Quando se trata de escolher uma luminária para sala de jantar, tantas regras de decoração de casa foram descartadas que quase tudo vale.
(Graças a Deus!) Isso significa que você pode escolher algo que se adapte não apenas ao estilo do ambiente, mas também ao nível de formalidade que torna a casa mais confortável.
Claro, tem gente que prefere um espaço mais formal que inclua lustre para sala de jantar, mas com a tendência mais casual de hoje, principalmente quando se trata de entretenimento, outros querem um estilo mais descontraído de luminária para sala de jantar.
Tipos de luminárias para salas de jantar
Você precisa de uma luminária funcional para a sala de jantar, mas também precisa criar o clima certo. Muito claro e vai parecer o refeitório de uma escola. Muito escuro e você não conseguirá enxergar bem o suficiente para servir o jantar. Principalmente, lembre-se de que você precisa de diferentes tipos de luminárias para sala de jantar.
Como em outras salas, o que importa é sobrepor a iluminação. Em geral, você deseja ter todos os três tipos principais de luminárias para sala de jantar: iluminação ambiente brilhante o suficiente para que você possa se movimentar com segurança, iluminação de tarefa suficiente para ser funcional e a quantidade certa de iluminação de realce para criar o tipo de vibração desejada. Aqui estão alguns dos melhores tipos de iluminação para salas de jantar:
Um lustre. Este é um tipo multifuncional de luminária para sala de jantar que adiciona drama e luz ambiente. Se direcionar a luz para baixo, também será uma luz de tarefa. Finalmente, se você tiver um interruptor dimmer, ele também pode funcionar como iluminação ambiente. Luzes embutidas e uma camada para iluminação ambiente. Eles também são discretos. Os pingentes são uma luminária da sala de jantar que pode adicionar luz focada a uma superfície. Mas também podem substituir um lustre quando usados em múltiplos. As arandelas são a luminária perfeita para a sala de jantar porque podem ser instaladas em qualquer parede. As luzes de pista também são uma opção flexível. Você pode movê-los e redirecioná-los para servir como iluminação ambiente, de realce ou de tarefa. As luzes Cove são perfeitas para realçar um teto de bandeja ou qualquer outro recesso arquitetônico.
Que tipo de lâmpada é melhor para uma sala de jantar?
Ao considerar que tipo de lâmpada é melhor para uma sala de jantar, a primeira regra é escolher lâmpadas LED. Estas são as lâmpadas mais eficientes em termos energéticos e duradouras que você pode comprar
A outra consideração importante para as lâmpadas da sala de jantar é a cor. Se você ainda não sabia, as lâmpadas têm diferentes temperaturas de cor – quentes ou frias. As lâmpadas LED geralmente estão disponíveis em branco quente, branco natural e branco frio, que na verdade parece um pouco azul para muitas pessoas.
A escala de cores mede a lâmpada em termos de Kelvins, geralmente marcada como “K”. Quanto maior o número, mais fria é a cor. Geralmente, você deseja que sua sala de jantar seja quente e aconchegante. Isso significa que as lâmpadas LED que se enquadram na faixa de 2.400 a 2.700 K são as mais populares.
Quão brilhante deve ser a luz de uma sala de jantar?
Se você pensar bem, sua sala de jantar tem vários propósitos: Quando você está comendo você quer ver sua comida, mas se estiver trabalhando na sala de jantar, na mesa, a luz pode precisar ser mais forte. Finalmente, se você tiver convidados demorando-se após uma refeição, você deseja que a luz fraca crie o clima certo. Resumindo: instale um dimmer.
Determinar o quão brilhante deve ser a luz da sua sala de jantar pode depender um pouco de quantas luzes diferentes você tem. Este também é o caso se você colocar a iluminação em camadas de maneira adequada. Na verdade, a maioria das pessoas está preocupada com os acessórios da mesa de jantar.
Quando se trata de lâmpadas LED, as lâmpadas de 40 watts (470 lúmens) ou de 60 watts (806 lúmens) são as melhores para comer. A partir daí, um dimmer se ajustará ao seu humor.
Quantos lúmens uma luz de sala de jantar deve ter?
Até recentemente, selecionávamos a iluminação por potência. Agora, com as lâmpadas LED, escolhemos pelo número de lúmens, que é uma medida melhor da quantidade de luz que cada lâmpada emite.
Embora o número de lúmens necessários em uma sala dependa de seu tamanho. Em geral, uma sala de jantar deve ter de 30 a 40 lúmens por metro quadrado. (Um equivalente aproximado é que um watt equivale a 12,5 lúmens.)
A maioria dos designers diz para optar por uma luz mais brilhante e, em seguida, usar um interruptor mais escuro para ajustar a luminária da sala de jantar de acordo com o que você está fazendo no espaço.
As escolhas de iluminação para salas de jantar mais populares
Não importa qual seja o seu estilo de decoração, você pode encontrar a luminária para sala de jantar mais popular para complementar sua casa. Dos estilos casuais aos lustres glamourosos mais formais, há uma ampla gama de opções:
Iluminação moderna para sala de jantar
Quando se trata de iluminação moderna para salas de jantar, o que importa é a aparência. Acessórios elegantes e com linhas simples são o que a maioria das pessoas deseja. Escolha uma luminária moderna para sala de jantar que valorize o espaço ou até mesmo uma que faça uma grande declaração de estilo.
Iluminação da sala de jantar da fazenda
Ainda super populares, as luminárias para salas de jantar em casas de fazenda geralmente apresentam metal, materiais naturais, elementos desgastados e detalhes vintage. Juntamente com uma vibração descontraída, estas luminárias criam o ambiente certo. Eles também são perfeitos para uma sala de jantar em um espaço aberto.
Luzes de teto da sala de jantar
Imagem do Arnold Schulman Design Group
Mesmo com um lustre notável, você precisa incluir algumas luzes de teto para criar camadas. Aqui, as luzes embutidas adicionam outro elemento de iluminação suave que fornece luz ambiente suave. Use luzes de teto da sala de jantar para adicionar iluminação sem desviar a atenção do ponto focal da iluminação principal.
Luzes suspensas da sala de jantar
Você não está limitado a um lustre tradicional quando se trata de pendurar luzes na sala de jantar. Pingentes de todos os tamanhos e formatos podem substituir um lustre. Você pode até usar agrupamentos de pequenos pingentes para criar o mesmo efeito de um acessório maior. Isso fornece ainda mais flexibilidade para criar um design exclusivo.
Iluminação rústica para sala de jantar
Nada transmite uma vibração casual como uma luminária rústica de sala de jantar. A beleza do desgaste e das imperfeições dessas luminárias é o que mais agrada. Quer se trate de madeira tosca ou metal galvanizado, os materiais humildes utilizados tornam estes acessórios especiais.
Idéias para iluminação de pequenas salas de jantar
Só porque uma sala de jantar é pequena, isso não significa que você está preso a uma luminária chata. Primeiro, muitos designs de iluminação vêm em tamanhos diferentes. Isso significa que você provavelmente encontrará uma versão menor do seu aparelho favorito. Em segundo lugar, estratificar a iluminação é muito importante em um espaço pequeno. Diferentes tipos de iluminação dão-lhe dimensão e fazem com que pareça maior e mais impressionante.
Luminárias pretas para sala de jantar
Antigamente, a maioria das luminárias para salas de jantar só vinha com acabamentos de metal brilhante. No entanto, hoje em dia, você pode encontrar muitos equipamentos em preto. Desde um lustre tradicional em vidro preto até uma luminária transitória para sala de jantar em metal preto, você pode encontrar todos os tipos. Alguns têm uma aparência mais ousada do que outros, mas você pode encontrar estilos diferentes em acabamentos brilhantes e foscos.
Luminárias de bronze para sala de jantar
Em oposição ao brilho do ouro ou da prata, as pessoas agora preferem a aparência mais envelhecida das luminárias de bronze para a sala de jantar. É importante ressaltar que o bronze é mais versátil, principalmente para misturar metais. Ele se adapta a muitos estilos de decoração, mas é muito popular em interiores contemporâneos, de fazenda e de transição.
Luminárias douradas para sala de jantar
Para um pouco de brilho ou glamour em sua sala de jantar, você não pode errar com luminárias douradas para sala de jantar. O brilho deste metal é amplificado pela luz e faz uma verdadeira afirmação pendurada sobre a mesa. Mesmo para iluminação de realce, uma luminária dourada acrescenta elegância e formalidade.
Luz industrial para sala de jantar
Para uma aparência de decoração ousada, uma luminária industrial para sala de jantar atinge a nota certa. Os acabamentos escuros e foscos típicos mantêm o clima casual. Embora você certamente possa encontrar lustres industriais, os pingentes costumam ser mais populares. As luzes industriais da sala de jantar também podem combinar facilmente com uma mesa de jantar rústica ou básica de madeira.
Luz embutida para sala de jantar
Imagem de Accentlightinginc
Nem toda sala de jantar tem teto alto para acomodar um lustre grande, mas isso não é problema. Em vez disso, dê uma olhada em alguns dos novos designs de luzes embutidas para salas de jantar. Estas não são nada parecidas com as “luzes de peito” dos construtores feios que vêm à mente. Novos designs de montagem embutida podem ser dramáticos e um ótimo complemento para a iluminação da sala de jantar.
Iluminação contemporânea para sala de jantar
Na verdade, os estilos contemporâneos de luminárias para salas de jantar variam amplamente. Uma coisa é certa: este não é o lustre da sua avó. Essas luminárias contemporâneas têm linhas simples, são artísticas e criam um ponto focal sobre a mesa de jantar.
Eles podem variar de pingentes minimalistas e raios de sol no estilo Sputnik a construções sofisticadas de vidro. Quase tudo vale!
Luzes LED para sala de jantar
A iluminação LED é encontrada em todos os lugares agora e a sala de jantar não é exceção. Na verdade, as luzes LED para salas de jantar são muito populares porque a tecnologia permite novos estilos inovadores.
Com luzes incandescentes, os projetos eram limitados por razões de segurança e estruturais. No entanto, agora você pode ter todos os tipos de designs minimalistas e etéreos graças aos LEDs.
Tipos de luminárias para salas de jantar
Embora existam dezenas de luminárias diferentes disponíveis no mercado, os tipos mais comuns para uma sala de jantar são lustres, pendentes, luminárias embutidas e luminárias de parede.
Lustres
Lustres podem infundir qualquer espaço de jantar com um charme atemporal. Eles foram originalmente usados para carregar velas e agora são encontrados em uma variedade de grandes mansões e residências particulares. Embora os lustres tenham se tornado cada vez mais raros nos tempos modernos, eles ainda podem ser usados para transmitir um ar de riqueza.
Embora tenham uma elegância atemporal e não quebrem o banco na compra, eles são mais difíceis de instalar se você for um DIYer comum e são difíceis de manter devido ao design intrincado da maioria das peças.
Pingentes
As luminárias pendentes são um tipo de luminária de jantar extremamente moderno. Eles costumam ficar pendurados no teto – geralmente sobre a mesa da sala de jantar – e servem como um ponto focal atraente, mas com preços razoáveis, para a área. Eles estão disponíveis em uma variedade de cores, materiais e estilos, tornando-os adequados para qualquer área de jantar.
No entanto, os pendentes não são a melhor escolha em salas com tetos baixos (a menos que tenham uma corrente ajustável) e geralmente não servem como fonte primária de luz.
Luzes embutidas
Luzes embutidas (alternativamente chamadas de downlights) são luminárias de metal posicionadas acima da linha do teto. Isso oculta a maior parte da luminária, com exceção de um acabamento fino e uma parte da luz interna.
Estas luzes são muito “limpas”, pois são instaladas de forma a não chamar a atenção. Elas são uma boa escolha para salas com tetos baixos, mas você precisará de muitas dessas luzes se quiser que elas realmente forneçam um nível de iluminação decente.
Luzes de parede
As luminárias montadas na parede iluminam diretamente uma região específica. Alguns estão inclinados para baixo, enquanto outros estão inclinados para cima. Devido à sua natureza direcionada, os apliques não fornecem muita iluminação. Como resultado, são excelentes luzes secundárias para criar um ambiente tranquilo na sua sala de jantar.
As luminárias de parede são muito versáteis e podem criar um ambiente muito aconchegante, mas também podem criar pontos escuros por causa da luz direcionada que não ilumina todas as áreas de maneira uniforme.
Qual é a melhor cor de luz?
Em geral, o melhor é optar por cores quentes para a sala de jantar. Se você costuma receber convidados, esta é definitivamente a escolha certa. As cores claras e quentes são conhecidas por criar um clima específico, fazendo as pessoas se sentirem mais felizes e relaxadas.
Quantos Watts deve ter a luz de uma sala de jantar?
Em geral, multiplicar a metragem quadrada de uma sala por 1,5 produzirá o total de watts necessários para iluminar adequadamente o espaço. Aumente o multiplicador para 2,5 para iluminação de trabalho. Além disso, verifique sempre a potência máxima do aparelho, pois excedê-la pode ser bastante prejudicial.
Para obter os melhores resultados, mantenha a potência total do lustre da sala de jantar entre 200 e 400 watts, dependendo do tamanho da sala. Por exemplo, podem ser duas lâmpadas de 100 watts, quatro lâmpadas de 60 ou 75 watts ou oito lâmpadas de 50 watts.
Quantas luzes devem existir em uma ilha de cozinha?
Ao determinar o número de pingentes a serem suspensos sobre uma ilha, siga a regra dos três. De acordo com esta regra, o equilíbrio é alcançado repetindo um elemento três vezes.
Três luzes suspensas sobre uma ilha proporcionam um espaço mais equilibrado em comparação com o uso de duas ou quatro luzes, mas a proporção é sempre o fator decisivo quando se segue a regra de três.
Duas luminárias pendentes seriam suficientes em uma cozinha com uma pequena ilha e luminárias pendentes grandes, enquanto a opção por três luminárias suspensas sobrecarregaria o ambiente.
As luzes pendentes da ilha estão saindo de moda?
Embora certos designs, estilos e formas se tornem inevitavelmente obsoletos, não há limite para o número de designs exclusivos que podem ser desenvolvidos.
Os lustres existem há centenas de anos porque a iluminação suspensa ou suspensa é a solução ideal para algumas situações.
Os pingentes se enquadram na categoria de luminárias de destaque para sala de jantar, que melhoram a aparência de uma área. Eles não estão fora de moda; eles simplesmente servem a um propósito diferente dos outros.
Luzes pendentes penduradas sobre uma ilha podem funcionar como iluminação de tarefas, permitindo que você veja o que está comendo.
Qual deve ser a altura de uma luz acima da mesa de jantar?
A resposta curta é que depende – principalmente do seu estilo particular. Temos algumas diretrizes que seguimos ao instalar luzes suspensas e lustres, que pensamos descrever para você abaixo.
Para começar, você deseja determinar o comprimento total do seu quarto. Para isso, recomendamos pendurar um balão no teto com um barbante. Isso permitirá que você dê um passo para trás e avalie a altura de vários ângulos, bem como o impacto visual.
Depois de determinar o comprimento total da sua luz, você precisará estabelecer se o lustre ou pingentes que você escolheu tem uma cortina ou se você precisará comprar um separadamente.
Se a cortina estiver incluída, insira o comprimento total desejado na página do produto de iluminação antes de fazer seu pedido. Se a cortina não estiver incluída, você pode determinar o comprimento necessário do acessório subtraindo a altura da cortina do comprimento total. Isso fornecerá o comprimento necessário para solicitar seu acessório.
Quão baixo um lustre deve ficar pendurado em um teto de 3 metros?
Se o seu teto tiver três metros ou mais, pendure um lustre no ponto ideal a dois metros e quinze centímetros do chão.
Como você chama a luz acima da mesa de jantar?
De modo geral, as luminárias que costumam ser escolhidas para serem instaladas logo acima da mesa de jantar são pendentes ou lustres. Como existem muitos tipos diferentes de luminárias no mercado, isso depende do tipo que você escolher.
Idéias para iluminação de sala de jantar
Pingentes Náuticos
Apenas um toque de tema mantém o espaço sofisticado e divertido.
Para uma casa à beira-mar, apenas alguns elementos náuticos podem dar o toque certo sem ser demais, e esses pingentes são um ótimo exemplo. Eles se assemelham um pouco a carros alegóricos e adicionam um toque brilhante à sala de jantar azul. O espaço casual, projetado por Timothy Brown Studio, tem uma sensação limpa e nítida e os pingentes ajudam a iluminar o clima das paredes tradicionalmente revestidas de lambris e do teto em caixotões.
Natural e cru
Os materiais naturais à luz adicionam uma textura casual à sala de jantar.
Adicionando outra camada de material natural e tátil à sala de jantar, este grande pingente mantém a sensação casual. A espaçosa sala, projetada por Richards Stanisich, se abre para um pátio e para o oceano além, de modo que a sensação terrena da luminária de vime claro da sala de jantar combina bem. Em toda a sala, os materiais apresentam qualidades texturais distintas, desde a madeira e o mármore na zona de armazenamento do vinho até às luxuosas cadeiras de couro.
Pingente Industrial
Um pingente industrial funciona em um espaço minimalista.
Situada no meio de Napa, na região vinícola da Califórnia, a sala de jantar desta casa da Shawback Design faz você pensar em vinho. Claro, tem uma vibração industrial refinada, mas parece um pouco com uma garrafa de vinho – e a parte superior parece uma rolha. Independentemente disso, o visual descontraído desta luminária para sala de jantar combina perfeitamente com o piso de mármore e a mesa de estilo nórdico.
Lâmpada de braço longo montada na parede
A iluminação da mesa de jantar não precisa ficar pendurada no teto.
Já que não existem mais regras, quem disse que a luminária da sala de jantar tem que ficar pendurada no teto? Uma lâmpada de braço longo montada na parede é uma opção fabulosa para uma sala que pode ter um teto mais baixo ou a necessidade de linhas de visão claras – ou apenas mais drama. Este espaço, projetado por Wesley Moon, é totalmente alterado com a adição deste tipo de iluminação
Vagamente pendurado
Cabos enrolados aumentam a sensação de folga das luzes.
Frouxamente drapeadas e um pouco teatrais, essas luzes contribuem para o toque eclético desta sala de jantar projetada pela designer mexicana Sofia Aspe. Várias fontes de luz penduradas entre laços de cabos combinam bem com uma parede de espelhos decorativos redondos.
Este tipo de luminária para sala de jantar é ideal para um espaço casual porque não segue nenhum padrão ou disposição rígida.
Lustre de vidro gracioso
Lustres de vidro artísticos são muito luxuosos.
Às vezes só um lustre serve e nesta sala de jantar ele se torna um destaque – perdendo apenas para a vista! Uma luminária de vidro soprado à mão é uma adição artística espetacular a qualquer ambiente, mas realmente brilha quando usada como luminária de sala de jantar. Quando a vista da janela é o verdadeiro destaque – como neste espaço de Greg Natale – é importante escolher um lustre que não fique muito baixo.
Um acessório artístico
As luminárias artísticas para salas de jantar podem funcionar em muitos estilos de decoração.
Um espaço de jantar glamoroso feito em ouro e rosa é ainda mais elevado com uma luminária feita à mão. O arranjo assimétrico do vidro estampado em uma moldura dourada é artístico e abstrato. Em casos como este, serve tanto como arte quanto como iluminação e constitui o principal ponto focal da sala, projetada por Claude Cartier.
Coberto com velas
As velas sobre a mesa da sala de jantar já são tendência há algum tempo.
Para uma sala de jantar relaxante e casual, nada como uma cascata de velas para criar o clima certo. A tecnologia LED de hoje e as velas alimentadas por bateria ajudam a criar uma luminária de sala de jantar descomplicada (e livre de perigos) que cria uma atmosfera suave e aconchegante. Este espaço ao ar livre de Nicole Hollis faz muito mais do que apenas aproveitar ao máximo o cenário deslumbrante.
Calendário do estilo Sputnik
As luminárias estilo Sputnik se tornaram uma escolha icônica.
Esta casa na área de Dallas ostenta uma aparência arquitetônica maravilhosa que é destacada pelas luminárias da sala de jantar em estilo sputnik. O toque do estilo dos anos 1960 adiciona um toque retrô à casa contemporânea. Projetada por R. Brandt, a sala de jantar e demais espaços mesclam glamour, toques de estilo antigo e características arquitetônicas modernas.
Globos minimalistas
Uma leve luminária ecoa a natureza que cerca este espaço de jantar.
Capaz de se fundir com o ar livre, a sala de jantar desta casa em Sydney combina muito com a folhagem e o quintal. O design é muito focado no exterior, por isso uma luminária de sala de jantar que não concorra é fundamental. Este pingente minimalista que apresenta três globos de formato livre é ideal porque se assemelha a um galho natural.
Estilo de meados do século
As luminárias de meados do século podem funcionar em muitos tipos diferentes de salas de jantar.
O design maravilhosamente confortável de Jessica Gersten para esta sala de jantar é pontuado pela luminária grande, porém simples. Seu toque moderno de meados do século adiciona um toque artístico extra ao espaço de outra forma livre. A luminária também é um belo contraponto à grande obra de arte abstrata na parede.
Lustre Tradicional
Os fãs de lustres tradicionais podem ter certeza de um drama espetacular.
Esta luminária para sala de jantar é decididamente tradicional, mas o clima do espaço, desenhado pelo Atelier AM, é um pouco mais eclético. A enorme mesa apresenta pernas de cavalete e um vaso central contemporâneo, no entanto, a maior parte da sala tem um estilo esmagadoramente tradicional. Todos os elementos se unem em um estilo muito sofisticado que exala um caráter despreocupado.
Vintage Industrial
Este par de lustres vintage combina com a decoração industrial.
Um espaço pode ter estilo vintage e industrial? Este certamente se encaixa na descrição. A maioria dos elementos do espaço tem um toque industrial, mas as luminárias da sala de jantar são muito vintage e super charmosas. A combinação de metal escuro, um pouco de cristal e os abajures muito próprios em cada braço criam um visual mais suave. Seria difícil definir este quarto como pertencente a uma casa projetada por White e Kaki que tem uma vibração geral mediterrânea.
Lustre Contemporâneo
Um pouco de dourado ajuda muito neste lindo lustre.
Lustres contemporâneos vêm em todas as formas e estilos e este tem glamour suficiente para estar no centro de uma sofisticada sala de jardim verde projetada por Anne Wagoner. Uma moldura preta contrasta fortemente com o espaço, mas os elementos dourados contidos combinam-se com os outros elementos e ajudam a criar um ambiente muito relaxante e requintado.
Buquê de Bulbos
Uma massa suspensa de lâmpadas reflete o estilo eclético do espaço.
Este espaço desafia qualquer categorização, assim como a luminária exclusiva da sala de jantar que fica pendurada acima da mesa. Projetado pela Godrich Interiors, o quarto é eclético, exuberante e altamente criativo.
O lustre é na verdade um conjunto de pingentes de globo redondo de diversos tamanhos e materiais que servem como um único acessório. O estilo da luminária é perfeito para uma sala onde há muita coisa acontecendo visualmente.
Um celular iluminado
Uma leve luminária não prejudica a vista fora da grande janela.
Com uma grande janela panorâmica e uma vista inestimável do oceano, a última coisa que você deseja é uma luminária de sala de jantar que concorra com ela. A escolha de um que lembre um móbile minimalista pendurado no teto é acertada porque seus braços leves e pequenos globos não dominam nem interferem na vista. O estilo também acentua o design refinado e casual do espaço do Studio Giancarlo Valle.
Iluminação Linear
Uma luminária linear para sala de jantar funciona com a tela artística e outros elementos.
Quando a mesa é um retângulo longo, uma luminária linear para sala de jantar é uma excelente escolha. Este acessório específico em um apartamento em Nova York projetado por Amy Lau é uma coleção de cortinas de vidro transparente suspensas em bases e cabos minimalistas. Ele combina perfeitamente com toda a arte do espaço e é impressionante sem ser opressor.
Lustre moderno de meados do século
Uma luminária moderna de meados do século com vidro colorido complementa a decoração.
Um espaço de jantar moderno de meados do século exige uma luminária da mesma persuasão. Aqui. a designer da THREAD, Lindsay Bentis, instalou um lustre de globos de formato irregular que lembra a iluminação daquela época. O vidro esfumaçado é uma escolha moderada e funciona bem com a paleta de cores temperamentais do espaço.
Iluminação Arquitetônica
As luminárias de teto não precisam ficar penduradas, como mostra esta luz arquitetônica.
Uma sala com muita textura, mas pouca cor, é o local ideal para uma luminária arquitetônica de amplo alcance, mas não baixa. A JDP Interiors escolheu esta luminária suspensa que tem apelo estrutural e ecoa o detalhe preto da haste da cortina. Globos de vidro minimalistas mantêm o foco na moldura e também na tabela abaixo.
Inesperadamente Moderno
A decoração inesperadamente moderna funciona em uma concha vitoriana.
Num excelente exemplo de como uma casa de época não precisa se limitar à decoração de época, o Toronto Interior Design Group fez esta casa de uma forma muito inesperada. Um tapete de cores fortes e cadeiras de jantar estofadas com uma vibração dos anos 60 preparam o cenário para o lustre de estilo de meados do século. Globos de vidro colorido sobre as lâmpadas adicionam um pouco mais de drama ao espaço.
Impressionantes pingentes individuais
Dois pingentes mantêm uma visão aberta da grande obra de arte.
Assim como podem iluminar uma ilha de cozinha, as luzes pendentes também podem servir como luminárias para salas de jantar. Um apartamento minimalista em Madrid projetado por Ventura Studio demonstra como os pingentes certos podem ser uma adição artística sem sobrecarregar o ambiente. Pingentes individuais também podem ser a escolha certa quando a arte atrás da mesa é o foco, porque eles não ficam pendurados diretamente no centro.
Pingente grande
As luminárias grandes da sala de jantar têm um toque contemporâneo.
Um pingente grande pode facilmente substituir um lustre como luminária de sala de jantar. Também pode ser uma escolha mais contemporânea graças à aparência simplificada que um único acessório pode criar. O material estriado acrescenta textura ao ambiente, projetado pelo Ministério do Interior da Polônia, sem acrescentar quaisquer elementos metálicos que ficariam muito deslocados neste estilo de decoração.
Luminária em formato de flor
Considere o formato da sua mesa ao escolher uma luminária para sala de jantar.
Uma única luminária em forma de flor aberta é uma adição chique ao espaço de jantar deste apartamento em Paris. Projetada por Studio Wonder e Laurent Soler, a sala inclui uma mesa de jantar de tamanho modesto e estilo moderno. O candeeiro acima espelha a forma da mesa e da sua base de pedestal, criando uma unidade visual quase única, que ajuda a definir a área dentro da sala.
Artes
O espaço envolvente também deve desempenhar um papel na sua escolha de iluminação.
Um espaço de artes e ofícios merece uma luminária de sala de jantar igualmente distinta, como esta definitivamente é. Uma roda suspensa cobre um globo simples em um design que é perceptível, mas não prejudica a sensação das janelas circundantes. Ele também coloca o foco no centro da mesa e no vaso central feito à mão. A casa foi projetada pelo 2LG Studio.
Os cabos expostos tornam o acessório mais casual.
O redesenho do interior de uma casa vitoriana perto de Sydney está o mais distante possível de seu estilo original – e realmente funciona. A decoração minimalista traz uma luminária de sala de jantar moderna, solta e um pouco industrial. Os braços de latão terminam em lâmpadas de vidro transparente, mas em vez de fiação oculta, o cordão em forma de laço é totalmente visível e torna-se parte do design. Toda a casa foi projetada por Alexander
Idéias frescas e modernas para iluminação de salas de jantar
Muita inspiração aqui para diferentes tipos de luminárias para salas de jantar, bem como para as várias maneiras pelas quais é possível misturar e combinar estilos. Você viu algum que gostou? Fuja das escolhas tradicionais e experimente algo novo na hora de refrescar a sala de jantar.
Um conjunto de pingentes
Embora um único acessório faça sentido e possa até ser suficiente, às vezes pode valer a pena pendurar vários pingentes. Em um design como este, os pingentes ficam agrupados em vez de espalhados e isso cria um belo efeito.
Expandir verticalmente
A escolha de uma luminária adequada para um espaço também tem a ver com a altura do teto. Por exemplo, em uma sala de jantar com pé direito duplo ou com teto inclinado, pode ser legal pendurar luminárias que enfatizem a altura da sala. Procure lustres em cascata ou luminárias pendentes semelhantes a estes.
Texturas quentes
Estas luminárias pendentes adicionam muito charme ao espaço ao seu redor. Eles ajudam a tornar a área de jantar muito aconchegante e convidativa e ao mesmo tempo se destacam. É um exemplo maravilhoso de como você pode priorizar determinados materiais, acabamentos e texturas ao planejar a decoração de um ambiente.
Um design abstrato
Adicionar luminárias com designs interessantes ou abstratos pode ajudar a destacar a área de jantar. Em tal situação, seria melhor se o resto da decoração fosse simples. Opte por móveis simples e cores neutras para permitir que as luminárias se destaquem sem colidir com o ambiente.
Fazer um comentário
Um lustre grande e ornamentado é uma ótima maneira de fazer uma declaração. Você pode adaptar esta estratégia de design para se adequar a qualquer estilo. Uma decoração mais tradicional ou retrô acomodaria facilmente esse recurso. Procure não decorar demais o espaço e criar uma estética equilibrada.
Pingentes baixos
Tenha cuidado com a altura em que você pendura os pingentes. Esta deve ser escolhida em relação à mesa de jantar e às cadeiras. Os pingentes baixos não devem ser incômodos ou desconfortáveis de olhar quando se está sentado à mesa.
Iluminação dispersa
Se você deseja que todo o ambiente fique repleto de luz, procure um lustre que disperse a luz em todas as direções. Este aqui é um ótimo exemplo. Tem um design interessante e apelativo que o destaca e dá destaque à mesa de jantar, mas também ilumina o espaço à sua volta.
Vibrações de praia descontraídas
A iluminação deve se adequar à vibração da sala e este espaço parece muito acolhedor e convidativo, mas também tem uma vibração fresca e arejada. É um design inspirado na praia com um toque de casa de fazenda. A iluminação é sutil e bastante diversificada. A peça central é o lustre acima da mesa complementado por luminárias e arandelas. Este é um design do estúdio Group3.
Leve e arejado com um toque moderno
O lustre exibido aqui tem um design muito bacana, moderno e abstrato, mas também com um toque boêmio sutil. Combina linhas limpas e simples com uma geometria moderna e um design em camadas. É muito fácil associá-lo a uma nuvem. Isso faz parte de um projeto de design de interiores realizado pela Florida Lifestyle Homes.
Vibrações de fazenda
Os interiores em estilo de casa de fazenda são conhecidos por seu caráter convidativo e esta sala de jantar projetada por A mesa redonda está lindamente posicionada perto das janelas e aproveita a luz natural do sol e a bela vista e o lustre de metal ajuda o espaço a parecer mais alto.
Uma abordagem tradicional
Você deve estar se perguntando que tipo de iluminação seria adequada para uma sala de jantar tradicional. Como demonstra este belo espaço projetado por Hilderbrand Interiors, um lustre de cristal ornamentado é a escolha perfeita. Não precisa ser muito grande, mas deve complementar as proporções da mesa e da sala em geral. Além disso, a simetria combina muito bem com o design tradicional.
Iluminação sutil
Em vez de optar por uma iluminação muito potente e brilhante, pode ser mais adequado para a área de jantar ter luzes subtis e fracas e concentrar-se mais na diversidade e no ambiente. Experimente combinar luminárias suspensas, arandelas de parede e outros tipos e inspire-se neste design da Five Star Interiors.
Um lustre starburst clássico
Há uma razão pela qual alguns designs se tornaram clássicos. Em muitos casos, cabem simplesmente e a sua beleza intemporal confere-lhes muita versatilidade. Lustres Starburst como o usado aqui são particularmente ótimos para salas de jantar modernas. Eles são simples e clássicos, mas não enfadonhos e se destacam sem dominar o ambiente. Este espaço é obra do Juiz Imobiliário.
Lâmpadas estilo Edison
Este é um design de sala de jantar elegante e equilibrado. Os lambris nas paredes, os detalhes em cinza, o piso de madeira, os detalhes em turquesa brilhante e este lindo lustre baixo combinam muito bem. Gostamos particularmente de luminárias como esta, que utilizam lâmpadas Edison. Este espaço é obra do estúdio Kennedy Cole Interior Design.
Acentos retrô
Um espaço como o projetado por Noble Johnson Architects tem a vantagem de parecer espaçoso e arejado, mas também de ser muito convidativo e confortável. O teto abobadado permite pendurar lustres e pingentes atraentes, mas neste caso uma casa de fazenda suave abordagem faz mais sentido. Luminárias retrô como essas se sentem perfeitamente em casa aqui.
Uma peça elegante e marcante
Neste estúdio de design Deane a cozinha e a sala de jantar combinam-se mas ao mesmo tempo cada uma se destaca de uma forma única. O elemento principal da área de jantar é o lustre que concentra a atenção na mesa e diferencia esta área. É elegante, atraente e luxuoso sem ser opulento.
Dicas inteligentes de design de sala de jantar:
Iluminar uma sala de jantar pode parecer uma tarefa simples, mas, como sempre, há muito mais profundidade nisso do que imaginamos inicialmente. Existem várias estratégias que você pode seguir e várias estéticas de design diferentes que você pode adotar. Aqui estão algumas dicas para colocá-lo na direção certa.
Destaque a área da mesa
A mesa é obviamente a peça central da área de jantar e a peça de mobiliário mais importante desta sala. Como tal, colocar a iluminação à volta e acima da mesa seria prático e relevante. Há uma variedade de maneiras diferentes de fazer isso. Dependendo do tipo de mesa, do seu tamanho e formato, você pode pendurar um lustre ou uma série de pingentes.
Brinque com proporções
Às vezes é bom quebrar a norma e introduzir um elemento peculiar e atraente em um design. Por exemplo, se a sua área de jantar tiver uma mesa pequena, pendurar uma luminária pendente grande acima dela pode parecer muito legal.
Misturar e combinar
Mesas de jantar longas e retangulares combinam muito bem com várias luminárias suspensas. Você pode escolher um conjunto de pingentes combinando e colocar alguns deles uniformemente espaçados acima da mesa ou pode misturar uma seleção de pingentes diferentes. Se você optar por designs exclusivos, tente encontrar pingentes que compartilhem algo em comum, sem necessariamente parecerem semelhantes. Desta forma, seu design ficará coeso e também terá personalidade.
Coloque a iluminação estrategicamente
Além de iluminar o ambiente, luminárias suspensas e lustres ajudam a definir visualmente uma determinada área. Isso é útil em uma planta aberta, onde a área de jantar pode facilmente se misturar com a cozinha e a sala de estar.
Iluminação responsiva
Dependendo da hora do dia ou do clima, você pode querer que sua área de jantar seja super iluminada ou mais íntima; nesse caso, diminuir a intensidade das luzes pode ser muito útil. Ter esse tipo de flexibilidade com sua iluminação garante que você possa ajustar o nível de luz para se adequar ao ambiente que está tentando criar.
Pense além das luzes de teto
Lustres e luminárias pendentes são definitivamente as opções mais comuns e as primeiras que vêm à mente. No entanto, não são as únicas opções e para um espaço como a sala de jantar ter outros tipos de luminárias pode ser muito útil. Candeeiros de mesa ou arandelas podem criar mais camadas na decoração e complementar diferentes partes da divisão.
Perguntas frequentes
Como você determina o tamanho de uma luminária para uma sala?
A escala é muito importante na criação de uma sala que pareça correta e isso inclui a iluminação da sala de jantar. Tenha em mente que a aparência da luminária da sala de jantar é levada em consideração, assim como seu tamanho. Certifique-se de medir e planejar antes de comprar. Este processo funciona para qualquer sala:
Meça a largura, comprimento e altura do seu quarto em pés. Para determinar a largura de sua luminária ideal, adicione a largura e o comprimento. Esse número é quantos centímetros de largura seu acessório deve ter.
Para um acessório pendurado sobre a mesa da sala de jantar, certifique-se de que a largura do acessório seja cerca de trinta centímetros mais estreita que a largura da mesa. E, no que diz respeito à altura do aparelho, algumas fontes recomendam 3 polegadas de altura do aparelho para cada pé de altura do teto.
Qual deve ser o comprimento da luz de uma mesa de jantar?
Quando se trata de uma luminária retangular para sala de jantar, você também precisa considerar o comprimento. Em geral, um acessório deve ter entre metade e um terço do comprimento da mesa da sua sala de jantar.
A que distância acima da mesa de jantar um lustre deve ser pendurado?
Basicamente, o ponto mais baixo de uma luminária deve ficar pendurado de 30 a 36 polegadas acima do tampo da mesa. Mas isso pressupõe que você tenha um teto padrão de 2,5 metros de altura. Se o seu teto for mais alto, você precisará medi-lo. Em geral, adicione sete centímetros para cada pé de altura do teto acima de 2,5 metros. Dito isso, há outros fatores a serem considerados ao decidir a que altura pendurar a luz da sala de jantar. Além disso, alguns designers não acreditam que seja necessário elevar o lustre para obter um teto mais alto:
Qual é o tamanho geral da sala? Quanta luz a luminária emite? Ainda lançará luz suficiente sobre a mesa? A luminária da sala de jantar ainda fica bem em um nível superior? Considere esta questão em diferentes lugares da sala, inclusive quando você estiver sentado à mesa. Estas são questões críticas se o espaço para refeições estiver em uma área de plano aberto.
Como você escolhe uma luz para uma mesa de jantar?
Escolher uma luminária para sala de jantar pode parecer complicado devido ao número de opções disponíveis. Além do estilo geral, existem outras maneiras de restringir suas escolhas e escolher a luz certa:
Qual é o tamanho e formato da mesa de jantar da sua sala de jantar? Se a mesa for redonda, opte por luminárias redondas ou hexagonais. Para mesas quadradas, você pode escolher uma iluminação retangular, quadrada ou linear. Quando se trata de tamanho, faça o cálculo, mas lembre-se de que você também pode usar vários pingentes sobre a mesa da sala de jantar. Você tem uma bela vista da janela? Nesse caso, escolha uma iluminação da sala de jantar que não interfira. Escolha algo que combine com o estilo da sala. Certifique-se de colocar a iluminação em camadas. Inclua algumas luzes embutidas, arandelas, candeeiros de mesa ou iluminação de sanca. Compre as lâmpadas certas. A qualidade da luz é tão importante quanto a quantidade. Use um interruptor dimmer. Isso fará uma grande diferença.
Como iluminar uma sala de jantar sem lustre
Infelizmente, nem todas as salas de jantar estão equipadas para iluminação no teto sobre a mesa. Se for esse o caso, existem outras maneiras de iluminar uma sala de jantar e criar um ótimo clima.
Use luminárias de chão. Eles vêm em alturas diferentes para que você possa organizá-los conforme necessário para sua sala de jantar específica. Use um ou mais deles para obter a aparência certa. Adicione arandelas de parede. Embora muitos sejam conectados, também existem tipos plug-in e operados por bateria. Você pode pendurá-los em qualquer lugar, mas lembre-se de que funcionam melhor em pares. Instale um pingente plug-in. Eles são super fáceis de instalar. Basta inserir um gancho no teto sobre a mesa. Em seguida, passe o fio pendente pelo gancho, até a borda do teto e desça pela parede até o plugue. Adicione tiras de LED. Embora isso conte mais como iluminação ambiente, pode fazer uma enorme diferença na vibração e na iluminação. Passe tiras nas bordas, sob as prateleiras ou ao redor da borda do teto. Alguns tipos têm um adesivo removível, portanto a instalação é fácil. Utilize candeeiros de mesa. Esta é uma solução fácil de iluminação. Se você tiver um aparador ou outras mesas na sala, use vários abajures para aumentar a luz. Luzes portáteis são úteis. Estão disponíveis muitas luzes recarregáveis USB que funcionam bem na mesa e também em toda a sala.
Quer seja formal ou casual, a iluminação da sua sala de jantar precisa ser funcional e atraente. Pode parecer que há muitas coisas a considerar – existem! Mas, depois de planejar o tamanho e formato necessários, você encontrará muitas opções em seu estilo preferido e faixa de orçamento. Cada sala de jantar fica melhor com o tipo certo de iluminação!
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook