Os esquilos no sótão fazem uma bagunça – e podem custar caro se se transformarem em uma infestação. Livrar-se deles antecipadamente protege o isolamento, a fiação, a estrutura e o conteúdo do sótão. Os esquilos podem ser responsáveis por mofo, problemas elétricos e doenças.
Sinais de esquilos no sótão
Podem passar anos sem que alguns sótãos sejam inspecionados. (Inspecionar sótãos pelo menos duas vezes por ano é uma boa prática de manutenção preventiva.) Os sinais de um possível problema com esquilos incluem:
Ruído do sótão. Sons de farfalhar – especialmente de manhã e à noite. Coçando. Mastigando. Odores. Acúmulo de fezes, urina e carcaças em decomposição. Buracos. Frequentemente na fáscia acima da sarjeta. Os esquilos vão mastigar até chegar aos sótãos. Aumento da atividade. Um aumento repentino na atividade de esquilos em sua propriedade pode indicar esquilos no sótão. Lutas de esquilos. Esquilos lutando por território no sótão são um bom indício de infestação.
Esquilos causam danos em sótãos
Os dentes da frente de todos os roedores – esquilos, camundongos, ratos, etc. – crescem constantemente. Eles roem coisas duras para desgastar os dentes. Os sótãos oferecem muitas opções de mastigação. Os esquilos causam outros tipos de danos além da mastigação.
Esquilos mastigam fiação elétrica e encanamento. Eles foram responsabilizados por incêndios elétricos e vazamentos de encanamento. Eles mastigam estruturas de madeira, incluindo treliças e vigas. Danos na estrutura podem ser graves o suficiente para exigir reparos.
Os esquilos podem passar por qualquer buraco de 1 ½ ”de diâmetro ou maior. Uma vez no sótão, os esquilos podem entrar no resto da casa e causar mais danos – incluindo mastigação, ninhos, fezes e urina. Eles também podem morrer e se decompor na casa – aumentando os outros odores que criam. A eliminação rápida e eficiente dos esquilos no sótão rende muitos dividendos.
Danos do esquilo ao isolamento
O isolamento do sótão fornece acomodações de nidificação suaves e quentes para os esquilos. Eles arrancam pedaços de isolamento de manta e se enterram em isolamento de preenchimento solto – adicionando folhas e galhos para forrar o ninho. O isolamento vazio e ausente reduz a eficiência do isolamento – deixando entrar mais ar quente e úmido no sótão e aumentando os custos de energia.
Fezes e urina de esquilo combinadas com a matéria orgânica que trazem fornecem a combinação perfeita para o crescimento de fungos. O mofo não cresce no isolamento, mas na matéria orgânica úmida que os esquilos criam.
Como tirar esquilos do sótão
Os esquilos preferem residências silenciosas e escuras. A maneira mais fácil de se livrar dos esquilos é deixá-los desconfortáveis. Qualquer uma das opções a seguir pode funcionar, mas usá-las em conjunto multiplica a chance de sucesso.
Luz. Deixe a luz do sótão acesa continuamente ou leve uma até lá. Um sensor de movimento ou luz estroboscópica funciona melhor. Barulho. Coloque um rádio no sótão e ligue-o alto o suficiente para preencher o espaço. O som de vozes humanas em uma estação de conversação os deixa desconfortáveis. Cheiro. Os esquilos odeiam certos cheiros. Coloque um pano embebido em amônia, vinagre ou óleo de menta o mais próximo possível do ninho. Naftalina é outra opção, mas algumas jurisdições proibiram seu uso em esquilos. Verifique os regulamentos locais.
Se uma mãe esquilo tiver bebês no sótão, ela ficará muito relutante em abandoná-los, independentemente da luz, dos ruídos e dos cheiros.
Outras opções incluem:
Repelente de esquilo comercial. Use um feito com pimentão. Pulverize perto de ninhos, buracos de entrada e ao redor de sinais de fezes e urina. Muitos repelentes usam urina de predador como ingrediente – o que pode aumentar os odores no sótão. Armadilhas. Mate armadilhas ou pegue e solte armadilhas. É melhor soltar os esquilos presos a pelo menos 16 quilômetros de distância para evitar que retornem. (Verifique os estatutos locais. Algumas localidades proíbem a liberação de esquilos presos em qualquer lugar, exceto em sua propriedade – o que vai contra o propósito.) Contrate um profissional. A remoção profissional de esquilos é mais rápida, mas mais cara. Mas para quem não consegue fazer o trabalho – ou não quer – contratar um profissional é a melhor opção.
Custos de remoção de esquilos do sótão
A remoção profissional de esquilos pode custar apenas US$ 250,00 se houver apenas um ou dois. Os custos aumentam para infestações graves. Os custos adicionais para substituir o isolamento comprometido, a fiação elétrica, o encanamento ou a estrutura mastigada tornam essencial a detecção e eliminação precoce de esquilos.
Tal como acontece com a eliminação dos ratos no sótão, a detecção precoce e a remoção dos esquilos é um projeto DIY bastante simples e barato. Luz, rádio e produtos de limpeza doméstica usados juntos geralmente dão conta do recado. A detecção e eliminação precoces economizam dinheiro.
Mantendo os esquilos fora do sótão
Assim que os esquilos saírem do sótão, certifique-se de que eles não retornem.
Buracos. Vede todos os buracos no sótão pelo lado de fora. Os remendos de metal são à prova de esquilos. Ventiladores. Instale uma malha de arame fina sobre todas as aberturas de ventilação e exaustores. As telas de malha de fibra mal atrasam os esquilos. Penetrações. Preencha as lacunas ao redor dos tubos e penetrações nas paredes de ventilação e pequenos orifícios com lã de aço; em seguida, espuma ou calafete-os. (Engolir cacos de lã de aço mata esquilos.) Chaminé. Instale malha de aço pesada sobre as chaminés. Árvores. Se possível, corte galhos de árvores a pelo menos 3 metros de distância da casa. Os esquilos podem pular 9 pés horizontalmente. (Há sugestões de que eles podem saltar até 20 pés.)
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook