Luz ambiente é um termo usado para se referir à luz geral em uma determinada área. A luz ambiente é normalmente indireta e difusa, em oposição a fontes de luz mais diretas, como iluminação de tarefas. A luz ambiente inclui muitas fontes de luz que contribuem para a complexa camada de luz nas nossas casas e no mundo circundante e é um dos principais ingredientes para um design de iluminação interior de sucesso. Vamos iluminar as maneiras de usar a luz ambiente de maneira eficaz e criar camadas de iluminação interna como um profissional.
O que é luz ambiente?
A luz ambiente é conhecida como iluminação geral porque é toda a luz geral e indireta que cobre todo o ambiente. A luz ambiente é diferente da iluminação focada, de tarefa ou de realce, que visa uma área específica e tem uma finalidade distinta. Uma fonte de luz pode ter dupla finalidade, dependendo de seu design e posicionamento. Por exemplo, um abajur de mesa pode fornecer luz geral para o ambiente, mas também luz para leitura ou bordado.
A luz ambiente tem muitas fontes, dependendo da área. Isso pode incluir o sol, a lua e o céu em ambientes externos e no teto, lâmpadas ou iluminação de parede em espaços internos.
Fontes de luz ambiente
Existem muitas fontes de iluminação ambiente que são úteis no design de interiores. Utilize diferentes fontes para atingir o nível de iluminação certo para diferentes momentos do dia.
Luz solar natural – A luz solar natural é uma das fontes de luz ambiente mais importantes para espaços interiores. A luz natural varia dependendo de fatores como estação do ano, hora do dia e localização geográfica. Você pode maximizar a luz natural ambiente com o posicionamento estratégico e o tamanho das janelas. Luar – O luar fornece uma luz ambiente mais suave e sutil no interior. Pode criar uma atmosfera interior calma e pacífica. Clarabóia – A iluminação do céu produz uma abundância de luz ambiente. A clarabóia é mais difusa e suave do que a luz ambiente produzida pelo sol. Reflexos – A luz que reflete em superfícies como paredes, tetos e pisos é uma importante fonte de luz ambiente. Superfícies de cores claras com um valor de refletância de luz (LRV) mais alto refletirão mais luz ambiente ao redor da sala. Luzes de teto – Luzes no teto ou no teto, como lustres, luzes pendentes, luminárias embutidas e iluminação embutida, são todos tipos de luzes de teto. Muitas dessas luzes são decorativas. Este tipo de luz não cobrirá o ambiente de maneira uniforme, então você precisará de outras fontes de luz para iluminar todos os cantos escuros. Arandelas de parede – As arandelas de parede são luminárias fixadas em uma parede que fornecem luz ambiente localizada para iluminar certas áreas. Candeeiros de pé – Os candeeiros de pé são uma importante fonte de luz ambiente que também pode ser considerada luz de trabalho. As pessoas também usam luminárias de chão para adicionar um elemento decorativo ao ambiente. As cortinas transparentes ou de tecido fornecem mais luz ambiente do que as cortinas sólidas, que focam a luz em uma direção específica. Candeeiros de mesa – Candeeiros colocados em secretárias, mesas laterais e balcões são um contribuidor vital para a luz ambiente numa sala. Dependendo do design do candeeiro de mesa, este pode fornecer luz localizada e geral. Lâmpadas com cortinas sólidas e luz direta são mais utilizadas como iluminação de tarefas, enquanto lâmpadas com cortinas transparentes ou de tecido podem ser usadas para iluminação geral em áreas específicas. Iluminação em sanca – A iluminação instalada em saliências, reentrâncias ou outras características arquitetônicas, como sancas, pode criar luz ambiente suave e indireta em uma sala. Tiras de LED – São tiras de luz flexíveis que você pode instalar ao longo de superfícies e áreas rebaixadas para fornecer iluminação ambiente e destacar características específicas do ambiente. As luzes LED são valiosas porque você pode alterar a temperatura da cor de acordo com a hora do dia, estação do ano e ambiente desejado.
Obtendo o equilíbrio certo de luz ambiente
Alcançar um equilíbrio ideal de luz ambiente depende de uma consideração cuidadosa de vários fatores para criar uma atmosfera confortável e visualmente atraente.
Entenda o tamanho e a finalidade da sala
Avalie o tamanho e a forma da sala antes de decidir sobre as fontes de luz ambiente na sala. Salas maiores e salas com áreas estranhas ou escondidas exigirão mais fontes de luz ambiente para obter uma iluminação geral uniforme em todo o espaço. Uma sala de formato quadrado ou retangular, por exemplo, pode precisar apenas de uma luz de teto com outras luzes ambientes de apoio, como lâmpadas, enquanto uma sala com várias zonas de formato irregular pode exigir luzes de teto em cada área.
Você também deve considerar a finalidade da sala. Diferentes tarefas e funções exigirão diferentes níveis de iluminação.
Considere as cores e superfícies da sala
Paredes, pisos e tetos de cores claras refletirão mais luz do que superfícies de cores escuras ou salas com menos luz natural. Isto significa que salas claras podem precisar de menos fontes de iluminação artificial do que salas de cores escuras ou salas com menos janelas ou janelas menores.
Empregue uma abordagem em camadas
Você pode colocar vários tipos de luz ambiente em camadas para equilibrar a luz da sala. Isso também proporcionará uma aparência em camadas que ajudará a dar ao seu ambiente uma aparência personalizada e bem arredondada. Selecione diferentes tipos de luz ambiente para fornecer profundidade ao ambiente, como luzes de teto, luzes embutidas ou lâmpadas.
Distribua a luz uniformemente
Pense em onde você precisa de uma fonte de luz ambiente para iluminar o ambiente. Você não pode erradicar todos os cantos escuros com luz ambiente, mas pode considerar onde a luz geral terá maior impacto. Complemente com formas de luzes móveis, como lâmpadas, quando você não puder usar luzes suspensas.
Aproveite a luz natural
A luz natural pode ser uma das fontes mais importantes de luz ambiente. No entanto, a luz natural depende muito da estação, hora do dia, localização e tamanho e localização da janela. Para ser menos dependente da luz ambiente artificial ao longo do dia, maximize a luz natural das janelas usando coberturas de janela sobressalentes. Cortinas transparentes são ideais para isso porque permitem muita luz e ao mesmo tempo preservam a privacidade.
Considere dimmers
Suas necessidades de iluminação ambiente variam ao longo do dia. Portanto, é vital ter uma forma de controlar a quantidade de luz ambiente em um determinado espaço. Os dimmers nas luzes ambientes, especialmente as luzes do teto, são úteis para isso, assim como as múltiplas fontes de luz, como lâmpadas, que podem ser ligadas e desligadas conforme necessário.
Criando um ponto focal
Use uma fonte de luz ambiente para criar um ponto focal na sala. Os pontos focais de luz ideais incluem um lustre ou uma luminária pendente. É melhor centralizar esse ponto focal em uma área de estar ou de jantar ou no centro de um hall de entrada.
Cor clara
A cor da luz, tanto quente como fria, tem um impacto notável no humor e na sensação que você tem em uma determinada sala. Na maioria das vezes, a luz fria com tons azuis parece muito forte para a iluminação geral do interior. A iluminação quente ou com tons amarelos cria um ambiente aconchegante. A maioria dos especialistas recomenda luzes ambientes que variam de 2.000 K, um branco brilhante, a 3.000 K, um branco quente.
Experimente e ajuste
Crie um projeto de iluminação para a sala e avalie como a iluminação se adapta à finalidade e ao tamanho da sala. Não hesite em fazer ajustes nas luzes se uma área precisar de mais ou menos luz. Mudanças nos móveis ou na cor do ambiente também podem exigir alterações no projeto de iluminação.
Tipos de luz para camada com luz ambiente
Você pode empregar todas as fontes de luz disponíveis para ajudar a criar uma aparência em camadas, a fim de dar profundidade e interesse ao seu ambiente. Muitos desses tipos de luz têm múltiplas finalidades e funcionam para uma finalidade específica, mas também fornecem alguma luz ambiente na sala.
Iluminação de tarefas – A iluminação de tarefas ilumina uma área onde você executa ações específicas, como uma luminária de mesa para estudar ou sob a iluminação do armário de uma cozinha. Iluminação de destaque – Esta iluminação destaca certas áreas para chamar mais atenção para elas. Por exemplo, você pode iluminar certas características arquitetônicas de sua casa ou uma obra de arte na parede. Iluminação decorativa – Estes tipos de luzes proporcionam uma finalidade estética e funcional. Lustres, pingentes ornamentais e luminárias de chão estéticas atraem a atenção ao mesmo tempo que fornecem luz ambiente. Iluminação sob os armários – Esta iluminação é instalada sob os armários para fornecer iluminação em cozinhas ou vitrines. Iluminação especial – Inclui iluminação para fins exclusivos, como exibir obras de arte.
Inspiração de luz ambiente
Proprietários de casas e designers de interiores usam luz ambiente para criar muitos tipos diferentes de ambientes com profundidade e funcionalidade.
Luzes ambientes para sala de estar
Swidany Internacional. Negociação
Considere a luz desta sala; possui quatro fontes de luz ambiente que contribuem para o equilíbrio geral da sala e proporcionam diferentes funções.
O lindo lustre fornece um ponto focal impressionante na sala, bem como uma luz suave em toda a sala. A grande janela traz a vantagem da luz natural. A luminária ao lado do sofá funciona como iluminação ambiente e de tarefa para leitura ou pequenos detalhes.
Luz ambiente da sala de jantar
Café Latte Home
Em uma sala de jantar moderna como esta, muitas fontes de iluminação extras adicionam confusão visual que prejudica o design. Esta sala de jantar possui um lustre deslumbrante para fornecer a maior parte da luz ambiente da sala. No entanto, o designer também adicionou luzes embutidas discretas para iluminar os cantos escuros conforme necessário.
Iluminação ambiente do quarto
Interiores âmbar
Uma combinação de diferentes tipos de luz no quarto é essencial para tarefas gerais e preparação para dormir. O lustre fornece luz geral e um ponto focal. As luminárias de cabeceira possuem abajur de tecido, proporcionando luz geral e também iluminação de tarefas para leitura.
Iluminação Ambiente em Plantas Abertas
Casas para amar a UA
Plantas baixas abertas são populares na era atual. Eles proporcionam flexibilidade na forma como você utiliza seu espaço e possuem um estilo claro e arejado. Porém, as fontes de iluminação devem ser adequadas para manter o espaço iluminado.
Esta sala aberta utiliza iluminação de trilho e uma luz pendente. Além disso, os proprietários fizeram um esforço para incorporar o máximo de luz natural possível com grandes janelas e claraboias.
Iluminação ambiente de parede
Decoração Focal
Esta sala de jantar possui um lustre de LED que fornece luz para a mesa, mas não é suficiente para todo o ambiente. As luminárias de parede são uma forma suave de luz ambiente que funciona para iluminar as áreas que o lustre não alcança. O aplique funciona bem com estilos de design contemporâneos e minimalistas.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook