O significado do Feng Shui é um antigo sistema filosófico chinês que promove a harmonização de tudo em seu ambiente. Os princípios do Feng Shui criam equilíbrio e harmonia que são essenciais para um bom design de casa. As práticas de design de interiores do Feng Shui ordenam que a organização da sua casa promova a energia positiva, ou “chi”. Isso significa que existem regras específicas do feng shui que regem tudo, desde as cores até o layout da casa.
Quer você acredite ou não na natureza espiritual do feng shui, há algo intrinsecamente saudável em uma sala organizada e equilibrada. Elementos estratégicos do feng shui aumentarão o seu bem-estar, criando um espaço onde você pode relaxar e se sentir seguro.
Significado básico do Feng Shui
Feng shui é uma prática que se desenvolveu na China antiga como uma forma de os humanos se orientarem e encontrarem equilíbrio no universo. O povo chinês tradicional praticava o feng shui com aspectos de adoração aos ancestrais e de vida em harmonia com todas as coisas, semelhante à prática do taoísmo. Hoje, os praticantes dos princípios do feng shui os usam para situar ambientes construídos pelo homem, como edifícios, jardins, tumbas e casas.
As pessoas veem as práticas do feng shui de várias maneiras. Alguns acreditam que os princípios do feng shui para promover espaços harmoniosos e equilibrados irão melhorar a saúde, a riqueza e o bem-estar geral. Outras pessoas consideram o feng shui uma pseudociência. Outros ainda acreditam que o feng shui oferece uma estratégia para promover um design de interiores elegante e visualmente agradável.
Princípios básicos do Feng Shui em design de interiores
Quando você entende os princípios fundamentais do feng shui, pode compreender melhor os conceitos do design de interiores do feng shui.
Qi ou Chi
Qi ou chi é o princípio mais importante da filosofia do feng shui. Representa a força vital que flui através de tudo. É uma força positiva e negativa. As melhores práticas de design de interiores otimizam o layout da casa feng shui para aumentar o fluxo de energia positiva através do espaço. Isso inclui a localização de móveis e elementos naturais. Existem regras específicas em relação à colocação de plantas no feng shui e uma cama voltada para a porta do quarto para otimizar a energia positiva.
Yin e Yang
Yin e yang são outro conceito chinês que é uma ideia central no feng shui. Estas ideias significam forças opostas, mas interligadas. O yin representa o lado escuro, feminino e passivo e o yang, o lado claro, masculino e ativo. No design de interiores, as regras do feng shui determinam que o equilíbrio é fundamental. Assim, você deve contrastar elementos como cores claras e escuras, texturas duras e suaves e linhas retas e curvas para alcançar o equilíbrio. Com muito de um lado, o ambiente não alcançará harmonia.
Os praticantes do design do feng shui também podem usar a natureza para alcançar o equilíbrio do ambiente. Plantas e flores aumentam a energia yin no ambiente. O som da água corrente aumentará a energia yang.
Elementos do Feng Shui
Os princípios do Feng Shui também giram em torno da teoria dos cinco elementos da filosofia chinesa: madeira, fogo, terra, metal e água. Cada um desses elementos promove e neutraliza outros elementos para promover a harmonia e o equilíbrio geral.
Elemento Madeira – O elemento madeira no feng shui representa crescimento, expansão e novos começos. Os especialistas em design de feng shui associam a madeira à cor verde e aos móveis e decoração de madeira. Você pode utilizar a madeira para equilibrar outros elementos, como os associados ao fogo, para trazer calma e paz ao ambiente. Elemento Fogo – O elemento fogo significa paixão, energia e calor. O vermelho representa o fogo no design do feng shui. Este princípio significa que elementos vermelhos como uma vela vermelha, uma imagem ou uma almofada podem trazer uma sensação de intensidade ao ambiente. Use o elemento fogo para neutralizar um espaço que parece muito terroso ou pesado. Elemento Terra – Os elementos terra trazem uma sensação de base e estabilidade ao design de interiores do feng shui. A incorporação de materiais terrosos como cristal de calcita e pedra natural ajudam a aterrar um ambiente. Você pode incorporar detalhes em bege ou amarelo se o seu espaço parecer muito arejado ou claro. Elemento Metal – Os especialistas em design do Feng Shui associam o elemento metal à precisão, foco e ordem. Eles usam cores cinza, branco e metálicas para simbolizar as propriedades do metal. Isso pode incluir elementos como espelhos feng shui, objetos de metal e cristais. Use o elemento metal para equilibrar um ambiente que pareça muito terroso ou pesado. Elemento Água – O elemento água no design de interiores do feng shui simboliza o fluxo em termos de adaptabilidade e flexibilidade. Preto e tons de azul geralmente representam água no design do feng shui. Incorpore recursos aquáticos, como aquários, fontes ou pinturas de água, para equilibrar uma sala que parece muito energizada. Este elemento traz uma sensação de paz e calma que associamos à água.
Mapa Baguá
Um mapa Bagua divide uma área designada em partes, cada uma associada a um aspecto específico da vida, como riqueza, relacionamentos, carreira e conhecimento. Ao sobrepor o mapa Bagua à sua casa, você pode identificar a forma como cada seção da casa corresponde a uma seção do mapa Bagua. A sobreposição do mapa Bagua irá guiá-lo para aumentar a energia positiva nas diferentes áreas. Por exemplo, se você espera alcançar maior riqueza, adicione plantas monetárias à seção associada à riqueza e prosperidade.
Uso de Símbolos
O uso do simbolismo é uma prática importante no planejamento residencial do feng shui. Diferentes símbolos trazem boa sorte, prosperidade e aumentam a energia positiva do lar. Aqueles que usam símbolos no design do feng shui devem considerar o posicionamento, as cores do feng shui, as imagens, o número e a personalização dos símbolos. Símbolos importantes no design do feng shui incluem plantas monetárias para simbolizar a prosperidade, patos mandarim para simbolizar o amor e a roda de um navio para simbolizar novos começos.
Localização
A importância da localização é vital para as práticas de design do feng shui. Os profissionais devem determinar a melhor localização para uma casa ou edifício com base no melhor fluxo de energia. Esta prática determinará a localização da casa ou edifício, a orientação da estrutura e o ambiente envolvente. Por exemplo, uma porta frontal voltada para uma montanha é auspiciosa porque traz energia robusta e de suporte para a casa. O clima, o tempo e os signos astrológicos são importantes em termos da localização de uma estrutura no design do feng shui.
Personalização
A personalização é essencial no design do feng shui para criar um sentimento de pertencimento e uma conexão com um lugar específico. Os designers devem usar as preferências, necessidades, objetivos, símbolos e energia de alguém para projetar um espaço que funcione para cada indivíduo.
Projeto de quarto Feng Shui: um estudo de caso
O Feng Shui possui princípios de design valiosos para todos os cômodos da casa. Aqui está um estudo de caso de um projeto de quarto que usa seis idéias de feng shui para ajudar a dar uma ideia prática das etapas a serem seguidas para criar seu quarto de feng shui.
Use um mapa Bagua – O primeiro passo na criação de um layout geral de casa de feng shui é usar um mapa Bagua para planejar seu espaço. Isso o ajudará a entender a região onde seu quarto se enquadra no design e a utilizar isso para aumentar a energia positiva no quarto. Você também pode usar um mapa Bagua apenas no quarto para identificar quais áreas do quarto correspondem a quais aspectos da vida. Colocação da cama – A colocação dos móveis é um componente vital da prática do feng shui. A colocação da cama Feng Shui determina que a cama esteja em uma posição de comando. Isso pode significar que você pode posicionar a cama de frente para a porta. Isso dá à pessoa na cama o melhor ponto de vista do quarto para ver quem está entrando em seu espaço pessoal. Simetria – A mobília do quarto Feng Shui deve manter a simetria. Consiga isso mantendo uma quantidade igual de espaço em ambos os lados da cama e usando mesinhas de cabeceira e iluminação correspondentes. Cores do quarto Feng Shui – Escolha cores para o quarto que promovam calma e tranquilidade de acordo com os princípios do feng shui. Isso inclui bege, azul, lilás claro e branco. Outros fatores, como a localização do quarto no mapa de Bagua, também ajudarão a determinar uma boa escolha de cores para o seu quarto. Elementos Decorativos – Você pode incorporar objetos que signifiquem os cinco elementos de uma forma que represente equilíbrio. Especialistas misturam plantas de feng shui no quarto. Incorpore uma única planta se quiser adicionar um pouco de vegetação ao seu ambiente. Os especialistas em Feng Shui consideram o bambu uma planta importante na proteção da casa para neutralizar a energia negativa em seu espaço. Certifique-se de limitar os espelhos, pois muitos especialistas em feng shui acreditam que muitos espelhos criam um desequilíbrio energético. Tecnologia Limite – O design do quarto Feng shui deve oferecer conforto e paz, por isso é vital entender como os eletrônicos afetam o sono. Os sons que os eletrônicos emitem e o estresse que associamos a eles podem impactar a quantidade e a qualidade do nosso sono. Em vez disso, mantenha os eletrônicos em outras áreas designadas.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook