A pintura em vidro é um hobby gratificante e acessível que ajuda a manter o vidro velho fora dos aterros sanitários. Você deve usar técnicas adequadas para garantir que a tinta adira à superfície do vidro e usar métodos que o ajudem a alcançar o resultado desejado.
Aprenda a pintar vidro usando os melhores métodos, ferramentas e materiais necessários para pintura em vidro, as melhores marcas de tinta para vidro e 15 projetos divertidos de pintura em vidro.
Ferramentas e materiais para projetos de pintura em vidro
A pintura em vidro requer tintas e métodos especiais, para que a tinta não descasque. Se você estiver pintando vidros e cerâmicas para comer e beber, certifique-se de obter uma tinta própria para alimentos que curará depois de aplicada.
Comece decidindo que tipo de objeto de vidro você deseja pintar. Podem ser taças de vinho, potes de vidro, molduras, painéis de vidro, espelhos ou janelas de vidro.
Tipos de tintas para vidro
Você deseja usar a tinta certa projetada para pintar vidro, garantindo que a tinta adira à superfície do vidro. Os tipos de tinta para vidro são:
Tintas em spray para vidro. O vidro pintado com spray possui uma textura quente e rica que proporciona uma cobertura consistente e até opaca. A tinta spray para vidro vem em uma ampla variedade de texturas e cores, incluindo tons metálicos. Certifique-se de usar uma marca de tinta spray desenvolvida para pintura em vidro. Tintas à base de solvente. As tintas à base de solvente são permanentes e mais vibrantes do que as tintas de esmalte acrílico. Embora as tintas à base de óleo solvente tenham um acabamento mais profissional, elas contêm alto teor de fumaça, portanto, use em áreas ventiladas. Tinta Enamel. A tinta esmalte é uma tinta à base de água que utiliza uma fórmula para aderir ao vidro. A tinta deve curar para aderir à superfície do vidro. O esmalte é excelente para pintar louças de vidro. Tinta acrílica. Nem toda tinta acrílica serve para pintura em vidro. Certifique-se de encontrar uma marca, como Folk Art, marcada para aplicação em vidro. Para melhores resultados, use um primer à base de esmalte antes de aplicar tinta acrílica no vidro. Canetas de pintura. As canetas de tinta permitem mais controle ao fazer pinturas finas e são ótimas para pintar pontos. Você pode encontrar canetas de tinta acrílica e canetas de tinta à base de óleo.
Suprimentos para pintura de vidro
Você pode encontrar a maioria desses suprimentos em lojas de artesanato locais. Alguns dos materiais para pintura em vidro que você pode precisar são:
Pincéis de espuma Pincel chato (escolha sempre um pincel macio para pintar vidro) Fita estêncil Fita adesiva Lâmina de barbear Estênceis adesivos Faca artesanal Bandeja de tinta Álcool isopropílico ou vinagre branco para limpeza
Esta não é uma lista exaustiva, mas irá colocá-lo no caminho certo para começar a pintar vidro.
Metodologia de Pintura em Vidro
Existem alguns métodos específicos para usar na pintura de vidro. A escolha dos métodos certos depende da aparência que você deseja obter, como cobertura total, transparência ou textura.
Vidro de tinta spray
A pintura em spray de vidro requer uma boa técnica para obter aquele acabamento de tinta spray impecável. Embora você possa usar qualquer tinta spray no vidro, seu acabamento ficará melhor e será mais provável que a tinta grude se você usar tintas spray para vidro.
Use tinta spray específica para vidro que adere ao vidro ou superfícies lisas. Lave o vidro e deixe secar antes de pintar. Agite a lata por um a dois minutos e aplique algumas borrifadas em papelão ou jornal antes de borrifar o objeto de vidro.
Segure a lata de tinta spray a cerca de 30 centímetros de distância do objeto de vidro e borrife em movimentos uniformes. Pulverize camadas leves que se sobreponham ligeiramente. Use camadas adicionais conforme necessário. Certifique-se sempre de pulverizar tinta em áreas bem ventiladas. Nunca borrife tinta em sua sala de artesanato.
Vidro pintado à mão
As superfícies de vidro tendem a apresentar pinceladas, portanto, sempre use um pincel de cerdas macias ao pintar vidro. Este tipo de pincel é mais macio que os pincéis normais e reduz as pinceladas na tinta.
Mergulhe a ponta do pincel na tinta sem sobrecarregá-la. Comece escovando uma camada fina no vidro.
As tintas esmaltadas parecem finas no início, o que pode criar uma aparência transparente ou engrossar à medida que você adiciona mais camadas. Certifique-se de deixar cada camada secar antes de adicionar a próxima. Adicione três a quatro camadas de tinta para obter uma camada bonita e lisa. Use pincéis menores para detalhes finos e para criar pequenas bolinhas.
Técnica de vidro fosco
Você pode conseguir uma aparência fosca em qualquer superfície de vidro usando creme de água-forte. O creme de gravação texturiza o vidro por meio de um processo químico que leva cerca de 40 minutos para ser concluído.
Mascare qualquer parte do vidro que você deseja que permaneça lisa. Você pode cortar formas na fita adesiva ou usar estênceis. Alise o creme de gravação na superfície em uma camada uniforme.
Deixe o creme descansar por 30-40 minutos e limpe com papel toalha. Enxágue o copo com água e sabão. Você também pode usar papel contact para fazer desenhos e padrões em painéis de vidro e janelas.
Marcas de tintas para vidro
Diversas marcas de tintas possuem fórmulas específicas para pintura de vidros. Você pode encontrar as principais marcas de tintas para vidro em lojas de artesanato, lojas de ferragens ou fazer pedidos online.
Tinta esmalte Folkart – esta linha de tintas é projetada para aplicação em vidro e cerâmica e oferece acabamento brilhante resistente a arranhões. Você pode assar o vidro para curar a tinta ou usar o método de secagem ao ar e deixar a superfície pintada curar por 21 dias. Tinta para vidro DecoArt – As tintas para vidro DecoArt vêm em cetim opaco ou metálico. A tinta desliza em superfícies lisas, mostrando pinceladas mínimas. Krylon ColorMaster – esta é a melhor tinta spray para pintura em vidro e adere a superfícies de vidro, juntamente com qualquer superfície brilhante. Você pode encontrar acabamentos brilhantes, foscos e metálicos. Armor Etch – Este creme de gravação é um composto de ação rápida para pequenos projetos de gravação, como padrões de vidro. Não use este creme para gravar grandes áreas de vidro.
Existem muitas outras marcas de tintas para vidro no mercado, mas as mencionadas têm a melhor reputação e estão em uma faixa de preço acessível.
15 projetos exclusivos e criativos de pintura em vidro
Projetos artesanais de pintura em vidro são uma forma acessível de expressar sua criatividade. Você pode usar objetos de vidro espalhados pela casa, reciclar garrafas e potes de vidro ou enfeitar janelas de vidro e espelhos. Transforme o vidro com estes projetos inspiradores ou use as técnicas para ajudá-lo a começar.
Vaso de vidro de leite gotejado de tinta
Crie uma aparência artesanal transformando um vaso translúcido em um deslumbrante vaso de vidro leitoso com gotas de tinta. Pingue tinta acrílica na borda interna do vaso e deixe escorrer.
Use um pincel de espuma para cobrir quaisquer lacunas na tinta. Deixe a tinta pingar secar ao ar e retire o excesso de tinta.
Depois de seco, despeje tinta látex no fundo do vaso e gire até que a tinta cubra toda a superfície interna.
Pintura em vidro de anime
Alejandra Arévalo de Thelist
Dê vida aos seus personagens favoritos pintando vidros no estilo anime – é mais fácil do que você pensa. Você pode obter uma tonelada de ideias de anime para pintura em vidro no TikTok. Imprima seu personagem de anime e cole a imagem na parte de trás do painel de vidro. Trace a imagem com um marcador preto permanente. Uma vez traçado, remova a imagem, vire o painel de vidro e preencha a imagem com tinta.
Vidro pintado com quadro preto
Você pode transformar qualquer moldura de vidro em uma superfície versátil para quadro-negro. Tudo que você precisa é de tinta spray para quadro-negro, um porta-retratos antigo, uma lixa de grão fino e fita adesiva. Comece lixando toda a superfície com a lixa.
Em seguida, cubra a moldura com fita adesiva. Pulverize a tinta do quadro-negro na superfície do vidro lixado com pinceladas leves e uniformes. Deixe cada camada fina secar e continue aplicando camadas de tinta até atingir a espessura desejada. Remova a máscara da moldura antes que a tinta seque.
Janela de privacidade de vidro fosco
Lala, da ThriftyFun
O papel contact é uma maneira fácil de adicionar privacidade a uma porta ou janela de vidro sem perder a luz natural. Selecione um padrão atraente que seja repetível, mas que seja fácil de aderir à superfície.
Padrões intrincados podem ser difíceis de remover do suporte e podem não ficar corretos.
Corte um modelo de papelão e trace-o no verso do papel contact com um estilete. Cole o formato do papel contact na janela, retirando a proteção do papel.
Coloque o restante das formas na janela, criando um padrão uniforme.
Vaso de flores de vidro pintado à mão
Este projeto de vaso DIY pintado à mão reaproveita qualquer recipiente de vidro, como uma jarra de vidro, um vaso velho ou uma jarra. Você pode tornar este projeto tão simples ou complexo quanto desejar.
Comece pintando o recipiente de vidro com spray, aplicando várias demãos até obter um acabamento uniforme.
Em seguida, pinte os detalhes da sua embarcação com um pincel de cerdas curtas com tinta látex. A pintura à mão cria um acabamento eclético, mas você também pode usar estênceis para uma aparência de pintura mais limpa.
Efeito fácil de vitral falso
Susan Myers da SusySitcom
Obtenha a aparência de vitral sem despesas. Você pode usar essa técnica de pintura em vidro em espelhos, janelas de vidro e até mesmo em molduras de fotos. Comece escolhendo um modelo simples, como uma borboleta ou uma flor.
Coloque o painel de vidro sobre o modelo escolhido. Adicione tinta preta a um frasco de cola branca. Trace o padrão com a cola colorida e deixe secar ao ar durante a noite. Em seguida, prepare a tinta de preenchimento adicionando uma a duas gotas de tinta acrílica para limpar a cola.
Preencha o seu “vitral” com a mistura de tinta usando um pincel rombudo.
Molduras mergulhadas em tinta
Mergulhar pinturas ecléticas em cores fortes dá às peças antigas emolduradas um toque moderno. Você pode encontrar fotos emolduradas baratas em brechós locais.
Passe fita adesiva no meio do porta-retratos. Use um nível e uma fita métrica para garantir a uniformidade.
Pincele tinta acrílica para vidro no vidro com pinceladas uniformes. Pinte duas camadas para cobertura total.
Garrafa de vidro em dois tons
Esta técnica combina estilos de pintura em vidro translúcido e opaco. Despeje tinta de vidro transparente no frasco e gire, revestindo o vidro interno.
Mascare a metade que você acabou de pintar e pincele com tinta opaca.
Depois de seco, retire a fita e você terá um lindo frasco de vidro colorido em dois tons.
Pintura em miniatura de vidro marinho
Allison McDonald de Notimeforflashcards
Pintar vidro marinho é uma tela exclusiva para pinturas em miniatura e é um artesanato divertido para as crianças. Use tintas acrílicas de esmalte e limpe o vidro do mar com água e sabão.
Se você estiver pintando um objeto, trace-o no vidro marinho com um lápis. Você pode apagar qualquer marca de lápis do vidro.
Para as crianças, deixe-as pintar o vidro da maneira que quiserem, e você pode ensiná-las como o vidro marinho se forma enquanto pintam.
Gravando palavras em garrafas de vidro
Este projeto de gravura em vidro colorido requer um vaso de flores, creme de gravura, pincel, tinta spray e letras de vinil. Escolha um slogan divertido para o seu vaso, como “Blooming Good”.
Lave a garrafa de vidro com água e sabão. Certifique-se de remover qualquer película de sabão restante com álcool isopropílico ou vinagre branco.
Pincele o creme de gravação em todo o vaso e deixe descansar por 30 minutos. Coloque letras de vinil no vaso, borrife o vaso com tinta spray para vidro e remova as letras.
Gravando padrões em vidro
A gravação de vidro é um processo simples que pode ser usado em vasos, espelhos e potes de vidro. Você pode gravar qualquer forma ou padrão em vidro criando modelos personalizados.
Use fita adesiva e corte formas, como diamantes.
Coloque os pedaços de fita adesiva no vidro. pincele o creme de gravação nas formas abertas da fita e deixe o creme secar. Você também pode reverter o processo mascarando as formas e aplicando o creme no vidro.
Pintura em Placa Cerâmica
William Jon da Cerâmica
Ao pintar pratos, certifique-se de usar tintas próprias para alimentos que não descasquem. As tintas cerâmicas aderem à superfície da placa e são seguras. Placas de cerâmica funcionam melhor para este projeto, mas qualquer placa própria para forno funcionará.
Projete seu prato usando técnicas de pintura à mão livre ou use estênceis.
Depois de pintar o prato ao seu gosto, leve-o ao forno frio e ajuste a temperatura indicada pelo fabricante da tinta. Deixe o prato assar por 40 minutos e deixe esfriar.
Plantador de vidro pintado reciclado
Reaproveite recipientes antigos de vidro transparente, como potes de vidro, castiçais e canecas, para fazer vasos exclusivos. Certifique-se de escolher uma planta que possa viver em um recipiente pequeno que não escorra. Mascare o vidro onde você não quer pintar. Em seguida, pinte o vidro com spray e deixe secar ao ar. Use duas demãos para um acabamento de tinta spray impecável.
Centros de mesa para garrafas de vidro com tema costeiro
Coral, conchas e troncos adornando garrafas de vidro trazem um tema costeiro para sua casa. Você pode usar garrafas de vidro encontradas em brechós locais ou reciclar garrafas de vidro espalhadas pela casa.
Despeje tinta translúcida no frasco e agite para cobertura total. Coloque o frasco de cabeça para baixo e deixe escorrer todas as gotas de tinta.
Use cola E-6000 para colar os achados da praia no topo da tampa da garrafa. Adicione um pouco de barbante para enfeitar.
Pintar vasos para garrafas de vinho mergulhados
Mergulhar garrafas de vinho em tinta é uma ótima maneira de reciclar garrafas de vinho velhas. Use-os para realçar o ambiente ou vasos de uma única flor.
A técnica não requer a imersão do frasco na tinta, mas usa tinta spray e um método de mascaramento. Comece pintando com spray sua primeira cor no frasco com pinceladas uniformes e constantes.
Deixe secar e, em seguida, mascare a parte da cor que deseja mostrar.
Pinte sua segunda cor com spray e deixe secar. Você pode aplicar quantas camadas de cores quiser, mas certifique-se de deixar cada camada de tinta secar primeiro.
Taças de vinho com bolinhas de ano novo
Dovie Scott de DovieScott.com
Adornar taças de vinho com pequenas bolinhas acrescenta festividade às festas de fim de ano. Este projeto fácil de vidro pintado DIY é ótimo para presentes.
Ao pintar vidros, deixe 3/4″ da borda livre de tinta. Comece limpando sua taça de vinho com uma toalha de papel umedecida em álcool isopropílico.
Pontilhe a tinta no vidro com um pincel pequeno ou pinte com uma caneta de tinta acrílica.
Sele a tinta com um selante acrílico brilhante que pode ser lavado na máquina de lavar louça.
Taças de vinho acabadas podem ser lavadas na máquina de lavar louça.
Perguntas frequentes (FAQ)FAQ
Tinta normal pode ser usada em vidro?
Como o vidro não é poroso, as tintas comuns não grudam no vidro. A tinta normal seca no vidro, mas desaparece com o tempo.
Como faço para remover tinta do vidro?
Remova a tinta de vidro que secou com uma lâmina de barbear e uma faca artesanal. Se a tinta ainda estiver úmida, lave a superfície do vidro com água e sabão.
O que você coloca no vidro antes de pintar?
A maioria das tintas específicas para vidro não exige nada antes de aplicar a tinta para vidro. Você pode usar um primer à base de esmalte para obter melhores resultados ou se quiser experimentar tinta normal.
Você pode pintar vidro com rolo?
Você pode pintar vidro com rolo, mas é necessário usar o tipo certo de rolo para obter um acabamento liso. Os rolos Mohair devem funcionar bem.
Como você pinta linhas retas no vidro?
Você pode pintar vidro usando linhas retas com fita adesiva. Para pintar uma linha no meio de um objeto, use uma fita métrica e meça ambos os lados para ver se há uniformidade. Você também pode usar um nível.
Considerações finais sobre como pintar vidro
Os vidros pintados não podem ser colocados no micro-ondas e podem causar queimaduras na tinta. Não molhe itens pintados em água. Lave o vidro pintado com água e sabão neutro.
Leia sempre as instruções no rótulo do fabricante sobre como usar a tinta para vidro e certifique-se de estar em uma área ventilada ao usar tintas com vapores.
Contanto que você siga boas técnicas e use as tintas e ferramentas certas, você poderá criar peças pintadas impressionantes que durarão a vida toda.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook