princípios estéticos para que se sinta em casa.
Este tipo de flexibilidade permitiu que este apartamento se tornasse num espaço único, à medida do seu proprietário.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook