A despensa é um excelente lugar para guardar utensílios básicos de cozinha, mas é provável que alguns estraguem mais rápido do que você pensa ou que nunca deveriam ter estado lá. A despensa é um espaço difícil de manter organizado. Se a despensa da sua cozinha for como a da maioria das pessoas, ela se tornará um local para uma ampla variedade de alimentos.
Mesmo na despensa mais meticulosamente organizada, pode ser difícil dizer quais alimentos são novos e quais já existem há mais tempo do que deveriam. Muitos itens de despensa comumente armazenados expiram, estragam ou ficam contaminados com o tempo.
Alguns estão apenas ocupando um espaço valioso que você poderia preencher com itens que usa regularmente. Uma compreensão clara de quais alimentos devem ser retirados de sua despensa garantirá que ela seja abastecida com alimentos frescos e seguros, transformando sua cozinha em uma fonte de refeições saudáveis e deliciosas.
Itens para eliminar da sua despensa
Vários itens da despensa têm prazos de validade relativamente curtos devido aos seus ingredientes, embalagem ou suscetibilidade à deterioração. Outros alimentos que você quase certamente nunca usará estão ocupando espaço na sua despensa, impedindo uma organização ágil e eficiente. A purga regular desses itens vencidos ou desnecessários resultará em uma despensa mais espaçosa e limpa.
1. Farinhas integrais
As farinhas integrais devem ser armazenadas adequadamente para manter seu frescor e valor nutricional, pois os óleos naturais podem rapidamente ficar rançosos se não forem mantidos em condições ideais. Ao contrário das farinhas refinadas, as variedades de grãos integrais contêm farelo e gérmen de trigo, que estragam mais rapidamente. Isso inclui farinhas de grãos integrais, como trigo, centeio e espelta. Segundo a maioria dos especialistas, as farinhas integrais duram cerca de três meses em temperatura ambiente.
Para prolongar sua vida útil em temperatura ambiente, guarde-os em um recipiente hermético em um local fresco e seco de sua despensa. Para um armazenamento ainda mais longo, coloque-os na geladeira ou no freezer, pois o frio retarda a oxidação que faz com que fiquem rançosos. O armazenamento refrigerado prolongará a vida útil das farinhas de grãos integrais para 6 a 9 meses. Mantenha-os sempre em um recipiente hermético para evitar umidade e pragas.
2. Nozes
As nozes estragam rapidamente devido ao seu alto teor de óleo, o que as torna suscetíveis à oxidação e rancidificação. Quando as nozes são expostas à luz, seus óleos são decompostos, resultando em sabores e odores estranhos que indicam que estão estragados. Este processo é acelerado em ambientes quentes, úmidos e claros, principalmente durante os meses de verão, quando essas condições são mais prevalentes. As nozes também podem absorver os odores dos alimentos circundantes, o que também afeta o seu sabor,
Para prolongar sua vida útil, é vital que as nozes sejam armazenadas em ambiente fresco, escuro e seco, em um recipiente hermético. Para uma vida útil ainda mais longa, refrigerar ou congelar as nozes preservará melhor a sua integridade, garantindo que fiquem frescas e saborosas por um longo período de tempo.
3. Certos óleos
Certos óleos, devido à sua composição química, especialmente aos seus níveis de gordura insaturada, ficarão rançosos mais cedo do que outros. Isso inclui óleos de nozes e sementes, como nozes, linhaça, gergelim, semente de uva e cânhamo. Esses óleos contêm uma alta porcentagem de gorduras insaturadas ou poliundaturadas, que são menos estáveis e mais sensíveis à luz, ao calor e ao ar. Quando esses óleos ficam rançosos, perdem sabor, vitaminas e podem desenvolver compostos potencialmente tóxicos.
Manter esses óleos em recipientes de vidro escuro e em local fresco e escuro os ajudará a durar mais. Alguns especialistas recomendam armazená-los na geladeira. Isto pode causar uma aparência turva que, embora não seja prejudicial ao paladar ou à saúde, pode ser desagradável para os consumidores.
4. Especiarias e ervas
Armazenar especiarias e ervas é fundamental para manter sua potência, sabor e aroma ao longo do tempo. Especiarias e ervas são sensíveis à luz, ao calor, à umidade e ao ar, o que pode reduzir sua qualidade rapidamente. Também é necessário acompanhar a hora de comprar seus temperos, pois, mesmo com o melhor armazenamento, as ervas e temperos engarrafados perderão sua eficácia. O período específico de tempo que você pode manter ervas e temperos depende da variedade específica, mas a maioria dos temperos permanece potente por até dois anos e as ervas variam entre 1-3 anos.
Para maximizar sua vida útil, armazene-os em local fresco e seco em um recipiente hermético. Isto ajuda a proteger os seus óleos voláteis que lhes conferem o seu sabor característico. As especiarias inteiras tendem a manter o sabor por mais tempo do que as variedades moídas. Verificar regularmente o sabor das ervas e temperos garantirá que elas permaneçam eficazes e vibrantes para a sua cozinha.
5. Produtos de panificação
Fermento em pó, refrigerante, fermento, açúcares e chocolate são sensíveis ao calor, à luz e ao ar. O fermento em pó, o refrigerante e o fermento contêm ingredientes que se degradam e perdem a eficácia quando expostos a esses fatores ambientais. Isso significa que seus produtos assados ficarão planos e densos, em vez de macios e cheios de bolsas de ar. O açúcar pode tornar-se denso e duro quando exposto à umidade, enquanto o chocolate desenvolve uma superfície branca e pulverulenta.
Esses itens devem ser sempre armazenados em recipientes herméticos, em local fresco e seco da despensa. O bicarbonato de sódio e o fermento podem ser mantidos frescos por mais tempo, armazenando-os na geladeira ou no freezer.
6. Grãos secos e massas
Grãos secos e massas são considerados estáveis em armazenamento porque mantêm sua integridade estrutural e de sabor enquanto estão na despensa. No entanto, mesmo esses itens podem deteriorar-se com o tempo devido à exposição à umidade, ao ar e a pragas como resultado do armazenamento inadequado. Isto é especialmente verdadeiro para grãos integrais e massas integrais, como quinoa, farro, arroz integral e massas de trigo integral.
Armazene esses itens em recipientes herméticos, em local fresco e seco para preservar seu frescor e sabor. Rotule esses itens com as datas de compra para que você possa sempre usar itens mais antigos antes de comprar novos.
7. Presentes e lembranças de comida exótica
Quase todo mundo tem alguns presentes e lembranças de comida exótica em sua despensa que ocupam um espaço valioso na despensa. Esses itens freqüentemente se acumulam na despensa porque não fazem parte de sua rotina culinária normal. Muitas vezes as pessoas se sentem culpadas por se livrarem desses itens porque acreditam que eventualmente irão usá-los ou se sentem mal por descartarem um presente. Mas muitos desses itens contêm ingredientes delicados, como óleo, ervas e temperos, que eventualmente estragam.
Considere quais alimentos exóticos você realmente usará e quais não. Descarte os itens que estão apenas ocupando espaço e guarde aqueles que são importantes para você. Se quiser usar um item específico, trace um plano concreto para incorporá-lo em futuros lanches e refeições.
8. Condimentos
Muitos condimentos são comprados para uma receita específica e depois relegados para o fundo da despensa e esquecidos. Itens como molhos, pastas para barrar e temperos precisam ser verificados periodicamente para garantir que ainda estão saborosos e não estragaram.
Verifique as datas de validade regularmente. Avalie quais condimentos você usa regularmente e aqueles que talvez nunca mais use. Tente evitar itens duplicados mantendo todos os condimentos no mesmo lugar e verificando-os antes de comprar outros condimentos.
9. Frutas Secas
As frutas secas, embora estáveis e convenientes na prateleira, muitas vezes podem se degradar mais rapidamente do que você as usa, especialmente se as frutas secas não contiverem conservantes. As frutas secas podem desenvolver mofo em ambientes úmidos ou se expostas à umidade. As frutas secas também podem perder o sabor e ficar secas e coriáceas.
Examine a condição de frutas secas como passas, cranberries e maçãs. Descarte qualquer fruta que apresente sinais de deterioração ou mofo. Para prolongar a vida útil de suas frutas secas, guarde-as em local fresco e seco, em um recipiente hermético.
Como posso saber quando os itens da minha despensa estragaram?
Saber quando os itens da despensa estragaram envolve monitorar regularmente seus itens e usar seus sentidos para observar mudanças na aparência, sabor, textura e cheiro.
Verifique as datas de validade: Uma das maneiras mais simples de saber se os itens da sua despensa estragaram é procurar as datas de validade ou “melhor uso até” na embalagem. Embora essas estimativas sejam tipicamente conservadoras, elas também podem ser usadas para determinar quando um alimento não é mais bom. Inspecione a embalagem: Procure sinais de danos na embalagem, como protuberâncias, vazamentos e rasgos. Isto irá acelerar a deterioração do conteúdo interior em comparação com a embalagem intacta. Use seus sentidos: cheire os itens em questão para ver se detecta um odor azedo ou rançoso, que pode indicar deterioração. Procure alterações na aparência dos itens, como descoloração, mofo ou manchas incomuns. Sinta o item para verificar se há grumos, dureza ou pegajosidade incomum. Procure indicações de pragas: Verifique se há sinais de pragas, como insetos, roedores ou seus excrementos. Eficácia do teste: Certos itens como fermento em pó, refrigerante e fermento efervescerão ou borbulharão em água quente se ainda estiverem ativos. Confie no seu julgamento: Depois de avaliar o item usando as etapas descritas acima, você pode decidir com base nas etapas acima se ele ainda está bom. Se não tiver certeza, é sempre melhor descartar do que usar o item em questão.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook