
A arquitetura Beaux Arts foi um estilo de construção popular na França desde a década de 1830 até o início do século XX. O estilo mais tarde tornou-se proeminente nos Estados Unidos e em partes da Europa.
Beaux Arts combina as formas da arquitetura neoclássica, renascentista e barroca. Os arquitetos usaram esse estilo para moldar edifícios comerciais e grandes casas para refletir a riqueza e as conquistas cívicas.
O estilo Beaux Arts marcou um período de prosperidade provocado pela era industrial. O estilo permaneceu popular até o declínio económico da Grande Depressão.
A ascensão da arquitetura Beaux Arts
O estilo Beaux Arts originou-se na École des Beaux-Arts de Paris, uma prestigiada escola de arte francesa que ensinava pintura, escultura e arquitetura. A escola enfatizou os princípios do Neoclassicismo.
Os professores da academia fizeram campanha para desenvolver um estilo nacional francês usando os princípios do Neoclassicismo e elementos da arquitetura da Idade Média e do Renascimento. Como resultado, a arquitetura mista tornou-se o estilo nacional da França.
O design Beaux Arts atingiu o pico na França durante os períodos do Segundo Império e da Terceira República.
A arquitetura Beaux Arts chegou aos Estados Unidos e a algumas partes da Europa através de arquitetos americanos proeminentes como Richard Morris Hunt e Henry Hobson Richardson. Esses homens foram os primeiros arquitetos a estudar na França.
Muitos arquitetos dos Estados Unidos seguiram seus passos e começaram a popularizar as formas clássicas do estilo Beaux Arts. Alguns arquitetos e empresas famosas de Beaux-Arts incluem McKim, Mead
A Exposição Colombiana em Chicago em 1893 e sua glorificação do movimento City Beautiful avançaram a arquitetura Beaux-Arts nos Estados Unidos. O movimento City Beautiful procurou elevar o espírito humano com espaços urbanos bem construídos.
Os arquitetos usaram o estilo Beaux Arts para construir grandes parques públicos e edifícios com ordem e equilíbrio. Um dos projetos mais notáveis do City Beautiful é o complexo do Centro Cívico em São Francisco.
O ambiente econômico próspero dos Estados Unidos no final da década de 1890 criou um ambiente adequado para a arquitetura em estilo Beaux Arts. Os historiadores chamam este período de Era Dourada nos Estados Unidos, que se seguiu ao período da Reconstrução e durou até a Grande Depressão.
A arquitetura Beaux-Art combinava com a arquitetura monumental e elaborada da Era Dourada. Os planejadores urbanos e arquitetos concentraram a maior parte dessa arquitetura nos Estados Unidos nos principais centros urbanos e comunidades de resorts para os ricos.
Características da Arquitetura Beaux Arts
A arquitetura Beaux Arts apresenta elementos que a diferenciam de outros estilos tanto na fachada externa quanto nos ambientes internos.
Recursos externos
Simetria – Desenho simétrico e para colocação de janelas e portas Grandeza – Edifícios e casas de grande escala, arcos sobredimensionados e colunatas dramáticas Motivos clássicos – Uso de colunas, singulares e grupos, arcos, pilastras, festões e cartelas Telhado – Telhado plano com decorações dinâmicas de telhados como esculturas Janelas – Janelas e portas decoradas com frontões ou arcos Decoração de superfície – Utilização de frisos, escultura em baixo-relevo com guirlandas decorativas, escudos ou padrões florais Materiais – Utilização de pedra e tijolo com acabamentos em pedra talhada e gesso
Características interiores
Motivos clássicos – Utilização de motivos clássicos em ambientes interiores, incluindo colunas, pilastras e arcos Aberturas decoradas – Aberturas decoradas com arcos e frontões Tetos – Tetos em caixotões Materiais elaborados – Utilização de materiais luxuosos como mármore e madeira entalhada em ambientes interiores Iluminação – Lustres elaborados Layout – Salas dispostas em estilo simétrico e formal
Declínio do estilo Beaux Arts
O design Beaux-Arts caiu em desuso nos Estados Unidos durante a década de 1920. A mudança de gostos em arquitetura e as novas condições económicas causaram este declínio.
Por causa da Grande Depressão, houve menos receitas fiscais e rendimentos pessoais para investir em novos edifícios. Além disso, muitos membros do público americano associaram o estilo Beaux Arts ao excesso e à indulgência. Novos movimentos simplificados, como o estilo Art Déco, eram mais adequados aos gostos modernos. O movimento Art Déco utilizou tecnologias e materiais emergentes e demonstrou esperança para o futuro.
Edifícios notáveis de Belas Artes
Existem exemplos notáveis de edifícios Beaux Arts na Europa e nos Estados Unidos.
Museu Metropolitano de Arte, Nova York
Richard Morris Hunt e seu filho, Richard Howland Hunt, projetaram a fachada da Quinta Avenida do Metropolitan Museum no estilo Beaux Arts. A frente simétrica apresenta quatro conjuntos dramáticos de colunas coríntias que separam três aberturas em arco. Uma borda recortada elevada ornamenta a linha plana do telhado.
Estação Pensilvânia, cidade de Nova York
O proeminente escritório de arquitetura McKim, Mead
McKim, Mead
Grande Palais, Paris
O Grand Palais de Paris é uma sala de exposições e museu na Champs-Elysees. Este edifício tem uma fachada clássica em pedra e ferragens Art Nouveau. A elaborada fachada simétrica apresenta uma entrada central com colunas que sustentam um grande arco. Possui esculturas ornamentadas na linha do telhado com outros frisos e afrescos decorativos.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook