Um guia para composição, características e usos de pigmentos

A Guide to Pigment Composition, Characteristics and Uses

Os pigmentos adicionam cor a um material e datam de 40.000 anos atrás. Hoje, quase todas as indústrias utilizam pigmentos em seus processos de fabricação.

Os pigmentos diferem em opacidade, estabilidade térmica, cor, resistência química e muito mais. Eles podem ser naturais, sintéticos ou uma combinação dos dois. É fundamental aprender a composição de um pigmento antes de usá-lo em qualquer projeto.

O que é um pigmento?

A Guide to Pigment Composition, Characteristics and Uses

Um pigmento é um conjunto de compostos com cor intensa. Eles são total ou quase insolúveis em água e refletem a luz. Um pigmento muda a cor da luz refletida ou transmitida devido à absorção seletiva do comprimento de onda.

Os pigmentos dão cor aos produtos. Você os encontrará em tintas, cosméticos, têxteis, arte e muito mais.

História dos Pigmentos na Produção de Cores

Pigmentos naturais como carvão, gordura animal queimada, giz e ocre criaram as primeiras paletas de cores. Eles consistiam em cinco cores: amarelo, marrom, preto, branco e vermelho. O homem primitivo usava pigmentos para decorações corporais e nas paredes das cavernas.

Os egípcios e os chineses descobriram mais pigmentos de minerais como azurita, cobre e malaquita.

Em 3.000 aC, os egípcios criaram o primeiro pigmento sintético, o azul egípcio. O pigmento azul esverdeado consiste em areia, minério de cobre e cal. Artistas paleolíticos também contribuem para a descoberta de pigmentos.

Tipos de pigmentos

Embora todos os pigmentos adicionem cor a um material, eles vêm de muitas fontes. Aqui estão os principais tipos de pigmentos.

1. Pigmentos Sintéticos

Os fabricantes produzem pigmentos sintéticos a partir de produtos petroquímicos por meio de reações químicas simples, como a oxidação. Eles podem usar ferro, chumbo e outros metais na formulação de pigmentos sintéticos. Esses tipos não contêm elos ou cadeias de carbono.

O tamanho das partículas dos pigmentos sintéticos é maior que o dos compostos orgânicos, por isso refletem mais luz. Como resultado, os pigmentos inorgânicos são mais opacos e insolúveis do que os seus equivalentes orgânicos. Os pigmentos sintéticos incluem pigmentos de dióxido de titânio, cromo e cádmio.

2. Pigmentos Naturais

Os pigmentos naturais ou orgânicos contêm cadeias de carbono. Os fabricantes os derivam de plantas, animais e minerais. A fabricação de pigmentos orgânicos envolve lavagem, secagem, trituração e mistura.

Embora tenham menor intensidade de cor, os pigmentos naturais são menos tóxicos que os pigmentos inorgânicos. Alguns fabricantes os combinam com produtos químicos para produzir pigmentos orgânicos sintéticos. Estes incluem pigmentos azo, pigmentos diazo, pigmentos de corante ácido, alizarina, ftalocianina e quinacridona.

3. Pigmentos Metálicos

Os pigmentos metálicos ocorrem naturalmente e tendem a ficar secos. Eles consistem em metais e minérios minerais como alumínio, zinco e cobre. Os fabricantes os processam por meio de pulverização e mistura.

Pigmentos metálicos são comuns em revestimentos automotivos e em alguns produtos cosméticos.

4. Pigmentos Industriais

Os pigmentos industriais são pigmentos orgânicos ou inorgânicos em pó. Eles são misturados com resinas ou tintas para fornecer cor, durabilidade e resistência à corrosão. Os pigmentos industriais também estão disponíveis em outras formas, incluindo líquidos, grânulos, ceras, pellets e chips.

Pigmentos industriais são corantes para bebidas, alimentos, papel, plásticos e produtos farmacêuticos.

O papel dos pigmentos na produção de cores

Os pigmentos em pó seco combinam-se com um aglutinante para dar ao material sua cor característica. São corantes em pinturas, cosméticos, tintas e diversas indústrias.

Belas Artes

As tintas usadas em obras de arte consistem em pigmentos e ligantes. Os pigmentos diferem na solidez da cor, no tempo de secagem e na intensidade da cor. Os aglutinantes mantêm os pigmentos unidos e formam uma película na superfície aplicada.

Os artistas usam pigmentos em cores monocromáticas para pinturas abstratas. Cria harmonia e equilíbrio. Os artistas também misturam pigmentos para criar tons diferentes. Por exemplo, a mistura de pigmentos amarelos e azuis produz a cor verde.

Aplicações industriais

Na indústria têxtil, os pigmentos tingem fibras sintéticas e naturais. Eles são transformados em fios em forma de pellets, conhecidos como tingimento em solução. O tingimento em solução é mais sustentável do que o tingimento tradicional, que utiliza energia, produtos químicos e água.

Outras aplicações industriais incluem a coloração de sabão, plásticos, papel, madeira, metal e muito mais.

Produtos cosméticos

A indústria cosmética utiliza pigmentos para fabricar produtos de higiene pessoal, como sabonetes e cremes corporais. Pigmentos orgânicos contendo corantes azo, lacas e vegetais são comuns em formulações cosméticas. Embora alguns pigmentos azo e lacas sejam prejudiciais à pele, os vegetais são seguros e não tóxicos.

Principais considerações ao escolher um pigmento

Os pigmentos coloridos diferem em opacidade, estabilidade térmica e química, força de tingimento e muito mais.

Opacidade

Pigmentos com maior intensidade de cor são mais opacos. Os pigmentos inorgânicos apresentam alta opacidade, diferentemente dos pigmentos orgânicos.

Materiais com pigmentos orgânicos permitem a passagem da luz. Os pigmentos orgânicos são adequados para vidros, enquanto os inorgânicos são eficazes para tintas e revestimentos.

Estabilidade térmica

Os pigmentos orgânicos e inorgânicos resistem ao desbotamento e aos danos quando expostos a altas temperaturas. Porém, os pigmentos inorgânicos têm melhor estabilidade térmica sob luz solar e calor extremos.

Resistência química

Os pigmentos precisam de inércia química para resistir à degradação com exposição a produtos químicos. Você pode encontrar pigmentos inertes em tintas, revestimentos, isolamento de cabos e tintas. Embora os pigmentos orgânicos tenham alta resistência química, o nível de resistência varia nos pigmentos inorgânicos.

Força de tingimento

Os pigmentos orgânicos têm maior poder de tingimento do que seus equivalentes inorgânicos. Com esses pigmentos, você precisa de pequenas quantidades de materiais para colorir. Essa qualidade torna os pigmentos orgânicos o corante padrão para plásticos e resinas.

Dispersão

Como os pigmentos vêm em formas sólidas, eles precisam ser umedecidos para serem aplicáveis em superfícies. Dispersá-los em meios líquidos garante estabilidade e evita reaglomeração. Existem agentes dispersantes para pigmentos específicos. Eles são adequados para tintas e formulações de tintas.

Toxicidade

Pigmentos inorgânicos contendo chumbo, cádmio, cobalto e manganês são tóxicos. Esses pigmentos não são seguros para inalação e causam reações alérgicas na pele. Alguns pigmentos metálicos também são cancerígenos e não são aprovados para uso. Verifique se há pigmentos certificados pela FDA em alimentos, cosméticos e medicamentos.

Resistência à luz

Os pigmentos inorgânicos apresentam alta resistência ao desbotamento com a exposição à luz. Os pigmentos orgânicos de alto desempenho também são resistentes à luz, o que varia de acordo com cada tipo.

Cor

Os pigmentos estão disponíveis em uma ampla variedade de tons. Embora os pigmentos orgânicos sejam mais brilhantes, eles são menos duráveis que os inorgânicos. Os pigmentos inorgânicos são conhecidos por seu excelente poder de cobertura e durabilidade.

Solubilidade

Como os pigmentos são insolúveis, um meio líquido (veículo) é usado para dispersá-los. Exemplos de veículos de pigmento incluem óleo de linhaça, álcool, éteres glicólicos e muito mais. Para tintas à base de água ou látex, a água serve como veículo.

Considerações de saúde e segurança para pigmentos

Use equipamento de proteção individual ao manusear quaisquer pigmentos. A exposição a pigmentos secos representa um risco de inalação de contaminantes metálicos e produtos químicos. A maioria dos pigmentos metálicos são cancerígenos e apresentam riscos à saúde quando penetram nos pulmões.

Verifique a Folha de Dados de Segurança do Material (MSDS) para identificação do pigmento e instruções de manuseio seguro. Ao misturar pigmentos secos, use uma capela para evitar a inalação do pó do pigmento.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook