Adicionar cobertura morta ao jardim ou canteiros de flores ajuda a reter a umidade, suprime o crescimento e a germinação de ervas daninhas, adiciona nutrientes ao solo e reduz o trabalho. A maioria das coberturas são benéficas, mas há algumas das quais você deve evitar. Aqui estão algumas das melhores e piores escolhas.
Por que cobertura morta
Adicionar cobertura morta ao redor das plantas requer um pouco de tempo e esforço. Os benefícios a longo prazo valem a pena. A cobertura morta deve ter 2 ”- 4” de espessura. Camadas mais finas podem não impedir o crescimento de ervas daninhas e muitas impedem que a água chegue ao solo.
Prevenção de ervas daninhas. A cobertura morta evita que a luz solar alcance o solo e alimente as ervas daninhas. Mesmo as ervas daninhas germinadas não conseguem penetrar na cobertura morta. Retenção de umidade. A cobertura morta absorve água e mantém o solo úmido. Também retarda a evaporação. Adiciona nutrientes. À medida que se decompõe lentamente, a cobertura morta adiciona nutrientes – como nitrogênio – ao solo para alimentar suas plantas. Controle de erosão. A cobertura morta evita que o escoamento da água e o vento esgotem a camada superficial do solo. Ajuda a resistir a pragas. Estética. A cobertura morta fica melhor do que a terra crua – especialmente na primavera, antes que as plantas se espalhem.
Melhores coberturas
Conhecer o pH do solo antes de escolher um tipo de cobertura morta é uma boa ideia. Algumas coberturas tornam o solo mais ácido. Se você já possui solo ácido, evite torná-lo mais ácido.
Certifique-se de que sua cobertura esteja limpa. Sem sementes de ervas daninhas. Sem pragas. Sem produtos químicos residuais que possam arruinar o solo do seu jardim.
Palha de agulha de pinheiro (palha)
A cobertura morta de agulhas de pinheiro se decompõe mais lentamente do que a maioria das outras coberturas. Ajuda a tornar o solo alcalino um pouco mais ácido. A palha do pinheiro é muito leve e não comprime o solo e as raízes. Permite que a água penetre facilmente, mas ainda evita o crescimento de ervas daninhas.
A cobertura morta de agulhas de pinheiro é 100% orgânica e forma uma manta entrelaçada que não pode ser lavada. Ele está disponível on-line, em creches e grandes centros de construção residencial. As agulhas ficam naturais em seu jardim ou canteiros de flores – especialmente se você tiver pinheiros no quintal.
Palha de casca
A cobertura morta da casca se decompõe lentamente e raramente requer substituição. Funciona melhor perto de árvores, arbustos e arbustos de frutos silvestres, onde há menos tráfego de pedestres para perturbá-lo. Lascas de casca não formam um tapete apertado, por isso não são tão eficazes na preservação da umidade e na prevenção de ervas daninhas. Planeje uma camada de 4” – 6” para obter melhores resultados.
Muitos jardineiros usam uma combinação de 2 ”- 4” de lascas de madeira ou palha coberta com cerca de 2,5 cm de casca. A camada inferior fornece boa umidade e controle de ervas daninhas. A casca é atraente e aromática – especialmente a casca do pinheiro.
Palha
A cobertura morta de palha orgânica adiciona nutrientes ao solo à medida que ele se decompõe. Absorve e retém a umidade e forma uma esteira sólida para evitar o crescimento de ervas daninhas. A cobertura morta de palha espessa mantém os vegetais – como pepinos, abóboras, melancias e abóboras – fora do solo – ajudando a prevenir o apodrecimento e algumas infestações de pragas.
A palha é relativamente barata – especialmente se você estiver perto de uma fazenda que enfarda palha em pequenos fardos quadrados. Certifique-se de que não foi pulverizado com herbicidas e que não está mofado antes de espalhá-lo no jardim.
Cobertura morta de grama e folhas
As aparas de folhas e grama são gratuitas – do seu quintal ou do vizinho. Eles se decompõem rapidamente e adicionam nitrogênio e fósforo ao solo. Eles permitem que a umidade chegue ao solo e evitam o crescimento de ervas daninhas até que se decomponham. A cobertura morta de grama e folhas requer recargas regulares para funcionar com eficiência.
Tapetes muito grossos de grama fresca cortam o calor à luz do sol e desenvolvem mofo rapidamente. A grama mofada cheira mal. Não use perto de casa.
Pegue as folhas com um cortador de grama e uma lâmina de cobertura morta para triturá-las. As folhas não desfiadas criam um tapete no jardim e evitam a penetração de água.
Lascas de madeira, aparas e cobertura morta de serragem
Lascas de madeira, aparas e serragem são ideais como cobertura morta em torno de plantas lenhosas, como arbustos de frutas silvestres e árvores frutíferas. Eles são duradouros, permitem a penetração de água e sufocam a germinação de ervas daninhas. A cobertura morta à base de madeira deve ser reabastecida a cada um ou dois anos. Acrescenta matéria orgânica à medida que se decompõe e não afeta significativamente o pH do solo.
Os chips geralmente estão disponíveis a granel em empresas de manutenção de árvores ou em programas locais de compostagem. Se você tiver acesso a um picador de madeira, faça o seu próprio com galhos de árvores, podas de árvores ou outro tipo de madeira em sua propriedade.
Piores coberturas mortas
Algumas coberturas são bonitas, duram para sempre ou são fáceis de aplicar e manter. Muitos deles não são a melhor escolha para o seu jardim ou canteiros de flores.
Palha Tingida
Lascas de madeira tingida são populares porque são atraentes e estão disponíveis em várias cores – vermelho, verde, marrom ou preto. São feitos de madeira reciclada – como paletes ou edifícios demolidos. Grande parte dessa madeira contém conservantes, tintas e outros produtos químicos que contaminam o solo e os vegetais com os quais entra em contato.
Cobertura de borracha
A cobertura morta de borracha é frequentemente usada em playgrounds e em algumas aplicações de paisagismo porque não apodrece, não atrai insetos e não requer muita manutenção. É feito de pneus reciclados picados. Nada é feito para remover toxinas com eficácia, como alumínio, cádmio, zinco e muito mais.
A cobertura morta de borracha contém óleo, ácidos, enxofre, metal e muitos outros aditivos. A borracha picada libera compostos orgânicos voláteis (COVs) – especialmente em climas quentes. É altamente inflamável. Não funciona bem para controlar a umidade ou ervas daninhas. Requer uma camada de tecido paisagístico antes da instalação. Você nunca deve usar cobertura de borracha em jardins ou canteiros de flores.
Cobertura morta de plástico
A cobertura morta de plástico – geralmente uma folha de plástico preta – não permite a penetração de água ou absorção de nutrientes – e muitas vezes deixa as raízes muito quentes. Isso evita que as ervas daninhas germinem abaixo do plástico, mas as ervas daninhas crescerão em qualquer sujeira que se acumule na parte superior.
A cobertura morta de plástico se degrada em microplásticos que penetram no solo e podem ser levados para as raízes das plantas. Microplásticos foram encontrados em batatas, brócolis, alface, cenoura, maçã e muito mais. Quanto mais tempo o plástico permanecer no jardim, maiores serão as chances de degradação e contaminação por microplásticos.
Cobertura de pedra
Rochas, cascalho e granito não são realmente cobertura morta, mas muitas pessoas gostam da aparência e da qualidade livre de manutenção. A cobertura dura permite que a umidade chegue ao solo, mas não o preserva. As pedras aquecem e aceleram a evaporação. Com o tempo eles compactam o solo. As ervas daninhas crescem nas brechas.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook