Uma planta baixa é um diagrama em escala que representa uma sala ou edifício visto de cima. As plantas baixas fornecem uma representação visual do tamanho da área, da disposição dos quartos e da localização das portas e janelas.
As plantas baixas também podem incluir o layout dos móveis e a textura de várias características arquitetônicas da sala.
Certas profissões, como arquitetos, construtores, corretores imobiliários e designers de interiores, utilizam plantas baixas para ajudar a planejar o espaço e como representação visual para seus clientes.
As plantas baixas são úteis nessas esferas para ajudar construtores e clientes a tomar decisões informadas relacionadas ao layout e ao fluxo de um espaço.
Elementos da planta baixa
Certos elementos estão presentes nas plantas baixas de diferentes profissões que não estão presentes em todas as plantas baixas. As plantas baixas podem incluir os seguintes elementos:
Paredes: As paredes são frequentemente representadas em uma planta baixa como linhas simples ou paralelas. As paredes externas são normalmente representadas com linhas mais grossas do que as paredes internas, que são representadas com linhas finas. Portas e janelas: As portas criam uma fenda na parede e mostram uma linha curva que indica para que lado a porta irá girar. As janelas, representadas como três linhas paralelas, criam uma quebra na linha da parede. Título da sala: Os títulos das salas indicam sua finalidade, como “quarto”, “cozinha” e “sala de jantar”. Dimensões: As plantas baixas incluem medidas que mostram o comprimento e a largura das paredes, bem como a distância entre outras características. Móveis e utensílios: Certas plantas baixas, principalmente aquelas utilizadas por designers de interiores e corretores imobiliários, incluem móveis e utensílios, como armários e eletrodomésticos. Isso ajuda no planejamento do espaço mais preciso. Escadas e vias de circulação: As escadas são comuns em plantas internas com múltiplos níveis. Alguns também incluem padrões de circulação na forma de setas ou sombreados para indicar áreas de tráfego intenso. Notações: notas ou etiquetas adicionais podem estar presentes em plantas baixas especializadas para transmitir informações específicas, como materiais de superfície, localização de tomadas elétricas, encanamento e paisagismo.
Métodos para fazer uma planta baixa
Fazer uma planta baixa simples é possível para qualquer pessoa com apenas algumas ferramentas e um pouco de prática. Você pode fazer uma planta baixa manualmente ou usar um software ou um aplicativo de design de interiores para construir um modelo de computador. Você pode desenhar uma planta baixa de uma casa ou cômodo que já existe ou criar uma planta baixa do zero. Aqui estão alguns métodos alternativos para criar uma planta baixa simples:
Desenho à mão
Plantas baixas desenhadas à mão são úteis quando você está apenas tentando fazer um esboço do seu espaço ou se está tentando ter ideias do zero.
Use papel milimetrado e uma escala de arquiteto para desenhar uma planta do espaço que você deseja representar. Usando a escala de um arquiteto, você pode criar uma versão precisa, mas em miniatura, do espaço, que tradicionalmente tem uma escala de ¼ de polegada para representar 1 pé. Comece desenhando as paredes externas, janelas e portas. Em seguida, adicione os recursos arquitetônicos interiores. Rotule a sala de acordo com a finalidade e marque as dimensões das paredes e características importantes.
Programas e ferramentas de design doméstico
Programas e ferramentas de design residencial ajudam arquitetos, designers de interiores e corretores imobiliários a criar projetos residenciais e plantas baixas sofisticadas e bonitas. Muitos desses programas contêm componentes CAD, mas possuem recursos extras como materiais, texturas e cores que geram plantas baixas mais completas.
Programas e ferramentas de planejamento de pisos on-line podem criar plantas baixas em 2D e 3D que incluem materiais, texturas e móveis para ajudar a tornar o espaço mais realista. Considere os programas de design residencial em termos de preço, capacidade de compartilhamento e recursos que eles oferecem antes de escolher aquele que funcionará para você.
Aplicativos móveis
Os aplicativos para celular são uma nova maneira de criar plantas baixas de forma rápida e fácil.
Com aplicativos móveis como MagicPlan, CubiCasa e Room Scan, você pode usar a câmera e os sensores do seu smartphone para criar plantas baixas examinando a sala. Esses aplicativos são rápidos e convenientes para criar plantas baixas em trânsito, mas podem não ter a precisão dos programas de design doméstico baseados em computador.
Programas de computador gráfico
Você pode usar softwares de design gráfico como Adobe Illustrator e Photoshop para criar plantas baixas simples.
Esses programas possuem parâmetros de design flexíveis que permitem criar qualquer design. No entanto, eles podem ser difíceis de dominar se você não tiver experiência com eles.
Contrate um profissional
Contratar um profissional pode ser benéfico para plantas baixas complexas ou plantas baixas que você deseja usar com construtores e outros empreiteiros.
Considere contratar um arquiteto, desenhista arquitetônico, designer CAD, construtor ou designer de interiores, dependendo da natureza do projeto. Os profissionais podem projetar plantas baixas precisas, escalonáveis e detalhadas para atender às suas necessidades específicas, ao mesmo tempo que cumprem os códigos e regulamentos de construção.
Como fazer uma planta baixa básica
A criação de uma planta baixa envolve uma série de etapas que devem ser seguidas para garantir que o projeto reflita com precisão o espaço que você deseja criar.
Juntar informação
Faça medições dos cômodos que deseja incluir em sua planta baixa ou decida as dimensões dos cômodos se estiver projetando uma planta baixa para um novo espaço. Anote a localização das portas e janelas do espaço ou decida onde deseja colocá-las para criar o melhor fluxo. Registre as alturas da sala, observando quaisquer mudanças na altura em todo o espaço.
Escolha uma escala
Determine a escala de sua planta baixa. A escala mais comum é de 1/4 de polegada a 1 pé, ou 1:50. É fundamental selecionar uma escala apropriada para o tipo de projeto, bem como para o tamanho do papel ou software que você está usando.
Selecione suas ferramentas
Decida que tipo de planta baixa você deseja criar, desenhada à mão ou com software digital. Escolha suas outras ferramentas de acordo, como papel milimetrado, lápis, escala de arquiteto para plantas baixas desenhadas à mão ou design residencial ou software CAD para projetos digitais.
Desenhe as paredes externas
Comece esboçando as paredes externas do espaço em escala. Para distinguir essas linhas das paredes internas, torne-as grossas ou escuras. Faça as paredes externas com as dimensões mais precisas possível para evitar problemas ao desenhar as paredes internas. Identifique as dimensões de cada parede.
Desenhe as paredes internas
Desenhe as paredes internas para representar o layout dos quartos e espaços dentro da estrutura. Use suas medidas para determinar o posicionamento adequado das paredes.
As paredes interiores devem ter linhas finas e claras para distingui-las das paredes exteriores.
Adicionar portas e janelas
Coloque as portas e janelas em seus devidos locais. Use um símbolo de linha tripla para representar janelas e uma linha inclinada e curva para representar portas e a direção em que elas abrem. Depois de adicionar as janelas e portas, identifique as dimensões ao longo da parede, incluindo a largura e o comprimento total, bem como as medidas da área da parede entre as portas e janelas.
Rotular os quartos
Identifique os cômodos de acordo com sua função, como quarto, cozinha, sala de estar, sala de jantar e assim por diante.
Adicionar luminárias e móveis (opcional)
Algumas plantas baixas, especialmente aquelas usadas para planejamento de espaço, incorporam acessórios e/ou móveis. Crie símbolos para representar esses componentes. Se você quiser mover os móveis para determinar o melhor posicionamento, você pode desenhar os símbolos dos elementos imóveis e fazer recortes de papel em miniatura para móveis móveis.
Medir e verificar
Verifique novamente as medidas em sua planta baixa para verificar sua precisão. Meça todos os elementos extras da sala, incluindo aberturas de portas e janelas, e verifique se as medidas de todas as peças são iguais às dimensões externas da parede.
Adicionar notações
Adicione mais anotações ou rótulos se precisar fornecer qualquer informação extra devido à maneira como usará sua planta baixa. Essas notações extras podem incluir a localização de tomadas elétricas, acabamentos de materiais ou outras informações vitais.
Revise e salve
Considere seu projeto concluído. Faça quaisquer alterações adicionais necessárias para criar uma representação clara do seu espaço. Salve o layout como um arquivo digital se você usou um software de design doméstico. Você pode criar uma versão salva do seu layout desenhado à mão tirando uma foto e enviando-a ou fazendo cópias do desenho.
Busque feedback
Compartilhe a planta baixa com qualquer pessoa que tenha interesse no projeto, como familiares ou clientes. Se o seu layout for complexo e você quiser aconselhamento profissional, é benéfico solicitar feedback de profissionais como arquitetos e construtores. Permita que eles contribuam com suas ideias para ajudá-lo a melhorar o design de sua planta baixa.
Faça alterações e finalize seu design
Quando estiver satisfeito com o design, finalize sua planta criando uma versão limpa e polida para apresentação.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook