Escolher as combinações de cores certas para o seu espaço interior requer considerar tanto as suas inspirações de cores pessoais como a área específica. Considere estas etapas para encontrar uma paleta de cores que você adora e que funciona bem em seu espaço.
Defina o propósito e o humor
Determinar o propósito e o clima que você deseja criar com o design do seu quarto é um primeiro passo crucial na criação de uma paleta de cores que funcione para o espaço.
Primeiro, identifique a finalidade funcional do espaço. O esquema de cores de um quarto pode ser muito diferente daquele de uma sala de jogos infantil porque você deseja criar um clima completamente diferente em cada um. Um quarto com um esquema de cores azul e verde parecerá mais tranquilo do que outro com uma paleta de laranja ou vermelho vivo. Se possível, considere também as necessidades e desejos dos principais usuários da sala antes de selecionar uma paleta de cores.
Tome nota dos elementos existentes
Antes de escolher uma paleta de cores, considere os elementos fixos da sala, bem como os itens móveis que você vai utilizar no espaço. Faça um balanço dos móveis, tecidos e características e acessórios arquitetônicos. Analise as combinações de cores, padrões e texturas que já existem no espaço e considere se você os mantém como estão ou os altera. Isso ajuda a determinar os parâmetros de suas escolhas de cores. Ao harmonizar sua nova paleta com os elementos existentes, você pode criar um design geral coeso e equilibrado.
Considere a luz e o espaço
Ao escolher uma paleta de cores para um ambiente, é fundamental considerar a luz e o espaço, pois esses elementos influenciam a forma como a cor é percebida. Tanto a luz natural quanto a artificial têm impacto na aparência das cores. Considere a direção e intensidade da luz natural ao longo do dia, bem como as fontes e locais de iluminação artificial. Salas iluminadas com muita luz natural e artificial freqüentemente desbotam as cores, enquanto salas mais escuras as intensificam.
Ao selecionar uma combinação de cores, você também deve considerar o tamanho e o layout da sala. As cores claras podem dar a impressão de mais espaço, enquanto as cores escuras podem adicionar aconchego ou sensação de intimidade. Escolha a melhor combinação de cores para criar a atmosfera do seu quarto com base no tamanho e no layout.
Identifique a cor dominante
A cor dominante serve como ponto focal ou base em torno do qual gira todo o design. A cor dominante será a mais impactante, por isso é vital considerá-la com cuidado.
Identifique a cor principal da sua paleta de cores, seja através de elementos existentes ou preferências do usuário. Comece examinando os elementos existentes para ver se alguma cor se destaca ou ocupa mais espaço visual. Se você não tiver nenhum elemento fixo a considerar, reflita sobre o clima que deseja criar ou as preferências pessoais dos principais usuários da sala. Escolha uma cor dominante que atenda aos requisitos de humor ou preferência pessoal e, em seguida, escolha cores para complementá-la.
Escolha um esquema de cores
A cor dominante na sala é usada para criar o esquema de cores. Para alcançar harmonia e coesão, aplique os princípios da teoria das cores, como esquemas complementares, análogos ou monocromáticos. As cores complementares estão localizadas em lados opostos do círculo cromático. As cores análogas estão próximas umas das outras na roda de cores, enquanto as cores monocromáticas têm a mesma tonalidade, mas em tons mais claros ou mais escuros.
Os designers de interiores costumam aplicar a regra 60-30-10, o que significa usar a cor dominante 60% do tempo, uma cor de destaque 30% do tempo e mais um toque de cor 10% do tempo. Embora esta possa ser uma boa regra geral, os designers quebram esta regra o tempo todo para criar espaços bonitos.
Teste a cor no espaço
Antes de fazer a escolha final da cor, teste as cores escolhidas no espaço real e veja se você gosta delas nas condições de iluminação do ambiente. Pinte amostras ou use ferramentas de visualização de cores para ver como as cores se sentem e interagem no espaço físico.
Revise e ajuste
Implemente seu esquema de cores usando tinta de parede, papel de parede, móveis e decoração. Dê um passo para trás e analise seu ambiente para ver se você gosta da interação das cores. Faça as alterações necessárias para garantir equilíbrio e coesão no design.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook