A madeira macia é um tipo de madeira versátil e amplamente utilizado, popular devido à sua ampla disponibilidade e natureza fácil de usar. As madeiras macias são distintas de outra categoria botânica de madeira conhecida como madeira dura. A madeira macia possui qualidades que a tornam adequada para uma ampla gama de projetos de construção e marcenaria. Por ser de baixa densidade, possui fácil trabalhabilidade, mas também é forte e durável. Seja fornecendo suporte estrutural ou matéria-prima para outros produtos como papel e terebintina, as madeiras macias são um componente fundamental do nosso dia a dia.
O que é madeira macia?
Madeira macia refere-se à madeira proveniente de árvores gimnospermas, ou árvores que apresentam cones em vez de flores. Normalmente, as árvores gimnospermas têm folhas semelhantes a agulhas ou escamas e são conhecidas como coníferas. O termo “madeira macia” pode ser enganoso, pois existem muitos tipos de madeiras macias, como o abeto Douglas e o teixo, que são mais duros do que as madeiras nobres. No entanto, a maioria das madeiras macias são menos densas do que a maioria das madeiras nobres.
Profissionais da construção, artesãos e várias outras indústrias de produção valorizam a madeira macia pela sua facilidade de trabalho, rápido crescimento e disponibilidade abundante. Isso significa que os fabricantes o utilizam em uma ampla variedade de indústrias e em todos os níveis de produção.
Qualidades da madeira macia
A madeira macia possui muitas qualidades desejáveis que a tornam uma boa escolha para muitas aplicações.
Trabalhabilidade
A maioria das variedades de madeira macia tem baixa densidade e composição macia. Isso significa que eles são fáceis de serem cortados, moldados e unidos por artesãos e fabricantes. Isso ajuda a manter a longevidade de ferramentas caras para trabalhar madeira.
Disponibilidade abundante
Variedades de madeira macia, como pinheiro, cedro e abeto, são abundantes e crescem em todo o mundo. Esta abundância torna a madeira macia menos cara e facilmente disponível na maioria das regiões para a indústria da construção e para os consumidores.
Força e durabilidade
A maioria dos tipos de madeira macia são menos fortes e duráveis do que as variedades de madeira dura, mas a madeira macia ainda tem resistência e durabilidade suficientes para muitas aplicações. Pode fornecer um bom suporte estrutural e suportar várias tensões e deformações. Essas qualidades combinadas com seu preço e facilidade de uso tornam-no um material de construção ideal na indústria de construção residencial.
Versatilidade
Existe uma grande variedade de tipos de madeiras macias. Os fabricantes usam todos esses tipos em diversos setores, desde elementos de construção, como materiais para suporte estrutural, caixilhos de janelas e pisos, até matérias-primas para produção de papel e produtos químicos.
Sustentável e Renovável
A madeira macia é um recurso renovável porque provém de árvores de rápido crescimento que podem ser substituídas por práticas florestais responsáveis. As árvores de madeira macia têm um ciclo de crescimento relativamente curto em comparação com as madeiras nobres. O uso de madeiras macias é uma forma de apoiar os esforços de conservação ambiental.
Isolamento Térmico e Acústico
A madeira macia possui uma estrutura celular específica que contém bolsas de ar. Estas bolsas de ar ajudam a retardar a transferência de calor e som. A baixa densidade da madeira macia também contribui para conferir-lhes propriedades naturais de isolamento térmico e acústico.
Estética
As escolhas estéticas em relação aos padrões de cores e grãos não são tão amplas para as madeiras macias quanto para as madeiras nobres, mas muitas madeiras macias ainda têm uma aparência natural agradável. Madeiras macias como o pinheiro e o abeto apresentam um padrão de grão reto e outras madeiras macias como o cedro têm um padrão de grão irregular. Construtores e artesãos fazem o acabamento de madeiras macias de várias maneiras, inclusive com tinta e tinta, dependendo do resultado desejado.
Exemplos de madeiras macias e seus usos
Profissionais da construção e fabricantes utilizam diferentes tipos de madeira macia para diversos projetos de acordo com sua composição e características específicas.
Pinho – Os construtores usam amplamente o pinho na construção para estruturas, pisos, painéis e acabamentos internos. Os artesãos também utilizam o pinho para criar móveis e armários devido à sua facilidade de trabalho e baixo custo. Produtos químicos como terebintina e colofónia são derivados de tipos de pinheiro. Abeto – O abeto é comumente usado em todo o processo de construção devido à sua alta relação resistência-peso. Os construtores usam-no para criar treliças e vigas para enquadramento. Os fabricantes também usam o abeto como matéria-prima em compensados. Os fabricantes de papel utilizam o abeto para fazer papel devido às suas fibras longas e finas. Cedro – O cedro tem uma resistência natural à decomposição e aos insetos, tornando-o ideal para aplicações externas, como revestimentos externos, decks, revestimentos e cercas. Os marceneiros também utilizam o cedro para projetos de móveis de interior, como baús e armários, devido às suas propriedades aromáticas. Douglas Fir – Douglas Fir é uma madeira macia versátil usada para fins de construção, como molduras, vigas e compensados. Também é forte e durável e segura bem os fixadores. O abeto Douglas tem fibras fortes, por isso os fabricantes o utilizam para fazer papéis especiais, como lenços de papel e papelão grosso. Cicuta – Os construtores usam cicuta na construção geral em áreas como molduras, marcenaria em geral e criação de compensados. Os artesãos também usam a cicuta para produção de móveis e aplicações de interiores. Por causa de suas fibras longas e delgadas, os produtores de papel usam cicuta para criar tipos de papel de baixa qualidade, como jornal. Lariço – O larício tem durabilidade natural e resiste ao apodrecimento e à decomposição. Os construtores o utilizam para aplicações externas, como revestimentos e decks. Redwood – Redwood tem uma beleza natural que os construtores valorizam pelas suas qualidades estéticas, mas também possui uma excelente resistência natural à decomposição. Os construtores o utilizam para projetos externos, como decks, revestimentos externos e móveis de jardim. Abeto – Tipos de abeto como Douglas, branco e bálsamo são amplamente utilizados na construção devido à sua resistência e durabilidade. Eles são usados para criar vigas, portas e marcenaria.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook