O que é areia? Fontes e Composição

What is Sand? Sources and Composition

A areia é uma substância granulada que moldou a paisagem da Terra durante milhares de anos, mas em termos científicos, o que é areia? Composta por grânulos de diversos minerais, rochas e partículas orgânicas, a areia é um sedimento de textura fina que você encontrará em praias, dunas desérticas e margens de rios. Desde a sua origem nas rochas desgastadas e na vida marinha, a areia tem um significado notável na vida humana, bem como na função e estrutura do nosso planeta. Saber como a areia é formada ajuda a ampliar o nosso contexto para a compreensão deste componente vital do nosso mundo físico.

What is Sand? Sources and Composition

O que é areia?

A areia é uma substância granular que contém partículas minerais divididas. Essas partículas variam em tamanho, menores que os pedaços de cascalho, mas maiores que as partículas de lodo. O tamanho das partículas de areia varia de 0,0625 milímetros a 2 milímetros de diâmetro. Os especialistas definiram o tamanho específico das partículas de areia de acordo com esse tamanho há mais de um século.

A areia é um dos materiais mais abundantes que cobre a terra. A areia é formada a partir da desintegração física e química de pedaços maiores de rocha. Isso pode acontecer através do desgaste natural causado pela erosão do vento, da água e do gelo ou pela degradação de organismos marinhos como corais e conchas.

A areia tem uma textura distinta e é onipresente em todo o mundo. Você encontrará areia em diversos ambientes, incluindo praias, desertos, leitos de rios e dunas de areia. As sociedades aprenderam a usar areia em diversas indústrias e como parte de atividades recreativas.

Fontes de Areia

A areia tem origem em diversas fontes e processos geológicos.

Intemperismo das rochas – De longe, o processo mais comum que cria areia é o intemperismo das rochas pelo vento, água e gelo. A erosão é comum em leitos de rios e riachos onde a água lava as rochas e carrega os sedimentos ao longo do rio e para o oceano e é arrastada ao longo das costas. A erosão também ocorre ao longo de costas rochosas e a partir de geleiras em movimento. Atividade vulcânica – A atividade vulcânica ejeta cinzas e fragmentos de lava no ar. Quando esfriam, podem se transformar em partículas finas de areia chamadas areia vulcânica. Erosão de conchas e corais – Os recifes de corais e criaturas marinhas como moluscos e crustáceos produzem coberturas duras de conchas que se deterioram com o tempo e contribuem para a produção de areia. Vento – O vento produz areia através da erosão das rochas, mas também trazendo areia de uma região para outra. O vento ajuda a produzir formações como dunas de areia ao longo da costa ou em regiões desérticas. Atividades industriais – Atividades industriais como mineração, pedreiras ou processos de produção produzem areia natural e artificial. A areia artificial difere da areia natural por apresentar propriedades diferentes e um formato mais angular.

Composição da Areia

A composição exata da areia depende do tipo exato de areia e de sua origem distinta, mas todos os tipos de areia têm um componente primário comum, a sílica. A sílica é um composto composto de silício e oxigênio. Este é um bloco de construção comum de muitas rochas e minerais, incluindo areia.

Além da sílica, a areia pode conter outros componentes como quartzo, feldspato, mica, olivina, magnetita e calcita. Esses minerais conferem aos diferentes tipos de areia cores e qualidades distintas. Por exemplo, a areia com quartzo é normalmente clara ou branca, enquanto a areia com tonalidade avermelhada provavelmente tem um componente de ferro como a magnetita. Nas regiões costeiras é comum encontrar areia que contém fragmentos de conchas e outros materiais orgânicos provenientes da vida mineral.

A composição da areia impacta a forma como as pessoas podem utilizá-la e como ela se comporta no ambiente natural. A composição exata da areia, incluindo o conteúdo mineral, o tamanho das partículas e a consistência do tamanho das partículas, pode afetar a estabilidade do solo, a fertilidade do solo, a drenagem da água e a formação da paisagem.

Como a areia molda nossos ambientes

A areia teve um impacto significativo no desenvolvimento da vida humana e na forma como moldamos o nosso ambiente.

Cultura humana e recreação – Os ambientes arenosos têm imensa importância na forma como os humanos estruturam as suas vidas, particularmente ambientes desérticos ou de praia. No deserto, as tradições são estruturadas em torno de como viajar e viver neste ambiente desafiador. As praias são destinos populares e criam um turismo centrado no relaxamento e na recreação. A areia ajuda a moldar as comunidades costeiras porque as pessoas nestes locais criam tradições e estilos de vida únicos que se relacionam com as suas praias arenosas. Erosão e proteção costeira – A areia é uma forma natural de proteger as áreas interiores. As dunas de areia fornecem proteção contra tempestades e erosão. Há uma atividade constante centrada na proteção de barreiras naturais, como dunas, contra a destruição, a fim de preservar a proteção natural, os habitats da vida selvagem e os ambientes humanos protetores. Extracção de recursos e construção – A areia é um recurso crítico na construção e no desenvolvimento de infra-estruturas. A areia é útil na construção de concreto e argamassa, que são alguns dos materiais de construção mais vitais no mundo moderno. Alguns países, especialmente países do Médio Oriente e da Ásia, estão a utilizar a areia para expandir as suas costas ou para criar novas ilhas para sustentar um maior desenvolvimento populacional e apoiar actividades comerciais. Gestão das águas subterrâneas – A areia atua como um filtro natural para a água, por isso é vital para recarregar naturalmente a água. Este é o processo natural pelo qual a água superficial penetra no solo e reabastece os aquíferos subterrâneos. À medida que a água passa pela areia, a areia ajuda a eliminar naturalmente os poluentes e microorganismos que podem contaminar a água. A areia que filtra a água ajuda a apoiar o ecossistema natural, incluindo a promoção da biodiversidade e da prosperidade humana. Biodiversidade regional – Os ambientes arenosos sustentam os seus próprios ecossistemas que fornecem o ambiente para que certas plantas e animais sobrevivam e prosperem. Por sua vez, estas plantas e animais apoiam os sistemas para a prosperidade humana, incluindo os tipos de alimentos e vida vegetal comuns em ambientes costeiros e desérticos. Práticas artísticas e espirituais – A areia é a base para diversos designs artísticos e práticas espirituais que se desenvolveram nestas comunidades ao longo do tempo. A areia é importante na criação de designs e padrões artísticos complexos que permitem aos artistas expressar sua cultura e proporcionar-lhes um meio de subsistência. A areia também é vital nas práticas espirituais que simbolizam purificação, continuidade e impermanência.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook