Nossas casas têm espaço limitado, por isso os itens que guardamos devem contribuir para a qualidade de nossas vidas. Infelizmente, as casas tornam-se frequentemente locais de armazenamento para uma variedade de itens anteriormente preciosos ou essenciais que existem apenas para ocupar espaço e não servem para nada na nossa vida quotidiana. Esses itens inúteis não apenas ocupam um espaço valioso, mas também contribuem para um ambiente doméstico desorganizado e desordenado.
Organizar e remover esses itens pode melhorar o apelo estético e a serenidade do nosso espaço residencial. Abandonar esses itens pode ser difícil, pois alguns têm valor sentimental ou monetário, mas isso resultará em uma casa mais simplificada e harmoniosa, permitindo-nos focar no que realmente importa.
Itens inúteis para limpar da sua casa
A maioria das casas acumula itens obsoletos e inúteis. Embora a lista específica para cada casa varie dependendo do contexto e da situação, aqui está uma lista de itens comumente inúteis encontrados na maioria dos domicílios.
Roupas
Armários da Califórnia em Los Angeles
De acordo com estudos e pesquisas profissionais, a maioria das pessoas usa apenas uma pequena parte do guarda-roupa. Roupas que não servem mais ou estão fora de moda ocupam um espaço valioso de armazenamento em seu armário, lotando-o e tornando mais difícil encontrar itens que você goste de usar.
Revisar o armário com o objetivo de guardar apenas as roupas que lhe caem bem e que fazem você se sentir bem é um processo valioso. Doar ou vender esses itens liberará espaço para que você possa ver e usar as roupas que já possui. Também permite que você dê uma nova vida a essas roupas, permitindo que outra pessoa as use e use.
Itens de banheiro expirados
Produtos de higiene pessoal velhos e não utilizados, como perfumes, maquiagens, loções e até medicamentos, podem se acumular nas gavetas e armários do banheiro. Estes não só inibem o seu potencial de armazenamento, mas também podem causar riscos para a saúde. Alguns itens vencidos podem causar irritações na pele e reações adversas, enquanto outros, como o protetor solar vencido, podem perder sua eficácia, expondo-o aos nocivos raios UV.
Comece vasculhando suas gavetas e armários em busca de itens que raramente são usados. Verifique as datas de validade. Para medicamentos, esta data será exibida em destaque. Se os itens de higiene não tiverem prazo de validade, considere a vida útil média dos itens de uso diário. Shampoos e loções normalmente duram de 1 a 2 anos, protetores solares de um ano e perfumes de 3 a 5 anos. A maquiagem dura entre três meses e dois anos, dependendo do produto.
Brinquedos
Nanette Wong
Os brinquedos que as crianças da casa já superaram ou com os quais não brincam muitas vezes ficam lado a lado com os brinquedos que ainda são usados. Esses brinquedos não utilizados ocupam espaço e dificultam o uso eficaz dos brinquedos que ainda estão em uso. Limpar a área de recreação tornará-a um lugar mais produtivo para brincar e aprender. Também abrirá espaço para brinquedos novos e adequados à idade ou que despertem um novo interesse.
Se os brinquedos ainda estiverem em bom estado, doe-os para que outras crianças possam usufruir deles; caso contrário, recicle ou descarte-os. Os brinquedos que não estão sendo usados podem ser guardados para as crianças mais novas ou trazidos mais tarde, quando a criança demonstrar interesse por eles mais uma vez.
Itens decorativos desatualizados sem valor sentimental
Os estilos de interiores evoluem e mudam, mas muitos de nós mantemos a decoração antiga mesmo quando compramos novos itens para exibir. Essa decoração extra desordena as superfícies das prateleiras, mesas e escrivaninhas de nossa casa, sem agregar valor sentimental nem estético. Às vezes hesitamos em nos desfazer de itens porque acreditamos que “um dia os usaremos novamente”, mas isso raramente é o caso.
Simplificar e simplificar o estilo do seu interior, removendo e doando esses itens não utilizados, proporcionará uma aparência mais limpa e coesa e permitirá que outras pessoas os usem e aproveitem. Essa prática também fará com que você tenha mais cuidado com os itens que comprará no futuro, levando a um estilo de interior mais cuidadoso e cuidadoso.
Utensílios de cozinha extras
Método NEAT Santa Bárbara
Utensílios de cozinha extras, como batedeiras, colheres de pau e copos medidores, podem se acumular com o tempo, ocupando espaço nas gavetas e nas bancadas. Embora seja benéfico ter alguns backups de itens usados com frequência, ter muitos pode prejudicar a eficiência da sua cozinha, dificultando a localização dos utensílios necessários.
Organizar regularmente a gaveta de utensílios ajudará a agilizar o funcionamento e o armazenamento da sua cozinha. Comece categorizando os itens que você usa diariamente ou semanalmente naqueles que ainda são úteis, mas só aparecem no preparo de alimentos especiais. Descarte utensílios extras que sejam itens especiais que você nunca usa ou que você tem em excesso.
Recipientes portáteis para bebidas
Recipientes portáteis para beber, como garrafas de água ou garrafas térmicas, são itens populares que as pessoas compram por impulso, dão como presente ou recebem como brindes promocionais. Embora alguns desses recipientes sejam úteis e contribuam para a redução do plástico descartável, eles podem se acumular nos armários e causar desordem, tornando mais difícil encontrar os recipientes de sua preferência.
Reserve um tempo para avaliar seus recipientes para bebidas com base em suas condições, utilidade, preferências de bebidas e atividades em que você os utiliza. Guarde os que você gosta e doe os que ainda estão em bom estado. Descarte aqueles que perderam a utilidade e recicle os materiais que puder.
Eletrodomésticos e gadgets de uso único
Armários personalizados de qualidade
Eletrodomésticos e aparelhos descartáveis, como cortadores de abacate ou sorveteiras, podem parecer acréscimos necessários em certas cozinhas. No entanto, uma vez passado o fator novidade, esses itens raramente são usados. Muitos aparelhos descartáveis são volumosos e de formato estranho, exigindo uma ampla área de armazenamento. Isto pode não ser um problema em cozinhas com muito espaço de arrumação e espaço, mas em cozinhas com metragem quadrada limitada, estes itens frequentemente obstruem um espaço bem organizado e com bom funcionamento.
A remoção desses itens pode melhorar a eficiência e o estilo da sua cozinha. Doá-los ou vendê-los permite que outras pessoas se beneficiem de um produto especializado que podem usar com mais frequência devido às suas necessidades ou estilo de vida únicos.
Equipamento de exercício não utilizado
Arroz Moriarty Design
Equipamentos de ginástica em casa são um grande negócio. Algumas pessoas compram equipamentos como esteiras, bicicletas ergométricas e aparelhos elípticos, e isso muda sua rotina de exercícios para melhor. Outros os compram e rapidamente perdem o interesse. Seus objetivos de saúde podem diferir de sua prática ou estilo de vida real, portanto, esses equipamentos volumosos ocupam muito espaço em sua sala enquanto permanecem sem uso. Se você não os estiver usando para a finalidade pretendida, eles se tornarão um lugar extra caro para pendurar roupas ou acumular poeira.
Em vez de ficar olhando para equipamentos de ginástica não utilizados e sempre se sentindo culpado, doe-os ou venda-os e libere espaço para algo que lhe traga alegria. Considere novas maneiras de praticar exercícios e integrá-los de maneira mais integrada ao seu estilo de vida.
Roupa de cama
A maioria das pessoas ficaria surpresa se começasse a vasculhar seu armário de roupas de cama para ver quantos itens estão rasgados, sujos ou inutilizáveis devido a uma mudança no estilo de vida ou na mobília. Outros acumulam vários itens como cobertores, lençóis, toalhas de mesa e fronhas, de modo que muitos deles permanecem sem uso. Essas roupas de cama desatualizadas ou extras dificultam a organização do seu armário e inibem o acesso às roupas de cama que você usa regularmente.
Classifique suas roupas de cama e classifique-as de acordo com sua utilidade e condição. Guarde as roupas de cama que você gosta e usa e retire o restante, doando as peças boas e descartando as que não têm conserto.
Itens duplicados
Carpintaria Personalizada Nathan Potratz
Itens duplicados de tudo, desde tesouras e fita adesiva até utensílios de cozinha e temperos, podem se acumular com o tempo e ocupar espaço valioso no armário e na gaveta. Esses itens extras podem ser úteis às vezes, mas geralmente tornam sua casa menos eficiente. Itens duplicados ocupam seu espaço e dificultam encontrar o que você procura quando precisa. Simplesmente manter itens individuais em um local específico e devolvê-los quando terminar ajudará a criar uma casa mais organizada e eficiente.
Eletrônicos desatualizados
Os eletrônicos obsoletos se acumulam rapidamente em nossas casas porque quebram e a tecnologia avança muito rapidamente. Livrar-se deles pode ajudá-lo a liberar espaço de armazenamento e aliviar a carga mental que eles causam. Certifique-se de descartar esses itens de maneira adequada, pois não fazer isso pode ter consequências ambientais negativas.
Antes de doá-los ou reciclá-los, faça backup e limpe todos os dados importantes dos dispositivos. Remova acessórios como carregadores, estojos e dispositivos de armazenamento externos. Para alguns itens, pode ser necessário remover as baterias e reciclá-las separadamente. Encontre um programa de reciclagem confiável ou procure programas de devolução dos fabricantes. Além disso, considere doá-los para programas comunitários de reciclagem que acontecem em diferentes épocas do ano.
Materiais de artesanato
Controle de parede
Muitos de nós somos atraídos por novos projetos interessantes e investimos em novos materiais de artesanato para cada empreendimento. Embora possamos usar alguns dos materiais, muitas vezes há suprimentos extras que ficam em nossos armários e gavetas sem uso. De pilhas de papel de scrapbook a fios de lã e tintas não utilizadas, esses itens se acumulam e aumentam a desordem, sufocando em vez de estimular a criatividade.
É difícil descartar materiais de artesanato por motivos sentimentais ou porque temos aspirações de trabalhar novamente nestes artesanatos. Comece fazendo uma avaliação honesta de seus suprimentos. Realisticamente, considere se seus itens podem ser reaproveitados para outros artesanatos ou se você nunca irá reutilizá-los. Considere doar itens úteis para escolas, centros comunitários ou grupos de artesanato locais para aproveitar ao máximo seus suprimentos descartados.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook