A ventilação do telhado permite que o ar flua pelo sótão, escapando pelas aberturas do telhado. É essencial observar que existem sete tipos distintos de aberturas de ventilação no telhado.
Tipos de ventilação
Tipo de ventilação do telhado | Descrição |
---|---|
Ventiladores de turbina | Popularmente conhecidas como “pássaros rodopiantes”, essas aberturas recirculam o ar no sótão 10 a 12 vezes por hora. |
Ventiladores de energia | Aberturas circulares perto da cumeeira alimentadas por eletricidade, removendo efetivamente o ar quente e a umidade. |
Ventiladores movidos a energia solar | Operar com energia solar, proporcionando ventilação ecológica; pode não funcionar em dias nublados devido ao carregamento da bateria. |
Aberturas de cumeeira do telhado com defletor | As aberturas de ventilação cortam o telhado com abas de plástico (defletores), exigindo ventiladores mecânicos para desempenho ideal. |
Ridge Vents sem defletor | Corte o deck do telhado ao longo da cumeeira sem se projetar, mas pode permitir a entrada de pássaros e elementos externos no sótão. |
Ventiladores estáticos | Também conhecidas como aberturas de caixa ou aberturas de tartaruga, essas aberturas passivas usam convecção para retirar o ar quente do sótão. |
Aberturas de extremidade do frontão | Instalado nas laterais da casa, permitindo que o ar do sótão flua quando o vento sopra, melhorando a ventilação geral. |
Você pode dividir a ventilação do telhado em dois tipos distintos: ativa e passiva.
A ventilação ativa inclui ventiladores que empurram o ar pelo sótão ou espaço para rastejar. Se você tiver ventilação ativa, a ventilação da cumeeira da sua casa possui abas de plástico que permitem a passagem do ar.
Ventiladores de turbina
As aberturas de ventilação da turbina, também chamadas de “pássaros giratórios”, são algumas das aberturas de ventilação mais populares. Essas aberturas permitem que o ar do sótão recircule 10 a 12 vezes por hora.
Existe um equívoco comum sobre as aberturas das turbinas. Muitas pessoas acreditam que sua composição permite que pássaros, detritos, chuva e neve entrem em sua casa. Isso só acontece se a ventilação da turbina sofrer danos, momento em que será necessário substituí-la.
Ventiladores de energia
As aberturas de ventilação são aberturas circulares que você normalmente vê perto da cumeeira de um telhado. Essas aberturas dependem de eletricidade para retirar o ar quente do sótão, dispersando-o no ar. Essas aberturas não apenas mantêm o sótão fresco, mas também ajudam a reduzir o risco de a umidade danificar a madeira e o drywall usados no sótão.
Durante o inverno, você deve usar a ventilação elétrica com um umidóstato. Isso ajuda a manter níveis ideais de umidade em seu sótão.
A única desvantagem das saídas de ar é que os motores estão sujeitos a falhar porque funcionam muito. Se você optar por saídas de ar, planeje substituir os motores a cada poucos anos.
Ventiladores movidos a energia solar
A conversão para energia solar é uma escolha popular entre os proprietários, por isso faz sentido que os fabricantes de aberturas de ventilação para telhados ofereçam aberturas movidas a energia solar. Essas aberturas dependem da energia fornecida pelo sol para funcionar. Infelizmente, as aberturas de ventilação não funcionam enquanto a bateria está carregando, o que pode causar dificuldades em dias nublados.
Aberturas de cumeeira do telhado com defletor
As aberturas de ventilação com defletores (abas de plástico) são uma escolha popular entre os proprietários. Os empreiteiros de telhados cortam essas aberturas no telhado para que não fiquem salientes, prejudicando a beleza do seu telhado. No entanto, eles exigem que você instale alguns ventiladores mecânicos em seu sótão.
A ventilação passiva não requer ventiladores. Deixando o ar fluir naturalmente pelo espaço, a ventilação passiva não exige que uma ventilação na cumeeira tenha abas de plástico, também chamadas de defletores.
Ridge Vents sem defletor
As aberturas de ventilação sem defletor são uma escolha popular, principalmente porque não sobressaem do telhado. Em vez disso, os empreiteiros cortam essas aberturas no deck do telhado ao longo da cumeeira do telhado. Ao contrário de suas contrapartes ativas, essas aberturas não possuem defletor.
O maior problema associado às aberturas de ventilação que não possuem defletores é que pássaros e outros elementos externos podem entrar no seu sótão.
Ventiladores estáticos
Se você vir um telhado com pequenas caixas, essas são aberturas estáticas. As aberturas estáticas dependem da convecção para retirar o ar quente do sótão antes de expulsá-lo pela ventilação. Também conhecidas como aberturas de caixa ou aberturas de tartaruga, as aberturas estáticas são o tipo mais comum de aberturas passivas de telhado.
Aberturas de extremidade do frontão
Finalmente, as aberturas de ventilação nas extremidades do frontão fornecem ventilação ao telhado sem realmente estarem no telhado. Em vez disso, um empreiteiro de telhados pode cortar essas aberturas na lateral da sua casa, logo abaixo do pico. Quando o vento sopra lá fora, essas aberturas permitem que o ar do sótão flua pelas aberturas e saia pelas laterais de suas casas.
Ter um sistema de ventilação no telhado não só torna o seu sótão mais confortável, mas também desempenha um papel importante na expansão da vida útil do seu telhado. Você deve trabalhar com seu empreiteiro de telhados para escolher o melhor tipo de ventilação para sua casa.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook