Cores secundárias: crie esquemas de cores marcantes

Secondary Colors: Create Striking Color Schemes

As cores secundárias são criadas pela mistura de duas cores primárias. Você pode usar cores secundárias para adicionar profundidade e interesse ao seu design de interiores e criar o clima desejado. As cores secundárias conectam a distância entre as cores primárias e criam um contraste marcante nos esquemas de cores. Essas cores também fornecem uma maneira útil de alterar a temperatura das cores primárias.

Secondary Colors: Create Striking Color Schemes

O básico das cores secundárias

Quais são as cores secundárias? Isso depende do modelo que você usa. Existem vários modelos de cores distintos que produzem diferentes tipos de cores secundárias. Os especialistas definem esses modelos de cores em termos de sistemas de cores aditivos ou subtrativos.

Additive and Subtractive Color Models

Cores Secundárias Aditivas: Modelo RGB

O modelo RGB é o que os especialistas chamam de modelo de cores aditivas. Isso significa que você pode criar cores adicionando luz de várias maneiras para produzir tons distintos. Este é o modelo que os técnicos usam para displays digitais. Vermelho, verde e azul são as cores primárias deste modelo. Juntas, essas três cores produzem luz branca. As cores secundárias neste modelo são produzidas pela mistura das cores primárias. Vermelho e verde produzem amarelo, verde e azul produzem ciano e vermelho e azul produzem magenta.

Cores Secundárias Subtrativas

Usamos modelos de cores subtrativas ou de mistura de cores subtrativas para definir cores que estão em meios físicos, como impressão, têxteis ou tinta. Esses meios exibem cores absorvendo as ondas de cores em vez de refleti-las. Vemos cores distintas nesses meios porque, à medida que os pigmentos absorvem a luz, eles removem certos comprimentos de onda associados a outras cores. A luz restante chega ao olho do observador como uma cor específica. Existem dois tipos de modelos de cores subtrativas.

1. Modelo de cores CMY ou CMYK

O modelo CMY ou CMYK é o modelo que os técnicos usam para impressão em cores. Este modelo funciona cobrindo parcial ou totalmente as cores do fundo branco. Em outras palavras, a tinta em cores específicas reduz a luz que é refletida de volta ao olho do observador, resultando na cor desejada. Neste modelo, as cores primárias são ciano, magenta, amarelo e às vezes preto. A combinação das três cores juntas é o preto. Vermelho, verde e azul são as cores secundárias que você produz quando mistura cada uma das cores primárias com outra cor primária.

2. Modelo de cores RYB

O modelo RYB, que significa vermelho, amarelo e azul, é o modelo com o qual a maioria das pessoas está familiarizada. Este é outro modelo de cores subtrativas e aquele que artistas e decoradores de interiores utilizam. Neste modelo, as cores primárias se misturam para formar o laranja, o verde e o roxo. Este modelo é o mais útil para nossos propósitos porque é a base da roda de cores. A roda de cores contém o roteiro de como podemos usar melhor as cores secundárias para criar esquemas de cores marcantes.

Criando Cores Secundárias

Até agora sabemos que a mistura de duas cores primárias produz uma cor secundária, mas você pode misturar essas cores de maneiras diferentes. A mistura de duas cores primárias em partes iguais produz uma cor secundária básica.

No modelo RYB tradicional, misturar vermelho e amarelo produz laranja, misturar amarelo e azul produz verde e misturar azul e vermelho produz roxo. No entanto, você pode alterar esta fórmula para produzir uma cor secundária com mais nuances e que se inclina para uma direção fria ou quente. Por exemplo, quando você mistura azul e amarelo para produzir verde, você pode usar mais azul do que amarelo para produzir um verde com tons mais frios e um tom mais azul esverdeado. Alternativamente, você pode aumentar a quantidade de amarelo na mistura verde para um verde quente com uma tonalidade amarela.

Como posso usar cores secundárias?

As cores secundárias são uma das melhores ferramentas em seu arsenal de design. Essas cores funcionam com suas cores primárias complementares para apresentar um contraste ousado. Usaremos o modelo RYB, pois é aquele que os designers de interiores usam com base na roda de cores tradicional. Neste modelo, as cores secundárias são laranja, verde e roxo.

Regra das Três Cores

O uso de três cores proporciona um esquema de cores equilibrado para o design de interiores. Ao usar três cores, é melhor aplicar a regra 60-30-10. Isso significa que uma cor será dominante, a próxima cor apoiará essa cor dominante e a terceira aparecerá em pequenos toques de cor em todo o design. Você pode usar esse princípio de design em todos os três métodos que sugerimos. Você pode escolher as cores dominantes e de apoio com base em sua própria tolerância e gosto pelas cores.

Esquemas de cores complementares com cores secundárias

Complementary Color Schemes with Secondary ColorsCory Connor Designs

Você pode encontrar cores complementares diretamente umas das outras na roda de cores. Essas são algumas das combinações de cores mais ousadas, mas você pode diminuir a força dessas cores com a adição de neutros com esses tons complementares.

Laranja Azul Creme – Tons de laranja e azul funcionam bem juntos, enquanto os tons frios de azul funcionam para acalmar o visual vibrante e ousado do laranja. Verde Vermelho Branco – Tons de vermelho e verde combinam. Combine tons incomuns dessas cores, incluindo sálvia e sienna queimada ou floresta e ferrugem para obter todo o leque de possibilidades. Roxo Amarelo Cinza – Roxo e amarelo são um esquema de cores vibrantes e ousados que você pode suavizar com a adição de um tom neutro como o cinza. Escolha tons suaves de roxo e amarelo para uma iteração mais descontraída deste esquema.

Esquemas de cores análogas com cores secundárias

Analogous Color Schemes with Secondary ColorsLaura Fox Design de Interiores

Esquemas de cores análogos combinam cores semelhantes. Você pode encontrar essas cores adjacentes umas às outras na roda de cores. Essas cores compartilham um calor ou frescor semelhante.

Laranja Vermelho/Amarelo Brancos Quentes – Crie um esquema de cores quentes e vibrantes com os tons quentes de laranja combinados com vermelho ou amarelo e brancos quentes. Esta paleta irá injetar um estilo ensolarado até mesmo nos quartos mais monótonos. Roxo Azul/Vermelho Cinza – Cores frias e suaves funcionam com uma ampla gama de estilos de design. Vários tons de roxo ficam deslumbrantes, pontuados por toques de azul ou vermelho e apoiados por cinza. Verde Amarelo / Azul Branco – Verde é outra opção de cor suave, mas você pode adicionar vibração com amarelo ou reforçar os tons terrosos suaves escolhendo detalhes em azul.

Esquemas de cores monocromáticas com cores secundárias

Monochromatic Color Schemes with Secondary ColorsProjeto Thorten de verão

Esquemas de cores monocromáticas funcionam bem com designs minimalistas e maximalistas. A chave para desenvolver um esquema de cores monocromático com interesse é colocar diferentes tons de cada cor em camadas para desenvolver um design mais texturizado. Divida a cor usando tecidos, papel de parede, móveis e decoração de parede com diferentes tons da mesma cor básica. Certifique-se de adicionar cores neutras se quiser diluir a intensidade da cor base de sua escolha.

Tons e tons de roxo – Alguns dos tons mais populares de roxo incluem lavanda, malva, glicínia, ametista, pervinca, fúcsia, magenta, berinjela, violeta, índigo e dubonnet. Tons e tons de laranja – Os tons populares de laranja que você pode incluir em uma sala laranja monocromática incluem abóbora, salmão, sienna queimada, coral, damasco, pêssego, argila, âmbar, tangerina e arenito. Tons e matizes de verde – Alguns nomes comuns para variados tons de verde incluem musgo, zimbro, floresta, sálvia, manjericão, hortelã, esmeralda, espuma do mar, pinho, oliveira e limão.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook