
Escolher a peça de iluminação certa faz uma enorme diferença no ambiente de uma sala. Lustres modernos são a melhor aposta para maior impacto em qualquer espaço.
Um lustre dramático não apenas chama a atenção para cima, mas também enfatiza o estilo do interior, seja ele glamoroso, industrial, minimalista ou simplesmente moderno. As luminárias podem ser grandes e imponentes ou finas e arejadas – o que mais lhe agradar.
O que é um lustre
A definição do dicionário de lustre é bastante simples: é “uma luminária decorativa ramificada que contém várias lâmpadas ou velas e está suspensa no teto”. No entanto, hoje em dia, ele contém lâmpadas, não velas.
História dos Lustres
O termo “lustre” vem da palavra francesa para vela: “chandelle”. Ao longo dos séculos, os lustres evoluíram de construções simples e rústicas para algo muito mais. Ele se transformou em um acessório que simboliza posição social, luxo e riqueza.
Essas luminárias se transformaram em elementos dourados encontrados nas casas dos ricos. Na verdade, eles só apareceram nas casas das classes trabalhadoras nos séculos XVI e XVII. Claro, estas não eram versões douradas. Em vez disso, usaram madeira, ferro ou estanho. Com o tempo, os lustres sofisticados começaram a usar vidro veneziano de Murano e, eventualmente, cristal de chumbo.
Embora os primeiros lustres usassem velas, as versões posteriores usaram gás quando essa tecnologia foi desenvolvida. Eventualmente, a chegada da eletricidade tornou os lustres mais fáceis de instalar e usar. Hoje, eles vêm em uma grande variedade de tamanhos e estilos. Apenas alguns deles se parecem com a antiga versão de cristal da vovó.
Lustres modernos
As luzes dos candelabros modernos de hoje variam tanto que às vezes são difíceis de definir. Claro, alguns deles seguem o tradicional formato ramificado.
Por outro lado, muitos estilos são bastante diferentes. Alguma luz direciona para baixo, em vez das lâmpadas habituais voltadas para cima. Tudo isso significa que você tem muitas opções quando se trata de estilos de lustres modernos.
Lustre moderno para sala de jantar
Pendurado sobre a mesa está o melhor lugar para um lustre moderno de sala de jantar. Na verdade, este é o lustre mais comum de se ver. Escolha um estilo que complemente a sala e a mesa que você possui. Além disso, você deseja ter certeza de que o tamanho e a escala são adequados para o espaço. Por fim, faça as contas antes de pendurá-lo para ter certeza de que está certo!
Lustre moderno de meados do século
Com este estilo icônico ainda tão popular, não é de admirar que muitas pessoas queiram um lustre moderno de meados do século. Essas luminárias possuem características geométricas, curvas orgânicas e linhas limpas. Há algo em sua vibração retrô e minimalista que é atraente.
Os lustres de meados do século apresentam linhas simples, curvas orgânicas e formas geométricas.
Lustre Preto Moderno
Hoje em dia, você pode encontrar muitas luminárias com acabamento preto. Lustres pretos modernos são mais comuns do que você imagina. Alguns têm uma aparência mais ousada do que outros, mas você pode encontrar estilos diferentes em acabamentos brilhantes e foscos. Você pode até encontrar versões em vidro preto que seguem um estilo mais tradicional e formal.
Lustre de Cristal Moderno
Mesmo com todas as inovações em iluminação disponíveis, os lustres de cristal ainda são populares. Na verdade, um lustre de cristal moderno fica bem em muitos estilos de decoração de interiores. Os lustres modernos de hoje geralmente apresentam arranjos de cristal mais minimalistas e talvez com menos gotas. E, se o acessório tiver quedas, provavelmente elas são elegantes e não combinam com muito ouro.
Lustre moderno de fazenda
Esses tipos de lustres são muito populares atualmente porque são normalmente mais casuais. Um lustre de casa de fazenda moderno geralmente apresenta metal, materiais naturais, elementos desgastados e detalhes vintage. Os proprietários gostam de usar um desses lustres modernos não apenas na sala de jantar, mas em qualquer cômodo da casa.
Lustre de ouro moderno
O lustre de ouro moderno de hoje está muito longe do estereótipo que está repleto de cristais. Em vez disso, esses acessórios podem ter uma aparência mais simplificada.
Eles também aproveitam ao máximo a tecnologia LED para incluir pequenas luzes em designs realmente inovadores. Um lustre de ouro moderno permite que você tenha todos os detalhes que deseja sem complicações.
Lustre moderno de latão
A tendência de misturar metais torna um lustre moderno de latão um recurso de design versátil. A cor tende para o dourado, mas também há muitas variações de acabamento. Assim, você pode ter qualquer coisa, desde uma luminária brilhante e brilhante até um estilo rústico mais fosco. Sem dúvida, você encontrará um lustre moderno em latão que combina com a decoração do seu quarto.
Grande Lustre Moderno
Embora os lustres existam em todos os formatos e tamanhos, a tendência é cada vez maiores. Quer a luminária tenha camadas adicionais ou uma largura realmente expansiva, um grande lustre moderno é um ponto focal imediato do design. Entre a tecnologia LED e uma tendência para designs minimalistas, um grande lustre moderno pode ter formas e construções muito interessantes.
Lustre de vidro moderno
Afaste o vidro cortado. O lustre de vidro moderno de hoje abandona as peças facetadas que costumávamos ver em favor do vidro elegante. Formas modernas como tubos e painéis texturizados misturam-se com muitos pequenos elementos leves. Isso cria um visual totalmente novo e ainda emite muita luz.
Lustre Moderno Branco
Um lustre moderno branco não precisa ser pintado de metal. Muitos materiais estão disponíveis e você pode ter um lustre feito de madeira, miçangas, papel e até penas. O branco está entre as escolhas mais populares porque é uma cor neutra. Um lustre branco moderno também funciona nas paletas de cores neutras de hoje.
Lustre de escada moderna
Drama é o requisito número um para um lustre de escada moderno. Seja qual for o acessório que você escolher, você deseja que ele aproveite o espaço alto acima da escada. Lustres modernos e longos são as melhores opções para este espaço. Você pode ter um que seja um acessório único e unificado ou que tenha vários elementos individuais montados juntos.
Lustres modernos para hall de entrada
Graças aos diferentes tamanhos disponíveis, você pode ter um lustre moderno para hall de entrada, independentemente da altura do teto.
Claro, quanto mais alto o espaço, maior será o lustre que ele acomoda. Você pode até montar alguns tipos de pequenos lustres em um teto de altura padrão. O melhor é que muitas vezes o mesmo estilo vem em tamanhos diferentes. Assim, você pode encontrar aquele que você ama e que se adapta ao seu hall de entrada.
Lustres modernos para sala de estar
Na última década, o lustre se libertou da sala de jantar e começou a chegar à sala de estar. Talvez parte disso esteja relacionado à popularidade da vida em plano aberto, mas é uma grande tendência. Lustres modernos para sala de estar tendem a ser bastante artísticos e fazem uma grande declaração de design. Escolher um para a sala não é hora de escolher algo simples.
Talento musical
Os sinos são como trombetas de latão.
Uma profusão de formatos de chifre compõe o Lustre Botti da Delightfull. Cada um dos sinos abriga uma lâmpada para que a luminária emita luz em todas as direções. Inspirado no trompetista americano Chris Botti, é feito à mão em latão com acabamento em banho de ouro luminoso. Este tributo à música jazz é um toque lírico para qualquer espaço com pé-direito alto, desde uma sala de estar elevada até uma grande entrada.
O design tubular é muito marcante.
Da mesma forma, a luz de suspensão Brubeck Oval da empresa é uma homenagem ao pianista de jazz Dave Brubeck. O lustre escultural é um acessório moderno de meados do século. A delicadeza do lendário pianista transparece no design sofisticado elaborado por artesãos. Este em particular é banhado a ouro, mas também está disponível em outros acabamentos. O deslumbrante oval é um lustre ideal para pendurar sobre a mesa da sala de jantar.
A Ella em camadas é feminina e refinada.
Camadas de peças metálicas brilhantes, lembrando a franja de uma saia grande, compõem o corpo marcante deste lustre. The Etta é mais uma homenagem a um grande jazz de Delightfull.
Um toque de nostalgia e um toque feminino distinguem este acessório que leva o nome da icônica cantora de jazz. As folhas de latão são moldadas à mão pelos melhores artesãos de Portugal e com acabamento em ouro escovado. Uma adição espetacular a uma entrada de dois andares ou mesmo a um quarto com teto de catedral, o Etta é moderno por natureza, mas também lembra uma grande época passada.
Delicadeza Real
Lustres exóticos são ideais para um quarto luxuoso.
Totalmente feminino e exótico, o lustre Budùr evoca as noites sensuais do Saara e o conforto de relaxar em uma cama com infinitos travesseiros. A delicada luminária faz parte da coleção Le 1001 Notte de Valentina Giovando Design.
O círculo de tecido franzido forma uma base macia para as contas que formam um colar em camadas ao redor da moldura do lustre. Um anel de palmeiras de latão acrescenta o elemento exótico, transformando toda a peça. Feito sob medida para pendurar sobre uma cama ou espreguiçadeira luxuosa e luxuosa, o Budùr cria uma atmosfera de luxo.
Gotas de Luz
Orbes soprados à mão criaram uma luminária distinta.
Um lustre moderno não precisa ser uma única unidade suspensa. Muitos acessórios artísticos usam várias unidades pequenas, o que os torna personalizáveis para um espaço específico. É o caso de Pluies de Lumière do Atelier Verart, da sopradora de vidro Myriam Roland Gosselin em seu ateliê em Marrakech.
As exclusivas esferas modulares de vidro borossilicato sopradas à mão são penduradas em várias alturas em todos os tipos de configurações. Cada um deles é pontuado por gotas adicionais de vidro, como se estivessem revestidos de cristais de gelo cintilantes.
Pontos de luz modernos
OLED é um tipo diferente de tecnologia para iluminação.
Como gotas de chuva caindo do céu, a luminária suspensa Rain de Thierry Gaugain é um lustre minimalista com impacto máximo. O arranjo personalizável tem de 37 a 137 luzes OLED individuais.
OLED significa Diodo Emissor de Luz Orgânico. É diferente do LED porque a camada eletroluminescente que emite luz é na verdade uma película de composto orgânico que emite luz em resposta a uma corrente elétrica. Na verdade, não existe uma “lâmpada” dentro de cada elemento. Em vez disso, toda a superfície plana brilha. É um lustre tecnologicamente e estilisticamente moderno que também é um tema de conversa.
Formas de Luz Orgânica
As formas de gotas orgânicas têm uma sensação moderna e suave.
Muitas pessoas pensam que um lustre moderno significa imediatamente formas lineares e minimalistas, mas esta luminária da Ochre prova o contrário. A instalação Seed Cloud é uma coleção de elementos individuais que são botões de metal de formato orgânico que abrigam um globo de vidro iluminado por um LED dentro do botão.
Este é outro acessório totalmente personalizável que pode adicionar estilo a qualquer espaço porque está disponível em configurações tão pequenas quanto três botões ou tão grandes quanto 188 botões. Os botões de bronze polido também estão disponíveis com acabamento em níquel acetinado.
As formas de chuva também podem ser em cascata e longas.
Outro lustre moderno em cascata é o lustre Allure de Paolo Castelli. Este aparelho também apresenta luzes chovendo, mas de forma mais linear.
Está disponível em formato redondo ou oval e possui 22 ou 23 gotas de vidro Murano dispostas para imitar a chuva. A base de cada elemento é incrustada em folha de ouro de 24 quilates ou prata. Como nesta imagem, o Allure causa um impacto dramático sobre uma mesa moderna e brilhante.
Moderno de meados do século
Os designs atualizados de meados do século também são modernos.
Uma vibração de meados do século adiciona um toque de glamour urbano ao lustre Madison de Andrea Bonini. Os braços de metal ramificam-se de forma angular, lançando luz tanto para cima como para baixo. A coluna central da luminária tem um visual luxuoso graças à superfície canelada e colorida brilhante, que realmente eleva a peça. O lustre superestiloso é ideal para qualquer ambiente porque você instala uma única luminária ou dobra sobre uma longa mesa de jantar.
Grande e opulento
Lustres grandes são excepcionalmente dramáticos para grandes espaços.
O estilo deste lustre é decididamente opulento da velha escola, mas as tendências recentes têm colocado esse tipo de acessório em todos os estilos de casas, inclusive as modernas. O vidro italiano soprado à mão compõe a totalidade deste magnífico lustre, desde a base maciça até as gotas de vidro individuais.
Esses tipos de lustres modernos da iDOGI enfeitam palácios, vilas e residências particulares em todo o mundo. Se o espaço e o orçamento estiverem disponíveis, não há nada que se destaque como um lustre enorme.
A velha escola se torna moderna em lustres enormes.
Para salas muito altas, um lustre de vidro de várias camadas é ideal porque preenche o espaço aberto com luz e magnífica arte em vidro. Este design é todo em vidro soprado à mão, mas tem uma sensação mais leve porque não possui uma base grande e pesada. Em vez disso, possui camadas de braços curvos que seguram as lâmpadas individuais.
Candelabros Modernos
Uma versão moderna do estilo candelabro é dramática em ouro.
Os primeiros lustres eram construções rústicas de vigas de madeira com velas e, naquela época, velas de qualidade eram caras. À medida que o tamanho dos acessórios cresceu e o número de velas se multiplicou, os lustres tornaram-se associados ao luxo e assim permanecem desde então.
O Kali de Paolo Castelli é um lustre moderno que combina com a estrutura antiga, com braços que seguram “velas” douradas individuais. Fabricados inteiramente na ilha de Murano, os braços geométricos sustentam os elementos de vidro ainda mais especiais: fragmentos de folha de ouro 24 quilates estão suspensos no vidro.
Etereamente Tubular
Uma massa de tubos simples parece etérea neste acessório.
Tão diferente e inesperado, My Lamp de Paolo Castelli parece uma rodada de tubos de ensaio rodeados por uma banda de metais.
Os tubos venezianos de vidro borossilicato são mais como um buquê de linhas e luz que é de alguma forma complexo e simples ao mesmo tempo. Pendure este lustre moderno sobre uma mesa de jantar ou sala de estar e ele se tornará instantaneamente um ponto focal dramático.
Melodrama Moderno
O ajuste artístico de um design padrão cria um acessório especial.
Outro exemplo de estilo old-school que se tornou moderno é este lustre Au Revoir da Karman Italia. O designer Matteo Ugolini deu um toque artístico e moderno ao perfil básico, inclinando irregularmente os sinos para fora e estendendo alguns na camada inferior para pendurá-los mais abaixo.
As gotas acentuam toda a silhueta, fazendo com que pareça derretida. O objetivo do designer era representar “aquele momento extraordinário que desaparece… que durará para sempre nas nossas lembranças”.
Gelo Moderno
Os pingentes de gelo podem lançar um brilho gelado, frio ou quente.
A água é um tema frequente nos lustres modernos. Algumas luminárias lembram chuva caindo, enquanto outras parecem pingentes de gelo. Os lustres de gelo da Brand van Egmond são feitos de latão e vidro soprado, evocando uma caverna gelada de estalactites no alto. O acabamento da base pode alterar o calor das luminárias, variando de prata fria e nítida até luminárias em tons mais quentes que emitem uma luz mais suave.
Inspirado na natureza
Formas naturais como galhos podem ser uma escolha moderna.
Outro lustre moderno da Brand van Egmond é o Eve, que combina uma estrutura semelhante a um ramo naturalmente sinuoso com formas semelhantes a bagas que sustentam as luzes.
É feito de aço com acabamento em cobre, mas também pode ter acabamento em preto, branco fosco, bronze, níquel, latão ou latão polido. A luminária é silenciosamente elegante e fala suavemente em qualquer cômodo da casa.
Maravilhas da Geometria
Conceitos geométricos renderizados em um lustre têm um resultado impressionante.
O lustre Fractal de Brand van Egmond é uma obra de proporções matemáticas. Ele assumiu o conceito de fractais e o transformou em uma luminária. Van Egmond criou um lustre multirreflexo que usa uma infinidade de triângulos para refletir as poucas luzes montadas no exterior.
Uma vibração arquitetônica
Simples e focado nas linhas, um lustre arquitetônico é versátil.
Um ótimo exemplo de lustre moderno com vibração arquitetônica é o Lustre Wireflow de Arik Levy. O artista “reinterpreta e atualiza a tradicional luminária suspensa”, simplificando as linhas e criando algo que tem um toque etéreo, apesar de ser um pouco industrial. Este é um acessório notável e versátil e pode funcionar literalmente em qualquer ambiente.
Perguntas frequentes
Como você determina a altura de um lustre?
A parte mais crítica na escolha de um lustre moderno é acertar o tamanho e a escala. Antes de começar a fazer compras, meça o tamanho do seu quarto. Certifique-se de obter a altura do teto, bem como a largura e o comprimento do espaço.
Em geral, você deseja calcular 3 polegadas de altura do acessório para cada pé de altura do teto. Para descobrir, multiplique a altura do seu teto por três. Se o teto tiver 3 metros de altura, você deseja um acessório com 30 centímetros de altura.
Qual deve ser a altura de um lustre acima de uma mesa?
Supondo que estejamos falando de uma mesa de sala de jantar, o ponto mais baixo de uma luminária deve ficar 30 a 36 polegadas acima do tampo da mesa. Mas isso pressupõe que você tenha um teto padrão de 2,5 metros de altura. Se o seu teto for mais alto, você precisará medi-lo. Em geral, adicione sete centímetros para cada pé de altura do teto acima de 2,5 metros. Dito isso, há outros fatores a serem considerados ao decidir a que altura pendurar a luz da sala de jantar.
Qual é o tamanho geral da sala? Quanta luz a luminária emite? Ainda lançará luz suficiente sobre a mesa? A luminária da sala de jantar ainda fica bem em um nível superior? Considere esta questão em diferentes lugares da sala, inclusive quando você estiver sentado à mesa.
Como limpar um lustre de cristal
Embora possa ser mais fácil limpar um lustre de cristal retirando-o, a maioria de nós faz isso enquanto ele ainda está pendurado. Antes de iniciar qualquer limpeza, coloque um cobertor por baixo, caso alguma coisa caia. Além disso, é uma boa ideia tirar uma foto antes de começar. Se precisar tirar alguma peça você saberá onde colocá-la de volta.
Desligue o lustre. Misture quatro partes de água destilada com uma parte de álcool isopropílico. Use luvas brancas de algodão durante a limpeza para evitar deixar impressões digitais. Pulverize a mistura de limpeza em um pano limpo e sem fiapos – não diretamente no lustre. Limpe cada cristal com o pano e seque-o imediatamente com outro pano.
Como pendurar um lustre
Dependendo do tamanho e da altura do teto, você poderá fazer o trabalho sozinho. Caso contrário, você precisará de ajuda.
Primeiro, desligue a energia da sala. Sempre tome medidas de segurança ao trabalhar com eletricidade. .Certifique-se de que a caixa de teto – também chamada de caixa elétrica – tenha suporte suficiente para o lustre, principalmente se for pesado. Uma caixa padrão presa a uma viga geralmente pode conter cerca de 50 a 75 libras. Remova qualquer acessório existente. Monte o novo lustre. Depois de calcular a altura em que o lustre deve ficar pendurado, meça o comprimento da corrente e ajuste-a se necessário. Anexe o lustre à caixa do teto de acordo com as instruções do fabricante. Conecte os fios e empurre-os para dentro da caixa elétrica. Em seguida, cubra a caixa com a placa decorativa. Insira as lâmpadas, ligue novamente e aproveite seu novo lustre.
Como converter uma luz embutida em um lustre
O maior problema na conversão de uma luz embutida em um lustre é o suporte. Se a caixa elétrica não estiver bem apoiada, você precisará adicionar um suporte de ventilador de teto à caixa de teto. Em segundo lugar, uma luz embutida pode ter um buraco maior no teto do que o necessário para a maioria dos lustres modernos. Claro, você pode cobrir o buraco com um medalhão de teto.
Fora esses dois pontos, a instalação é a mesma. Salvo quaisquer problemas imprevistos, você poderá fazer este trabalho em cerca de uma hora
Como você pendura um lustre em um teto inclinado?
Você quer um lustre, mas seu teto é inclinado… você ainda consegue? Sim! No entanto, a segurança está em primeiro lugar, por isso você deve ter certeza de que a caixa de teto tem suporte suficiente. Além disso, se o lustre estiver pendurado em uma corrente, você não precisará fazer grandes modificações. Com outros tipos de montagens e se o seu teto for muito inclinado, você precisará de um adaptador de teto inclinado.
Geralmente, as luminárias podem suportar uma inclinação de cerca de 15 a 30 graus. Qualquer coisa mais íngreme exigirá um adaptador. Existem vários tipos diferentes e os requisitos variam de acordo com o tipo de montagem que você possui. Também há muita preparação envolvida na instalação de um adaptador, portanto planeje adequadamente o tempo necessário.
A que distância do chão um lustre deve ser pendurado?
Como regra, você deseja pendurar um lustre a pelo menos 2,10 metros acima do chão na maioria dos quartos com tetos de altura padrão. Para espaços mais altos, eles devem estar cerca de 2,5 metros acima do chão
A que altura você pendura um lustre em um hall de entrada de 2 andares?
Em um espaço aberto de dois andares, certifique-se de que o lustre não fique abaixo da altura do primeiro andar.
Conclusão do lustre moderno
É fácil ver que os estilos de lustres modernos variam bastante. Sem dúvida, existe um que se adapta a qualquer espaço com estilo e distinção.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook