Tentar organizar o quarto de uma criança requer ideias criativas, mas práticas, para criar um espaço que incentive a brincadeira, mantendo a ordem. Essas ideias vão inspirar você a pensar fora da caixa ao projetar um quarto que atenda às necessidades do seu filho, ao mesmo tempo em que reflita seus interesses e potencial. Um quarto de criança bem organizado aproveita ao máximo o espaço disponível, incentiva a limpeza fácil e se adapta às necessidades mutáveis da criança. A chave é usar as soluções que equilibram todos esses objetivos sem sacrificar o estilo ou o conforto.
É fácil se sentir sobrecarregado pela quantidade de itens no quarto de uma criança. Organizar esses espaços é possível, mas não sinta que precisa lidar com o trabalho inteiro em um dia. É melhor começar envolvendo seu filho no processo para que este não seja apenas um projeto de organização, mas um que o ensine a fazer isso sozinho.
Desobstrua regularmente
As crianças crescem, e também suas coleções de livros, brinquedos, materiais de artesanato e roupas. A organização regular é vital para manter o espaço delas mais organizado e tornar os itens que elas usam mais acessíveis.
Dependendo do espaço do seu filho, é útil dar uma olhada em todos os seus itens uma vez a cada poucos meses e avaliar a necessidade deles em suas vidas. Doe ou guarde itens que eles não usam mais ou que não despertam seu interesse. Conserte ou jogue fora coisas que estão quebradas ou que não podem mais ser usadas. Mesmo que você não esteja se livrando de um brinquedo ou livro em particular, pode ser útil guardá-los por um tempo para que seu filho possa se concentrar em outras opções.
Estabelecer Zonas Designadas
Criar zonas reservadas para tarefas específicas pode elevar a organização de qualquer cômodo. Isso é especialmente vital quando o quarto do seu filho serve como um espaço com múltiplas funções. Ao designar áreas específicas para atividades como brincar, dormir e estudar, o design e a organização do cômodo se tornam mais estruturados e gerenciáveis.
Por exemplo, estabelecer um canto de leitura ou estudo com uma escrivaninha e prateleiras relegará itens como livros e materiais de estudo para uma área. O mesmo ocorre com os brinquedos. Um espaço de brincadeira incentivará seu filho a manter seus brinquedos em uma área da sala em vez de espalhados por todo lugar. Manter itens específicos em uma área designada também ajuda a reforçar o hábito de ordem e estrutura para as crianças.
Mantenha as superfícies de trabalho e de lazer limpas
Estruture metas no quarto do seu filho em torno de manter seus espaços de brincadeira e trabalho limpos. Isso significa que você não deve usar móveis como escrivaninhas e mesas de jogos para armazenamento. Ao manter essas peças abertas e sem desordem, as crianças terão espaço para se espalhar e mergulhar na brincadeira ou estudo sem distração.
Em vez disso, estabeleça áreas designadas na zona deles para itens como materiais de arte, brinquedos ou materiais escolares para ajudar a manter essas superfícies limpas e torná-las mais fáceis de organizar.
Invista em soluções de armazenamento de boa qualidade
Organizar o quarto do seu filho será mais fácil para você e para ele se você investir em várias opções para armazenar suas coisas. Grandes opções de móveis como cômodas, estantes, armários e escrivaninhas são vitais para a organização geral, assim como caixas, cestos e caixas para armazenar e organizar itens pequenos.
Compre os produtos de armazenamento da mais alta qualidade que puder. Peças de qualidade podem custar mais, mas duram mais, e você pode adaptá-las aos interesses em mudança do seu filho. Peças de armazenamento duráveis, particularmente aquelas feitas de madeira, podem ser pintadas ou tingidas em uma variedade de cores e embelezadas com novos botões e alças para combinar com o estilo em mudança do seu filho.
Adapte o armazenamento à idade e ao estágio do seu filho
Uma das melhores maneiras de manter o quarto do seu filho organizado e arrumado é ensiná-lo a fazer isso sozinho. Se suas soluções de armazenamento estiverem fora do alcance do seu filho, isso será difícil de incentivar.
As soluções de armazenamento que você usa no quarto do seu filho devem ser facilmente acessíveis, pelo menos para os brinquedos e outros itens que eles acessam mais. Isso incluiria uma quantidade ampla de caixas e lixeiras em uma altura apropriada para a idade deles. Os métodos de organização que você usa no quarto devem mudar conforme seu filho cresce.
Utilize o espaço vertical
Usar o espaço vertical em vez do horizontal funciona melhor ao organizar o quarto de uma criança porque você quer maximizar a área dela para brincar, dormir e estudar em vez de guardar suas coisas. Use prateleiras montadas na parede, ganchos e organizadores pendurados o máximo que puder.
O armazenamento vertical é excelente para itens de pequeno a médio porte, como livros, brinquedos e materiais de artesanato. Quando seu filho for pequeno, mantenha os itens que ele usa mais próximos do chão para que ele possa acessá-los e também guardá-los. Conforme ele cresce, você pode começar a utilizar mais itens de armazenamento que estejam mais altos na parede.
Gire brinquedos e livros
Em vez de deixar todos os livros e brinquedos utilizáveis expostos, gire itens específicos para dentro e para fora em momentos diferentes para manter o espaço organizado. Essa abordagem de "menos é mais" ajuda a reduzir a desordem visível e evita que as crianças fiquem sobrecarregadas com todas as opções disponíveis. Girar itens regularmente não apenas ajuda a manter as coisas organizadas, mas também torna os pertences do seu filho mais atraentes quando são reintroduzidos.
Personalize o espaço
Envolver seus filhos na organização de seus próprios quartos permite que eles tenham propriedade e cria mais incentivo para que eles mantenham seus espaços. Personalizar o quarto refletirá os interesses específicos de seu filho e, como eles se sentem mais conectados ao ambiente, isso pode motivá-los a manter seus pertences arrumados.
Deixe que eles tenham alguma agência sobre cores, temas e itens favoritos para exibir. Quando as crianças se sentem orgulhosas de seu quarto, isso pode motivá-las a mantê-lo mais organizado.
Use recipientes transparentes
Recipientes transparentes não são tão atraentes visualmente quanto cestas ou caixas para armazenamento, mas são uma ferramenta eficaz para organizar o quarto de uma criança. Ser capaz de ver exatamente o que está dentro de uma caixa específica significa que as crianças não terão que abrir todos os recipientes e fazer uma bagunça para encontrar o que querem. Opções como recipientes de plástico vêm em uma variedade de tamanhos e cores para se adequar a todos os estilos de quarto e tamanhos de prateleira. Eles são especialmente úteis para armazenar itens pequenos ou manter conjuntos de itens semelhantes juntos.
Estabeleça uma rotina de limpeza diária
Criar um ritual diário de limpeza e organização é a maneira mais eficaz de manter um espaço limpo de forma consistente. Reserve um tempo durante o dia, talvez antes do jantar, para passar alguns minutos limpando. Isso ensinará às crianças que o processo é uma parte normal da vida. Uma vez que a rotina tenha sido estabelecida, será mais fácil colocá-las a bordo do processo. Também tornará o ambiente mais fácil de limpar porque a bagunça não se acumula ao longo do tempo. Esse hábito também promove um senso de propósito e responsabilidade que ajuda a desenvolver melhores habilidades organizacionais pessoais.
Rotule tudo
As etiquetas dão um certo trabalho para criar, mas elas vão economizar tanto tempo e energia no futuro que valem a pena. Etiquetas em prateleiras, caixas, cestos e gavetas são guias para as crianças para ajudá-las a identificar onde as coisas estão e para onde elas precisam voltar. Etiquetas de imagem funcionam bem para crianças mais novas, enquanto crianças mais velhas podem evoluir para etiquetas de palavras.
Os rótulos não apenas incentivam a independência; eles criam consistência em onde colocar as coisas. Tenha em mente a idade dos seus filhos ao criar as categorias. Crianças pequenas podem precisar de categorias mais amplas do que crianças mais velhas e com interesses mais específicos.
Use móveis multifuncionais
Móveis multifuncionais funcionam bem em quartos de crianças, principalmente se forem pequenos ou tiverem múltiplos propósitos. Peças como camas que também têm armazenamento ou uma escrivaninha que serve como uma estação de arte são excelentes para maximizar a funcionalidade do quarto com um mínimo de espaço. Esses itens economizarão dinheiro e simplificarão o design do quarto.
Você também deve considerar móveis que crescem com seu filho conforme ele cresce. Opções como berços que se tornam crianças pequenas e camas infantis ou cadeiras que se tornam espaços extras para dormir permitem que você não tenha que comprar peças extras conforme as necessidades do seu filho mudam.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook