Os apartamentos estúdio são espaços únicos em que todo o espaço habitacional está contido em um único cômodo. Como esses espaços são únicos, é lógico que, ao projetar um estúdio, você pode precisar se desviar de algumas regras de design testadas e comprovadas.
Os apartamentos estúdio necessitam de pensamento criativo e maximização do espaço para aproveitar ao máximo cada recanto da sala. Considere como quebrar algumas dessas regras clássicas de design de interiores pode ajudar a melhorar seu estúdio ou qualquer espaço pequeno.
Os apartamentos estúdio variam muito em termos de tamanho, estilo e separação de zonas. Algumas das regras listadas abaixo serão aplicadas ao seu espaço, enquanto outras não. O segredo é olhar para o seu espaço específico e pensar fora da caixa para ajudar a criar um design que se adapte ao seu estilo de vida e gostos.
Regra 1 a ser quebrada: atenha-se a um estilo de design
Chris Nguyen, Analógico|Diálogo
Há um impulso compreensível para criar coesão no design usando um único estilo de design porque o espaço está interligado. No entanto, novas abordagens de design são frequentemente mais estratificadas e ecléticas. A combinação de estilos de design pode revitalizar a aparência de um estúdio e torná-lo mais reflexivo de suas preferências pessoais. Ao misturar elementos de diferentes estilos, como moderno, vintage e industrial, você pode criar um interior dinâmico que parece ter uma história para contar.
Por exemplo, combinar uma elegante mesa de centro de mármore com um sofá vintage e um espelho ornamentado dará ao seu espaço uma aparência mais estratificada e quebrará a monotonia que acompanha um estilo único.
Regra 2 a ser quebrada: use cores claras para fazer o espaço parecer maior
Alexander Design Group, Inc.
Embora as cores claras sejam tradicionalmente usadas para fazer um ambiente parecer maior, as cores escuras podem adicionar profundidade, aconchego e intimidade a um estúdio. Cores ricas como marinho, cinza carvão e verde esmeralda podem elevar a aparência do espaço e aumentar sua sofisticação. Mesmo que você queira pintar as paredes com uma cor clara ou não consiga mudar a pintura das paredes, um móvel ou decoração escura servirá como um ponto focal atraente para ajudar a definir a paleta de cores do ambiente.
Regra 3 a ser quebrada: evite móveis grandes
Máximo Maximov
Ao contrário das regras de espaços confinados, incorporar uma ou duas peças grandes pode ancorar o ambiente e adicionar uma sensação de grandeza. Um sofá grande, uma grande obra de arte na parede ou um tapete de parede a parede podem se tornar o ponto focal do design e fazer com que todo o espaço pareça mais coeso e intencional. Essas peças também podem proporcionar maior funcionalidade ao ambiente, proporcionando assentos amplos ou ancorando todo o espaço em um design uniforme.
Regra 4 a ser quebrada: mantenha os padrões no mínimo
Yumi Interiores
Os padrões podem adicionar diversão e frescor a um design, mas também podem criar um ambiente caótico e visualmente impressionante. Surpreendentemente, os padrões podem funcionar bem em espaços pequenos. Em vez de evitar padrões ou limitá-los a áreas seguras, misturar padrões em um estúdio de maneira ousada e deliberada pode dar ao seu espaço uma sensação de movimento e dinamismo.
Listras, florais e estampas abstratas podem conviver harmoniosamente em um mesmo ambiente. Isso pode exigir algumas tentativas e erros, mas se você perseverar, será capaz de criar uma mixagem agradável. Comece com um padrão marcante e um ou dois designs de apoio. Combine padrões com cores semelhantes, mas em escalas diferentes, para uma abordagem mais direta.
Regra 5 a ser quebrada: mantenha a simetria
Totaste.studio | Victor Stephen
A simetria está associada à criação de um ambiente equilibrado e ordenado, o que pode ajudá-lo a projetar um layout harmonioso de estúdio. Abraçar a assimetria, no entanto, pode aumentar o apelo visual e o dinamismo de uma sala. Organizar móveis e decoração de maneiras incomuns e inesperadas pode quebrar a monotonia de um layout típico e criar pontos focais distintos. Por exemplo, colocar uma estante ligeiramente fora do centro ou pendurar obras de arte em uma altura incomum fará com que o ambiente pareça mais organizado e menos previsível.
Regra 6 a ser quebrada: mantenha tudo arrumado e mínimo
Uma pista dos reis
Um espaço limpo e com pouca desordem visível sem dúvida fará com que seu estúdio pareça maior, mas isso nem sempre é prático ou necessário. Permitir um certo número de itens pessoais em exibição pode tornar o ambiente mais pessoal e acolhedor. Exibir coleções de livros, plantas e outros itens pessoais que reflitam seus interesses acrescenta personalidade à sua casa.
Pode ser um desafio encontrar o equilíbrio certo entre ser muito mínimo e muito confuso. A melhor estratégia é incluir opções de armazenamento que também exibam seus itens pessoais com maior estrutura. Isso pode incluir estantes e prateleiras abertas, cestos e armários. Eles permitem que você selecione seus itens e os exiba de maneira organizada, de forma que adicionem cor e textura interessante à sua casa, ao mesmo tempo que são facilmente acessíveis para uso e armazenamento.
Regra 7 a ser quebrada: use tapetes pequenos em salas pequenas
Damien Kelly Fotografia
Embora tapetes menores possam parecer mais apropriados para espaços compactos e funcionem bem para criar zonas específicas, tapetes maiores podem ajudar um estúdio a se sentir mais coeso e quebrar barreiras entre os espaços de convivência. Isto é especialmente benéfico em espaços pequenos e de conceito aberto, onde muitos tapetes pequenos quebrariam o design e fariam com que parecesse mais confuso.
Para estúdios maiores e que possuem um maior nível de zoneamento do espaço, escolha um tapete grande o suficiente para acomodar confortavelmente os móveis em cada área distinta.
Regra 8 a ser quebrada: evite arte e acessórios ousados
Interiores da Colina Sul
Acessórios vibrantes e obras de arte podem servir para distrair visualmente e desviar a atenção do pequeno espaço de um estúdio. Grandes peças de arte de parede, decoração única e estofados vibrantes podem servir como pontos focais no design e adicionar sua própria personalidade ao espaço.
Regra 9 a ser quebrada: mantenha limites claros entre as áreas
Emma Morton
A criação de zonas distintas pode ser útil em grandes estúdios. No entanto, esta estratégia pode ser problemática em pequenos estúdios onde a separação do espaço faz com que o espaço pareça mais agitado e fechado.
Em vez de traçar linhas claras entre suas zonas funcionais, use móveis multifuncionais para combinar os espaços de maneira eficaz. Uma mesa de jantar que funciona como mesa de trabalho e um sofá que também pode ser usado como cama podem maximizar a funcionalidade do espaço sem exigir separação rígida. A abordagem flexível permite que você seja mais criativo com seu espaço, permitindo projetar um espaço que funcione bem apesar de seu tamanho pequeno.
Regra 10 a ser quebrada: evite muitos móveis
Yumi Interiores
Em vez de manter os móveis no mínimo, colocá-los em camadas no estúdio pode criar um design mais aberto, versátil e prático, sem superlotá-lo. Por exemplo, colocar uma mesa diretamente atrás de um sofá ou armazenar bancos extras embaixo da mesa de centro pode adicionar profundidade e funcionalidade ao seu layout.
Regra 11 a ser quebrada: mantenha os tetos brancos
César Galligani
Tetos brancos são comuns na maioria das casas e podem ajudar a dar ao ambiente uma aparência mais clara e arejada. Outras cores e texturas podem criar dimensão e profundidade incríveis no teto de um estúdio.
A pintura é uma maneira fácil de adicionar interesse aos tetos. As cores escuras ajudam o teto a recuar e a ocultar componentes industriais, como fiação e encanamento. Se você não estiver pronto para abordar todo o teto, considere criar zonas ou criar elementos de moldagem falsos com tinta ou papel de parede removível.
Regra 12 para quebrar: empurre os móveis contra as paredes
TG-Studio
Uma estratégia de design comum que está rapidamente se tornando obsoleta é empurrar todos os móveis contra a parede para expandir pequenos espaços. Isto não é prático nem necessário em estúdios, onde se perderia muito espaço no centro da sala. Em vez disso, afaste os móveis da parede, mesmo que ligeiramente, em todas as áreas da sala. Isso fará com que o design pareça mais convidativo e descontraído. Considere inclinar móveis ou peças flutuantes no centro da sala para aumentar o espaço útil.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook