Limpar uma bagunça gigante é mais complicado do que organizar uma casa em bom estado. Requer paciência, dedicação e ação consistente.
A boa notícia é que se uma monstruosa pilha de lixo consumir um armário, um quarto ou uma casa inteira, é possível limpá-la sem se afundar na sobrecarga. Abaixo, detalhamos as etapas mais importantes para reduzir sistematicamente a desordem em sua casa e obter um espaço arrumado.
Decida por onde você começará
O maior erro de organização é assumir muitas coisas de uma vez. Para começar, escolha um cômodo ou local dentro de um cômodo (digamos, uma estante de livros). Ao estreitar seu foco, você evitará criar uma bagunça ainda maior ao trabalhar na desordem.
Trabalhar em zonas
Com seu primeiro cômodo selecionado, divida a área em zonas. Estas zonas devem ser pequenas e gerenciáveis. Idealmente, você desejará enfrentar cada zona em trinta minutos ou menos. Para nosso exemplo de estante, você selecionará uma única prateleira ou metade de uma prateleira, dependendo do nível de desordem.
Enfrente o lixo imediatamente
Ao organizar (ou limpar), lide primeiro com o lixo. Pegue um saco plástico velho e encha-o com todo o lixo da área que você está limpando.
Organize os itens em “Manter”, “Lixo” ou “Doar pilhas”
Antes de organizar, pegue dois sacos de lixo ou caixas e um cesto de roupa suja velho. Jogue fora o lixo imediatamente, coloque os itens doáveis em uma caixa e coloque todos os itens “guardados” no cesto de roupa suja. Quando terminar de organizar sua zona, guarde tudo no cesto de roupa suja.
Tome decisões rápidas
Sem o lixo e com uma zona selecionada, analise seus itens um por um e tome uma decisão rápida. Comece com os itens fáceis. Se há algo que você claramente não quer, usa ou ama, coloque-o na pilha de doações. Jogue no lixo tudo o que estiver em más condições e coloque cuidadosamente todas as suas coisas “guardadas” onde deveriam pertencer.
Mantenha as sessões de organização curtas para manter o foco
A organização exige a tomada de dezenas de decisões rápidas, o que é mentalmente desgastante. Mantenha as sessões de organização curtas, cerca de 10 a 45 minutos, ou o tempo que sua capacidade de atenção permitir. Realizar cinco sessões rápidas de organização de dez minutos por dia produzirá melhores resultados do que horas de classificação.
Recomendo definir um cronômetro ou ativar um episódio do seu podcast favorito enquanto trabalha.
Estabeleça regras claras sobre o que você manterá e o que irá
Quando você está tendo problemas para decidir o que manter e do que se livrar, um conjunto de regras é útil. Aqui estão alguns dos meus favoritos:
Doe qualquer utensílio de cozinha, pequeno eletrodoméstico, brinquedo ou peça de roupa que não tenha sido usado ou usado no último ano. Se você não consegue se lembrar da última vez que usou algo, deixe-o de lado. Doe todas as roupas mal ajustadas e lixo tudo com buracos, rasgos ou manchas Crie uma lixeira para itens “Talvez”. Coloque os itens na lixeira e guarde-os. Se você não pegou esses itens dentro de três meses, doe a lixeira inteira.
A boa notícia é que você pode definir suas próprias regras, para que possa ser tão rígido ou tolerante quanto desejar, dependendo da sua personalidade. Apenas certifique-se de seguir as regras definidas.
Obtenha ajuda se precisar
Organizar é mental e fisicamente desgastante. Quando você está cercado de coisas e se sente culpado por se livrar delas, uma perspectiva externa pode ajudar.
Convide um amigo ou familiar de confiança para ser sua caixa de ressonância e ajudá-lo a tomar decisões. Para grandes bagunças com as quais você não deseja lidar, considere contratar um serviço descomplicado para lidar com o trabalho pesado.
Deixe as doações pelo menos uma vez por semana
Muitos organizadores esperançosos começam com boas intenções, mas criam bagunças maiores, especialmente quando não cuidam de suas pilhas de doações. Não deixe isso acontecer com você.
Deixe seus itens doáveis no brechó mais próximo pelo menos uma vez por semana. Se você tiver muitas coisas para se livrar, incluindo móveis e outros itens grandes, peça a uma organização local que recolha suas doações.
Implemente alguns sistemas organizacionais fáceis
Depois que a desordem for eliminada, implemente sistemas de organização que tornem mais fácil colocar as coisas de volta onde estão. Sempre priorize a função em vez da forma. Os pertences devem ir para onde você naturalmente os buscaria (por exemplo, colocar temperos perto do fogão, etc.). Você não precisa de nada sofisticado para organizar. Cestas e latas que você compra em brechós ou lojas de dólar funcionarão bem.
Ajuste seu sistema organizacional com o passar do tempo para garantir que funcione bem para sua família.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook