Ideias de design de casas pequenas com cozinhas e salas de estar de conceito aberto

Small House Design Ideas With Open Concept Kitchens And Living Rooms

Imagine isto: uma casinha, cozinha e sala em conceito aberto, com um ou dois quartos aconchegantes e um banheiro lindo. É tudo o que você realmente precisa para ser feliz e há muitas ideias legais para personalizá-lo e decorá-lo da maneira que mais se adequa ao seu estilo. Primeiro, vamos falar sobre algumas das características mais controversas, como a cozinha.

Small House Design Ideas With Open Concept Kitchens And Living Rooms

O tamanho padrão da cozinha

Para realmente determinar se a sua cozinha é pequena ou não, devemos falar um pouco sobre o tamanho médio de uma cozinha padrão. Afinal, quão pequena é uma cozinha pequena? Bem, normalmente estas são as dimensões que você deve ter em mente:

Uma pequena cozinha geralmente mede até 70 pés quadrados – o que equivale a 6,5 metros quadrados. Uma cozinha de tamanho médio tem algo em torno de 100 e 200 pés quadrados – entre 9 e 18,5 metros quadrados. Uma grande cozinha tem qualquer coisa maior que 200 pés quadrados – 18,5 metros quadrados.

Com base nessas medidas médias, cada um de nós pode determinar que tipo de cozinha queremos em nossas casas. Claro, há algumas outras perguntas que você deve se perguntar primeiro, como quantas pessoas usarão a cozinha a qualquer momento, com que frequência você realmente cozinha, de quantos eletrodomésticos você realmente precisa e como usará a cozinha.

Design de layout de cozinhas abertas e fechadas

Open vs closed kitchens layout design

Toda a tendência das cozinhas de conceito aberto começou na década de 1990 e ainda é muito popular, principalmente em casas modernas e contemporâneas. Uma cozinha aberta pode ser descrita como um espaço integrado aos ambientes adjacentes, geralmente as áreas de estar e jantar. Mais exatamente, uma cozinha aberta não possui paredes ou divisórias nas laterais de ligação a outro cômodo.

Cozinhas abertas

Há muitas vantagens em ter uma cozinha de conceito aberto e é por isso que o design é tão popular:

Uma cozinha aberta recebe mais luz solar natural e melhor ventilação É mais fácil interagir com outras pessoas nas salas adjacentes ao cozinhar ou passar algum tempo na cozinha – melhor para criar laços, ficar de olho nas crianças ou socializar com a família e convidados Abre o visual da cozinha e sinta-se mais casual e acolhedor em comparação com as fechadas O design de conceito aberto também ajuda a casa como um todo a parecer maior, mais arejada e espaçosa – ótimo para casas pequenas Com um design de conceito aberto a decoração da cozinha é exposta e torna-se parte do área social

Como sempre, nada são apenas arco-íris e unicórnios. Existem algumas desvantagens que você também deve ter em mente se estiver considerando uma cozinha de conceito aberto:

As cozinhas de conceito aberto não podem ser escondidas. Ou seja, toda a bagunça da cozinha fica exposta para que todos vejam. Claro, isto é fácil de resolver, bastando apenas manter a área da cozinha limpa e organizada. As cozinhas abertas não são de todo à prova de som – todo o ruído da cozinha e de todos os eletrodomésticos será ouvido nas divisões adjacentes. O mesmo vale para todos os cheiros.

Cozinhas fechadas

Uma cozinha fechada é praticamente o oposto de uma aberta, o que significa que está fechada e isolada do resto da casa. Ele não se conecta perfeitamente às salas adjacentes e é uma sala própria em todos os sentidos.

Algumas das vantagens de um projeto de cozinha fechada incluem:

Uma cozinha fechada é mais formal do que uma aberta. Isso é bom se o resto da casa também tiver um ar formal ou se você preferir privacidade enquanto cozinha. As cozinhas fechadas são contidas, o que significa que todos os cheiros e ruídos permanecem no interior e não interferem em nenhum dos quartos adjacentes, pelo menos não tanto como no caso das cozinhas de conceito aberto. As cozinhas fechadas têm mais paredes, o que significa mais superfícies para móveis e acessórios e, portanto, mais arrumação e mais espaço também para eletrodomésticos. Uma cozinha fechada não é vista por ninguém sentado em nenhum dos outros cômodos, então se houver alguma bagunça aqui, isso permanecerá em segredo. Ao mesmo tempo, as cozinhas fechadas proporcionam mais intimidade e privacidade, o que é bom se você é o tipo de pessoa que não gosta de plateia na hora de cozinhar ou gosta de estar concentrado no que está fazendo sem qualquer interferência.

Com base nestes elementos, todas as vantagens das cozinhas abertas tornam-se desvantagens quando se trata de cozinhas fechadas.

O melhor de dois mundos

Você deve estar se perguntando se existe alguma maneira de aproveitar as vantagens das cozinhas abertas e fechadas sem ter que escolher uma ou outra. Bem, existe. Na verdade, existem várias opções de design que ficam em algum ponto intermediário ou oferecem muita flexibilidade. Por exemplo:

Dê à sua cozinha portas de correr para que você possa abri-la sempre que quiser, mas também tenha portas abertas para fechá-la Inclua uma área de estar em uma cozinha fechada para dar um toque mais social semelhante ao que as cozinhas abertas oferecem Instale uma divisória de vidro entre a cozinha e a sala adjacente para deixar entrar um pouco de luz, mantendo os sons e cheiros contidos. Feche uma seção da cozinha e mantenha o resto aberto. Talvez você queira ocultar a área de cozinha, mas deixar o resto da cozinha interagir com a sala de estar. Instale aberturas de ventilação potentes em suas cozinhas abertas para que os cheiros sejam imediatamente levados para fora, em vez de se espalharem pelo resto da casa. aparelhos silenciosos em uma cozinha aberta para que não haja ruídos irritantes que perturbem os que estão nos cômodos adjacentes. Eleve ligeiramente a cozinha (em uma plataforma, por exemplo) para dar-lhe a sensação de estar separada do resto da casa. Isso também significaria que você teria um pouco mais de privacidade na cozinha e não seria visto pelos convidados sentados à mesa de jantar. Planeje os espaços adjacentes de modo que a área de estar posicione os convidados de costas para a cozinha para lhe dar alguma privacidade enquanto cozinha

Idéias de design de cozinha e sala de estar em conceito aberto

Uma cozinha de canto em forma de L

Scandinavian small house open concept kitchen and living room

Aqui não é só a cozinha que tem conceito aberto, mas praticamente toda a casa. Para ser justo, é uma casa de apenas 27 metros quadrados, então foi inteligente livrar-se das paredes que separam os cômodos principais para ganhar um pouco mais de espaço utilizável. A cozinha fica num dos cantos e tem forma de L o que permite que se encaixe perfeitamente aqui.

Os armários brancos e sua colocação bastante simétrica conferem ao ambiente uma aparência arejada e convidativa. Os armários também oferecem armazenamento suficiente para todos os itens relacionados à cozinha. Não há armários superiores e, em vez disso, as paredes ficam bastante limpas e vazias para dar uma sensação de espaço e abertura. Encontrado em Finn.

A pequena cozinha preta

Small House Design Ideas With Open Concept Kitchens And Living Rooms

The little black kitchen open space

O branco é a cor preferida para espaços pequenos, mas isso não significa que qualquer outra coisa esteja fora de questão. Na verdade, estes armários de cozinha pretos são uma adição magnífica a este apartamento de 22 metros quadrados. Eles realmente ajudam a ancorar não apenas a cozinha, mas também a sala de estar, que é decorada com tons mais claros de cinza e pequenos detalhes coloridos.

Embora estejamos falando de uma cozinha pequena e aberta, você pode ver que ela tem seu próprio recanto emoldurado por paredes parciais de cada lado. Isso dá uma sensação de privacidade sem realmente transformá-lo em uma sala separada. Encontrado em Finn.

Um conceito semiaberto

A semi open concept

Uma cozinha fechada pode tornar-se aberta se remover uma ou mais paredes que a separam do resto da casa. Você também pode conseguir um efeito semelhante com grandes portas deslizantes. Você pode ter uma ideia de como é isso neste apartamento de 30 metros quadrados. A cozinha tem seu próprio espaço ao lado da sala, mas não há parede ou superfície sólida entre esses espaços.

Tudo em uma parede

All on one wall - small open floor plan

Ter todos os móveis e acessórios da cozinha concentrados em uma parede é prático e ótimo se você deseja ter uma planta aberta e arejada em geral. Não há móveis para fora ou atrapalhando e tudo está à vista. Neste apartamento de 3 metros quadrados a cozinha está perfeitamente integrada na sala de estar, mas você não a vê quando está sentado no sofá devido à forma como tudo está orientado. Encontrado em kvarteretmakleri.

Uma transição natural

A natural transition

Quando se trata de cozinhas de conceito aberto normalmente a área de jantar ou a ilha servem como intermediária entre a cozinha e a sala de estar. Isso faz com que a transição entre esses espaços pareça mais gradual e natural. Neste apartamento de 36 metros quadrados a cozinha e a área de jantar são uma combinação perfeita. Ambos são pequenos e aconchegantes e se encaixam como duas peças de um quebra-cabeça. Imagens de svenskamaklarhuset.

Oculto, mas ainda aberto

Hidden but still open

Nem todo mundo gosta que sua cozinha fique aberta e exposta. Além disso, alguns layouts tornam difícil ter uma cozinha de conceito aberto quando o apartamento não foi inicialmente projetado para funcionar desta forma. Esta casa de 37 metros quadrados oferece o melhor dos dois mundos.

A cozinha é pequena e você mal consegue vê-la da sala, especialmente quando está sentado. Os armários da cozinha são todos brancos e colocados no canto interno contra uma parede interna parcial. Ele recebe muita luz solar das janelas e faz uma transição suave para uma pequena área de jantar aconchegante.

A divisória da ilha de cozinha

The kitchen island room divider

The kitchen island room divider black and white decor living room

The kitchen island room divider black and white decor small open plan

Este elegante apartamento de 35 metros quadrados apresenta a icônica divisória de ilha de cozinha. É uma ótima maneira de manter uma cozinha de conceito aberto, mas ainda assim fazer com que pareça um espaço próprio. Além disso, a ilha é muito mais funcional do que uma simples parede porque lhe dá espaço adicional no balcão, pode ter eletrodomésticos encastrados e espaço de arrumação.

Um ousado toque de cor

A bold pop of color

small house open concept kitchen and living room

Small open floor plan with green kitchen cabinets sofa

Em espaços de conceito aberto onde a cozinha, a sala de jantar e a área de estar são apenas um grande espaço, a distinção entre cada uma destas áreas pode ser feita de algumas maneiras diferentes. Uma opção é usar cores. Veja esta pequena mas aconchegante casa de 33 metros quadrados, por exemplo.

Os armários da cozinha são verdes escuros e destacam-se nas paredes cinza claro e no piso de cor clara. Esta é também a única secção do apartamento com temática verde que confere à cozinha uma identidade própria. Da mesma forma, a sala de estar é delineada por um grande tapete que a demarca visualmente como um pequeno espaço separado dentro do contexto da sala maior.Imagens de bosthlm.

Um design distinto de piso de cozinha

A distinct kitchen floor design for a small house

Small house living room floor plan divided by kitchen

Traditional Scandinavian Open Floor Plan Bed

Falando em maneiras sutis de delinear uma cozinha de conceito aberto do resto do espaço, usar um design de piso diferente para esta área também é uma opção muito eficaz. Um ótimo exemplo é este apartamento de 34 metros quadrados onde a cozinha e a área de estar estão perfeitamente conectadas.

A cor primária do apartamento é o branco e os armários da cozinha e o backsplash combinam com esse tema. Há uma pequena ilha de cozinha que também pode ser usada como bar e/ou sala de jantar que funciona como um separador visual entre esses espaços, mas, o mais importante, o chão da cozinha é revestido de azulejos pretos e brancos enquanto o restante é de madeira espinha de peixe.

Leve, brilhante e aconchegante

Light bright and cozy scandinavian floor plan decor

Light bright and cozy scandinavian floor plan

A cozinha também pode se integrar ao restante da planta aberta, como é o caso deste aconchegante apartamento de 33 metros quadrados. Os armários de cozinha cinza combinam com o resto dos móveis da sala e da área de dormir e o backsplash tem um design muito legal em padrão de tijolo que dá muito calor à cozinha. A iluminação aqui também é muito boa.

Minimalista com design de piso arrojado

Minimalist with a bold floor design

Num espaço pequeno como este desenhado pelo estúdio Huseby Homes manter as paredes brancas e adicionar móveis simples que combinem é uma ideia inteligente e prática. Isso também deixa espaço para incluir alguns detalhes de design arrojados, como um piso estampado, por exemplo. Este se estende por todo o espaço, permitindo que as áreas se conectem perfeitamente.

Configurações paralelas

Parallel configurations

Neste caso, os designers de interiores do estúdio Krista Home garantiram que a sala de estar, a cozinha e a área de jantar se unissem perfeitamente neste grande espaço aberto. Ao mesmo tempo, permitiram que cada área tivesse a sua própria identidade. A cozinha é em forma de L e quase paralela à sala que tem configuração de dois sofás.

Separação parcial

Small open floor plan divider

Aqui o estúdio Syndicate criou uma separação parcial entre a cozinha e a sala de estar. Entre estas duas áreas encontra-se uma parede divisória parcial que é escavada para incluir um bar com bancada e arrumação adicional. Isto permite que a cozinha esteja visualmente ligada à área de estar, mas também que se sinta como se fosse o seu próprio espaço.

Muita luz natural

A ton of natural light

O estúdio de arquitetura e design Kathleen Bost trouxe o lindo quintal para esta adorável cozinha e área de estar em conceito aberto. As paredes, prateleiras e armários brancos facilitam a integração da cozinha, enquanto as grandes janelas com painéis de vidro permitem a entrada de muita luz solar. Além disso, a bela vista pode ser apreciada em ambas as áreas.

Acentos quentes de madeira

Warm wooden accentsFoto de Jessica Helgerson Design de Interiores

A maneira mais fácil de trazer muito calor ao design de uma sala é incorporar detalhes em madeira em seu design. Esta charmosa casa possui uma linda cozinha estilo fazenda com uma parede inteira revestida de painéis de madeira. A cozinha em si é branca, o que ilumina todo o ambiente. É um bom equilíbrio com muito charme.

Uma estética unificada e moderna

A unified and modern aesthetic

Este projeto do estúdio Feinmann tem seu próprio jeito de ser caloroso e convidativo. O edifício tem um carácter industrial que este desenho respeita e molda na sua nova estética moderna. A cozinha, em particular, é muito acolhedora graças aos acolhedores móveis de madeira e à simplicidade das suas linhas e formas. O contraste com o piso cinza escuro é muito bonito e ajuda o móvel a se destacar ainda mais.

Clássico com um toque especial

Classic with a twist

Há muitos detalhes para se inspirar nesta pequena cozinha de conceito aberto projetada pelo estúdio HA Architecture. Por exemplo, as paredes são parcialmente cobertas com azulejos brancos dispostos em um padrão vertical. Além disso, os armários de dois tons acrescentam um toque tradicional ao design, enquanto os eletrodomésticos de aço inoxidável conferem um toque moderno e profissional.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook