As combinações de cores são essenciais no design de interiores para criar um espaço coeso e harmonioso. Certas cores se complementam naturalmente, evocando equilíbrio e coesão, enquanto outras podem colidir e atrapalhar a estética do ambiente.
As cores podem ser transformadoras, mas também são profundamente pessoais. Você deve sempre escolher cores que o inspirem e encantem, mas saber como combiná-las é essencial para criar um design com profundidade e textura.
4 combinações de cores a evitar e o que fazer em vez disso
Combinações de cores que não funcionam bem juntas geralmente envolvem cores que entram em conflito ou criam discórdia visual.
Combinando muitas cores Cores fortes
Annie Santulli Designs
Combinar muitas cores fortes pode resultar em sobrecarga visual e uma sensação de caos no ambiente. Cores fortes chamam naturalmente a atenção. Quando muitas cores fortes são combinadas sem um elemento unificador, não há coesão, portanto evite usar cores fortes em quantidades iguais.
Se você gosta de usar cores brilhantes, selecione uma para sua escolha de cor dominante. Adicione um toque de outra cor ousada em pequenas quantidades. Você também pode variar a intensidade das cores escolhidas para combinar com sua cor dominante. Por exemplo, você pode combinar um azul forte com alguns toques de roxo profundo para dar interesse ou com um tom de lavanda para um contraste mais suave. Considere a temperatura da cor e misture tons quentes e frios para criar equilíbrio.
Combinando tons neutros com tons incompatíveis
Elms Design de Interiores
As cores sempre têm uma apresentação de cores dominante e um tom menos perceptível. O tom de uma cor influencia a forma como ela aparece e interage com o ambiente circundante. Os subtons são os tons sutis que existem em uma cor, e os neutros como branco, bege, cinza e cinza não são diferentes. Eles podem ser quentes, com tendência para o amarelo, vermelho ou laranja, ou frios, com tendência para o verde, azul ou roxo.
A determinação do tom de uma cor neutra específica é melhor considerada ao examinar o matiz em relação a outras cores e como ele aparece em luzes específicas. Outra maneira de identificar o tom de uma cor neutra é compará-la ao branco puro, pois isso geralmente revela o calor ou o frescor subjacente de uma cor.
Usar tons neutros com tons incompatíveis fará com que seu design pareça sutilmente desarticulado. Por exemplo, combinar um cinza frio com um bege quente fará com que seu ambiente pareça um pouco estranho, mas combinar um cinza quente com um bege cria um contraste bonito, mas sutil.
Combinando cores de alto contraste sem equilíbrio
Holly Bender Interiores
A combinação de duas cores de alto contraste, como preto e branco, pode criar um interior marcante, mas pode ser visualmente impressionante sem o uso de outros tons para equilibrá-lo. As cores de alto contraste competem pelo domínio visual. Sem uma tonalidade moderada, essas cores contrastantes podem perder coesão.
A introdução de cores moderadas pode ajudar a fornecer uma proteção para criar um fluxo visual mais suave entre os tons contrastantes. Você também pode adicionar tons e texturas naturais para adicionar uma nova ideia de cor à mistura. Por exemplo, a introdução de tons de cinza, madeira natural ou verde em uma sala em preto e branco adicionará mais profundidade e camadas ao design. A incorporação de padrões adicionará mais interesse visual ao forte contraste de cores.
Combinando Neutros Sem Variação ou Textura
Projeto e construção de refúgio
Os neutros são uma cor fundamental popular para design de interiores. Existem inúmeros exemplos de designs de interiores neutros impressionantes, mas esta estratégia é mais complicada do que parece. Usar cores neutras com pouca variação ou contraste pode fazer com que um ambiente pareça monótono e desinteressante. Com alguns ajustes, usar apenas neutros pode ser uma estratégia eficaz.
Em vez de confiar em um único tom e sombra neutros em todo o design, use uma variedade de tons iguais ou semelhantes em todo o espaço interior. Isso adiciona contraste sutil e profundidade ao design. Adicione textura com elementos naturais como madeira, metal, pedra, couro, vegetação e têxteis naturais. As texturas adicionam mais dimensão aos espaços neutros, tornando-os mais atraentes visualmente.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook