Cortar a grama é necessário para ter um quintal atraente e com grande apelo ao meio-fio. Também é chato e frustrante se não for feito corretamente. Aqui estão algumas dicas e truques para ajudá-lo a conseguir um gramado saudável e atraente.
Não corte muito curto
Nunca corte mais de um terço das folhas de relva. O comprimento recomendado da grama após o corte é de 2 ½” a 3”. Lâminas de grama mais longas absorvem mais luz solar – promovendo melhor crescimento das raízes. Raízes mais profundas e fortes podem acessar a umidade e os nutrientes com mais facilidade.
Cortar a grama em 2 ”ou menos costuma ser chamado de escalpelamento. A grama curta permite que o solo seque rapidamente. Também permite que as sementes de ervas daninhas se propaguem com mais facilidade e danifica o caule em crescimento das folhas da grama. A grama gasta mais energia para regenerar a lâmina do que para expandir seu sistema radicular.
Conheça sua grama
Certos tipos de grama são comuns em zonas de diferentes temperaturas. Conhecer a grama da qual seu gramado é feito permite ajustar alturas de corte, necessidades de irrigação e aplicações de fertilizantes. Por exemplo, algumas gramíneas, como a grama Bermuda, têm melhor desempenho quando cortadas bem curtas.
Ajustar a altura de corte
Ajustar a altura do cortador de grama de acordo com a estação é uma boa prática para cuidar do gramado. Ajuste o cortador um pouco mais baixo na primavera, quando geralmente há muita umidade e a grama cresce rapidamente. Defina-o um pouco mais alto durante os meses quentes de verão para que a grama mais longa forneça mais sombra ao solo e retenha mais umidade.
Afie suas lâminas
As lâminas afiadas do cortador cortam a grama de maneira limpa. As lâminas cegas arrancam a parte superior das folhas da grama. As pontas das lâminas rasgadas ficam marrons e são mais suscetíveis a doenças, danos causados por insetos, seca e estresse térmico. Lâminas muito cegas do cortador de grama arrancam a grama do solo.
Afie as lâminas do cortador de grama antes do início da temporada de corte. Verifique a lâmina regularmente ao longo do ano. Trocar o óleo, limpar os filtros de ar e fazer um ajuste geral a cada primavera também são um bom hábito. Os cortadores de grama cortam melhor quando operam em condições ideais.
Cobertura morta – não ensaque
Aparas de relva curtas não danificam a relva. Deixar aparas de grama no gramado adiciona nutrientes ao solo. Eles caem na grama e se decompõem rapidamente. Isso só funciona quando você corta um pouco de grama regularmente. Cortar quando a grama é longa deixa muito lixo no gramado. Ele precisa ser recolhido ou matará a grama.
Limpe o quintal primeiro
Passe alguns minutos caminhando ao redor da grama antes de cortá-la. Pegue objetos estranhos como galhos, galhos, folhas, pedras, fezes de cachorro, etc. Seu cortador de grama foi projetado para cortar grama. Cortar qualquer outra coisa é difícil para o cortador e não melhora a saúde do gramado.
Não corte a grama molhada
Cortar a grama molhada pode deixar o gramado irregular. A umidade adiciona peso e dobra as lâminas da grama. As manchas molhadas não resistem ao corte uniforme. A grama molhada se aglomera e é difícil de limpar. Também obstrui o cortador de grama e causa ferrugem se o cortador não for limpo.
Operar um cortador de grama e caminhar em um gramado molhado comprime o solo. Você pode deixar sulcos e arrancar torrões. A melhor hora para cortar a grama é no início da noite, quando geralmente está mais seco. A menos que tenha chovido durante o dia. A grama molhada é escorregadia e torna mais perigoso cortar propriedades montanhosas.
Não corte grama quebradiça
Você quer que a grama fique verde e seca ao cortá-la – não seca e quebradiça. O corte durante a seca ou a falta de rega quebra as folhas da relva, dificultando a recuperação. Se não houver proibições locais de irrigação, regue o gramado o suficiente para torná-lo verde e saudável antes de cortá-lo.
Alterar padrões de corte
Não seja uma criatura de hábitos. Cortar a grama no mesmo padrão e caminhos pode deixar sulcos nas rodas e comprimir o solo – especialmente se você usar um cortador de grama pesado. O ideal é que você altere o padrão toda vez que cortar a grama. Corte perpendicularmente ao último corte – ou tente um padrão diagonal.
Não empurre o cortador na mesma direção em passagens sucessivas – a menos que você queira o padrão listrado comum em alguns diamantes esféricos. A grama cresce na direção em que o cortador de grama passa. Alterar os padrões de corte e a direção de deslocamento ajuda a grama a crescer reta e uniforme.
Cronograma de corte
Deixe que a velocidade de crescimento da grama determine seu cronograma de corte. Os gramados precisam ser cortados com mais frequência na primavera, durante a época de alto crescimento – às vezes duas vezes por semana. O calor do verão e as temperaturas frias do outono diminuem a velocidade. Cortar a grama uma vez por semana ou mesmo a cada duas semanas geralmente é suficiente para manter a grama saudável e vibrante.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook