No International Design Show 2016 em Toronto, especialistas ajudaram os participantes a definir quais serão as tendências residenciais para 2016. Suzanne Dimma, House
Mostre um pouco de perna
A tendência número um identificada pela House and Home são os móveis com pernas de alfinete. O perfil alongado dos móveis modernos de meados do século, especialmente das cadeiras, é perfeito para iluminar uma área de estar, explicou Dimma. Salas cheias de móveis que se estendem até o chão podem parecer pesadas, por isso é possível incorporar algumas peças de pernas finas na decoração existente. “Apenas observe se a altura do assento corresponde ao que você já tem”, alertou ela.
Estas duas cadeiras de pernas elegantes da SohoConcept são um bom exemplo de peças para incorporar na sua decoração atual para uma atualização.
Um par combinado como este poderia ser substituído por um sofá de dois lugares maior e mais pesado para iluminar o espaço.
Obtenha embutido
Os azulejos estampados estão na moda atualmente, seja para pisos ou paredes. Padrões divertidos e labirínticos são particularmente interessantes, mas não são para todos. “É uma despesa enorme e uma medida ousada”, disse Dimma. Quer experimentar, mas não tem orçamento (ou estômago) para experimentar pedras de verdade? “Pinte”, ela disse. Experimentar um padrão ousado pintando o chão é uma forma econômica de experimentar essa tendência doméstica.
Linda em rosa
A Pantone acabou de escolhê-la como uma das cores do ano de 2016, e o rosa já é tendência na decoração de casa. “Bonito e prático” é como Dimma o chamou. Deixar todos os seus ambientes mais bonitos — inclusive a lavanderia — faz parte da tendência. Ela observou que embora o rosa seja uma cor corajosa, não precisa ser opressor. Não estamos falando de rosa algodão doce, mas sim de um blush suave, pálido e sofisticado, que fica ótimo quando combinado com tons neutros.
Não é um lugar ruim para esperar a roupa terminar quando o quarto é tão bonito.
Junto com o rosa, Dimma observou que o ouro está se fortalecendo como uma cor metálica.
Para algumas pessoas, quando se trata de rosa empoeirado, o que importa são os detalhes.
Até as portas podem ser pintadas de rosa, como esses controles deslizantes de celeiro personalizados da 1925WorkBench.
Atrás do vidro
Prateleiras abertas têm sido uma tendência doméstica bastante popular há alguns anos, mas agora estão dando um passo à frente com portas de vidro em armários e armários. “As prateleiras abertas ficam sujas e empoeiradas”, observou Dimma. As frentes das portas de vidro ajudam a manter as prateleiras e os itens livres de poeira e ainda têm o efeito de prateleiras abertas. Novamente, essa tendência pode não ser para todos. "Você tem que ser realista. O armazenamento aberto não é para espaços pequenos', disse Dimma, acrescentando que se você escolher prateleiras abertas, precisará de outros locais para guardar itens desagradáveis.
Estilo Simples Sereno
Este ano, a tendência doméstica em direção à simplicidade continua, com foco na criação de um ambiente sereno. “É uma abordagem muito editada de decoração”, explicou Dimma. “É qualidade acima de quantidade.” Claro, nem todo mundo pode viver assim – você precisa de lugares para esconder suas coisas do dia a dia.
Uma paleta limpa e neutra ajuda a manter o espaço calmo.
Até mesmo um espaço sereno pode fazer uso da cor. O ousado tom azul joia e os verdes calmantes da obra de arte imitam os tons externos.
O quarto é um lugar que você pode querer ir para uma abordagem serena. Embora moderno, este certamente tem uma decoração relaxante.
O toque de alta tecnologia
Nossas casas estão ficando inteligentes e continuarão a ficar ainda mais inteligentes. Desde termostatos inteligentes acessíveis que você pode controlar de qualquer lugar até aparelhos que lembram que você está sem leite, os avanços continuarão chegando, disse Dimma. Até os aparelhos mundanos estão melhorando. O LG Sidekick, que possui gaveta de lavagem para pequenas cargas e pode lidar com duas cargas ao mesmo tempo, e o vaporizador LG Styler para ternos e vestidos, que pode ir direto para o armário, estão facilitando a vida.
A cozinha secreta
Esta tendência doméstica faz com que toda a cozinha fique de portas fechadas. Dimma disse que ter todos os eletrodomésticos e equipamentos escondidos atrás de portas e gavetas de armários está em oposição direta à tendência da cozinha do chef do passado. Anteriormente, queríamos ter prateleiras suspensas para panelas e todos os equipamentos como parte visível da decoração. Agora, o pêndulo está balançando para o outro lado.
Esta cozinha da Bauformat é elegante, com tudo o que você precisa escondido atrás do exterior brilhante.
Este estilo mais quente ainda é bastante “secreto”, com a maioria dos itens essenciais da cozinha escondidos atrás dos armários, alguns dos quais revestidos com um acabamento especial em couro.
Novos tecidos naturais
Sisal, ervas marinhas e outros naturais estão novamente em voga com esta tendência. A abordagem atualizada dos materiais naturais “é super acessível e relaxa tudo para um estilo de vida casual”, explicou Dimma. Seja para paredes ou pisos, são uma atualização fácil para qualquer espaço. É claro que há alguns cuidados: O piso natural pode ser difícil se você tiver animais de estimação. Você também deve estar atento ao inchaço e ao encolhimento, que alguns materiais causam em resposta às mudanças na umidade da sua casa. As mudanças no tamanho podem tornar as superfícies irregulares e as portas difíceis de fechar ou abrir.
Os revestimentos naturais, como os da Tadeo Home, podem ser usados como revestimento de parede ou destaque para atualizar sua decoração com as últimas tendências para o lar.
Vamos ficar juntos
Embora não substituam os eletrônicos, os espaços de jogos retrô estão entre as tendências domésticas que aparecem nas casas de família. Em um esforço para envolver amigos e familiares sem dispositivos eletrônicos, as mesas de pingue-pongue, as máquinas de pinball e os jogos de pebolim estão ressurgindo. Até mesmo um local designado para jogos de tabuleiro em família pode ser o foco de um espaço retrô.
Espalhe os móveis pela sala de jogos para um uso confortável.
Junto com essa tendência retrô para a família, Dimma disse que o sofá secional também está de volta, principalmente como duplo. Duas seções opostas criam um amplo espaço para a família e os amigos se divertirem juntos – com ou sem TV!
Montauk Sofa mostrou seu enorme – e extremamente confortável – sofá Alex na IDS Toronto. Na verdade, sempre havia tantas pessoas sentadas nele que era difícil conseguir uma boa foto durante o show. Agora isso é o que chamamos de sofá grande e confortável! Entre todas as tendências para casa, esta está entre as nossas favoritas.
Estilo italiano dos anos 70
Nossa tendência favorita para casa é esta: o estilo italiano dos anos 70. Existem tantos designs legais para escolher que se enquadram nesse gênero, chamado brutalismo. Holofotes, mesas de bateria e couro são apenas alguns dos elementos que você pode usar, disse Dimma.
Esse aparador, que vimos no /Design Miami 2015, seria perfeito. É exibido pela Galeria da Oficina do Carpinteiro.
A S-Chair da Cappellini seria um complemento adequado para a sua sala de estar em estilo italiano dos anos 70.
A ascensão da decoração italiana dos anos 70 significa que o sofá de couro está de volta em grande estilo, disse Dimma. Do estofado ao bem estofado, você vai querer um pouco de couro para sua sala de estar.
Dimma examinou os vários estilos de sofás de couro populares.
Este incrível sofá da Ego Italiano combina duas das tendências de 2016: Rosa e couro. É definitivamente uma jogada ousada!
O clássico sofá Chester One de estilo tufado da Poltrona Frau funcionaria para aqueles com preferências de gosto mais personalizadas.
Alguns detalhes em rosa neste ambiente da Niba Home ajudam a trazer um sofá branco liso para 2016 com as últimas tendências para casa.
Comece com arte
A arte é uma escolha muito pessoal e isso a torna a tendência perfeita para atualizar e personalizar a sua casa. Dimma disse que a arte não precisa ser cara – arte DIY ou fotografias emolduradas e apresentadas de maneira elevada são perfeitas.
Peças de grande porte estão na moda, desde uma obra abstrata como esta de Donald Martiny até pinturas ou esculturas mais simples – tudo depende da sua preferência pessoal.
Uma obra simples, mas dramática, como esta feita com prata reciclada de Maya Lin, também marca uma afirmação, ainda que sutil. Talvez em sua sala de estar serena e atualizada?
Obras de arte simples, mas dramáticas, como este poema de Martin Wong, também funcionam.
Dimma acrescentou que os retratos estão voltando, mas não os antigos retratos históricos do tipo galeria. Em vez disso, retratos grandes e grandes com um toque especial serão populares nesta tendência doméstica.
Grande e dramático, este retrato em mosaico de plástico foi exibido na Art Miami/Context Miami em dezembro de 2015.
Grande e incomum, este retrato de Marilyn Monroe com botões suspensos é de Augusto Esquivel.
Tendências de pintura
As tendências de cores vêm e vão – todos os anos. Para 2016, a Pantone nomeou Rose Quartz e Serenity como suas, e Benjamin Moore identificou “Simply White” como a cor do ano. “É tudo uma questão de mistura”, disse Dimma sobre uma série de tendências para casa, principalmente cores de tintas. Por ser neutro, a maioria dos brancos tem um pouco de idade e calor para trabalhar com outras cores, e algumas pessoas acham o Simply White um pouco “branco demais”, com seus tons azuis.
Parir
Dimma também apresentou informações de seus especialistas em cores, que destacaram que os tons das joias também são importantes para 2016. Tanto o editor quanto os coloristas disseram que não é preciso pintar paredes inteiras para obter cor em um ambiente. Ao utilizar peças selecionadas em tons ousados de joia, mesclados com tons neutros, você consegue ter um espaço moderno e visualmente confortável.
Diga sim ao Parquet
Os designs de parquet estão tendo seu momento no design em 2016. Seja no chão ou na parede, ou em uma peça de mobiliário, o parquet real ou um tecido de design estilo parquet darão ao seu espaço uma aparência moderna, disse Dimma. Escolher um piso de parquet pode sair caro, então se o orçamento for uma restrição para o seu projeto, experimente o espinha de peixe, que dá a mesma sensação e custa menos. Ela acrescentou que a noz burled, popular nos anos 70, também está recebendo um interesse renovado.
Este piso de tábuas largas com design em espinha de peixe de cor clara é da Northern Wide Plank.
Além das restrições orçamentárias, grande parte das tendências para o lar apresentadas pela Dimma são muito acessíveis e adaptáveis ao estilo de decoração que você já tem em sua casa. Divirta-se e experimente uma ou mais dessas novas modas para casa!
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook