Esses impressionantes objetos de arte são mais do que apenas detalhes decorativos

These Stunning Art Objects are More Than Just Decor Accents

Ao decorar um ambiente, a maioria das pessoas normalmente pensa primeiro nos móveis e, posteriormente, considera a arte. Se você olhar com atenção, entretanto, poderá encontrar peças que na verdade são as duas coisas. Muitas criações de artistas e designers são peças funcionais, mas também fora do comum, que falam por si, mesmo quando não estão em uso. Ou uma obra de arte pode ser um ponto de partida para uma conversa ou até mesmo uma faísca para grandes debates sobre a natureza humana ou a sociedade.

Esta é uma área onde a beleza está definitivamente nos olhos de quem vê, porque assim como a decoração da casa é motivada pelo gosto pessoal, o amor pela arte é ainda mais pessoal. Dê uma olhada nessas peças. A maioria é funcional, mas todos chamam a atenção.

These Stunning Art Objects are More Than Just Decor Accents

Um gabinete extravagante de Dokter e Misses de Joanesburgo, África do Sul, é uma peça marcante. Chamado de “Chips”, o gabinete de aço e vidro é claro e bastante atrevido. Faz parte de uma série do estúdio de design que apresenta formas empilhadas que foram embelezadas com vários tratamentos de superfície textural. A nível intelectual, a colecção é “inspirada na desordem criativa e na decadência dos ecossistemas urbanos”, mas à primeira vista é uma peça divertida para uma área de estar em espaço aberto ou uma grande cozinha.

Funny pink sofa by Humberto and Fernando Campana

Crianças e adultos estão apaixonados por este sofá de Humberto e Fernando Campana do Brasil. Os irmãos são a potência do design do país, criando peças que estão se tornando icônicas, como esses móveis literalmente estofados com figuras de pelúcia. Concebidas inicialmente há mais de 15 anos, essas peças irônicas foram feitas em inúmeras versões, incluindo peças encomendadas por empresas como Disney e Fendi. Quer você os considere excelentes ou estranhos, os designs são muito procurados. Talvez seja porque afundar no assento é como viajar de volta para a cama de sua infância, lotada com todos os seus amigos de pelúcia favoritos.

Particular piece is called Sala LonghiA Moth of Peace by Brooklyn artist

A arte de instalação é normalmente usada em espaços públicos, mas se você tiver espaço, é uma característica dominante que certamente gerará debate. Esta peça em particular é chamada Sala Longhi/A Moth of Peace, do artista do Brooklyn, Fred Wilson. Diz-se que foi inspirado na sala Pietro Longhi do palácio barroco Ca' Rezzonico e nas suas pinturas da vida quotidiana da alta burguesia na Veneza do século XVIII. Esta é a peça central entre os 27 painéis de vidro preto que circundam as paredes adjacentes. O ponto focal é esta arandela de vidro Murano branco que parece emergir do grande painel de vidro e cair em cascata. É um eufemismo chamar isso de luminária, embora ilumine o espaço.

Friedman Benda console in gld

Perfeitamente funcional, mas mais como uma construção de Whoville do Dr. Suess, um espelho e console de Misha Kahn são certamente peças incomuns. Suas obras utilizam bronze fundido, metais e vidro soprado. Embora a moldura do espelho pareça uma peça inflável, na verdade ela é feita de bronze e recebe seu tom brilhante da pintura automotiva. O console tem talvez uma ou duas pernas padrão, mas a maior parte da base é formada por formas extravagantes. Que peça para definir sua entrada!

Haas brothers stone bathtub

Existem as suas banheiras independentes básicas e esta versão selvagem e maravilhosa dos irmãos Haas, os gêmeos Nikolai e Simon. A dupla de designers criou isso com mármore Pele de Tigre e isso significa que a banheira pesa mais do que a maioria dos carros – quase 5.000 libras. Grandes obras de arte, sejam elas funcionais ou um pouco frívolas, muitas vezes requerem algum manuseio especial ou preparação do local e esta banheira definitivamente precisará de um piso reforçado. Mostrado por R

Haas brothers table design

Peças de fantasia no estilo Haas Brothers também estão disponíveis em menor escala e com mais versatilidade. Mesas ocasionais que literalmente têm pés são uma marca registrada de seus designs. O tampo da mesa está pronto para o que você quiser colocar lá, mas as pernas são muito mais extravagantes e acrescentam diversão a qualquer ambiente. Seus designs são tão diferentes que você não precisa investir em mais de um para realmente criar um interior fora do comum.

Jurimanzutto gallery wall vassel

Um vaso, vasilhame ou cesto não precisa ter um formato ou formato normal. Pode ser perfeitamente funcional, mas ter recursos incomuns, como as extensões desta cesta de Haegue Yang. Os recursos extras o transformam de algo comum em uma peça totalmente provocante. o aspecto orgânico é realçado pelas extensões, que parecem crescer a partir do cesto principal como vinhas.

Katie stout lamp design

Claro que é uma lâmpada, mas também é uma escultura única. A designer Katie Stout cria essas peças ásperas e atarracadas que são mais como caricaturas das formas antiquadas que podemos associar às peças: uma deusa segurando uma lâmpada, um enfeite de anjo alado em uma peça, por exemplo. A revista Forbes disse que Stout quer “encorajar as pessoas a convidar os ligeiramente perturbados, feios e dementes para suas vidas através de objetos utilizáveis”.

Mameluca box tables design

Em algum lugar entre os blocos de construção da infância, uma escultura moderna e uma mesa versátil está a peça cúbica multicolorida do Mameluca Studio. Os cubos articulados podem ser abertos em diversas variações ou todos fechados para servir de mesa ou prateleira. É uma peça com a qual você pode brincar e mudar conforme desejar. Quando não cumpre uma função específica, pode existir como uma obra de arte geométrica, lançando sombras coloridas em diferentes direções. Colocar uma peça como esta em um espaço de plano aberto cheio de luz torna-a ainda mais dramática.

Mameluca chair design

Parte do Pu de Mameluca

Wood table design by jay sae jung

Os materiais reciclados têm sido presentes em inúmeras peças de arte, mas também são cada vez mais utilizados em designs residenciais funcionais. Esta mesa de Jay Sae Jung Oh do Salon 94 é um exemplo impressionante de upcycling. A estrutura fluida e orgânica da peça é formada por resíduos domésticos que foram acumulados em uma forma. Cobrindo essas peças díspares estão pequenos cordões de couro colados no lugar, formando um desenho ondulado nos planos e saliências da peça. Na verdade, é a peça reciclada definitiva porque o próprio couro é um subproduto da indústria da carne que iria para o aterro se não fosse curtido e usado para diversos fins.

Patrick Parris chair planter

Projetada por Chris Wolston, esta cadeira é ao mesmo tempo uma plantadeira e um assento interno/externo. Feita em Nova York pelo artista radicado em Medellín, a cadeira de terracota tem textura, uma silhueta rechonchuda e descolada e uma floreira posicionada de forma única nas costas. A superfície da cadeira é um lindo elemento listrado feito à mão e ligeiramente aleatório. O tamanho diminuto da cadeira é enfatizado por sua gordura e pela aparência de estar superinflada.

Todd merrill lamp fantasy

Chamada de “Pretty in Pink”, esta luminária de chão dominará qualquer ambiente por seu tamanho e também por sua aparência sobrenatural. Projetada por Brecht Wright Gander, a luz está dentro do que parece ser a boca aberta de uma criatura. O interior azul iridescente dá a impressão de um redemoinho de movimento no interior, enquanto o exterior tem a aparência brilhante e úmida de uma criatura marinha. Três pernas podem ser padrão para a maioria das luminárias de chão, mas realmente se parecem com pernas que sustentam o elemento principal, o que provavelmente lembra um ciclope. O design transforma o cabo em uma extensão em forma de cauda e o interruptor parece um recurso integral.

Southern guild table design

Uma mesa que mais parece um organismo, esta peça de Stanislaw Trzebinski é a Archeoflavus Tripartitus (mesa de centro com padrão Turnin). Feito de bronze patinado, ele fica sobre pontas finas e cônicas e tem um design de superfície incomum e bordas em saliências semelhantes a dedos. Trzebinski escreve que o seu trabalho tem sido em grande parte “uma exploração da relação simbiótica entre os humanos e o mundo natural e baseia-se na sua intensa exposição à vida selvagem, à diversidade cultural e ao envolvimento artístico”. O designer mora perto da Cidade do Cabo, na África do Sul.

Thomas Grunfeld Sculptural wall decor

O escultor alemão contemporâneo Thomas Grunfeld criou este design de prateleira em sua série intitulada jene (eles). Embora sejam principalmente obras de arte, as peças da série dão a impressão de móveis funcionais porque apresentam elementos como luz em forma de bola, vasos de plantas e escovas de crina de cavalo. Wall Street International escreveu que as peças referem-se “aos objetos de uma casa burguesa mobiliada para criar aconchego, ordem e simplicidade”. De cor ousada e formato um pouco incomum, esta peça pretende lembrar uma prateleira de parede normal.

Luynda Benglis Letters on wall

Mesmo que uma peça não seja funcional, ela ainda pode fazer uma grande diferença. Ao contrário da palavra arte onipresente que tem sido exagerada nos subúrbios da América, as obras de grande formato transmitem uma forte mensagem política ou social. Se você tem uma opinião forte sobre um assunto, esta é uma ótima maneira de expressá-lo, porque ao mesmo tempo transforma um espaço residencial. Este, em particular, é feito com materiais reciclados, o que é uma característica especialmente desejável nos dias de hoje.

Tal Shaled sculpture

A escultura é outro elemento importante que vai muito além do decorativo. Imbuídas de significado, diferentes tipos de esculturas – do abstrato ao literal – fazem afirmações e também provocam a reflexão. Este busto de mulher é lindo, mas sugere um significado mais profundo com os olhos cobertos e sugestões de um véu, enquanto seus ombros abstratos são envoltos em uma cobertura embelezada. Claro, superficialmente é simplesmente uma peça linda, mas olhe um pouco mais e ela se torna muito mais.

M Villa Sierra design

De um instrumento musical comum a um objeto fantasioso que revela um interior imaginário, esta escultura de M. VillaSierra é em parte real, em parte fantasia. Todos sabem que o instrumento funciona ecoando as vibrações das cordas dentro do interior oco, mas o artista concebeu um mecanismo alternativo dentro desta silhueta de violino cortada ao meio. Mais uma vez, o item comum se transforma em algo mais que faz pensar.

Tom Criswell wall piece

Sua paleta de cores é preto e branco básico, mas esta obra apresenta detalhes, profundidade e textura. A peça de mídia mista de Tom Criswell chama a atenção por todos esses motivos e pode ocupar sua atenção por inúmeras horas. O exame da peça revela todos os tipos de detalhes que assumem uma aparência diferente quando você se afasta dela. Criswell utiliza resíduos e materiais descartados para criar o que chama de ícones tribais modernos, “fazendo uma conexão artística entre as ideias estéticas mais antigas e o futuro previsível”.

Maurizio Cattelan Banana the famous

Talvez no melhor exemplo de que a beleza está nos olhos de quem vê, esta obra de arte do italiano Maurizio Cattlelan se tornou viral quando foi exibida na Art Basel 2019. Intitulada “Comediante”, a obra de arte foi em vários momentos ridicularizada, elogiada e, acima de tudo, , comprado por um preço estelar de US$ 120.000. O que quer que você pense sobre esta peça em particular, ela certamente fez o que a arte tantas vezes pretende fazer: estimular conversas e debates.

Quer você concorde ou não com a noção de que o trabalho centrado na banana deve ser considerado arte, muitos tipos de objetos de arte podem ser mais do que apenas uma adição visualmente atraente ao seu interior. Da próxima vez que você precisar adicionar uma peça à sua casa – seja ela funcional ou não – por que não procurar algo com mais arte e personalidade do que o que você encontra na loja de móveis local?

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook