O que você não sabe sobre escolher a melhor cor de tinta para sua casa

What You Don’t Know About Picking the Best Paint Color for Your Home

A pintura é uma das maneiras mais baratas e fáceis de transformar sua casa. Mesmo assim, pintar um cômodo dá muito trabalho e não é algo que você vai querer refazer imediatamente, o que torna importante acertar na primeira vez.

Enquanto a maioria das pessoas vê um tom que ama e o escolhe sem pensar muito, isso pode ser um grande erro. Escolher a melhor cor de parede envolve muito mais do que encontrar uma amostra de tinta que você goste. Em vez disso, considere como a cor impactará o resto do cômodo.

As cores do seu piso e acabamento têm um grande impacto na aparência da cor da parede

Você já se apaixonou por uma cor de tinta que não ficou boa quando você a adicionou à sua casa? O problema está nos elementos ao redor, como seu piso, acabamento e mobília.

What You Don’t Know About Picking the Best Paint Color for Your HomeFoto de Curtis Adams

As cores funcionam juntas ou umas contra as outras. Por exemplo, se seus pisos de madeira têm um tom alaranjado, pintar suas paredes de azul fará com que pareçam ainda mais alaranjados, enquanto um tom bronzeado pode neutralizá-los.

Você ainda pode pintar sua casa com suas cores favoritas, mas precisará entender a teoria das cores e os subtons para conseguir o visual desejado.

A teoria das cores pode ajudar você a escolher a cor certa para a parede

A teoria das cores explica como as cores funcionam juntas. Essa ideia utiliza uma roda de cores e princípios básicos, que podem ajudar você a entender como cores diferentes em uma sala afetarão umas às outras.

Você pode usar a teoria das cores para criar um esquema de cores para o cômodo que está decorando ou para sua casa. Há vários esquemas de cores para escolher:

Esquema de cores complementares: Cores complementares estão em lados opostos da roda de cores. Usar cores complementares fará com que cada tom se destaque, como no exemplo de pisos laranja e paredes azuis.

Esquemas de cores análogas: Cores análogas ficam próximas umas das outras na roda de cores. Usar um esquema de cores análogas cria um efeito calmante e pode ajudar a neutralizar cores que você não gosta. (Como pisos laranja, por exemplo.)

Esquemas de cores monocromáticos: Esses esquemas envolvem o uso de vários tons de uma cor. Um exemplo comum em design de interiores são salas com pisos, paredes e móveis cinzas.

Esquema de cores triádico: Se você gosta de contraste ousado e design divertido, o esquema de cores triádico é uma boa escolha. Ele envolve escolher três cores que são uniformemente espaçadas na roda de cores.

Create Undertones

Agora, considere os tons da tinta

Ao manter outros elementos em seu cômodo em mente, como seu piso, que impacta muito seu espaço, você pode escolher um esquema de cores para obter o visual que deseja. Isso não significa que você não pode usar qualquer cor que você tenha em mente, mas você precisa considerar os subtons.

Os subtons de tinta são as cores subjacentes que os tornam frios ou quentes. Por exemplo, um tom de branco pode ter um subtom azul ou amarelo, fazendo com que pareça brilhante ou quente.

Se você está atrás de um esquema de cores complementares com pisos laranja, você pode escolher tinta azul ou qualquer tom com um subtom azul. Para um visual neutro, você pode escolher branco ou cinza com subtons azuis, ou para um visual contrastante, você pode optar por azul marinho.

Se você está atrás de um esquema de cores análogo, sua tonalidade de tinta deve ter subtons semelhantes à cor do seu piso. Então, se você tem pisos de madeira de tom quente, escolha um branco ou greige de tom quente com subtons laranja, amarelo ou vermelho.

DSC05637

Outras dicas úteis para escolher o tom certo de tinta

Teoria das cores e subtons são apenas dois princípios que ajudarão você a fazer a escolha certa da cor na primeira vez.

Encontre muitas fotos de inspiração

Em vez de visitar uma loja de tintas e olhar amostras, navegue pelo Instagram e Pinterest e faça uma lista de todos os seus cômodos de inspiração. Depois de escolher pelo menos 20 cômodos, avalie os esquemas de cores de cada cômodo e veja se há padrões e cores repetidos.

Obter amostras de tinta

A tinta em uma amostra parece muito diferente da tinta na parede. Restrinja 3-4 opções de cores de tinta e obtenha amostras de cada uma antes de se comprometer com uma.

Teste a cor da tinta em diferentes luzes

Com amostras de tinta em mãos, pinte áreas em diferentes condições de iluminação ao redor do cômodo. Então, você pode avaliar como cada uma fica na sua casa e tomar uma decisão final.

Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook