Esteja você se mudando para uma nova casa ou fazendo uma limpeza geral na sua, é sempre importante procurar mofo. Esse tipo de fungo pode ser um problema para a estrutura da casa e para a saúde dos proprietários. O mofo deteriora e enfraquece a madeira, o drywall e o isolamento, comprometendo a integridade do edifício. Além disso, quando esporos de mofo são liberados no ar e inalados, podem desencadear reações alérgicas e problemas respiratórios.
Para garantir a segurança da sua casa e dos seus ocupantes, é fundamental reconhecer a presença de mofo e os seus riscos.
9 tipos diferentes de moldes domésticos
Aqui está uma lista que fornece informações sobre os tipos de mofo mais comuns, comumente encontrados em residências.
Aspergillus Cladosporium Penicillium Stachybotrys Chartarum (mofo preto) Chaetomium Fusarium Mucor Rhizopus Trichoderma
1. Aspergillus
Aspergillus pode ser reconhecido por sua cor verde-amarelada a verde-azulada e textura de algodão ou lã. Eles podem crescer em várias superfícies, incluindo paredes, isolamentos e sistemas HVAC.
Este tipo de mofo normalmente produz reações alérgicas. No entanto, os seus efeitos podem acelerar para condições mais graves, como a Aspergilose, uma doença pulmonar.
2. Cladosporium
Cladosporium é um tipo de mofo encontrado em ambientes internos e externos e reconhecido por suas cores preta, preto esverdeado, cinza ou marrom. Ela prospera em áreas com alta umidade e pode crescer em várias superfícies, incluindo paredes, materiais de madeira, tecidos e tapetes.
É um dos fungos mais prevalentes detectados em ambientes internos. Indivíduos com alergias ou sistema imunológico comprometido podem ser mais suscetíveis a problemas de saúde relacionados ao Cladosporium.
3. Penicilio
Penicillium tem odor característico, tons azul esverdeado, branco, amarelo ou rosa e textura pulverulenta. Muitas vezes é encontrado em ambientes fechados e pode contaminar itens de couro e tecido.
Embora certas espécies de Penicillium sejam usadas para produzir antibióticos, outras podem causar problemas de saúde. A exposição prolongada aos seus esporos pode causar problemas respiratórios, alergias e sintomas semelhantes aos da asma.
4. Stachybotrys Chartarum (mofo preto)
Stachybotrys Chartarum é um mofo preto esverdeado que cresce em materiais com alto teor de celulose, como papelão, gesso e papel. O mofo preto prospera em áreas com umidade excessiva. É por isso que está frequentemente associado a danos causados pela água, como vazamentos, condensação, infiltração de água ou inundações.
Este molde é conhecido por suas propriedades toxigênicas. A inalação ou o contato direto com seus esporos pode causar problemas respiratórios, reações alérgicas, irritação na pele, dores de cabeça e fadiga.
5. Chaetomium
As colônias de Chaetomium geralmente apresentam textura semelhante a algodão com cores que variam do branco ao marrom acinzentado ou preto. Este mofo é comumente encontrado em edifícios danificados pela água, especialmente em áreas com altos níveis de umidade. Também crescem em materiais que contenham celulose, como drywall, papel de parede e madeira.
Algumas espécies de Chaetomium podem produzir micotoxinas, que podem causar problemas de saúde como alergias, problemas respiratórios e irritação na pele. É extremamente recomendado evitar a exposição prolongada aos esporos de Chaetomium.
6. Fusarium
O Fusarium pode ser encontrado em ambientes internos e externos em várias cores, incluindo rosa, branco ou avermelhado. Normalmente prospera em ambientes úmidos e pode colonizar vários materiais, incluindo tapetes, papel de parede e restos de plantas.
Curiosamente, o fusarium fermentado é comestível e utilizado como substituto de carne por vegetarianos e veganos. No entanto, os fungos domésticos podem causar problemas de saúde quando inalados ou ingeridos. A exposição ao Fusarium pode causar reações alérgicas, irritação nos olhos e problemas respiratórios.
7. Mucor
Os proprietários podem reconhecer o mucor por causa de sua textura de algodão amarelo ou branco. Assim como o fusarium, o mucor cresce em ambientes úmidos, principalmente com matéria orgânica, como plantas ou alimentos em decomposição. Você pode encontrá-lo no teto, nas paredes, no isolamento e nos alimentos.
Mucor é conhecido por representar um risco à segurança alimentar e pode contribuir para a deterioração de alimentos armazenados.
8. Rizopo
Rhizopus é um fungo de ambiente úmido reconhecível por suas colônias difusas de cor preta ou acinzentada. É conhecido por se espalhar e crescer rapidamente em materiais orgânicos como frutas, vegetais e pão.
Embora o Rhizopus seja geralmente considerado não tóxico, pode causar alergias, agravar problemas respiratórios existentes e contribuir para a deterioração dos alimentos.
9. Tricoderma
O mofo Trichoderma branco e verde é encontrado em ambientes internos e externos, geralmente áreas úmidas e com alto teor de celulose. Suas colônias crescem em superfícies como drywall molhado, madeira ou carpete. Você também pode encontrá-lo no solo do seu jardim.
Trichoderma também é considerado não tóxico para humanos. No entanto, não elimina reações alérgicas em alguns indivíduos com problemas respiratórios ou sintomas de irritação cutânea. Também pode contribuir para a deterioração dos materiais de construção.
Como identificar o molde
Se você acabou de sofrer algum dano causado pela água, se as pessoas em nossa casa sofrem de problemas respiratórios ou se você mora em um prédio antigo, identificar o mofo será útil. Algumas dicas sobre como identificar fungos incluem o seguinte:
Aprenda como eles se parecem. O mofo geralmente aparece como manchas ou manchas descoloridas nas superfícies. Dependendo da espécie, pode ser preto, verde, amarelo, marrom ou branco. Reconheça seu odor. Um odor forte e de mofo geralmente acompanha o crescimento de mofo. Se você notar um cheiro persistente de mofo em uma área específica, isso pode indicar a presença de mofo oculto. Cuidado com reações alérgicas. Conforme mencionado anteriormente, se você ou outros ocupantes da casa apresentarem reações alérgicas inexplicáveis, como espirros, tosse, coceira nos olhos ou problemas respiratórios ao passar algum tempo em uma área específica, pode ser um sinal de presença de mofo.
Dicas para prevenir o crescimento de fungos
Às vezes, a prevenção pode dar muito trabalho. No entanto, é a melhor solução para futuros problemas de mofo. Veja como evitar o crescimento de mofo:
Conserte vazamentos de água. Corrija possíveis vazamentos em telhados, janelas ou tubulações. Você também pode garantir uma drenagem adequada ao redor da fundação da sua casa para evitar o acúmulo de água. Melhore a ventilação. Garanta ventilação adequada em áreas com alta umidade (banheiros, cozinhas e lavanderias) e instale ventiladores ou exaustores para remover o excesso de umidade e odores. Limpe e inspecione regularmente. Desinfete áreas suscetíveis ao crescimento de mofo, como banheiros (chuveiros e banheiras), cozinhas, porões, pingadeiras de ar condicionado e pingadeiras de geladeiras.
Embora existam muitas maneiras de se livrar do mofo, como alvejante à base de cloro e vinagre branco destilado, geralmente é aconselhável entrar em contato com um inspetor de mofo profissional, especialmente se alguém na casa for propenso a alergias.
Inspetores profissionais podem avaliar minuciosamente sua propriedade, coletar amostras e fornecer orientação especializada com base no tipo de molde. Entre em contato com um inspetor de moldes perto de você se quiser começar a verificar sua propriedade.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook