Você pode proteger sua casa do clima rigoroso e irregular do inverno seguindo uma lista de verificação de manutenção residencial de inverno bem executada. Concluir esta lista antes que o tempo frio chegue lhe dará bastante tempo para se preparar e se preparar antes que a situação se torne urgente.
Esta lista de verificação cobre todos os aspectos que tornam a sua casa suscetível ao frio, desde a verificação da proteção contra calafetagem nas janelas e portas até o exame do sistema de aquecimento.
15 Lista de verificação de manutenção residencial no inverno
Uma lista de verificação completa de manutenção residencial no inverno abrange uma série de tarefas domésticas que garantem que as camadas externas de sua casa estejam protegidas contra água e frio.
1. Uma inspeção do telhado
Inspecionar um telhado ou contratar um profissional para fazer isso por você é crucial para a manutenção no inverno. A manutenção adequada do telhado mantém o interior aquecido e ajuda a evitar vazamentos e represas de gelo. Se o telhado for de fácil acesso, você mesmo pode fazer uma inspeção ou contratar um profissional. Uma inspeção completa do telhado deve procurar coisas como telhas faltando ou quebradas, rufos danificados ao redor de aberturas de ventilação e chaminés, calhas entupidas, manchas de água que apontam para vazamentos, penetrações de membros através do telhado, calafetagem deficiente em torno de acessórios e costuras do telhado e fáscia e intradorsos danificados .
2. Limpe calhas e calhas
Limpar calhas e calhas no final do outono e início do inverno ajuda a garantir que a água flua livremente pelo sistema e para fora de sua casa. Esta pode ser uma tarefa longa, portanto reserve tempo suficiente. Colete o seguinte: mangueira de jardim, escova de cerdas, limpadores de cachimbo para calhas entupidas, luvas, lona e saco para detritos, pá para calhas, linha de segurança e arnês.
A escada deve ser posicionada o mais longe possível da calha. Certifique-se de que a lona esteja colocada de forma que possa capturar quaisquer detritos que caiam. Limpe as calhas com uma pá e encha o balde com os detritos. Use a mangueira e a escova de cerdas para limpar as calhas. Verifique se há algum bloqueio. Certifique-se de observar a condição das calhas e sua fixação nas placas do painel frontal.
3. Janelas e portas à prova de intempéries
Rachaduras ao redor de janelas e portas são uma das principais formas de entrada de umidade e ar frio na casa durante o inverno. Inspecione a calafetagem ao redor da janela e da moldura da porta. Aplique outra camada de calafetagem se notar rachaduras ou lacunas na calafetagem original. Além disso, observe a proteção contra calafetagem nas laterais da janela e da moldura da porta para ter certeza de que ainda está aderida à moldura externa e que a janela ou porta fecha bem. Substitua a proteção contra calafetagem conforme necessário.
4. Inspecione e limpe a chaminé
A argamassa da chaminé deteriora-se com o tempo, permitindo que o ar frio penetre na sua casa. Com o tempo, os detritos das toras queimadas também podem entupir as chaminés. Você pode evitar incêndios nas chaminés e o acúmulo de monóxido de carbono dentro de sua casa limpando a chaminé antes de iniciar um incêndio. Contrate um profissional de chaminés para inspecionar a integridade dos tijolos e da argamassa e verificar se é necessário limpá-los.
5. Faça a manutenção do seu sistema de aquecimento
Chame um profissional de sistemas de aquecimento para realizar uma verificação completa de manutenção e reparos em seu sistema de aquecimento. O seu sistema de aquecimento necessita de ser cuidadosamente inspecionado uma vez por ano, de preferência antes de começar a utilizá-lo, para garantir um funcionamento seguro e eficaz.
Isto geralmente envolve: uma verificação de vazamento de monóxido de carbono; calibração de termostato; limpeza e lubrificação de queimadores, sopradores e trocadores de calor; inspeção da câmara de combustão; substituição do filtro de ar; inspeção de tubos, dutos e trocadores de calor; bem como uma verificação de eficiência.
6. Isole tubos expostos
Os tubos expostos são vulneráveis ao congelamento e rachaduras durante o inverno. Examine seus canos, prestando atenção especial aos expostos embaixo da casa, e sele aqueles que não tenham isolamento suficiente. Compre mangas de espuma para isolar tubos expostos. Calcule o diâmetro do tubo para determinar o tamanho apropriado da luva. Para garantir a cobertura total, coloque fita térmica ou fita adesiva sobre as aberturas da manga.
Além disso, verifique se há aberturas no chão, nas paredes e no teto que possam permitir a entrada de ar frio nos canos. Quando a temperatura cai abaixo de zero no inverno, certifique-se de abrir os armários para permitir que o ar quente flua pelos canos e deixe a água pingar para evitar o congelamento.
7. Drene torneiras e mangueiras externas
A água deixada parada em torneiras externas, sistemas de irrigação e mangueiras irá congelar e pode causar seu estouro, embora isso não seja verdade para instalações de água à prova de congelamento. Se as torneiras e mangueiras externas forem suscetíveis ao congelamento, desligue o abastecimento de água para o exterior. Remova todos os acessórios de água externos e deixe a água escorrer das torneiras e mangueiras. Guarde a mangueira em local seco durante o inverno.
8. Teste alarmes de fumaça e monóxido de carbono
Verifique as instruções do fabricante dos seus alarmes antes de começar a obter instruções sobre como testá-los. Se você não tiver essa papelada, siga estas etapas simples: Procure um botão de teste. Você pode testar o alarme pressionando manualmente o botão ou usando um spray de teste para detector de fumaça. Quando o alarme disparar, certifique-se de que o som esteja alto e claro.
Os alarmes alimentados por bateria devem ter suas baterias substituídas uma vez por ano. Se seus alarmes estiverem conectados, certifique-se de que a bateria reserva esteja em boas condições de funcionamento. Quando terminar os testes, reinicie os alarmes e marque a data para saber quando verificá-los novamente no próximo ano.
9. Ventiladores de teto limpos e reversos
Inverter a direção dos ventiladores de teto melhorará a circulação de ar quente em toda a casa. No inverno, seus ventiladores devem girar no sentido horário.
Desligue o ventilador e limpe as pás para remover a poeira acumulada. Localize o pequeno interruptor reverso próximo ao motor do ventilador que controla a direção das pás. Alguns ventiladores possuem um interruptor que permite inverter a direção. Acione o interruptor ou puxe a corrente e ajuste a velocidade das lâminas para o que for confortável.
10. Aparar galhos de árvores
Podar as árvores antes do inverno reduz o número de galhos que podem cair e danificar sua casa. Avalie a condição de suas árvores, observando se estão crescidas ou com galhos mortos. Reúna suas tesouras de poda, podadores, serrotes e podadores de vara. Podar galhos mortos ou moribundos cortando fora do colar do galho, onde o galho cresce na árvore. Remova quaisquer galhos cruzados ou friccionados das copas das árvores crescidas. Para evitar estressar a árvore, nunca corte mais de um terço de sua copa. Contrate um profissional de árvores se as árvores forem muito altas ou grandes para você cortar.
11. Prepare um kit de emergência
A coleta de suprimentos de emergência garante que você tenha recursos vitais no caso de uma emergência, como um desastre natural, queda de energia ou evacuação. Escolha um recipiente resistente e à prova d'água que seja portátil, como uma mochila, uma caixa de plástico ou uma mochila. Deve ser abastecido com água e alimentos perecíveis para três dias.
Planeje consumir pelo menos um galão de água por dia, por pessoa. Escolha alimentos que sejam fáceis de armazenar, como enlatados, barras energéticas, frutas secas e nozes. Leve roupas para todos os climas, como sapatos resistentes e capas de chuva, bem como roupas de cama quentes, como cobertores ou cobertores de energia térmica.
Inclua um kit básico de primeiros socorros, itens de higiene pessoal, ferramentas como canivete suíço, lanterna, baterias extras e alicates, um rádio de loja, algum dinheiro e quaisquer itens especiais que você ou seus familiares precisem.
Outros itens úteis incluem cópias de documentos importantes em capas resistentes à água, bem como itens de entretenimento, como jogos de cartas e pequenos quebra-cabeças.
12. Verifique o isolamento
Comece inspecionando visualmente o isolamento do sótão e do porão ou espaço para rastejar. Examine os materiais de isolamento em busca de rachaduras ou lacunas causadas por pragas ou deterioração a longo prazo.
Meça a profundidade do isolamento e compare com as recomendações do Departamento de Energia da sua área. Inspecione o isolamento em busca de sinais de umidade ou mofo. Depois de identificar quaisquer problemas e seu tipo específico de isolamento, resolva os problemas adicionando mais isolamento ou substituindo o material de isolamento danificado.
13. Proteja móveis externos
Você ainda pode usar seus móveis de exterior no inverno, mas deve tomar precauções para protegê-los das intempéries. Comece removendo a poeira e os detritos acumulados durante o outono e o inverno, limpando com sabão e água morna. Lubrifique e sele os móveis de madeira para manter sua resistência natural à umidade. Inspecione os móveis de metal em busca de manchas de ferrugem ou corrosão e resolva-os imediatamente. Feche todos os guarda-chuvas para evitar o acúmulo de umidade e detritos.
Quando não estiverem em uso, mantenha seus móveis em local interno, como galpão ou garagem. Se você não possui um bom espaço de armazenamento interno, invista em capas de móveis para mantê-los secos e aquecidos. Retire as almofadas e leve-as para dentro.
14. Prepare seu gramado para o inverno
Prepare seu gramado para o inverno para que ele volte fresco e saudável na primavera. Continue a cortar a grama até que ela pare de crescer no final do outono. Remova folhas e outros detritos para evitar que a grama sufoque. Areje o solo e semeie áreas nuas ou com grama fina. Aplique um fertilizante de inverno com alto teor de potássio para nutri-lo durante o inverno.
Teste o nível de pH e ajuste conforme necessário. Continue regando o gramado enquanto ele estiver crescendo. Aplique qualquer controle de pragas necessário para ajudar a controlar as pragas de inverno, como as larvas. Quando as temperaturas congelantes chegarem, evite andar na grama, pois a grama congelada é altamente suscetível a danos. Remova os cobertores de neve do gramado, pois as pilhas de neve podem sufocar a grama.
15. Faça um inventário de suas ferramentas de remoção de neve
Faça um inventário rápido das ferramentas que você precisará preparar antes que a neve chegue. Dependendo de onde você mora, você precisará de uma pá de neve, um removedor de neve, gelo derretido ou sal-gema, um ancinho para telhado de neve, uma vassoura de neve, correntes para pneus, um picador de gelo, um soprador de neve e luvas. Certifique-se de que todas as ferramentas mecânicas, como o soprador de neve, estejam ligadas. Se não der partida ou não der partida facilmente, deverá passar por manutenção antes que a neve chegue. Certifique-se de ter o combustível certo em mãos para durar a temporada.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook